Construindo aboco com papel
Plano de Aula - Matemática
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- utilizar diferentes maneiras para adicionar e subtrair;
- interessar pela matemática e pelo conhecimento de seu uso em outras culturas;
- construir ábaco;
- desenvolver habilidades intelectuais e manuais.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha formado o conceito de número e o professor ter iniciado o trabalho com unidades e dezenas.
Estratégias e recursos da aula
Estratégia e recursos da aula:
Papel cartão, cola e tesoura.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, ao começar o trabalho com a turma, instigue-a sobre os conhecimentos prévios que tem sobre algumas maneiras de se realizar cálculos matemáticos, como adição e subtração. Em seguida, pergunte se alguém já viu um objeto que se chama ábaco. Se alguém responder sim, peça para explicar como é. Se não, explique que o ábaco é uma antigo instrumento para se calcular e pode ser feito de madeira com arames ou de papel. Cada arame no sentido vertical representa uma posição, como unidades, dezenas, centenas, dentre outros, e os elementos de contagem, como, bolas, fichas de papel deslocam nessas posições. Providencie imagens de diferentes ábacos.
Se na sua escola tiver Laboratório de Multimídia leve as crianças para lerem sobre a história do ábaco no sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco. Se não tiver, providencie cópias para os alunos.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, neste momento da atividade cada criança deverá construir seu ábaco de papel. Você poderá organizar a turma em um formato quadrado ou em círculo, a fim de que uma criança fique do lado da outra.
Dependendo do conteúdo que você está trabalhando, deverá decidir se vai usar apenas unidades e dezenas ou se também poderá trabalhar outras casas decimais.
Providencie um pedaço de papel cartão para cada criança e peça para recortarem, deixando duas tiras de papel na vertical, que representa as unidades ( U ) e outro representando as dezenas ( D ), observe o exemplo com o número 35.
Em seguida solicite para recortarem as fichas de papel cartão do tamanho de (1 cm X 4 cm).
Outro exemplo é a construção do ábaco chinês, veja no sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=AGNPLaaXsfM&feature=fvst
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para maior aproximação das crianças com o ábaco, proponha a atividade a seguir, que sugere a identificação de números no ábaco.
1 - Identifique no ábaco os números a seguir e depois represente no caderno a posição formada pelas fichas.
a) 10 b) 27 c) 54
(B) 64
(C) 36
(D) 95
3 – Observe o ábaco e responda:
A – O número representado é maior ou menor que uma dezena? ______________
B – Quantos falta para representar uma dezena? _______________
C – Para se formar duas dezenas, precisa-se adicionar quantas unidades?______________
D – O que devo fazer para completar meia dezena? Somar 1 ou somar 2? _____________
Papel cartão, cola e tesoura.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, ao começar o trabalho com a turma, instigue-a sobre os conhecimentos prévios que tem sobre algumas maneiras de se realizar cálculos matemáticos, como adição e subtração. Em seguida, pergunte se alguém já viu um objeto que se chama ábaco. Se alguém responder sim, peça para explicar como é. Se não, explique que o ábaco é uma antigo instrumento para se calcular e pode ser feito de madeira com arames ou de papel. Cada arame no sentido vertical representa uma posição, como unidades, dezenas, centenas, dentre outros, e os elementos de contagem, como, bolas, fichas de papel deslocam nessas posições. Providencie imagens de diferentes ábacos.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, neste momento da atividade cada criança deverá construir seu ábaco de papel. Você poderá organizar a turma em um formato quadrado ou em círculo, a fim de que uma criança fique do lado da outra.
Dependendo do conteúdo que você está trabalhando, deverá decidir se vai usar apenas unidades e dezenas ou se também poderá trabalhar outras casas decimais.
Providencie um pedaço de papel cartão para cada criança e peça para recortarem, deixando duas tiras de papel na vertical, que representa as unidades ( U ) e outro representando as dezenas ( D ), observe o exemplo com o número 35.
Fonte: Acervo da autora
Outro exemplo é a construção do ábaco chinês, veja no sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=AGNPLaaXsfM&feature=fvst
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para maior aproximação das crianças com o ábaco, proponha a atividade a seguir, que sugere a identificação de números no ábaco.
ATIVIDADE
1 - Identifique no ábaco os números a seguir e depois represente no caderno a posição formada pelas fichas.
a) 10 b) 27 c) 54
Fonte: Acervo da autora
2 - No ábaco abaixo, Nathália representou um número. Que número é esse?
Fonte: Acervo da autora
(A) 46(B) 64
(C) 36
(D) 95
3 – Observe o ábaco e responda:
Fonte: Acervo da autora
B – Quantos falta para representar uma dezena? _______________
C – Para se formar duas dezenas, precisa-se adicionar quantas unidades?______________
D – O que devo fazer para completar meia dezena? Somar 1 ou somar 2? _____________
Avaliação
Professor, ao longo desta atividade verifique se seus alunos conseguem conceituar o que é ábaco, para isso questione-os sobre os elementos que o caracterizam, observe as atividades realizadas por eles, no que diz respeito, a construção e representação dos números, pois ao longo do trabalho essas atividades contribuirão para a construção do raciocínio matemático.
Fonte: Portal do Professor
Fonte: Portal do Professor