"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de novembro de 2014

Meu álbum







Achei estas idéias muito legais e fáceis de fazer...
Clique nas imagens para visualizar melhor.




Fonte: Revista Arte em EVA

Planejamento Jardim III (5 a 6 anos)

JARDIM III (5 A 6 ANOS)


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVO

  • Desenvolver da expressão oral.
  • Reconhecer seu nome, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
  • Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas, rótulos e outros portadores de texto.
  • Vivenciar diversas situações nas quais se faça necessário o uso da escrita.
  • Identificar, ler e escrever as vogais.
  • Treinar a escrita.
  •  

CONTEÚDOS

·         Linguagem oral:
ü  Ampliação do vocabulário.
ü  Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
ü  Conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
ü  Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
ü  Vincular o discurso oral com o texto escrito.
ü  Relatar desagrados, desejos e necessidades.

·         Linguagem escrita:
ü  Desenho livre.
ü  Pintura.
ü  Recorte e colagem.
ü  Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
ü  Funcionalidade da escrita.
ü  Diferentes formas de registros da língua escrita.
ü  Nome.
ü  Vogais.
ü  Alfabeto.
ü   Escrita espontânea.
ü  Escrita de palavras contextualizadas.

MATEMÁTICA


OBJETIVO

1.                 Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
2.                 Identificar figuras geométricas.
3.                 Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
4.                 Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
5.                 Ampliar os conceitos matemáticos.
6.                 Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.


CONTEÚDO

·                     Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
·                     Conjuntos (unitário, vazio).
·                     Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
a)Classificação
· agrupar elementos segundo os atributos;
· adquirir noção de pertinência;

b)Seqüência
· promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.

c)Seriação
· organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
· quantificar séries;
· realizar construção conjunta de várias séries.

d)Medida
· comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );

e)Tempo·
promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).

f) Espaço
· favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.

g) Número
· compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );
· reconhecer e corresponder quantidades;
· corresponder numerais às quantidades;
· pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
· identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;
· identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;
· identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.


ARTES

OBJETIVO

1.                 Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
2.                 Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
3.                 Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
4.                 Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.


CONTEÚDO
·                     Desenho.
·                     Pintura.
·                     Impressão.
·                     Recorte.
·                     Alinhavo.
·                     Tapeçaria.
·                     Colagem.
·                     Modelagem.
·                     Dobradura.
·                     Montagem.
·                     Construção.


CIÊNCIAS

OBJETIVO

1.                 Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2.                 Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3.                 Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4.                 Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5.                 Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6.                 Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7.                 Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO

·                     As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
·                     Alimento/Culinária.
·                     Plantas/Horticultura.
·                     Animais.


HISTÓRIA E GEOGRAFIA

OBJETIVO

1.                 Adaptar a criança à escola e à vida social.
2.                 Promover condições de um convívio agradável.
3.                 Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4.                 Adquirir habilidades sociais.
5.                 Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6.                 Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO

·                     Eu/Família.
·                     Casa/Comunidade.
·                     Escola.
·                     Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
·                     Datas Comemorativas:Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.


ESTRATÉGIA

·                     Pinturas colagens, recortes.
·                     Jogos.
·                     Brincadeiras.
·                     Traçado de letras e palavras.
·                     Alfabeto móvel.
·                     Explorar o meio em que estamos.
·                     Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
·                     Passeios, excursões.
·                     Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
·                     Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
·                     Alimentos (frutas, verduras, legumes).


AVALIAÇÃO

Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão, de forma contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
.