"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 31 de janeiro de 2015

Dinâmicas para Primeiro dia de Aula



O início do ano letivo traz um desafio para professores e educadores de todos os níveis escolares, como integrar os novos alunos com os educadores. Dinâmicas de Grupo para início das aulas é um excelente recurso didático para aplicar em sala de aula.
Em cursos e treinamentos em escolas e instituições de ensino é muito comum encontrarmos perguntas como: Qual a melhor dinâmica de grupo para o início das aulas? Como fazer dinamicas de grupo no primeiro dia de aula? Como apresentar e integrar professor e alunos? Quais as melhores dinâmicas para ensino médio, fundamental e superior?  Pensando nessas perguntas criamos um especial com uma seleção de Dinamicas para Início das Aulas, para o inico do ano letivo, dinâmicas para o primeiro dia de aula, tudo o que o professor ou educador precisa saber para integar e apresentar seus alunos e iniciar um excelente trabalho com a classe.
Aqui o professor, educador, diretor de escola e estagiários encontram as melhores dinâmicas para Início das Aulas, dinamicas de grupo para aplicar no primeiro dia de aula e durante todo o semestre, os temas das dinâmicas são:Apresentação, Integração, Quebra Gelo, Dinâmicas divertidas para alunos, etc.

                                



O primeiro dia de aula é dia de entrosar, de conhecer a turma, de promover dinâmicas de apresentação  para que todos possam se conhecer e assim dar inicio ao relacionamento entre os alunos. A seguir daremos algumas dicas de como deve ser a apresentação do professor para o primeiro dia de aula e como deve ser a apresentação dos alunos para o primeiro dia de aula de acordo com o a idade e nível escolar.

Primeiramente o professor deve fazer uma apresentação pessoal, dependendo da turma a apresentação deve se adaptar a idade dos alunos, por exemplo, um professor de ensino fundamental deve se apresentar de uma maneira lúdica, informando seu nome, dizendo o que gosta de fazer, criar uma atmosfera que envolva as crianças e assim crie uma primeira impressão positiva, já para alunos da 5º a 8º série a apresentação do professor deve ser mais formal, uma apresentação pessoal explicando a matéria bem como o plano de ensino do semestre.

Quando se trata de apresentação de professor para ensino médio o foco é na matéria apresentando para os alunos os objetivos da aula e as profissões inerentes a matéria para já começar a preparar os alunos para um futuro vestibular.


A apresentação de professor para ensino superior deve ser mais informal de maneira a ganhar a confiança dos adolescentes, uma apresentação pessoal onde explique sua formação, seus hobbies ou passatempos bem como o conteúdo da matéria e como ela poderá ser útil durante a formação do aluno na área que optou por se graduar.




O objetivo dessa dinâmica de apresentação para o 1º dia de aula é promover a relação interpessoal, auto-confiança e conhecimento um dos outros para criar um relacionamento de amizade e confiança entre professores e alunos. Essa dinâmica para o primeiro dia de aula pode ser aplicada tanto com alunos como com professores, na verdade, nossa sujestão é que o professor comece a dinâmica respondendo as perguntas e depois passe para os alunos a tarefa. Atividades de apresentação para o primeiro dia de aula, 

Tudo sobre mim - Dinâmicas para 1º dia de aula







Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:

Procedimento

Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dicas

Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.




Dinâmicas de Integração para 1º primeiro dia de Aula Memorização de nomes




As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas expectativas para o início do ano letivo ou do curso.
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.

1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.

2) Apresentarte:
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.

4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."

7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.

Adivinhe quem é?

Professor, seja bem vindo! 
Seu trabalho é fundamental para o futuro de nossa nação!

Educação Infantil


Esta seção foi dedicada exclusivamente para tratarmos dos assuntos ligados aos nossos pequeninos da Educação Infantil. Este segmento de ensino, tão cheio de singularidades merece uma atenção especial dos pais e educadores, principalmente daqueles que acreditam que as intervenções realizadas pela escola e pela família nos primeiros anos de vida são determinantes para um bom desenvolvimento da criança no seu sentido mais amplo.

Segue abaixo uma sistematização que montei com os principais conteúdos a serem trabalhados na Educação Infantil dentro dos diferentes eixos temáticos. De forma resumida, estas orientações são muito úteis para nortear o trabalho do professor em sala de aula.

Orientações Ed. Infantil - Grupo 4 E 5

Conteúdos a serem trabalhados durante todo o ano letivo:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Oralidade
1.   Expressão de desejos, necessidades, opiniões, etc.;
2.   Relato de experiências vividas;
3.   Elaboração de perguntas;
4.   Reconto de histórias.

Leitura
  1. Reconhecimento do nome;
  2. Valorização da leitura como fonte de prazer;
  3. Participação na leitura (feita pela professora);
  4. Observação e Manuseio de materiais impressos (livros, revistas, etc.);
  5. Participação em situações de leitura, mesmo que esta não seja feita de maneira convencional.

Escrita
  1. Escrita do próprio nome
  2. Produção de textos individuais e coletivos;
  3. Diferencia letras de números;
  4. Diferencia o desenho da escrita.

MATEMÁTICA
Números e Sistemas de Numeração
  1. Identificação dos Números;
  2. Contagem oral;
  3. Noções simples de cálculo mental;
  4. Resolução de problemas;
  5. Identificação de quantidades (oral e escrita numérica).
  6. Ordem numérica (sucessor e antecessor);
  7. Relação número X quantidade.

Grandezas e Medidas
  1. Noções de altura (alto X baixo), largura (largo X fino), comprimento (comprido X curto), tamanho (grande X pequeno), peso (pesado X leve), volume (cheio X vazio), distância (longe X perto), e tempo (rápido X devagar);
  2. Experiências com dinheiro (sistema monetário);
  3. Marcação do tempo por meio de calendários.

Espaço e Forma
  1. Identificação de figuras geométricas;
  2. Representação espacial (posição de pessoas e objetos: dentro X fora; em cima X em baixo; esquerdo X direito; frente X atrás X ao lado, etc.);
  3. Identificação de pontos de referência para deslocar-se e situar-se no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE
Sociedade
  1. Grupos sociais: família, comunidade, etc. (modo de ser, viver e trabalhar);
  2. Conhecimento das tradições e expressões culturais de alguns grupos sociais;
  3. Valorização do Patrimônio Cultural;
  4. Identificação dos papéis sociais de cada indivíduo.

Lugares e suas Paisagens
  1. Observação e identificação das diferentes paisagens (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, mar, montanhas, açudes, etc.);
  2. Identificação das mudanças na paisagem ao longo do tempo;
  3. Valorização de atitudes de manutenção e preservação da natureza.

Objetos e Processos de Transformação
  1. Confecção de objetos;
  2. Identificação das características dos objetos;
  3. Cuidados no uso de objetos do cotidiano (conservação, segurança e prevenção de acidentes).

Seres Vivos
  1. Conhecimento de diferentes espécies de seres vivos (características e necessidades);
  2. Cuidados com o corpo e prevenção de acidentes;
  3. Valorização de atitudes relacionadas à saúde;
  4. Preservação da vida e do meio ambiente.

Fenômenos da Natureza
  1. Observação e pesquisa sobre a ação da luz, calor, som, força e movimento;
  2. Relação entre os fenômenos da natureza e os grupos sociais.

MOVIMENTO
Expressão Corporal
  1. Expressão corporal por meio da dança, brincadeiras, etc.;
  2. Conhecimento das diferentes modalidades de dança;
  3. Utilização da linguagem teatral;
  4. Percepção de sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do corpo.

Equilíbrio e Coordenação
  1. Participação em brincadeiras que envolvem correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc.;
  2. Noções de força, velocidade, resistência e flexibilidade;
  3. Manipulação de objetos para aperfeiçoamento das habilidades manuais.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
  1. Limpeza e aparência pessoal;
  2. Diálogo como forma de lidar com conflitos;
  3. Cooperação, solidariedade e ajuda mútua;
  4. Iniciativa na resolução de problemas;
  5. Regras de convívio social;
  6. Cuidados com materiais de uso pessoal e coletivo;
  7. Respeito às diferenças (gênero, raça, etc.);
  8. Respeito e valorização da sua cultura e dos outros grupos;
  9. Alimentação e higiene.

Os 12 erros que os pais cometem

 

1: Mantenha os filhos longe dos conflitos dos adultos
2: Ensine os filhos a serem responsáveis pelos próprios atos
3: Oferecer aos filhos opções de escolha
4 : Focar nas habilidades dos filhos e não nas fraquezas
5: Mantenha suas promessas
6: Ensine os filhos que eles não estão neste mundo à passeio
7: Ensine os filhos a aprender com os próprios erros
8: Seja consistente com as regras
9: Oriente seu filho, jamais faça por ele
10: Pare, preste atenção e ouça
11: Faça o que eu digo, e faça o que eu faço
12: Quais os valores da sua Família?

Estas dicas foram estraídas do livro: "Os 12 erros que os pais cometem" de Roseli Brito. Estas orientações são bem legais para serem distribuidas para os pais na escola ou para orientar as famílias numa reunião de pais.

Segue o link para o livro na íntegra:http://www.bibliotecadigitalonline.com/downloads/12%20Erros%20que%20os%20Pais%20Cometem.pdf

Cartazes para sala de aula.

Mais um ano letivo começando.

Cartaz boas vindas

Cartaz  das avaliações, para não esquecermos das datas.

Cartaz calendário


Cartaz para por as palavrinhas mágicas.


Cartaz "estações do ano"


Cartaz aniversariantes











Fiz letras do alfabeto...


Fiz numerais...



**

Cartazes para sala de aula.

Mais um ano letivo começando.
Vim compartilhar alguns cartazes básicos que fiz para sala de aula deste ano.

Cartaz boas vindas

Cartaz  das avaliações, para não esquecermos das datas.

Cartaz calendário


Cartaz para por as palavrinhas mágicas.


Cartaz "estações do ano"


  
spacer 

A história do Eu, do Tu e do Ele

palavras sobre afetosEra uma vez o Eu, o Tu e o Ele que moravam na mesma rua, numa pequena cidade.
Cada um deles vivia numa linda casinha, muito confortável, com vista para o mar. Os três tinham uma boa vida pois nada lhes faltava: tinham boa comida, muitos brinquedos e uma caminha muito fofinha onde todas as noites se aconchegavam e sonhavam lindos sonhos.
Mesmo não tendo nada de mau nas suas vidas, o Eu, o Tu e o Ele sentiam que algo lhes faltava, mas não conseguiam descobrir o quê.
Numa linda manhã de sol, cada um deles saiu da sua casinha para dar um passeio, e coincidiu de se encontrarem, os três, à beira mar. Por um instante, ficaram a olhar uns para os outros espantados, pois nunca se tinham visto antes.
 Então os três, curiosos em saber quem era cada um deles, começaram a falar todos ao mesmo tempo, perguntando uns aos outros, quem eram, onde viviam e quais eram as suas brincadeiras favoritas.
Depois de muita conversa, gargalhadas e brincadeiras, o Eu, o Tu e o Ele descobriram finalmente aquilo que lhes faltava… Eles precisavam de amigos! Precisavam de outros com quem pudessem partilhar os seus afetos, as suas conversas e brincadeiras.
A partir daí, o Eu, o Tu e o Ele, passaram a ser Nós, um grupo de amigos muito unidos e feliz!

Histórias e Contos
O pássaro que enganou o gato
Gato a falar com o canárioCerto dia, um gato muito sabichão caminhava sobre o telhado de uma casa, quando avistou um canarinho assobiando, em um fio da rede elétrica.

“Ei! Belo pássaro cantor, já sabe da novidade?” Disse o bichano olhando para o alto.

“Que novidade?” Perguntou o passarinho, já desconfiado.

“Uma nova lei foi aprovada... Agora todos os bichos terão de ser amigos, não haverá mais rivalidade, nem presas, nem predadores e todos terão que viver em harmonia”.

“Sério?!!” Questionou o canário.

“Sim, e para comemorar, voe até aqui e venha-me dar um abraço, sejamos amigos!”.

“Tudo bem” disse o canário, ”Vou pousar próximo à casinha do Rex, aquele grande pastor alemão ali no quintal e então nos abraçaremos e comemoraremos os três juntos”.

Gato a tentar apanhar o pássaroOuvindo isto, o felino saltou tentando agarrar o pássaro, que voou rapidamente e gargalhou do gato.

“Lei nova... ha, ha, ha, ha!!!

O gato saiu frustrado e resmungando, pois não contava com a astúcia do pequeno pássaro.
(Enviado por Wallistein)



Histórias e Contos
Cachos Dourados e os três Ursinhos
Cachos Dourados e as três taças de leiteERA UMA VEZ uma família de ursos que vivia na floresta. Todos os domingos, o papá Urso, a mamã Ursa e o filho Ursinho, vestidos com as suas roupas mais bonitas, costumavam dar um passeio pelo bosque, antes da hora de almoço. A mamã Ursa, antes de sair, deixava já na mesa três taças de leite, para que assim que chegassem, pudessem logo sentar-se à mesa e comer. Passado pouco tempo da família de Ursos ter saído de casa, uma menina loira,Cachos dourados e as três cadeiraschamada Cachos Dourados, perdeu-se na floresta, e foi ter perto da casa dos três ursos. Como era muito curiosa e tinha fome, entrou na casa sem bater à porta. Lá dentro, não viu ninguém e, ao aproximar-se da mesa, viu as três taças de leite, que provou. Na taça grande, o leite estava muito quente, na média estava muito frio e na taça pequena, como o leite estava morno, ela bebeu-o. Depois, viu três cadeiras e, como estava cansada, experimentou-as. A primeira cadeira era muito grande e ela não se conseguia sentar; a segunda cadeira era muito larga e ela escorregava; a terceira era tão pequenina e frágil que, quando ela se sentou partiu-se!
Mesmo assim, Cachos Dourados não se incomodou, e subiu as escadas, encontrando dois lindos quartos. No primeiro, que era rosa, tinha duas camas, uma grande e uma média. No segundo, que era azul, tinha uma cama pequena. Experimentou a cama grande mas era muito dura. A seguir, experimentou a média mas achou-a muito mole. No quarto azul, deitou-se na cama pequena e achou-a tão confortável que adormeceu.
Entretanto, os três Ursos chegavam a casa do seu passeio. Ao aproximarem-se da porta, ficaram surpreendidos, pois esta se encontrava aberta. Quando entraram, viram a sala toda desarrumada, e o Ursinho gritou: “Alguém bebeu do meu leite e partiu a minha cadeira!”. E o papá perguntou: “Quem armou esta confusão?”. Então, os três ursos subiram as escadas, e entraram no primeiro quarto. A mamã Ursa exclamou: “Alguém esteve deitado nas nossas camas!”. E logo a mamã e o papá Urso ouviram o Ursinho gritar, do outro quarto: “Papá, Mamã, venham rápido, pois está uma menina a dormir na minha cama!”.
Cachos Dourados a caminho de casaAssim que o papá Urso e a mamã Ursa entraram no quarto, e com toda a confusão que se estava a passar, Cachos Dourados acordou, sobressaltada e, ao ver os três ursos, correu em direção à janela. O Papá Urso, para evitar que Cachos Dourados caísse, correu atrás dela e conseguiu segurá-la pelo vestido. Depois de conseguirem acalmar Cachos Dourados e explicar-lhe que aquela era a casa dos Ursos, ela e o Ursinho ficaram amigos e, Cachos Dourados prometeu nunca mais mexer nas coisas das outras pessoas sem autorização, nem voltar a afastar-se dos