"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quinta-feira, 17 de março de 2016
Sequência Didática A raposa e a cegonha
_ Sinto muito, disse a raposa, parece que você não gostou da sopa.
_Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar.
No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.
_Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.
Moral da história:Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O TEXTO.
TÓPICOS
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CAPACIDADE
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DESCRITOR
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QUESTÕES PROPOSTAS
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Leitura: compreensão
análise e avaliação
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Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo inferências.
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Identificar assunto de texto
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Do que o texto fala?
Ou qual o assunto do texto?
(da falsa amizade entre a Raposa e a Cegonha )
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Localizar informações explicitas
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- Para que a raposa convidou a cegonha?
- Como era o prato em que a raposa ofereceu para a Cegonha?
_ Como era o jarro em que a Cegonha ofereceu o jantar?
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Coerência e coesão no
processamento de textos
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Identificar marcas linguísticas que expressam relações de tempo.
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Na segunda frase do texto qual é a expressão relativa à ocasião em que a Raposa convidou a Cegonha para jantar?
(Certo dia)
No início do 4º parágrafo Qual é a expressão que também indica tempo?(No dia seguinte)
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Identificar marcas linguísticas que expressam relações de lugar.
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Onde a Raposa foi pagar a visita ?
(na casa da Cegonha)
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Identificar marcas linguísticas que expressam relações de causa e consequência
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Por que a Cegonha não pediu desculpas para a Raposa?
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Inferir o sentido de uma expressão
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Qual o significado daMoral da história:
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
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Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto
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- Qual é o trecho que apresenta a fala da Raposa?
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Cegonha?
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Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
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Nas frases “Para ela, foi tudo muito fácil...”.
“Tudo o que ela conseguiu foi lamber...”
A quem se refere a palavra ela ?
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Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
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Distinguir fato de opinião sobre o fato
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Qual a opinião do narrador sobre a amizade da Cegonha e da Raposa(pareciam ser amigas sinceras)
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Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo
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Qual é o nome deste gênero textual?
(Fábula)
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Reconhecer finalidade do gênero
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Para que serve uma Fábula?
(Ensinamento)
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Interpretação do texto:
1.0 - Porque a raposa não quis convidar o leão, o gato, o cachorro para jantar em sua casa?
2.0 - Porque a raposa serviu o jantar para a cegonha num prato raso?
3.0 - Porque a cegonha saiu com vergonha e muito brava da casa da raposa?
4.0 - Porque a cegonha serviu o jantar para a raposa num jarro comprido e fino?
5.0 - Você concorda com o moral da História? Por quê?
6.0 - A cegonha “disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte”.
Qual o sentido da palavra retribuir nesse contexto?
( A )Demonstrar gentileza.
( B )Fazer algo em agradecimento.
( C )Realizar uma homenagem.
( D )Vingar-se da mesma forma.
Atividades complementares:
1) Responda de acordo com o texto.
a) Qual é o titulo do texto?
b) Quem é o autor?
c) Quantos parágrafos possuem o texto?
d) Qual é a moral da história?
e) Quantos travessões apresentam no texto?
f) Quem a raposa convidou?
g) O que a raposa perguntou a raposa?
h) O que a raposa respondeu?
i) Em que recipiente a raposa serviu a cegonha?
j) Quem convidou dias depois para comer uma sopa em jarro?
k) Por que a raposa não podia comer no jarro?
3) Marque X no quadradinho correto.
a) Este texto é:
( ) um conto de fadas ( ) uma fábula ( ) texto poético
b) A Raposa convidou a Cegonha para:
( ) almoçar ( ) jantar ( ) tomar café
c) A raposa ...
( ) lambia a sopa ( ) bicava a sopa
d)Às vezes recebemos na mesma moeda por tudo...
( ) por tudo aquilo que não fazemos
( ) por tudo aquilo que fazemos.
( ) pelos outros que fazemos
e) A história trata especialmente da:
( ) esperteza. ( ) maldade ( ) gula. ( )ignorância
4) Invente dois nomes próprios, um para a raposa e outro para a cegonha.Use letra maiúscula, não esqueça.
5)Dê o plural das palavras
Raposa cegonha jantar
Sopa prato líquido
Deliciosa bico comprido
Jarro focinho gargalo
Engraçado moeda convite
6) Dê o diminutivo das palavras.
Raposa cegonha amiga
Prato sopa jarro
Moeda calça sapato
Porta blusa folha
Referências: http://profprocop.blogspot.com.br
PNAIC: SEQUENCIA DIDÁTICA- DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
ROTEIRO DA SEQUENCIA DIDÁTICA:
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
OBJETIVO DE ENSINO:
Matemática:
Ø Elaborar e resolver problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades;
Ø Elaborar e resolver problemas envolvendo os significados de retirar, separar, comparar e completar quantidades;
Ø Utilizar cálculo mental ou outras estratégias pessoais para resolver a problemática do jogo;
Ø Reconhecer e diferenciar os sinais de + (mais), - (menos) e – (igual).
Ø Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba;
Ø Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
Matemática:
Ø Associar a denominação de número a sua respectiva representação simbólica;
Ø Resolver situações matemáticas e operações que envolvam adição (+) e subtração (-) e identificação de seus símbolos;
Língua Portuguesa:
Ø Criar coletivamente o manual de um jogo;
Ø Reconhecer e identificar os elementos que compõem o manual de um jogo
MATERIAL UTILIZADO:
Ø Quadro de pregas
Ø Fichas com números e símbolos
ESTRATÉGIA/ SEQUENCIA METODOLÓGOCA:
Ø Formação de círculo com as carteiras;
Ø Colar o quadro de pregas com fita adesiva na parede;
Ø Colocar as fichas separadas por cores numa mesinha em frente ao quadro de pregas;
Ø Uma criança por vez terá a oportunidade de participar tirando uma ficha de cada monte de cor, armar e resolver a sua operação, as demais fiscalizam para ver se está correto.
A ideia inicial era de realizar a sequencia didática através de um jogo utilizando dados gigantes, como não consegui os materiais necessários para a confecção dos dados fiz algumas alterações e adaptações para a realização da sequencia. Nós professores, temos que estar sempre atentos a certas dificuldades que possam aparecer e prontos para fazer eventuais alterações em nosso planejamento a fim de atingir determinado objetivo.
Confeccionei cartelas de EVA com números e símbolos (=, - e =) para realizar um jogo de operações envolvendo adição e subtração.
Uma criança por vez foi até a mesa onde estavam as fichas em montes separados pela cor e pegou de cada monte uma ficha e foi montando a operação no quadro de pregas.
Primeiro a criança tirou uma ficha do monte vermelho contendo números de 0 a 10, depois do monte lilás contendo os sinais de + (mais) ou de – (menos), tirou uma ficha do monte verde com números de 0 a 10, no monte marrom sinal de = (igual). À medida que ia tirando as fichas o participante as fixava no quadro de pregas e finalmente observava a operação formada e após verificar se era “continha de mais ou de menos”, procurou a resposta nas fichas laranja com números de 0 a 20. Todas as fichas estavam viradas para baixo exceto as de cor laranja.
Com esse jogo foi trabalhado a adição e a subtração, o reconhecimento e utilização dos sinais (mais +, menos – e igual). Foi incentivado o cálculo mental assim como qualquer outra estratégia pessoal para realizar a atividade. Todas as crianças participaram do jogo com entusiasmo.
Aproveitei para mostrar que na subtração, quando o número da primeira parcela (número da frente) era menor que o da segunda parcela, não dava para realizar a subtração (de números inteiros). Mostrei que o primeiro número tem que ser maior do que o número da segunda parcela. Mostrei assim no concreto (usando pecinhas de montar), que se tenho seis pecinhas não posso dar dez pecinhas para alguém. Mostrei que na adição não importava a ordem dos números (o famoso “a ordem dos fatores não altera o produto”), é claro que não me prendi a teorias com os pequenos e sim às noções principais. Achei que embora sendo um pouco difíceis esses conceitos (para as crianças), foi importante serem abordados e trabalhados não só com os números mas principalmente através do concreto. Pretendo realizar mais atividades assim e em forma de situações matemáticas envolvendo adição e subtração.
Outro dia sorteei algumas crianças para jogar novamente, a fim de relembrarmos toda dinâmica do jogo e observarmos os elementos utilizados. Mostrei a caixa de jogos em que as crianças já estão bem familiarizadas expliquei que cada jogo tinha a suas regras e que as mesmas estavam descritas num manual mostrei o manual dos jogos e li o manual de um dos jogos.
Expliquei que uma das utilidades de saber ler é para entendermos um manual e podermos brincar com alguns jogos. Mostrei os elementos que compõem um manual. Depois foi a vez de elaborarmos o manual do nosso jogo, enquanto as crianças iam falando eu ia direcionando e escrevendo o manual no quadro.
MANUAL DO JOGO ELABORADO PELAS CRIANÇAS DO 1° ANO:
JOGO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
META:
Ø RESOLVER CORRETAMENTE A CORTA FORMADA
JOGADORES:
Ø 25 PARTICIPANTES
COMPONENTES:
Ø QUADRO DE PREGAS;
Ø FICHAS VERMELHAS COM NÚMEROS DE 0 A 10;
Ø FICHAS VERDES COM NÚMEROS DE 0 A 10;
Ø FIXAS LARANJAS NÚMEROS DE 0 A 20;
Ø FIXAS LILÁS COM OS CINAIS DE + (MAIS) E – (MENOS);
Ø FIXAS MARROM COM O SIMAL DE + (IGUAL);
Ø QUADRO DE PREGAS DE TNT.
REGRAS:
Ø FIXAR O QUADRO DE PREGAS NA PAREDE;
Ø COLOCAR AS FIXAS EM MONTES SEPARADOS POR COR NUMA MESA EM FRENTE AO QUADRO DE PREGAS;
Ø UM PARTICIPANTE POR VEZ DEVE VIRAR UMA FIXA DE CADA MONTE E COLOCAR NO QUADRO DE PREGAS MONTANDO A OPERAÇÃO MATEMÁTICA
Ø RESOLVER A OPERAÇÃO E COLOCAR A RESPOSTA COM UM NÚMERO DAS FICHAS DE COR LARANJA.
Avaliação da sequencia didática:
Confesso que no dia a dia meu plano é bem mais sucinto, não é tão detalhado e separado por objetivos gerais e específicos e etc. A meu ver a falta de tempo e o gasto de energia para colocar tudo no papel tornam-se inviável na nossa prática. Senti muita dificuldade para separar os objetivos de ensino e os objetivos de aprendizagem, não sei se os coloquei no lugar certo.
Mas fiquei muito feliz ao ver que mesmo não detalhando tudo no papel como fiz nesta sequencia, meus planejamentos e prática, preservam e garantem os direitos de aprendizagem das áreas do conhecimentos. No entanto para que em nosso dia a dia possamos planejar mesmo que de maneira mais sucinta (me refiro ao que colocamos no papel), temos que conhecer os direitos de aprendizagem para que nossa prática não fuja dos objetivos necessários. Pretendo ainda retomar o manual elaborado pela turma e realizar algumas atividades relacionadas à alfabetização.
"pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz."
(Salmos 36:9)
Marcadores: matemática, PNAIC
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