"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Aprendendo a somar brincando: atividade com alunos com Deficiência Intelectual

Por: Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso                                                                     Programa de Educação Tutorial                                                                                         Licenciatura em Pedagogia – UFBA

Relato de experiência realizado:
Centro de Educação Especial da Bahia – CEEBA
Serie: EJA- Tempo Formativo – Eixo III. Vespertino. Período: maio de 2015.  Disciplina: Matemática.
Turma da Professora: Patrícia Diniz Gonçalves Silva

  INTRODUÇÃO
    Quando elaboramos atividades para alunos com Deficiência Intelectual, faz-se necessário respeitar o tempo de aprendizagem. Com isso, estratégias no ensino-aprendizagem das operações simples de adição em aulas de Matemática foram fundamentais para auxiliar nas resoluções de problemas matemáticos do cotidiano.

      De acordo com o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alunos com deficiência precisam “de meios ou recursos especiais […] para o desempenho de função ou atividade a ser exercida” e segundo o PCN de Matemática é importante que:

[…] as situações de aprendizagem precisam estar centradas na construção de significados, na elaboração de estratégias e na resolução de problemas, em que o aluno desenvolve processos importantes como intuição, analogia, indução e dedução, e não atividades voltadas para a memorização, desprovidas de compreensão ou de um trabalho que privilegie uma formalização precoce dos conceitos. (BRASIL, 1998, p.63).


        Levando em conta a importância de atividades práticas para resolução de problemas do cotidiano, nós, professores, podemos fazer uso de recursos variados para propiciar ensino-aprendizagem significativo.
    Concordando com o que é sugerido pelo PCN de Matemática (1998), damos continuidade a um projeto iniciado no ano de 2014, intitulado Reutilizar para aprender: estratégias de ensino em aulas de matemática para alunos com Deficiência Intelectual, no Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), e aqui, relataremos as experiências com o jogo Cai, Cai Tampinha que teve inicio no ano letivo de 2015, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
TEMA: Jogo Cai Cai Tampinha
Conteúdo a ser explorado: operações simples de adição.

Objetivo Geral:

  Proporcionar aos alunos com Deficiência Intelectual, experiências com operações simples de adição, que permitam ampliar sua compreensão do conteúdo estudado, auxiliando-o no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e em resoluções de problemas diários.

Objetivos Específicos:

  • Entender as regras do jogo;
  • Resolução adições simples de adição;
  • Resolução de situações problemas, com valores reais, envolvendo as operações de adição;
  • Desenvolver estratégias para resolver as operações de adição;
  • Possibilitar a resolução de situações-problema.

Sequência Didática

1º momento: cada aluno recebe um kit do Cai Cai Tampinhas. Cada Kit é composto por uma garrafa pet transparente com vários furos, palitos de churrasco nas cores: natural, azul e preto e tampinhas de garrafas de refrigerante de varias cores.
Garrafa pet cortada e furada com palitos e tampinhas coloridas
Foto: Elisângela Cardoso
2º momento: explicando as regras do jogo para os alunos. 1º passo- explicando os valores das cores dos palitos, sendo: palitos na cor natural valem 01 ponto; palitos na cor azul valem 02 pontos e palitos na cor preta valem 03 pontos.  2º passo- o jogo tem início retirando os palitos da garrafa e quando cair tampinhas o jogo é finalizado (Nesse caso, cada aluno recebeu um kit, mas o jogo pode ser realizado em duplas). 3º passo- somar os valores dos palitos que ficar na mão. 4º passo- ganha o jogo o aluno que tiver o maior valor somado dos palitos que tiraram antes das tampas caírem. (veja regras do jogo para duplas no fim do texto).
Alunos ouvindo as regras do jogo
Foto: Elisângela Cardoso
3º momento: explicando o passo a passo do jogo. 1º passo- colocar as tampinhas dentro da garrafa e tampar. 2º passo- colocar os palitos nos furos da garrafa de forma que quando virar à garrafa as tampas não caia. 3º passo- virar a garrafa. 4º passo- tirar os palitos até que alguma tampinha caia.
1ª imagem: tampas no fundo da garrafa e colocar os palitos na garrafa, 2ª imagem garrafa com os palitos, 3º imagem garrafa virada e com as tampas em cima dos palitos.
Foto: Elisângela Cardoso
4º momento: explorando o jogo. Foi um momento para experimentação o jogo.

Encaixando os palitos e explorando as possibilidades do jogo

Foto: Elisângela Cardoso

5º momento: Depois do jogo testado, os alunos começaram a brincar.
Hora do jogo
Foto: Elisângela Cardoso

6º momento: somando valores.  Momento em que cada aluno somou os valores referentes às cores dos palitos que ficou na mão.
Conferindo valores
Foto: Elisângela Cardoso

7º momento: registrando os valores. No quadro escrevemos os nomes dos alunos e seus respectivos valores para saber quem fez mais pontos. Todos os alunos participaram das somas dos colegas.
8º momento: Ao término da aula, os alunos sugeriram mais duas cores e dois valores para o jogo: vermelho 10 pontos e lilás 05 pontos.

Alunos pintando mais palitos para o jogo
Apresentação1
Fotos: Elisângela Cardoso


Avaliação:

  A avaliação dos alunos com Deficiência Intelectual foi processual observando o desempenho, interesse, participação nas aulas e respeitando o tempo de aprendizado do aluno.  

 REGRAS DO JOGO

TAMPAS E PALITOS
1º passo- atribuir os seguintes valores para as cores dos palitos:
palitos na cor natural: 01 ponto;
palitos na cor azul: 02 pontos;
palitos na cor preta: 03 pontos.
2º passo- colocar as tampas dentro da garrafa e tampar;
3º passo- colocar os palitos nos furos da garrafa;
4º passo: virar a garrafa de modo para que as tampas fiquem em cima dos palitos;
5º passo- decidir no par ou impar quem vai iniciar o jogo;
4º passo- tirar um palito por vez em sistema de revezamento até todas as tampas caírem;
5º passo- somar os valores dos palitos retirados por cada um dos jogadores em função dos valores por cores (vide 1º passo).

COMO CALCULAR QUEM GANHA O JOGO
Quem fez o maior número de pontos por soma de cores de palitos;
Exemplo do jogo:
  • Pedro e Paulo tiram par ou impar e ganha Pedro.
  • Pedro tira um palito e passa a vez para Paulo.
  • Paulo tira um palito e passa a vez para Pedro.
  • Quando todas as tampinhas caírem, é hora de somar os valores conforme as cores.
  1. Pedro ficou com 03 palitos naturais (03 pontos), 04 azuis (08 pontos) e 04 pretos (12 pontos), totalizando 19 pontos.
  2. Paulo ficou com 02 palitos naturais (02 Pontos), 01 palito azul (02 pontos) e 01 palito preto (03 pontos), totalizando 07 pontos.
Ganhou Pedro, pois ficou com mais pontos somados.

REFERÊNCIAS:
BRASIL. Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.  Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.  Brasília, 1999.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática Ensino Fundamental I – Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. – 3. ed. – Brasília: A Secretaria, 1998.

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAL INTELECTUAL

 
 
Olá colegas, estou postando minha contribuição de atividade para desenvolver no AEE com Deficiente Intelectual.  ABRAÇOS.
 
 
 Para Crianças com Deficiencia intelectual com dificuldade em  realizar atividades como: concentração, memoria, noções de espaço e tempo,  dificultando a sua socialização e a comunicação. 

Proponho a utilização de jogos e brincadeiras que promovam uma interação comunicativa e cooperativa, através de atividades como: 

Brincadeiras de roda que envolvam o recontar e transmitir informações exemplo “Telefone sem fio” onde os alunos se reúnem em grupo de 5 e um passa a informação no ouvido do outro e o ultimo conta o que recebeu como mensagem.
 
Desenvolvimento da habilidade de transmissão de mensagem oral através de atividade
teatral onde o aluno terá o papel de uma pessoa que precisa ir ao mercado compraralimentos, assim terá que transmitir o que deseja aos vendedores do mercado.
  
Desenvolver a leitura visual e linguagem oral através da contação de história por meio de gravuras em formato de história em quadrinhos, onde serão apresentadas a aluna várias gravuras e ela terá que expressar através da fala a seqüência da história. Pode-se ao final contar a versão original da tirinha.


Leitura e escrita de palavras, usando figuras correspondentes a cada uma; utilizando recursos como computador e a internet e de tecnologias assistivas (blogs; sites; Softwares educativos; jogos e outros).


Materiais concretos e lúdicos para desenvolver os aspetos sensoriais; (meta)cognitivos;
Utilizar números, formas, variadas texturas, tamanhos e letras por meio de blocos lógicos, material dourado, dominó de textura, jogos de encaixe, números em EVA, como também utilizar programas educativos no computador.

 Realizar as atividades de memória, atenção e percepção visual que ajudem na aprendizagem e poderá estimular a leitura e a escrita e compreensão dos conteúdos.
  
  EXEMPLO DE JOGO
JOGO TOCA DO COELHO

Toca do coelho é um jogo que tem por objetivo colocar a bolinha dentro dos copinhos (tocas) apenas movimentando a bandeja, que pode ser substituída por uma caixa de camisa. Este jogo pode ser para a turma toda.
 É um material muito versátil, podendo ser utilizado por crianças de diversas faixas etárias (cuidado com o tamanho da bolinha utilizada).

 Para crianças menores ela pode identificar a cor da toca ou o número referente. Para crianças maiores ela pode somar ou multiplicar os números de duas ou mais tocas. Numa competição ganha a criança que fizer maior pontuação.

 Esse jogo é importante para psicomotricidade da criança, desenvolve a coordenação motora, auxilia na atenção e nas estratégias para alcance de um objetivo.

 




 


Atividades para crianças com necessidade especial Intelectual

J0G0S PARA TRABALHAR LEITURA E ESCRITA

FORMANDO PALAVRAS


Nesta atividade foi usada caixa de fósforos. São muitas as variações com caixas de fósforos, podem ser feitas jogo da memória, dominós ou jogos que use as duas partes da caixa de fósforo como por exemplo esta aqui que usou personagens da Turma da Mônica e letrinhas para formar o nome dos personagens. Você pode variar esta atividade basta mudar as figurinhas.


PESCANDO LETRAS



O uso do lúdico no momento da aula estimula a criatividade e imaginação da criança, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem. Brincando a criança aprende com facilidade.Esta é uma que pode ser usada de várias formas por exemplo: Peça para o criança pescar uma letra, depois peça para a criança escrever em uma folha separada palavras iniciadas com esta letra, ou coloque várias figuras colocadas em plaquinhas feita de cartolinas e a cada letra pescada peça para a criança identificar a figura correspondente.Pode se trabalhar também a escrita do nome da criança. As atividades lúdicas ajudam a memória de curto e longo prazo.


 FONTE:PSICOPEDAGOGIANDO(jossandrabarbosa.blogspot.com.br)

Relação figura x escrita



Para alunos com Deficiência  Intelectual é importante se proporcionar atividades que associem a  imagem e a escrita, formando o nome do desenho, onde pode se explorar letras e sílabas.

AEE para baixa visão




Uma das funções do AEE é suplementar ou complementar  o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiências. No caso de alunos com Baixa  Visão, além  do uso dos recursos ópticos e não  ópticos é importante se utilizar os materiais adaptados e  cadernos com pautas  largas ou ampliadas.

Esquema corporal

Um dos objetivos do plano de trabalho para alunos com  Paralisia Cerebral  é desenvolver atividades que enfocam a estimulação da aquisição ou aprimoramento do esquema corporal.



Dificuldades ortográficas


 Trabalhando as dificuldades ortográficas com o alfabeto móvel. (al- el- il - ol -ul)


Trabalhando as obras de Romero Britto










Iniciamos com os alunos da Sala de Recursos  a construção de um painel com as obras de Romero Britto,  pintadas pelos alunos. Fazendo a  releitura das obras, o aluno aprende a ter novos olhares  sobre as obras de arte, aprende a valorizar suas produções e de seus colegas e entender  essa técnica que é usada pelo artista é chamado Neopop (pintura chapada com contorno preto), usando sua própria criatividade, usando de cores  variadas.


 Iniciamos contando um pouco da Biografia


Biografia

Desde garoto já demonstrava seu interesse pela arte, mas foi aos 18 anos que ele deu início a sua carreira. Saiba um pouco sobre ele e onde comprar o seus quadros.
Criado em Pernambuco Romero Britto nasceu no dia 6 de outubro do ano de 1963 e atualmente é considerado um dos melhores artistas  do mundo, recebeu prêmios que fizeram com que fosse um dos mais premiados do seu estado.
É muito comum ouvir falar do pintor internacionalmente, suas obras são tão expressivas que chamaram  a atenção de grandes expoentes da arte mundial, hoje ele possui duas galerias que ficam localizadas em Miami Beach e na Oscar Freire.



Sequência lógica




Com círculos em EVA é possível realizar atividade de sequência lógica, onde o aluno organiza os círculos seguindo uma sequência de cores, pode-se aumentar o número de cores para consequentemente aumentar o grau de dificuldade.

Poemas e problemas






 Neste problema fiz os botões de E.V.A nas cores correspondentes assim o aluno lê o texto e constrói o colar. Durante a atividade é possível explorar cores, atenção, concentração, sequência lógica, quantidade, adição e multiplicação. Onde ele tem que fazer um colar seguindo a ordem inicial.


Que lindo colar!
Com botões coloridos, Olivia vai fazer um colar.
Três vermelhos e um amarelo escolheu pra começar.
Na sequência, um roxo e dois rosa e mais um amarelo pra completar.Agora começa tudo de novo, na mesma sequência até acabar: mais três vermelhos e um amarelo. Depois de um roxo, quais serão os dois próximos a colocar?



Técnicas de pintura



Com a tinta guache é possível explorar diferentes formas de pintura:
  • Pintura  com pincel
  • Pintura com o dedo;
  • Pintura com as mãos;
  • Pintura utilizando os pés;
  • Pintura com cotonete;
  • Pintura com espuma;
  • Pintura  com rolha;
  • Pintura com carimbos feitos com legumes entre outras.
As técnicas de pintura com guache, além de desenvolverem  a expressão artística, desenvolvem a observação através dos efeitos das texturas e das cores utilizadas, bem como a atenção e concentração ao realizar tal atividade.