"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 7 de março de 2017



Ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e diferenças, em que as relações entre ambas não se ordenam em torno de oposições binárias (normal/especial, branco/negro, masculino/feminino, pobre/rico). Neles não se elege uma identidade como norma privilegiada em relação às demais. A identidade normal é tida sempre como natural, generalizada e positiva em relação às demais e sua definição provém do processo pelo qual o poder se manifesta na escola, elegendo uma identidade específica pela qual as outras são avaliadas e hierarquizadas.

O poder que define a identidade normal, detido por professores e gestores próximos ou mais distantes das escolas, perde a sua força diante dos princípios educacionais inclusivos, nos quais a identidade não é entendida como natural, estável, permanente, acabada, homogênea, generalizada.

Na perspectiva da inclusão escolar, as identidades são transitórias, instáveis, inacabadas e, portanto, os alunos não são categorizáveis, não podem ser reunidos e fixados em categorias, grupos, conjuntos, que se definem por certas características arbitrariamente escolhidas.
Atribuir a certos alunos identidades que os mantém nos grupos de excluídos: dos alunos especiais, com necessidades educacionais especiais, portadores de deficiências, com problemas de aprendizagem e outros tais é tudo o que a inclusão não admite. E é incabível fixar em outros uma identidade normal, que não só justifica a exclusão dos demais, como igualmente determina alguns privilegiados.
Por esses motivos é que entendemos a escola inclusiva como escola das diferenças, que a defendemos como uma escola democrática e de todos e que estamos com aqueles que reconhecem o seu papel na constituição de uma sociedade em que o sistema educacional não ensina a exclusão de alguns com o pretexto de se diferenciarem identidades fixadas em categorias, como a dos alunos especiais, e outros que entendem as diferenças como coletivas e com base igualitária.
Aos pais de crianças com e sem deficiência essas considerações me parecem importantes, neste momento em que se defendem movimentos em favor da manutenção de escolas especiais, sem entender o que está nas raízes das escolas comuns e para todos.
Aos professores, penso que essas idéias, tão rapidamente organizadas, possam ser um bom motivo para que se juntem a todos os que lutam em favor de uma formação de nossos alunos pautada nos princípios inclusivos, como prescreve a Constituição Brasileira e os mais recentes e avançados documentos sobre os direitos humanos, entre os quais a


Fonte:Maria Teresa Églér Mantoan. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Plano de curso 5º ano


Plano de curso 5º ano - Língua Portuguesa

 

 

JUSTIFICATIVA:

A língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver a linguagem oral e escritas das crianças; Com uso e formas da linguagem e escrita, á pratica a leitura, a pratica de produção de textos: analises e reflexão sobre a língua.

OBJETIVO GERAL:

Incentivar o educando, através das atividades propostas de que como falante nativo tem plenas condições de levantar hipóteses sobre o significado de palavras e classes gramaticais desconhecidas através de um contexto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:
Concluir que: um conjunto de letras forma o alfabeto, os sons são conhecidos como fonemas e distinguir vogais e consoantes;
Conceituara gráficos;
Reconhecer encontros vocálicos e suas classificações, tonicidade e silabas.
Empregar corretamente as pontuações;

II unidade:
Ser capaz de dar entonação correta as leituras através do uso correto da pontuação;
Reconhecer os artigos e ser capaz de encontrá-los dentro de um texto;
Reconhecer os substantivos e suas classificações;
Demonstrar capacidade de produzir diversos tipos de textos através das habilidades desenvolvidas;
Perceber a diferença das classes gramaticais em mau-mal

III unidade:
Constatar que o aluno é capaz de reconhecer as diversas classificações de um substantivo dentro ou fora de um contexto;
Melhorar através da escrita e da leitura as produções textuais;
Empregar corretamente as terminações osa, oza, sinho, Zinho;

IV Unidade:
Reconhecer nas palavras qual a sua classe gramatical;
Melhorar a escrita e a organização das idéias dentro de uma construção em debate nas interpretações textuais;
Melhorar a escrita relevando o seu conhecimento no emprego ortográfico;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Comunicação;
Alfabeto;
Silaba: separação e classificação;
Encontros vocálicos: Ditongo, tritongo e hiato;
Encontro consonantal: dígrafo;
Silaba Tonica: Ortografia S - SS;
Sinais gráficos: ortografia X – Ch som do x;
Acentuação gráfica I;
Ortografia R – RR;
Acentuação gráfica II;

II Unidade:
Frases: Pontuação – Tipos de frases;
Sinais de pontuação
Sinônimo – Antônimo – Homônimo- Parônimo
Classes gramaticais: Artigo;
Substantivo: comum, próprio e coletivo;

III unidade:
Substantivos primitivos, derivados, simples, composto, concreto e abstrato;
Gênero do substantivo: epiceno, comum de dois, sobrecomum;
Grau do substantivo: analítico e sintético:
Numero do substantivo:
Produção textual;
Interpretação textual;
Ortografia emprego Z/S, sinhô, Zinho, osa, oza;

IV unidade:
Adjetivo;
Grau do adjetivo;
Concordância nominal: gênero e numero;
Numeral;
Pronomes Pessoais;
Pronomes Possessivos, demonstrativo, relativos, interrogativos, e indefinidos;
Verbos: tempos verbais;
Modelos de conjugação;
Verbos auxiliares;
Tempos verbais;
Advérbio: modo, tempo, negação, afirmação, intensidade;
Conjunção
Preposição
Interjeição;
Procedimentos:

Aulas expositivas;
Jogos das palavras;
Musicas;
Leituras de imagens;
Dramatizações;
Oralidade
Pesquisa de campo: linguagem regional;

Recursos:

Quadro, pincel, jornais, revistas, tevê, jogos, cadernos, microssisten, DVD, livros, cartazes;
AVALIAÇÃO:

Trabalhos;
Produção textual;
Debates;
Pesquisas;
Simulados;
Avaliação global;
Avaliação pessoal;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Giocamozzi, Gilo: Descobrindo a gramática: nova proposta/gilio giacomazzi, gildete Valério, geonice valirio- são Paulo: FTD 2006.



Plano de curso 5º ano - Matemática



JUSTIFICATIVA:
Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, da resolução de problemas, que estuda quantidade e formas. É uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. A matemática é para todos e não somente para alguns.
OBJETIVO GERAL:
Formar um individuo confiante em sua capacidade de compreender e utilizar a linguagem própria da matemática: resolver problemas matemáticos do seu cotidiano: fazer relações, estimar, refletir sobre o seu próprio pensamento: estimular e calcular usando outros recursos além dos algarismos: interpretar e resolver problemas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 I unidade:
Rever os conceitos referentes ao sistema de numeração decimal.conhecer as ordens de grandezas: interpretar os dados presentes em uma cena ilustrada: utilizar estratégias próprias de resolução de problemas: buscar um padrão numérico para resolver uma situação problema: ler e compreender dados apresentados em gráficos: retornar os conhecimentos prévios de operações matemáticas pra a resolução de uma situação problema envolvendo as quatro operações.
II unidade:
Reconhecer um numero natural como múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplos e divisores: utilizar critérios de divisibilidade, assim facilitando alguns cálculos: compreender e encontrar o maior divisor comum e o menor múltiplo comum e usar essas teoria para resolução de problemas. Conceituar números primos e decompor um numero natural em fatores primos: definir e reconhecer um polígono e conseguir classificá-lo: possa localizar pontos por meio de coordenadas cartesianas: ler e interpretar dados numéricos em textos: utilizar números racionais na forma fracionaria: em situações do cotidiano: efetuar as operações com números racionais na forma fracionaria: identificar frações equivalentes: explorar situações problemas que envolvem a noção de porcentagem.
III unidade:
Ler, escrever e representar na forma decimal, associando a medidas: identificar  uso de números na forma decimal em situações do dia- a – dia: Associara números na forma fracionaria e na forma decimal; ler, interpretar e resolver situações problemas que envolvam as operações com numeros na forma decimal, calcular porcentagens expresssas na forma decimal: analisar e resolver problemas que usam dados representados em gráficos de linhas: compreender a relação entre diferentes unidades de medidas: resolver problemas que envolvam unidades de medidas e transformações. Calcular perímetro.
IV Unidade:
Desenvolver a idéia de paralelismo; identificar segmentos de reta, ângulos e seus elementos; compreender as idéias de reta e semi- reta, classificar e medir ângulos. Trabalhar com compasso: rever polígonos; resolver problemas por meio de probabilidade; entender o funcionamento do código de barras; compreender e identificar o significado de um centímetro, quadrado: Associara quilômetros quadrados e grandes áreas: resolver problemas que envolvam as medidas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Os números naturais;
A humanidade cria símbolos e regras;
A numeração egípcia;
A numeração dos maias;
A numeração dos Romanos;
A numeração dos Hindus;
Os números naturais;
Sistema de numeração decimal;
Novas ordens e uma nova regra;
Fazendo arredondamento;
Operações com números naturais;
Situação de adição - Propriedade da adição;
Situação de subtração;
Expressões Numéricas; envolvendo adição e subtração;
Usando uma calculadora;
Resolvendo problemas;
Situação de multiplicação – Fazendo combinações multiplicando um número por 10, por 100 e por 1000;
Expressões numéricas;
Resolvendo problemas; situação de divisão;
Multiplicação e divisão com calculadora;
Resolvendo problemas com as quatro operações
II Unidade:
.
Tópicos da geometria;
Sólidos geométricos;
Faces, arestas e vértices;
Figuras geométricas planas;
Segmento de reta;
Polígonos;
Estudando linhas;
Triângulos;
Quadriláteros;
Figuras circulares ( circunferência e circulo);
Ângulo reto;
Números e medidas;
Medindo comprimentos;
O sistema métrico decimal;
Medindo capacidade;
Medindo a massa de um corpo;
Medindo superfície;
Medindo o volume de um solido;
III unidade:
Divisores e múltiplos de um número natural;
Quando um número natural é divisível por outro;
Divisores de um número natural;
Números primos;
Decomposição de um número natural em fatores primos;
Múltiplos de um número natural;
Mínimo múltiplo comum;
Frações- A idéia de frações;
Frações que representam parte de uma figura;
Numerador e denominador: Os termos da fração;
Usando frações em outras situações;
Leitura de uma fração;
Determinando uma fração que representa parte de uma quantidade;
Conhecendo mais sobre frações;
Comparando frações com o inteiro;
Números mistos;
Frações equivalentes;
Simplificando uma fração;
IV unidade:
A representação decimal;
Décimos;
Centésimo;
Milésimo;
Representação decimal de números maiores que um inteiro;
Novas ordens no sistema de numeração decimal;
Comparando números escritos na forma decimal;
Situações de adição e subtração;
Multiplicando um numero natural por um numero decimal;
Multiplicando por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as porcentagens;
Divisão: quando o quociente é um numero decimal;
Dividindo por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as medidas;
Usando a calculadora;
Procedimento:
Aulas expositivas, propiciando discussões, debates numa expectativa de uma maior participação. Discussões em grupo; Atividades individuais de fixação e treinamento. Modelagem matemática; simulação de problemas. ( desenvolvendo estratégias) Atividades individuais de fixação e treinamento.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giovani, José Ruy: A conquista da matemática,5º ano/José Ruy giovani, José Ruy giovanny Junior- Ed. Renovada-são Paulo FTD, 2009.
Plano de curso 5º ano - Ciências

JUSTIFICATIVA:
O estudo da ciência, procura ensinar não somente preposições de diferentes disciplinas cientificas ( a astronomia, a biologia, a física, a química, a geologia e a meteorologia) mas também novas temáticas relacionadas as ciências da natureza, tais como as relações ciência –técnica.

OBJETIVO GERAL
Compreender idéias e conceitos relacionadas a formação e construção do universo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Compreender a formação e constituição do planeta terra e seus corpos;
Perceber que todas as pessoas são responsáveis pela conservação do ambiente, descobrir com a conservação do ambiente;
Associar o esqueleto a função de suporte do nosso corpo: compreender que os ossos e os músculos são os responsáveis pelos movimentos do corpo; Perceber a importância da coluna vertebral e do crânio como protetores do encéfalo e da medula espinhal, respectivamente, fixar hábitos para manter uma boa postura: identificar ossos dos membros superiores e inferiores: perceber a importância de ter uma boa dieta variada e equilibrada : compreender deferentes funções dos alimentos; citar exemplos de alimentos com função energética, construtora e renovadora;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Explorar é preciso;
Estudando a s áreas verdes;
Parques nacionais do Brasil;
Exploradores de terra;
Exploradores do universo;

II unidade:

O corpo dinâmico;
O corpo em movimento;
Por dentro e por fora do corpo;
Nossa alimentação;
Nosso estilo de vida e nossa saúde;

III Unidade

O corpo em mudança;
O corpo como você nunca viu;
Surgi um ser humano;
Já não sou mais criança;
Nosso corpo... Nossa sociedade;

IV Unidade

Um mundo de inovações;
Da combustão a poluição;
Tempos modernos;

PROCEDIMENTOS:

Aulas expositivas:
 Debates:
Trabalhos:
 Aulas de vídeos:
 Dramatização:
 Seminários:
 Resumos:
 Leitura de imagens.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
 Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nigro, G. Rogério: Aprendendo sempre Ciências 5º ano- Rogério G. Nigro/ Maria Cristina da C. Campos/ editora ática, são Paulo,

Plano de curso 5° ano - História

JUSTIFICATIVA:

A noção de identidade em história é fundamental para a compreensão do meu “Eu” e a percepção do outro, integrando assim o entendimento de nossa evolução no tempo e no espaço,compreendendo que o homem é   o agente  principal da evolução da história da humanidade; 

OBJETIVO GERAL:

Despertar no educando o interesse de compreensão do avanço da ciência e da tecnologia durante o século XX, estudando os principais aspectos da vida social e política de  um tempo passado.;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:
Discutir e despertar a hipótese, que o Brasil já era habitado muito antes da chegada dos portugueses;
Conhecer o significado do acordo feito entre Portugal e Espanha;
Conhecer as sociedades indígenas brasileira em seus principais aspectos culturais:

II unidade:

Identificaras finalidades das expedições enviadas ao Brasil;
Conhecer os fatos históricos mais importantes dos primeiros governos;
Identificar as causas que levaram os holandeses invadir o Brasil;
Discutir as idéias de liberdade dos negros do quilombo;
Destacar com clareza os principais objetivos das Entradas e Bandeiras;

 III unidade:

 Identificar as principais causas na s províncias onde aconteceu às rebeliões do período colonial;
Reconhecer a importância dos negros para a sociedade brasileira;
Valorizar a contribuição das culturas Afra, para o desenvolvimento do nosso país;

IV Unidade:

Identificar os principais fatos históricos do período monárquico, que culminou com a Proclamação da República
Estabelecer a diferenças entre os dois período Monárquico e Republicano;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Nossa organização social
Um breve histórico das desigualdades sociais:
 O nascimento do estado;
A organização;
A sociedade brasileira;
A diferença social no Brasil;
Empregos privados e públicos;

II unidade:
A globalização;
O código de defesa do consumidor;
Os servidores públicos;
Um retrato do trabalho no Brasil;
Família Real no Brasil;
Brasil livre de Portugal; O Império no Brasil;

III unidade:
Revolução de 30;
A Era  Vargas 1930_1945;
A Era Populista, 1945-1964;
A Ditadura no Brasil 1964-1985
A Ditadura Militar 1964-1985
Nova República-1986;
Década de 90
Nossos Presidentes;

IV unidade:
As Regências;
As Principais forças política
Segundo Império;
Os bastidores da República;
Política Café com Leite;
As mudanças Sociais;
Coluna Prestes;

PROCEDIMENTOS:

Aulas expositivas
Trabalhos em grupos;
Seminários
Apresentação de Palestras
Simulados
Avaliação global;
Participação
RECURSOS: músicas, cartolina, cartazes, quadro pincel, livros, revistas, jornais, tevê, DVD, retroprojetor, som, tesoura e cola;

AVALIAÇÃO
Trabalho de pesquisas
Resenhas de filmes;
Apresentações de trabalhos;
Simulados
Avaliação global;
Confecções de cartazes;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Barbosa , Rogério de Andrade. História Africana para contar e recontar- São Paulo, Editora Brasil,2001.
Bueno , Eduardo A, viagem do descobrimento do Brasil- Rio de Janeiro: Objetiva 1998.

Plano de curso 5º ano - Geografia

JUSTIFICATIVA:

A geografia como disciplina escolar, tem como objetivo contribuir para formação integral dos educados. O papel dessa área do conhecimento é refletir, compreender, observar, interpretar e saber pensar e agir dentro de seu espaço

OBJETIVO GERAL

Compreender o espaço dentro das diferentes extensões territoriais, é o  objetivo principal para o estudante dessa disciplina conhecer as diversidades de uma região.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:

Compreender os diversos lugares e modos de vida no estado urbano e rural;
Estruturara os problemas da cidade e do campo, serviços sociais e cidadania;
Estabelecer relação entre a singularidade geográfica das regiões brasileiras:
II unidade:

Compreender a constituição da linguagem cartográfica através dos mapas em suas leitura e interpretação;
Estruturar as diversas formas de relevo:
Analisar a geografia brasileira:
Estabelecer relações entre os diversos elementos que constitui o clima;
III unidade:

Compreender as formas da terra;
Estruturar as características do planeta ao longo do tempo através dos estudos das “ ERA” :
Estabelecer a relação dos diversos movimentos da terra em relação a vida:
Compara as formas do planeta depois da Pangeia e a Pantalassa;
IV Unidade:

Compreender a constituição da atmosfera terrestre:
Estruturar os elementos formadores da dependência que os seres humanos têm em relação a hidrosfera
Identificar a formação da litosfera;
Compreender a inter-relação dos continentes com a sociedade, cultural e política de cada um:;:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Lugares e modos de vida urbana e rural;
Problemas da cidade e do campo: serviço social e cidadania;
A singularidade das regiões brasileiras e suas diversas culturas;
O crescimento da população brasileira;
A singularidade das regiões brasileiras e a identidade nacional de cada um;
 População brasileira;
As atividades econômicas brasileira e a relação internacional;

 II unidade:
Estudos de mapas;
Aspectos naturais do Brasil;
Relevo
Hidrografia;
Clima
Vegetação

III unidade:
A geografia;
O ser humano e os movimentos da terra;
Acidentes geográficos física;
Atmosfera;
Litosfera;
Biosfera;

IV unidade:
O ser humano e a água;
Continentes;
América;
Europa;
Ásia;
África;
Oceania;
Antártica;

PROCEDIMENTOS:

Aulas expositivas:
 Debates:
Trabalhos:
 Aulas de vídeos:
 Dramatização:
 Seminários:
 Resumos:
 Leitura de imagens.
RECURSOS: Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO: atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Oliveira, C.Dicionário Cartográfico, Rio de Janeiro, IBJE 1980.
Correia, Roberto Lobato e organização espacial.8. Ed, São Paulo: ática, 2007.
Cavalcante,LS. Geografia, escola e construção do conhecimento. 2 ed. Campinas: Papirus,2000.

Fonte: Professora Fernanda FreireAtividades relacionadas ao Projeto Meio ambiente: Amiga lata, amigo rio" - Atividades com peixes e peixinhos

Para Celinha:

As atividades abaixo são todas relacionadas ao tema rio e peixinhos no rio.
São sugestões para todos os anos de escolaridade, dentro da temática do Projeto maior,  Meio ambiente "Amiga lata, amigo rio" e envolvem diversos conteúdos a serem trabalhados dentro do projeto.
















Anatomia dos peixes:








Cálculos orais - O professor dita um cálculo oralmente, 
os alunos vão respondendo dentro dos peixinhos. 



















Origami dobradura do peixe
















Recortar as tirinhas e deixar que montem e colem a palavra. 


Peixe feito com balão de encher:




Frases enigmáticas:



Atividade: Características dos peixes













Contando elementos dos conjuntos de peixes




Fixação do X - atividade


















Texto: O peixe pixote -  com interpretação: