OBJETIVO GERAL:
Formar um individuo confiante em sua capacidade de compreender e utilizar a linguagem própria da matemática: resolver problemas matemáticos do seu cotidiano: fazer relações, estimar, refletir sobre o seu próprio pensamento: estimular e calcular usando outros recursos além dos algarismos: interpretar e resolver problemas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Rever os conceitos referentes ao sistema de numeração decimal.conhecer as ordens de grandezas: interpretar os dados presentes em uma cena ilustrada: utilizar estratégias próprias de resolução de problemas: buscar um padrão numérico para resolver uma situação problema: ler e compreender dados apresentados em gráficos: retornar os conhecimentos prévios de operações matemáticas pra a resolução de uma situação problema envolvendo as quatro operações.
II unidade:
Reconhecer um numero natural como múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplos e divisores: utilizar critérios de divisibilidade, assim facilitando alguns cálculos: compreender e encontrar o maior divisor comum e o menor múltiplo comum e usar essas teoria para resolução de problemas. Conceituar números primos e decompor um numero natural em fatores primos: definir e reconhecer um polígono e conseguir classificá-lo: possa localizar pontos por meio de coordenadas cartesianas: ler e interpretar dados numéricos em textos: utilizar números racionais na forma fracionaria: em situações do cotidiano: efetuar as operações com números racionais na forma fracionaria: identificar frações equivalentes: explorar situações problemas que envolvem a noção de porcentagem.
III unidade:
Ler, escrever e representar na forma decimal, associando a medidas: identificar uso de números na forma decimal em situações do dia- a – dia: Associara números na forma fracionaria e na forma decimal; ler, interpretar e resolver situações problemas que envolvam as operações com numeros na forma decimal, calcular porcentagens expresssas na forma decimal: analisar e resolver problemas que usam dados representados em gráficos de linhas: compreender a relação entre diferentes unidades de medidas: resolver problemas que envolvam unidades de medidas e transformações. Calcular perímetro.
IV Unidade:
Desenvolver a idéia de paralelismo; identificar segmentos de reta, ângulos e seus elementos; compreender as idéias de reta e semi- reta, classificar e medir ângulos. Trabalhar com compasso: rever polígonos; resolver problemas por meio de probabilidade; entender o funcionamento do código de barras; compreender e identificar o significado de um centímetro, quadrado: Associara quilômetros quadrados e grandes áreas: resolver problemas que envolvam as medidas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Os números naturais;
A humanidade cria símbolos e regras;
A numeração egípcia;
A numeração dos maias;
A numeração dos Romanos;
A numeração dos Hindus;
Os números naturais;
Sistema de numeração decimal;
Novas ordens e uma nova regra;
Fazendo arredondamento;
Operações com números naturais;
Situação de adição - Propriedade da adição;
Situação de subtração;
Expressões Numéricas; envolvendo adição e subtração;
Usando uma calculadora;
Resolvendo problemas;
Situação de multiplicação – Fazendo combinações multiplicando um número por 10, por 100 e por 1000;
Expressões numéricas;
Resolvendo problemas; situação de divisão;
Multiplicação e divisão com calculadora;
Resolvendo problemas com as quatro operações
II Unidade:
.
Tópicos da geometria;
Sólidos geométricos;
Faces, arestas e vértices;
Figuras geométricas planas;
Segmento de reta;
Polígonos;
Estudando linhas;
Triângulos;
Quadriláteros;
Figuras circulares ( circunferência e circulo);
Ângulo reto;
Números e medidas;
Medindo comprimentos;
O sistema métrico decimal;
Medindo capacidade;
Medindo a massa de um corpo;
Medindo superfície;
Medindo o volume de um solido;
III unidade:
Divisores e múltiplos de um número natural;
Quando um número natural é divisível por outro;
Divisores de um número natural;
Números primos;
Decomposição de um número natural em fatores primos;
Múltiplos de um número natural;
Mínimo múltiplo comum;
Frações- A idéia de frações;
Frações que representam parte de uma figura;
Numerador e denominador: Os termos da fração;
Usando frações em outras situações;
Leitura de uma fração;
Determinando uma fração que representa parte de uma quantidade;
Conhecendo mais sobre frações;
Comparando frações com o inteiro;
Números mistos;
Frações equivalentes;
Simplificando uma fração;
IV unidade:
A representação decimal;
Décimos;
Centésimo;
Milésimo;
Representação decimal de números maiores que um inteiro;
Novas ordens no sistema de numeração decimal;
Comparando números escritos na forma decimal;
Situações de adição e subtração;
Multiplicando um numero natural por um numero decimal;
Multiplicando por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as porcentagens;
Divisão: quando o quociente é um numero decimal;
Dividindo por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as medidas;
Usando a calculadora;
Procedimento:
Aulas expositivas, propiciando discussões, debates numa expectativa de uma maior participação. Discussões em grupo; Atividades individuais de fixação e treinamento. Modelagem matemática; simulação de problemas. ( desenvolvendo estratégias) Atividades individuais de fixação e treinamento.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giovani, José Ruy: A conquista da matemática,5º ano/José Ruy giovani, José Ruy giovanny Junior- Ed. Renovada-são Paulo FTD, 2009.
Plano de curso 5º ano - Ciências
JUSTIFICATIVA:
O estudo da ciência, procura ensinar não somente preposições de diferentes disciplinas cientificas ( a astronomia, a biologia, a física, a química, a geologia e a meteorologia) mas também novas temáticas relacionadas as ciências da natureza, tais como as relações ciência –técnica.
OBJETIVO GERAL
Compreender idéias e conceitos relacionadas a formação e construção do universo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a formação e constituição do planeta terra e seus corpos;
Perceber que todas as pessoas são responsáveis pela conservação do ambiente, descobrir com a conservação do ambiente;
Associar o esqueleto a função de suporte do nosso corpo: compreender que os ossos e os músculos são os responsáveis pelos movimentos do corpo; Perceber a importância da coluna vertebral e do crânio como protetores do encéfalo e da medula espinhal, respectivamente, fixar hábitos para manter uma boa postura: identificar ossos dos membros superiores e inferiores: perceber a importância de ter uma boa dieta variada e equilibrada : compreender deferentes funções dos alimentos; citar exemplos de alimentos com função energética, construtora e renovadora;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Explorar é preciso;
Estudando a s áreas verdes;
Parques nacionais do Brasil;
Exploradores de terra;
Exploradores do universo;
II unidade:
O corpo dinâmico;
O corpo em movimento;
Por dentro e por fora do corpo;
Nossa alimentação;
Nosso estilo de vida e nossa saúde;
III Unidade
O corpo em mudança;
O corpo como você nunca viu;
Surgi um ser humano;
Já não sou mais criança;
Nosso corpo... Nossa sociedade;
IV Unidade
Um mundo de inovações;
Da combustão a poluição;
Tempos modernos;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas:
Debates:
Trabalhos:
Aulas de vídeos:
Dramatização:
Seminários:
Resumos:
Leitura de imagens.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Nigro, G. Rogério: Aprendendo sempre Ciências 5º ano- Rogério G. Nigro/ Maria Cristina da C. Campos/ editora ática, são Paulo,
Plano de curso 5° ano - História
JUSTIFICATIVA:
A noção de identidade em história é fundamental para a compreensão do meu “Eu” e a percepção do outro, integrando assim o entendimento de nossa evolução no tempo e no espaço,compreendendo que o homem é o agente principal da evolução da história da humanidade;
OBJETIVO GERAL:
Despertar no educando o interesse de compreensão do avanço da ciência e da tecnologia durante o século XX, estudando os principais aspectos da vida social e política de um tempo passado.;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Discutir e despertar a hipótese, que o Brasil já era habitado muito antes da chegada dos portugueses;
Conhecer o significado do acordo feito entre Portugal e Espanha;
Conhecer as sociedades indígenas brasileira em seus principais aspectos culturais:
II unidade:
Identificaras finalidades das expedições enviadas ao Brasil;
Conhecer os fatos históricos mais importantes dos primeiros governos;
Identificar as causas que levaram os holandeses invadir o Brasil;
Discutir as idéias de liberdade dos negros do quilombo;
Destacar com clareza os principais objetivos das Entradas e Bandeiras;
III unidade:
Identificar as principais causas na s províncias onde aconteceu às rebeliões do período colonial;
Reconhecer a importância dos negros para a sociedade brasileira;
Valorizar a contribuição das culturas Afra, para o desenvolvimento do nosso país;
IV Unidade:
Identificar os principais fatos históricos do período monárquico, que culminou com a Proclamação da República
Estabelecer a diferenças entre os dois período Monárquico e Republicano;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Nossa organização social
Um breve histórico das desigualdades sociais:
O nascimento do estado;
A organização;
A sociedade brasileira;
A diferença social no Brasil;
Empregos privados e públicos;
II unidade:
A globalização;
O código de defesa do consumidor;
Os servidores públicos;
Um retrato do trabalho no Brasil;
Família Real no Brasil;
Brasil livre de Portugal; O Império no Brasil;
III unidade:
Revolução de 30;
A Era Vargas 1930_1945;
A Era Populista, 1945-1964;
A Ditadura no Brasil 1964-1985
A Ditadura Militar 1964-1985
Nova República-1986;
Década de 90
Nossos Presidentes;
IV unidade:
As Regências;
As Principais forças política
Segundo Império;
Os bastidores da República;
Política Café com Leite;
As mudanças Sociais;
Coluna Prestes;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas
Trabalhos em grupos;
Seminários
Apresentação de Palestras
Simulados
Avaliação global;
Participação
RECURSOS: músicas, cartolina, cartazes, quadro pincel, livros, revistas, jornais, tevê, DVD, retroprojetor, som, tesoura e cola;
AVALIAÇÃO
Trabalho de pesquisas
Resenhas de filmes;
Apresentações de trabalhos;
Simulados
Avaliação global;
Confecções de cartazes;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Barbosa , Rogério de Andrade. História Africana para contar e recontar- São Paulo, Editora Brasil,2001.
Bueno , Eduardo A, viagem do descobrimento do Brasil- Rio de Janeiro: Objetiva 1998.
Plano de curso 5º ano - Geografia
JUSTIFICATIVA:
A geografia como disciplina escolar, tem como objetivo contribuir para formação integral dos educados. O papel dessa área do conhecimento é refletir, compreender, observar, interpretar e saber pensar e agir dentro de seu espaço
OBJETIVO GERAL
Compreender o espaço dentro das diferentes extensões territoriais, é o objetivo principal para o estudante dessa disciplina conhecer as diversidades de uma região.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Compreender os diversos lugares e modos de vida no estado urbano e rural;
Estruturara os problemas da cidade e do campo, serviços sociais e cidadania;
Estabelecer relação entre a singularidade geográfica das regiões brasileiras:
II unidade:
Compreender a constituição da linguagem cartográfica através dos mapas em suas leitura e interpretação;
Estruturar as diversas formas de relevo:
Analisar a geografia brasileira:
Estabelecer relações entre os diversos elementos que constitui o clima;
III unidade:
Compreender as formas da terra;
Estruturar as características do planeta ao longo do tempo através dos estudos das “ ERA” :
Estabelecer a relação dos diversos movimentos da terra em relação a vida:
Compara as formas do planeta depois da Pangeia e a Pantalassa;
IV Unidade:
Compreender a constituição da atmosfera terrestre:
Estruturar os elementos formadores da dependência que os seres humanos têm em relação a hidrosfera
Identificar a formação da litosfera;
Compreender a inter-relação dos continentes com a sociedade, cultural e política de cada um:;:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Lugares e modos de vida urbana e rural;
Problemas da cidade e do campo: serviço social e cidadania;
A singularidade das regiões brasileiras e suas diversas culturas;
O crescimento da população brasileira;
A singularidade das regiões brasileiras e a identidade nacional de cada um;
População brasileira;
As atividades econômicas brasileira e a relação internacional;
II unidade:
Estudos de mapas;
Aspectos naturais do Brasil;
Relevo
Hidrografia;
Clima
Vegetação
III unidade:
A geografia;
O ser humano e os movimentos da terra;
Acidentes geográficos física;
Atmosfera;
Litosfera;
Biosfera;
IV unidade:
O ser humano e a água;
Continentes;
América;
Europa;
Ásia;
África;
Oceania;
Antártica;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas:
Debates:
Trabalhos:
Aulas de vídeos:
Dramatização:
Seminários:
Resumos:
Leitura de imagens.
RECURSOS: Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO: atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Oliveira, C.Dicionário Cartográfico, Rio de Janeiro, IBJE 1980.
Correia, Roberto Lobato e organização espacial.8. Ed, São Paulo: ática, 2007.
Para Celinha:
As atividades abaixo são todas relacionadas ao tema rio e peixinhos no rio.
São sugestões para todos os anos de escolaridade, dentro da temática do Projeto maior, Meio ambiente "Amiga lata, amigo rio" e envolvem diversos conteúdos a serem trabalhados dentro do projeto.
Anatomia dos peixes:
Cálculos orais - O professor dita um cálculo oralmente,
os alunos vão respondendo dentro dos peixinhos.
Origami dobradura do peixe
Recortar as tirinhas e deixar que montem e colem a palavra.
Peixe feito com balão de encher:
Frases enigmáticas:
Atividade: Características dos peixes
Contando elementos dos conjuntos de peixes
Fixação do X - atividade
Texto: O peixe pixote - com interpretação: