A importância do "Cantinho da Leitura" na creche
Muitos professores de creche têm escrito para o Espaço Educar perguntando se é necessário montar um "Cantinho da Leitura" na salinha da creche. Sim! A resposta é que o contato com os livros deve ser incentivado desde sempre. É importante organizar um espaço onde as crianças possam ver, tocar e por que não morder os livros? (falo de livros plásticos ou de borracha). Sem falar nos livros de tecido, livros de texturas, que podem desenvolver percepção tátil e proporcionar experiências sensoriais novas.
Organize um espaço forrado, onde elas possam engatinhar, andar, rolar, sem perigo e sem cair e deixe os livros onde possam pegar, tocar, brincar (por que não?) observar gravuras, sentir texturas, mostrar ao colega, ao professor, pedir que leia, um local aconchegante, onde possam desde já associar leitura ao prazer. E que seja colorido, bonito, enfeitado, um verdadeiro "cantinho mágico" onde ela realmente goste de estar!
De acordo com a psicolinguista Emilia Ferreiro, as crianças, mesmo não alfabetizadas, devem ter contato com a linguagem escrita.
O contato com os livros abre um leque de possibilidades, convivência, toque, linguagem oral, percepção tátil, observação de semelhanças e diferenças de acordo com as gravuras, conhecimento de mundo, pois as histórias tratão para elas experiências diferentes daquelas que vivem ou conhecem. Sem contar que o desenvolvimento da linguagem oral estará presente todo o tempo, pois a criança desejará partilhar com o colega o livro que gostou, mesmo que seja através de balbucios, ela irá apontar gravuras, e quando o adulto responsável estiver lendo deve demonstrar emoções, sentimentos, ler vivenciando.
Enfim, mãos a obra! Vamos preparar o cantinho da leitura dos pequenos da creche e colocar nele muitos livrinhos coloridos, alegres e de acordo com a faixa etária destes pequeninos.
Veja abaixo algumas sugestões para organizar o Cantinho da Leitura em sua escola:
Pode haver um mural de tecido com bolsinhos como o abaixo, onde ficam os livrinhos, em fácil acessoa e é fácil de confeccionar.
As caixas enfeitadas também ficam lindas. A questão negativa é que, logicamente, os bebês vão querer morder, rasgar as caixas. Mas para outras faixas etárias elas são uma boa opção.
Utilizar cestas é prático e fácil, pois não será necessário ficar colocando os livros em ordem sempre, haja disposição!
Aqui foi feito um varal de livrinhos. Pendurar os livros no varal também é uma ótima atividade!
Um "lugar para se esconder" como uma casinha ou espaço onde possa entrar para ler pode ser instigante!
Painel polvo matemático educativo - Atividade para ensinar números e numerais
Uma idéia colorida, divertida e educativa: um painel polvo, através do qual se pode trabalhar número e numeral de forma significativa e divertida. Sem as tradicionais e maçantes cópias, a criança pode associar quantidades a símbolos.
Monta-se um painel de polvo. Na parte de baixo da cabeça você escreve os números. Até que número? até o que você deseja trabalhar com a turma. Na imagem, fizeram até o número 8, mas você pode ir além.
Em seguida, será preciso recortar tentáculos ou as pernas do polvo. Eles terão velcro colado nas pontas para que possam ser grudados pela criança no número correto. Coloque velcro no mural, logo abaixo de cada número. Você compra velcro a metro em papelarias ou casas de tecido.
Cada tentáculo traz colados botões com as quantidades ou numerais. Você pode colar botões, bolinhas de papel, eva etc.
É a criança quem irá fixar os tentáculos aos lugares corretos, fazendo associações, pedindo ajuda, brincando com os amigos!
Você pode, por exemplo, deixar os tentáculos virados para baixo, sobre a mesa e pedir que cada aluno retire um e coloque no lugar certinho. Observe que se você contextualizar o jogo, ele ganha sentido. Pode ser contada uma historinha sobre um polvo. Clique aqui e veja uma.
Na hora de guardar os tentáculos, nada melhor que este envelope, colado ao mural:
Nenhum comentário:
Postar um comentário