"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 20 de abril de 2013


PLANO DE AULA SOBRE LEITURA PARA A PRÉ-ESCOLA

PLANO DE AULA

CONTEÚDOS
- Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.
- Valorização da leitura como fonte de prazer e cultura na escola e na comunidade.
- Envolvimento de crianças, pais e comunidade em situações de leitura.

ANO:  Pré-escola.

TEMPO ESTIMADO: Dois meses.

OBJETIVOS
-Estimular nas crianças o prazer de ler antes da alfabetização.
-Aproximar a escola e a comunidade por meio da leitura.
-Formar leitores competentes.

MATERIAL NECESSÁRIO
Gibis variados, com o máximo possível de exemplares repetidos, cartolina, tesoura, transparências e retroprojetor.

DESENVOLVIMENTO

1º ETAPA

Reúna as crianças e pergunte quais personagens elas conhecem. Discuta as principais características de cada um e apresente algumas informações comportamentais e físicas. Depois dessa conversa inicial, mande um bilhete aos pais ou fale com eles sobre a importância do projeto. Aproveite para convidá-los a participar. Uma das maneiras é pedir a doação de gibis. Ao receber as doações, catalogue e organize-as por título para ficar mais fácil encontrar o desejado. Assim estará montada a gibiteca. Para animar a garotada e controlar os empréstimos, faça carterinhas de sócios para todos. Anote as datas de retirada e de devolução. Aproveite os momentos de organização do acervo para ensinar a manusear o material corretamente: as páginas devem ser viradas com cuidado e com as mãos limpas para não rasgar nem amassar. Explique que é preciso se comprometer a devolver o gibi na data estipulada para que outros colegas possam ler depois.

2º ETAPA

Prepare transparências com algumas sequências e apresente as histórias com a ajuda de um retroprojetor. Faça uma máscar de cartolina para cobrir os quadrinhos, pois o ideal é mostrá-los uma a um. Dessa maneira, todos vão fazer uma observação minuciosa das expressões fisionômicas dos personagens e dos detalhes das cenas. Chame a atenção para o formato dos balões e as onomatopéias. Depois de analisar cada um, pergunte: " O que será que vem no próximo?" , para estimular as crianças a antecipar o enredo. Depois, leia o texto completo para a turma entender a sequência.

3º ETAPA

Para a leitura compartilhada distribua exemplares do mesmo gibi para que todos possam acompanhar a história individualmente, em duplas ou trios. Depois que a turma tiver um bom repertório, escolha uma das histórias, recorte os quadrinhos e embaralhe-os. Organize a sala em grupos e distribua um montinho com uma sequência completa para cada um. O desafio é remontar na ordem correta.

4º ETAPA

Repita os momentos de leitura várias vezes durante a semana.
O ideal é fazer disso uma atividade permanente durante o ano. Uma idéia é levar os pequenos para ler no parque. Outra, espalhar colchonetes e deixá-los curtir os quadrinhos a vontade.

AVALIAÇÃO

Para saber se os objetivos foram alcançados, observe se depois dessas atiidades as crianças buscam espontaneamente a leitura de gibis e com que frequência, se comentam as histórias preferidas e se adquiriram o hábito de levá-los emprestados para casa.

PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA











































PLANO DE AULA CIÊNCIAS


Plano de aula para trabalhar a composição da luz, cores primárias, cor luz e cor pigmento, com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental.


PLANO DE AULA CIÊNCIAS

ESCOLA NOVA EDUCAÇÃO

Curso: Ensino Fundamental

Disciplina: Ciências. Série: 3º ano

Data: Tempo previsto: 5 h/a

Professor:

Tema: Preservação do Meio Ambiente.

Objetivo Geral: Estimular hábitos corretos, preservação e conservação dos bens naturais.

Objetivo Específico:
1º Perceber as conseqüências que nossos atos causam ao meio ambiente;
2º Ampliar os conhecimentos sobre a natureza;
3º Organizar os conhecimentos e reconhecer o que causa danos ao meio ambiente;
4º Valorizar a preservação dos rios, das matas e dos recursos naturais;
5º Descrever situações conhecidas de poluição e reciclagem.

Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Oralidade, leitura.

Encaminhamento metodológico: O conteúdo será trabalhado a partir de uma história em quadrinhos sobre poluição, água, rios, lixo, reciclagem e formação de hábitos em relação ao meio ambiente. Será exposto aos alunos fotos de rios poluídos, desmatamentos, derretimento das geleiras, sendo abordado sobre a importância de manter os rios limpos favorecendo a nossa saúde, dos animais e do meio ambiente. Comentar sobre as conseqüências da poluição. Após será enfatizado também sobre a importância da água potável para a sobrevivência dos seres vivos em geral. Em seguida será trabalhado sobre o destino correto do lixo para a não poluição, a importância da reciclagem e formas de reaproveitamento, onde será realizado o processo da reciclagem artesanal do papel, com a participação de todos os alunos. E por ultimo será aplicado um questionário oral para verificação da opinião dos alunos em relação ao meio ambiente.


Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Fotos, revistas, história em quadrinhos, atividades impressas e quadro.

Procedimentos de avaliação: A avaliação será contínua e também através do que foi descrito no questionário oral, convivência na escola para perceber se o aluno:
1º Reconhece situações de poluição;
2º Descreve com coerência o que realmente acontece com o meio ambiente;
3º Valoriza os cuidados com o meio ambiente;
4º Observa o ambiente que convive especialmente em casa e na escola;
5º Manifesta atitude e interesse em ajudar e preservar o meio ambiente;
6º Contribui para a limpeza, conservação e manutenção do ambiente que freqüenta.

Tema da próxima aula: Solo.

Referencial bibliográfico: SAMPAIO, Francisco Azevedo de Arruda. Caminhos da Ciência: uma abordagem sócioconstrutivista. São Paulo: IBEP, 2001.

PLANO DE AULA GEOGRAFIA

PLANO DE AULA.

Curso: Ensino Fundamental.

Disciplina: Série: 4º série.

Data: Tempo previsto: 5 h/a.

Professor:

Tema: Urbanização.

Objetivo Geral: Fornecer elementos críticos que auxiliem a compreensão da formação da cidade e seu desenvolvimento.

Objetivo Específico:
1º Caracterizar a urbanização;
2º Verificar o significado de ser urbano no Brasil;
3º Compreender como a cidade se desenvolve;
4º Analisar a interferência do homem na construção do meio.


Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Será realizada uma pesquisa com os alunos e seus pais e utilização do texto “Cidades: a urbanização da humanidade”.


Encaminhamento metodológico: No dia 20/10/2008 será elaborado um questionário aos alunos, onde responderão com a ajuda de seus pais, que será entregue a professora na aula do dia 23/10/2008. No questionário estarão as seguintes perguntas: Seus pais vieram de que cidade? E seus avós? Por qual motivo? Quantas pessoas vieram com você? Qual a profissão dos seus pais? Em que cidade você nasceu? Seus pais sempre moraram na zona urbana?
No dia 23/10/2008 às 07:20 - 08:20: Com as perguntas respondidas será feita uma dinâmica que aproximará as crianças que tem respostas semelhantes. 08:20 - 10:30: Com a formação dos pequenos grupos cada um simbolizará a formação de uma cidade construindo uma maquete tendo por base as seguintes perguntas: Como será o nome dessa cidade? Qual seria a primeira indústria que se estabeleceria nela? Quantas pessoas trabalhariam na indústria? Quantas escolas seriam construídas inicialmente? Qual seria o número de habitantes? Como seria o planejamento das vias urbanas e a criação dos bairros? Na área da saúde no que seria investido?
10:30 – 11:30: Após a construção da maquete a professora estará estabelecendo um diálogo com os alunos utilizando o texto “Cidades: a urbanização da humanidade” que abrangerá a importância da urbanização, como se formaram as primeiras cidades. Após o diálogo, faremos um passeio na região próxima à escola, tendo por objetivo verificar a área urbana construída próxima a escola.




Recursos didáticos: Isopor, caixas de leite, caixas de sapato, tinta guache, cola, tesoura, pincel, folhas de sulfite, espuma, erva, palitos de picolé, palitos de dente, linha, miniaturas de carrinhos e pessoas, canetão, café solúvel.


Procedimentos de avaliação: Com o objetivo de verificar o comprometimento do aluno, a avaliação terá inicio com a resolução do questionário; em seguida será verificado o nível de entendimento sobre o tema com base na participação no planejamento e construção da nova cidade e analisar os diferentes conhecimentos adquiridos pelos alunos e os pontos que cada um considera mais interessante através de uma redação sobre o surgimento de uma cidade e seu desenvolvimento industrial.

Tema da próxima aula: As desigualdades sociais dentro de uma mesma cidade.



Referencial bibliográfico: MARINA, Lúcia. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2002.


Plano de aula de Português

ESCOLA NOVA EDUCAÇÃO
Curso: Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa Série: 1º ano
Data: Tempo previsto: 8 h/a
Professor:
Tema: Alfabeto: letra R.
Objetivo Geral: Introduzir a letra R, seu traçado manuscrito e o seu reconhecimento.
Objetivo Específico:
1º Ensinar a letra "R", enfatizar o seu manuscrito, mostrando as formas de escrita ( maiúscula e minúscula);
2º Contribuir para a apropriação do código no que diz respeito a sonorização e a ortografia;
3º Desenvolver a atenção, possibilitando o reconhecimento da palavra;
4º Despertar no aluno novas descobertas, utilizando o resgate do lúdico na sala de aula.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Atividades práticas, textos, exercícios, leitura e escrita.
Encaminhamento metodológico: Será reforçado o alfabeto no início de cada aula, identificando a letra e seus sons. Então os alunos farão uma atividade na qual deverão completar a centopéia com as letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto. Em seguida será abordado a letra "R" e sua família (ra, re, ri ,ro e ru) com letras minúsculas e maiúsculas, letras de forma e cursiva. Logo, será feita uma atividade de leitura coletiva de um texto e serão respondidas algumas perguntas oralmente sobre ele. Após, treinarão o traçado da letra r minúscula e maiúscula cursiva. Em seguida será feita uma atividade em que os alunos formarão palavras começadas em (ra, re, ri, ro e ru) juntando com sílabas que estão dentro de um circulo.
Na segunda aula será desenvolvido um exercício em que os alunos deverão completar com vogais as palavras começadas em r e em seguida fazer um desenho correspondente a cada palavra. Após, irão identificar um objeto estranho em cada ilustração, circula-lo e fazer uma frase com o nome desses objetos. Depois irão procurar em revistas, palavras que comecem com ra, re, ri, ro e ru.
A terceira aula começará sendo reforçado o alfabeto e os sons das letras e logo em seguida irão copiar a família do r, primeiro em minúsculas e depois com a inicial em maiúscula. Após, os alunos irão completar uns quadrinhos, substituindo as letras para formar palavras. Em seguida será contada uma historinha da "Mônica" e realizado um exercício completando os espaços vazios de acordo com a história, enfatizando a letra "r".
Na última aula será exposto o texto " O rato roedor" e será realizado uma cruzadinha de acordo com o texto. Em seguida será realizado uma atividade "ludo ortográfico", abordando as letras, as palavras e a leitura.
Recursos didáticos: Revistas, cartaz, textos, atividades impressas e quadro.
Procedimentos de avaliação: Desenvolvimento do aluno em relação ao tema e o seu interesse em realizar as atividades.
Tema da próxima aula: Letra S
Referencial bibliográfico:
BRAGANÇA, Angiolina Domanico, BRAGANÇA, Isabella Carpaneda. Porta Aberta: Altabetização. São Paulo: FTD, 2005.
VALADARES, Solange. Alfabetização Divertida. Belo Horizonte: Fapi, 2002.

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