Na pré-alfabetização
A sequência de imagens dos quadrinhos permite que a criança compreenda
o sentido da história antes mesmo de aprender a ler.
Ao fazer isso, ela organiza o pensamento, exercita a capacidade de observação e interpretação e desenvolve
a criatividade.
Na fase de pré-alfabetização, o contato com os gibis
também ajuda a criança a se familiarizar com as letras.
No processo de alfabetização
A ordem lógica dos quadrinhos serve de apoio para que
a criança decifre o que está escrito e supere a dificuldade
de fluência, típica de quem acabou de se alfabetizar.
Outro fator positivo é que a letra maiúscula usada nos
balões facilita a leitura. Para quem está aprendendo a ler, letras minúsculas podem ser mais difíceis de decodificar, principalmente aquelas que têm traçados semelhantes,
como q, p, d e b.
Despertar o interesse das crianças
A leitura de gibis é uma atividade lúdica para as crianças, que naturalmente
se identificam com a linguagem dos quadrinhos e,
muitas vezes, estabelecem uma relação
afetiva com seus personagens.
Estimular o hábito da leitura
Um bom modo de estimular um hábito é enfatizando o
seu lado prazeroso.
No caso dos quadrinhos, os textos rápidos associados
com imagens, os elementos gráficos e a identificação
com os personagens são alguns dos elementos que tornam a leitura agradável.
Isso pode encorajá-las a ler textos cada vez mais complexos. Alguns pesquisadores defendem que os leitores de quadrinhos também acabam se interessando por outros gêneros de texto.
Exercitam diferentes habilidades cognitivas
A leitura de histórias em quadrinhos é um processo bastante complexo. É preciso decodificar textos, imagens, balões, onomatopeias e, muitas vezes, recursos de metalinguagem. Além disso, induz a uma habilidade chamada inferência,
que é a capacidade de concluir coisas que não estão escritas. Nas HQs,
por exemplo, o leitor deduz a ação que é omitida entre
um quadrinho e outro.
Tudo isso demanda um trabalho intelectual.
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