"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 9 de maio de 2013


OLHA QUE DELICIA DE SUSHI


INGREDIENTES

3 xícara (chá) de arroz japonês
3 ½ xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de Su
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de saquê
10 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 quadrado de alga (aprox. 8cm)
1 alga (aprox. 5 cm)
1 fatia média de peixe de sua preferência

Acessórios necessários:
Faca (bem afiada)
Sushimaki, sudare ou MaKisu (esteira de bambu)
Tábua
Espátula de bambu

MODO DE PREPARO

Arroz:
Lavar bem o arroz e deixá-lo de molho na água por 1 hora. Em seguida, limpe a alga com um pano levemente úmido, corte com uma tesoura em tiras e leve ao fogo junto com o arroz e o saquê. Retire a alga, assim que o arroz começar a ferver. Em fogo baixo, deixe o arroz ferver por mais 10 minutos. Misture o sal, Su e açúcar, mexendo o arroz com uma espátula de bambu até esfriar.

Peixe:
Utilizando uma faca bem amolada, corte o peixe de sua preferência, nivelando o filé, cortando-o ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, corte as fatias em formatos retangulares, de preferência, um pouco maior que o rolinho de arroz.

Montagem:
Sobre a esteira de bambu, coloque a folha de alga. Em seguida, despeje por cima da alga uma cama de arroz, com cerca de 1cm de altura, deixando alguns fossos para cobri-los com o recheio- peixe. Com o auxílio da esteira, enrole a alga fazendo um pouco de pressão.
Para fixar as extremidades abertas, umedeça as folhas das algas.
Veja o passo-a-passo:
Sushi Sushi
Duas formas de sushi montadas sobre a esteira de madeira.
Sushi com salmão, sem alga. Sushi com salmão, sem alga.
Sushi com salmão, sem alga.

Dica do chef: Sirva o sushi regado a molho de soja, fatias de gengibre agridoce, gergelim e wasabi.
Restaurante Wakai Sushi - http://www.wakaisushi.com.br


Tronco de Natal


INGREDIENTES

Massa:
4 gemas
140 g de açúcar
60 g de farinha de trigo
40 g de amido de milho
50 g de manteiga derretida
4 claras batidas em neve
Creme:
500 g de purê de castanhas portuguesas (castanhas portuguesas cozidas na pressão e depois descascadas e amassadas)
250 g de manteiga amolecida
3 colheres (sopa) de conhaque (ou rum)
Calda:
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de conhaque (ou rum)
Glacê
50 g de chocolate meio amargo

MODO DE PREPARO

Em uma tigela bata 4 gemas com açúcar até ficar claro (5 minutos). Adicione a farinha de trigo, amido de milho e a manteiga derretida e mexa bem. Junte as claras em neve e misture delicadamente.
Em uma assadeira retangular (40 cm x 25 cm) forrada com papel-manteiga untado, despeje a massa e leve ao forno por 20 minutos a 180 °C (forno preaquecido) até que a massa fique um pouco dourada. Desenforme o bolo sobre um pano úmido (numa superfície lisa) e retire o papel-manteiga. Deixe esfriar (30 minutos).
Enquanto o bolo esfria, misture no processador (ou à mão) o purê de castanha com a manteiga amolecida. Depois junte o conhaque e misture bem. Reserve.
Faça uma calda com 100 g de açúcar numa panela e deixe até que comece a ferver. Adicione o conhaque e misture bem. Borrife esta calda em todo o bolo já frio.
Com uma espátula espalhe do creme sobre a massa. Enrole como um rocambole e passe papel filme por todo o rocambole para ficar bem firme. Deixe descansar para firmar.
Depois de firme, espalhe o restante do creme misturado com 50 g de chocolate meio amargo derretido por todo o rocambole. Se desejar, faça desenhos para lembrar um tronco de árvore. Deixe por 12 horas na geladeira antes de servir.
Tempo de preparo: 1h


Moqueca Capixaba


INGREDIENTES

Moqueca
1,3 kg de badejo em postas (2 postas grandes)
1 colher (sopa cheia) de alho
Suco de 1 limão
4 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
350g de cebola picada (3 cebolas pequenas)
700g de tomate picado (3 tomates)
1 maço de coentro picado
5 colheres (sopa) de tintura de urucum
Tintura de Urucum
450 ml de óleo
125g de urucum
Pirão
300g de peixe desfiado
400g de tomate picado
100g de cebola picada
1 colher (sopa) de alho
5 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de coentro picado
2 colheres (sopa) de tintura de urucum
Suco de 1 limão
800 ml de água
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Moqueca
Tempere o badejo em postas com o alho, suco de limão, azeite, sal a gosto e deixe marinando por no mínimo 30 minutos.
Coloque numa tigela as cebolas picadas, o tomate picado e metade do maço de coentro picado e misture.
Regue com um fio de azeite uma panela de barro grande e coloque ¾ da mistura de tomate e cebola (feito acima). Sobre a mistura arrume as postas de peixes uma ao lado da outra (é importante que as postas não fiquem uma por cima da outra).
Cubra o peixe com o restante da mistura de tomate e cebola, regue com 5 colheres (sopa) de tintura de urucum e leve ao fogo alto por cerca de 30 minutos com a panela tampada. Retire do fogo, salpique a outra metade do maço de coentro picado e sirva em seguida acompanho de pirão e arroz branco.
Tintura de Urucum
Numa panela coloque o óleo e o urucum e leve ao fogo alto até ferver. Após ferver, abaixe o fogo e deixe aquecendo por mais 30 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e peneire.
Pirão
Numa panela coloque o peixe desfiado, o tomate sem sementes picado, cebola picada, alho, azeite, 2 colheres (sopa) de coentro picado, tintura de urucum, suco de limão, água e sal a gosto e leve ao fogo médio até sumir os temperos (aprox. 15 minutos).
OBS.: O peixe desfiado é feito cozinhado a cabeça do peixe em água com um pouco de limão. Em seguida escorra a cabeça e separe a carne.


Moqueca de Camarão do Boca de Galinha


INGREDIENTES

10 pimentas malaguetas
½ colher (sopa) de sal
½ xícara (chá) de coentro picado
3 tomates bem maduros picados
Suco de 2 limões pequenos
1 kg de camarões médios limpos
400 ml de leite de coco
2 cebolas médias cortadas em cubos grandes (350g)
5 colheres (sopa) de azeite de dendê
100g de farinha de mandioca (1/2 xícara de chá)

MODO DE PREPARO

Com um pilão amasse as pimentas malaguetas com o sal. Reserve.
Numa panela, fora do fogo, coloque o coentro picado, os tomates bem maduros picados, o sal de pimenta (reservado) e suco de limão e amasse um pouco os tomates na panela com o socador (do pilão) só para facilitar desmanchar. Junte os camarões médios limpos e reserve ainda fora do fogo.
À parte, bata no liquidificador o leite de coco e as cebolas médias cortadas em cubos grandes (350g) até ficar um creme e despeje sobre o camarão da panela (reservado).
Para aproveitar todo o creme de coco com cebola que sobra no liquidificador coloque um pouco de água no copo do liquidificador, mexa e despeje na panela.
Na panela adicione o azeite de dendê, misture e leve para o fogo alto e deixe sem mexer até o coentro escurecer (aprox. 15 minutos). Prove o tempero e sirva em seguida em panela de barro quente acompanhado de pirão e arroz branco.
Pirão
Assim que o coentro escurecer retire mais ou menos 3 xícaras (chá) do caldo da moqueca, transfira para uma panela, fora do fogo, coloque um pouco de água (aprox. ½ xícara), junte a farinha de mandioca (1/2 xícara de chá) e leve ao fogo médio, mexendo sempre até o pirão soltar do fundo da panela (mais ou menos 3 minutos). A água é adicionada para que a farinha não empelote









Nenhum comentário:

Postar um comentário