PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ-ESCOLAR
Matemática
SERVIÇO PÚBLICO
MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE / ANO:
Pré-escolar TURMA:A TURNO: M
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Construção e apropriação do conhecimento matemático pelo aluno usando
vocabulário fundamental e
Associação do numeral à quantidade e de símbolos
impressos. Desenvolvimento dos números naturais nas operações fundamentais e
a ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio construtivista.
|
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever,
representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas
conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela
e diferentes representações matemáticas.
|
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando
hipóteses sobre elas, com base na
observação de regularidades
, utilizando- se da linguagem oral, de
registros informais e da linguagem matemática.
|
Conduzir o estudante aos
conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e
perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática e estimulando
a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da
capacidade para resolver situação
problema.
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
|
CONTEÚDOS DA
UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
*Maior ou menor
grande ou pequeno;
*Alta e baixa curta
ou comprida;
*Grosso, fino, largo
e estreito;
*Noção de
quantidade;
*Perto ou longe;
*Números Naturais;
*Direita e esquerda;
*Os vizinhos.
|
*Na frente de , ou
atrás de;
*Em cima, em
baixo;*Conjuntos;
*Maior e menor;
*Jogos;
*Família dos
números;
*Linha reta e linha
curva;
*Linha aberta e
linha fechada.
|
*Formando pares;
*Números pares e
ímpares;
*Números ordinais;
*Símbolos
*Noção de dezenas e unidades ;
*Adição;
*Ordem crescente e
decrescente.
|
*Adição de dois
números;
*Sequência dos
números de 0 a 90;
*Noção de subtração;
*Medida de
capacidade;
*Medida de tempo;
* Medida de massa.
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: Pré-escolar Matemática/ Arnaldo Bento Rodrigues,
Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli
Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL, Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria
de Educação Fundamental I. Ensino de
primeira à quarta série –Brasília :
MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)-
Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|
Língua Portuguesa
PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa SÉRIE / ANO:Pré-escolar TURMA:B TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
•Ampliar a
coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança e
desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos
reconhecendo a leitura e escrita das vogais ,encontros vocálicos e do alfabeto e incentivar o
gosto pela leitura, histórias e escrita.
|
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o
pensamento lógico e posicionar – se de maneira criativa,
responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o
dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
aprimorando o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de
fixação e desenvolvendo o interesse pelas descobertas por meio de situações
concretas na sala.
|
•Participar das atividades com
interesse e satisfação e despertar o interesse pelas descobertas feitas
durante as atividades questionando sobre a realização da mesma e
experimentando atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação,
respeito mutua solidariedade e outros valores humanos de relevância social.
|
•Ampliação gradativa de suas
possibilidades de comunicação e expressão e na construção de textos orais e
escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e
sequência lógica.
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As aulas serão
desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: Cantinho da leitura , Historinhas
,Dinâmicas diversas, Poesias Livro didático , Revistas ,Conversa
informal, Jornais ,Quadro e giz ,Gibis
Alfabeto móvel ,Jogo das letras.
***********************
AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
-Contínua, diagnóstica,
formativa por meio de: Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas
de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando
novos conhecimentos. Correção das lições e atividades. Verificação da
aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades,
exercícios de grafismo e através de
uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.
|
CONTEÚDOS DA
UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
*As vogais ;
*Juntando as vogais;
*As consoantes;
*Lendas;
*Colagem;
*Letra inicial das
palavras;
*Jogo das vogais;
*O alfabeto
maiúsculo e minúsculo.
|
*As famílias
silábicas;
*Linguagem oral;
*Histórias;
*Poemas;
*Junção das vogais;
*Adivinhações;
*Separação de
silabas;
*Ditado de letras
estudadas;
*Consoante B-b ; C-c
; D-d ; E-e ; F-f ; G-g ; H-h ; I-i ; J-j .
|
*Leitura oral;
*Ordenação de
silabas;
*Trava línguas;
*Nome próprio;
*Boas Maneiras;
*Palavras que rima;
*Texto com
ilustração de desenho.
|
*Junção de silabas;
*Masculino e
feminino;
*Singular e plural;
*Aumentativo e
diminutivo;
*Leitura de rótulos;
*Construção e
formação de frases.
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 1° ano
língua portuguesa/ Arnaldo Bento
Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil,
Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|
PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE / ANO:
Pré-escolar TURMA:A TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o
ser humano parte integrante e agente
de transformações do mundo em que vive.
|
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para
problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em
prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
escolar,
|
• saber utilizar conceitos
científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço,
tempo, sistema, equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações,
experimentações, registros, para coleta, organização, comunicação e discussão
de fatos e informações.
|
desenvolver no aprendizado escolar
a comunicação de modo oral, escrito e por meio de experiências usando
perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões
e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias a partir de
elementos das Ciências Naturais.
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As aulas serão
desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da
leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa
informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos
,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros literários ,desenho
livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches - -colagem
recortes –apresentações –teatro e experiências
***********************
AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
Será
Através do conhecimento diagnosticando os níveis de desenvolvimento, observando diariamente as atividades
de sala, participação, interação e organização, relatório escrito.
|
CONTEÚDOS DA
UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
*Higiene do corpo;
*Conhecendo o nosso
corpo;
* O ambiente;
*Os seres e o
ambiente.
|
*Como nascem os
animais;
*Como se alimenta os
animais;
*Diferença entre os
animais;
*Animais que
prejudicam o ser humano.
|
*Animais úteis ao
ser humano;
*Animais domésticos
e silvestres;
*Os 5 sentidos ;
* Alimentação;
|
*Saúde e cuidado com
o ambiente;
*Preservação de
doenças;
*A natureza.
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: Ciências-
Pré-escolar / Arnaldo Bento
Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil,
Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|
PROFESSOR(A): Ana
DISCIPLINA: Historia e Geografia SÉRIE / ANO: Pré-escolar TURMA:A TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Desenvolvimento de uma imagem
positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando
o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas
limitações e situar-se no espaço/tempo através de interação física e social e
intelectual.
|
Reconhecer os problemas sociais
do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e
busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico e
geográfico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente
pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
|
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de
cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os
cuidados
que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
|
•Reconhecer algumas permanências e transformações sociais,
econômicas e culturais ,historicamente e geograficamente ,nas vivências
cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo
espaço de convivência
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
As aulas serão
desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da
leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa
informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos
,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros
literários
,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção
de texto -colagem recortes –apresentações -teatro
***********************
AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
Contínua, diagnóstica, formativa por meio de: Criatividade
e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade,
interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos. Correção das
lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e
assimilação das atividades, exercícios
de grafismo e através de uma ficha de observações que será entregue na
escola todo Bimestre.
|
CONTEÚDOS DA
UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
*Eu sou assim .
* Você e sua
história ;
*Você e seu corpo ;
*Você nasceu ;
*Eu e os outros ;
*Quem é você ;
|
*Seus documentos ;
*A moradia ;
*Arvore Genealógica
;
*Datas
comemorativas
|
*Os comandos da
casa ;
* A rua e o bairro ;
* A vizinhança ;
* Respeitando as
diferenças ;
* Ir a escola ;
|
*O caminho para a
escola ;
* Meio de
transportes ;
* Direito e deveres
na escola ;
* Meio de
comunicação
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas
|
REFERÊNCIAS
|
MAESTU, Juliana.
Projeto Buriti: historia e geografia Pré-escolar\ organização Editora
moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental I. Ensino de primeira
à quarta série –Brasília : MEC/SEF,
1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova
Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA: Arte SÉRIE / ANO:
Pré-escolar TURMA:A TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
||||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
|
• Utilizar a linguagem
artística do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo
o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, que
desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e
harmonia.
|
Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno,
respeitando suas naturais limitações e
desenvolvendo habilidades e formas próprias desenhando, pintando,
construindo e modelando. Usando o
domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos com técnica e
habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia
|
• Desenvolver o interesse pelas
descobertas através da arte por meio
de situações concretas na sala e experimentando atividades com música
,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que
promovam a socialização entre todos.
|
Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo
e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando
maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte.
|
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
||||
O Ensino de Artes realizará
as metodologias como: confecção
de cartazes, cartões, , recortes, colagens e pinturas.•Serão utilizados
materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e
dramatizações ,músicas e danças. Resgate às cantigas de roda em brincadeiras
que promovam a socialização. Textos mimeografados, digitados, xerocados e no
quadro de giz. CDs áudio; CD ROM; Aparelho de som;Vídeo (filme); Músicas;
Letras de músicas; Jogos variados ;tintas guaches e lápis de cor e hidrocor.
***********************
AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
||||
Avaliação será contínua, através da observação diária da
criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
com a professora . O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que
será entregue na escola todo Bimestre.
|
||||
CONTEÚDOS DA
UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
•O fazer artístico
•Reflexão-sobre um
desenho
•Apreciação-fotos e
quadros
•Observação e
reprodução de fotos e paisagens;
•desenhos, pinturas,
colagens, modelagens a partir do seu repertório;
•Forma pessoal de
expressão;
•Criatividade;
•Concentração no
trabalho;
|
- Pintura livre com pincel
- Desenho livre e
dirigido
- Cores primarias e
Cores secundárias
-Cores terciárias
e Cores quentes
- Cores frias e
Cores neutras
- Dobradura e
recorte
- Colagem de
diversos materiais
- Perfuração e
alinhavo
- Trabalhos com
sucata
- Exposição de
trabalhos
- Discriminar sons
do ambiente
- Sons diferentes a partir
de instrumentos musicais
- Canções com
expressão corporal
|
Filmes com narração
musical e conversar sobre os mesmos
- Canções com
expressões corporais
- Sonorização de
histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com
sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas
comemorativas;
-Teatro e
dramatizações;
-Desenho, pintura,
dobradura, recortes colagem;
-Expressão corporal
– danças;
|
Familiarizar-se com
a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de
roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que
envolvam força
- Mudanças corporais
( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para
desenvolver a lateralidade
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fábulas
|
REFERÊNCIAS
|
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Arte / Secretaria de
Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série – Brasília :
MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES, Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte
Assim eu Aprendo-
Arte / (exemplar próprio).
|
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário