Projeto Fábulas
Leitura
de Fábulas
Aqui tem "O leão e o Javali com interpretação"
Aqui tem o leão e o ratinho historinha colorida
Aqui tem a galinha dos ovos de ouro historinha
Aqui tem A cigarra e a Formiga
Aqui tem a lebre e a raposa
Aqui tem a raposa e o galo
Aqui tem o lobo disfarçado
Aqui tem os músicos de Bremen
Aqui tem o leão e o ratinho historinha colorida
Aqui tem a galinha dos ovos de ouro historinha
Aqui tem A cigarra e a Formiga
Aqui tem a lebre e a raposa
Aqui tem a raposa e o galo
Aqui tem o lobo disfarçado
Aqui tem os músicos de Bremen
Objetivos
Promover
atividades que desenvolvam a habilidade de:
• Selecionar
procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e
interesses, e a característica do gênero e suporte;
• Desenvolver
sua capacidade de construir um conjunto de expectativas
(pressuposições antecipadas dos sentidos, de forma e da função do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero,
suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais,
recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice,
prefácio etc);
• Ler,
de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha
construído familiaridade;
• Selecionar
procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e
interesses, e a característica do gênero e suporte.
Formulação
dos Problemas
Observando
que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que
haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto, que visasse
oferecer atividades diversificadas e, que tais atividades
possibilitassem o prazer da leitura.
Tempo
da Atividade
Aproximadamente
uma semana
Material
Atividades
de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com
o uso de retroprojetor.
Livros de fábulas e folhas para o desenho.
Livros de fábulas e folhas para o desenho.
Planejamento
1º
Sensibilização
2º
Concretização
3º
Integração
4º
Exposição
Temas
Transversais
- ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura. - PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais.
Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias
Execução
• Sensibilização:
Com
a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola,
professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal
seriam histórias trazidas de casa.
• Concretização:
-
Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das
fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.
Selecionam-se
algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são
apresentadas aos alunos. Os alunos são convidados a ler com o
propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da
Hora do Conto.
O
professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a
leitura com inferências, também é importante motivar a escuta do
texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim,
dar vida ao texto.
Em
duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e
preparam o material para a hora do conto: definem personagens e
cenário; desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa
folha de sulfite.
Com
o apoio do retro, que projeta a sombra do personagem e do cenário,
os alunos realizam a leitura das fábulas.
OBS:
Enquanto um aluno lê o outro movimenta os personagens e troca o
cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica
com as sombras. É pura magia!!
Conclusões
e Aplicações
AVALIAÇÃO:
Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar
o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está.
Percebi que os alunos tiveram prazer e curiosidade em participar
desta atividade. Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à
vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque
há um elemento inovador.
Autor
Profª
Meire
Cristina
Fiuza
Canal
Nenhum comentário:
Postar um comentário