"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quinta-feira, 5 de janeiro de 2017
Atividades Permanentes - ATIVIDADE COM O NOME
ATIVIDADE COM O NOME: “CHAMADA”
O desenvolvimento de um trabalho sistemático e frequente com o nome próprio representa importante estratégia didática na alfabetização.
O nome próprio traz uma carga emocional maior do que outras palavras,
que muitas vezes não têm significado para o aluno.
O nome próprio é um modelo de escrita estável (palavra estável é aquela
que o aluno tem certeza de que se retirarmos uma letra, trocá-la de
posição, invertê-la, deixa de ter o mesmo significado).
O TRABALHO COM OS NOMES DOS ALUNOS “CHAMADA” TEM COMO FINALIDADES:
Ø Propor aos alunos uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre a
língua escrita por se tratar de uma palavra estável.
Ø Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a leitura e
escrita do seu nome e dos colegas de classe em contextos reais
informando-lhes sobre as letras: a quantidade, a posição e a ordem
delas no nome.
Ø Desafiar os alunos a lerem os próprios nomes e os dos colegas
acionando estratégias de antecipação, o que possibilita descobrir o
que está escrito.
Ø Fazer com que os alunos reflitam sobre as letras e seus sons
comparando nomes parecidos, reconhecendo as letras iniciais e finais
dos nomes e permitindo o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras.
DESENVOLVER ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, COMO:
Ø Disponibilizar a cada aluno o crachá com a escrita do seu nome (letra
de forma de um lado e cursiva do outro). Ensinar aos alunos onde termina
e onde começa a escrita do nome, destacando o som da letra inicial,
final...
Ø Fazer a chamada dos alunos utilizando material escrito como apoio
(no caso, os crachás dos alunos).
O encaminhamento pode e deve variar:
Exemplo:
Você lê e mostra os crachás procurando destacar alguma informação sobre a escrita dos nomes.
Você mostra o crachá e desafia a turma (ou um aluno) a ler o nome nele registrado (dê dicas que destaquem elementos da escrita dos nomes e/ou forneça informações sobre a mesma).
Ø Pedir que os alunos escrevam o nome no caderno ou em outro material,
de acordo com o planejamento. O encaminhamento pode variar: sem
consulta, ou seja, conforme as suas hipóteses, com consulta ao colega (favorecendo a troca de ideias), com consulta a algum material.
Ao perceber que algum aluno fez o registro do nome de forma incorreta,
pegar o crachá e desafiá-lo a compreender que para escrever o seu
nome ele precisa de determinadas letras que são organizadas de uma
única forma.
Ø Escrever os nomes dos alunos no quadro construindo uma LISTA (se
preferir esta lista pode ser escrita no quadro com antecedência).
desafiar os alunos a identificarem alguns nomes na lista (contar as letras, verificar se há repetição de letras, identificar nomes que começam com a mesma letra, procurar nomes que possuam a mesma quantidade de letras).
entregar letras soltas para que os alunos possam reconstruir alguns dos nomes da lista; pode ser os nomes dos alunos que faltaram, os nomes começados ou terminados com determinada letra escolhida pelo professor (ditar os nomes).
fazer a revisão coletiva tendo o cuidado de refletir com os alunos, como por exemplo: que F de Fátima tem o mesmo som de F de Felipe, que letras iguais podem ter sons diferentes, como C de Carla e C de Cíntia etc.
As atividades acima relacionadas não serão realizadas num único
momento. Escolher apenas uma para cada vez.
Ø Entregar aos alunos a lista mimeografada, estimulando a realização
de antecipações sobre o conteúdo da lista, assim: temos aí uma lista;
será lista de quê? Alguém já descobriu o seu nome? Descobriu o nome
de algum colega? Vamos ver quem consegue encontrar onde está escrito
o nome do(a)... etc. Propor as seguintes atividades utilizando a lista de nomes:
Leitura coletiva e apontada dos nomes escrito observando se há repetição de letras no próprio nome e pintá-las
Marcar os nomes que começam com a mesma letra ou a mesma sílaba.
Cobrir com lápis de cor os nomes iniciados com a letra C (aproveite para explorar os nomes encontrados: quantidade de letras, letra inicial, final, nomes e sons dessas letras).
Pintar os nomes que possuem uma quantidade determinada de letras, como por exemplo: pintar os nomes que têm 4 letras.
Marcar os nomes que terminam com a letra A
Riscar os nomes que terminam com a letra I e circular os nomes que terminam com a letra O. Perguntar: São nomes de meninas ou de meninos?
Identificar os nomes que têm mais letras e os que têm menos letras.
Identificar a letra que mais aparece ao final dos nomes dos alunos da turma.
As atividades acima relacionadas não serão realizadas num único momento. Escolher apenas uma para cada vez.
Ø Organizar com a turma um mural com o alfabeto dos nomes dos alunos. Durante a atividade, chamar a atenção para a letra inicial de cada nome
e o seu respectivo som. Pode-se também chamar atenção para a sílaba
inicial dos nomes.
Ø ENCONTRE O SEU NOME:
Organizar as carteiras da sala de aula enfileiradas.
Separar os crachás da turma de acordo com os nomes os alunos de cada fileira, colocando-os em caixas.
Colocar uma caixa na primeira carteira de cada fileira.
A um sinal, dado pelo professor, o primeiro aluno da fileira pegará o seu nome e passará a caixa para o aluno de trás, e assim sucessivamente até chegar ao último aluno da fileira.
Os alunos de cada fileira, juntos, deverão organizar os crachás em ordem alfabética, afixando-os no quadro de pregas. Essa atividade será orientada pelo professor com a participação de toda a turma.
Durante a atividade, o professor deverá fazer as intervenções necessárias, pois nem todos os alunos conseguirão identificar corretamente o seu
próprio nome. Caso isso aconteça, pergunte:
- O seu nome começa com essa letra?
- Onde está o começo deste nome?
- Que letra é esta?
- O seu nome é ALINE. ALINE começa com a letra A. Esse nome que
você pegou tem a letra A? Essa letra (aponte para a 1ª letra do crachá)
é a letra A?
- Vamos procurar qual o nome que começa com a letra A?
- Se necessário, continue fazendo as intervenções, até que o aluno
consiga encontrar o seu nome.
Ø Elaborar fichas com os nomes dos alunos. Cada aluno receberá o seu
nome e deverá recortar as letras, misturá-las sobre a carteira e, em seguida, recompor o nome, colando no caderno ou em outro material.
Orientar os alunos a dobrar os crachás marcando cada letra (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias; se for o caso, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e as alterações antes de colar no caderno).
Ø Entregar aos alunos fichas com os seus nomes, eles deverão recortar
as sílabas que compõem os seus respectivos nomes, misturá-las sobre a
carteira e recompor os nomes, colando no caderno ou em outro material.
Se for necessário, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e
as alterações necessárias antes de colar no caderno.
Orientar os alunos a falarem seus respectivos nomes, pausadamente, contando cada sílaba pronunciada.
Todos deverão dobrar seus crachás, de acordo com o número de sílabas (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias).
Os alunos deverão cortar e misturar as sílabas reorganizando-as, formando o seu nome e colando-o no caderno ou em outro material.
O professor deverá registrar no quadro, com a participação dos alunos, os nomes que têm sílabas iguais destacando-as. Após destacar as sílabas, chamar atenção para as letras necessárias à escrita das mesmas.
Ø Preparar um cartaz com a escrita da música A CANOA VIROU.
Apresentar o texto desafiando os alunos a anteciparem o conteúdo escrito no cartaz.
Explicar para os alunos sobre a atividade a ser realizada.
Desenhar no chão uma grande canoa, pode ser com giz.
Conforme a música vai sendo cantada, o professor mostra um crachá e os alunos leem este nome e o dono dele entra na canoa.
Para esta atividade, escolher alguns nomes que possibilitem reflexões
sobre o sistema de escrita alfabético.
Ø Preparar fichas com a escrita dos nomes dos alunos faltando a 1ª letra
ou a 1ª sílaba:
Organizar os alunos em roda.
Espalhar as fichas e desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo das fichas questionando-os: o que está escrito nestas fichas? Mas será que aqui está escrito o nome da Juliana? Para ser o nome dela, o que está faltando?
Entregar a cada aluno a ficha correspondente ao seu nome.
O que fazer para ser o seu nome?
O professor deve estar atento às dificuldades dos alunos, fazendo as intervenções necessárias. Talvez seja preciso ensinar o traçado da letra
a alguns alunos; esteja atento.
Ø Preparar fichas com os nomes dos alunos, tendo o cuidado de não
escrevê-los com letras de tamanho pequeno:
Organizar os alunos dispostos em roda.
Espalhar as fichas no centro da roda e desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo escrito nelas.
Solicitar que cada aluno pegue a ficha em que está escrito o seu nome.
Colocar um quadro de pregas no centro da roda e orientar os alunos a organizarem os seus nomes em ordem alfabética. Indagar: Como podemos fazer isto?
Organizar esses nomes tendo o cuidado de refletir, junto com os alunos, sobre as letras iniciais dos nomes.
Solicitar que os alunos registrem o seu nome no caderno ou em outro material, destacando com lápis de cor a letra inicial.
Ø Leitura do nome do colega:
Colocar numa caixa (de tato) os nomes dos alunos.
Explicar para os alunos como será o desenvolvimento da atividade.
Passar a caixa de mão em mão e solicitar que cada aluno pegue uma ficha, tente ler o que está escrito nela.
Pedir que cada aluno leia o nome em voz alta. Se houver dificuldade para identificar o nome escrito, o professor deve fazer as intervenções necessárias ajudando o aluno a realizar a atividade.
Pedir que os alunos registrem no caderno o seu nome e o nome do colega (o nome tirado da caixa).
Ø Ditado:
Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes.
Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? etc.)
Ditar três nomes da lista.
O aluno deverá encontrá-los na lista que tem em mãos e circulá-lo.
A seguir, escrever o nome no quadro e orientar os alunos para a revisão.
Para que essa atividade seja possível a todos os alunos, é importante fornecer algumas dicas, como: o nome começa com a letra L; termina
com a letra A; tem 5 letras; começa com a sílaba LU; o nome é LUCIA.
Ø Fazendo a chamada:
Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes.
Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? etc.)
Pedir aos alunos para dizerem os nomes dos ausentes, procurarem esses nomes e circular.
Registrar estes nomes no quadro e refletir com alunos sobre a escrita deles.
Ø Escrita espelhada:
Escrever os nomes dos alunos em fichas de plástico transparente (usar caneta para retroprojetor).
Organizar os alunos dispostos em roda e espalhar estas fichas no centro (viradas).
Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta ficha (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Tem algo estranho nesses nomes? Quando mudamos as letras de posição o nome continua o mesmo? etc.)
Desvirar as fichas e questionar os alunos sobre o que perceberam.
Entregar a cada aluno a fichas com o seu nome e solicitar que o registre em seu caderno.
Ø Nomes partidos:
Preparar envelopes feitos com folhas de revistas ou outro material reaproveitado. Colocar fichas com as sílabas que compõem os nomes dos alunos dentro dos envelopes.
Entregar a cada aluno o envelope com as fichas do seu nome.
Solicitar que abram o envelope e descubram o que está escrito nas fichas.
Pedir que cada um forme o seu nome, chamando atenção para a sílaba inicial.
Desafiar os alunos a retirarem a ficha que tem a sílaba final e verem o que aconteceu.
Escrever um dos nomes no quadro e destacar a sílaba inicial.
Propor que os alunos falem outras duas palavras que têm esta mesma sílaba no início.
Pedir que colem no caderno as sílabas formando o nome.
Destacar a sílaba inicial com lápis de cor e escrever ao lado o número que representa a quantidade de sílabas que compõem o nome.
Ø Chamada pela sílaba inicial:
Preparar fichas com as sílabas iniciais dos nomes dos alunos e colocá-las num “saquinho”.
Combinar com os alunos como será a chamada – feita pela sílaba inicial dos nomes, assim:
Sortear uma sílaba, mostrar e ler. O aluno cujo nome inicia com esta
sílaba deverá ficar de pé.
As sílabas vão sendo colocadas num quadro de pregas.
Ø Pedir que os alunos registrem no caderno a 1ª sílaba dos seus nomes e desenhem ao lado um objeto cujo nome inicie com a mesma letra.
Apresentamos aqui apenas algumas sugestões de atividades que podem
ser realizadas no momento da “chamada”. Cabe ao professor fazer as adaptações necessárias de acordo com a sua turma. Se os alunos já consolidaram a escrita do 1º nome, o professor poderá planejar
atividades para esse momento diário da aula ensinando a escrita do
nome completo.
Retirado do Blogger PROALFA
Postado por Andrea Perez Leinat às 13:16 Nenhum comentário:
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Sequência Didática - As cores de Mateus
O Livro base para a Sequencia chama as Cores de Matheus
Conto de: Marisa Lópes Soria
Ilustrações de: Kataryna Rogowicz
As cores de mateus
SEGUNDA- feira
Linguagem oral -
Iniciar a contar a História: As Cores de Mateus em capítulos, cada dia
uma página.
Artes Visuais :
Explorar a cor vermelha, colar bolinhas de crepom em uma fruta, ou
coração.
Nomear objetos de cor vermelha, na sala, nas roupas, nos brinquedos.
3ª FEIRA
Linguagem oral - Continuar a história
Natureza e Sociedade: Explorar a cor verde.Observar o ambiente, e a diversidade de folhas. Coletar folhas e na sala decorar o tronco de uma árvore
Artes Visuais :Elaborar uma árvore coletiva e expor na sala, conversar sobre outono (folhas)
TERÇA- FEIRA
Matemática: fazer a contagem das folhas
Linguagem oral - Continuar a história
Artes Visuais : Explorar a cor azul.
Pintar uma Folha com guache e associar a observação do céu, que nem sempre está totalmente azul.
Ver diariamente a diversidade de cores do céu.
QUINTA-FEIRA
Linguagem oral - Mais uma página da história
Artes Visuais : Explorar a cor Amarela.
Música: Meu pintinho amarelinho. Ilustrar o pintinho e colar bolinhas de crepom
SEXTA- FEIRA
Movimento: Brincar com as cores, todos sentado no tapete , distribuir tarjetas com cores diversas, no momento em que a fada chamar, só correm as crianças com a cor verde.
Ir até um devido espaço, tocar na árvore e voltar sentar.
Matemática: Seriação das cores com peças de lego ou blocos
lógicos
OBSERVAÇOES
Atividade de terça-feira.
Atividades de Rotina:
Cantar,
Brincar na areia
Brincadeiras livres e dirigidas.
OBJETIVOS: * Sentir prazer em ouvir história
* Reconhecer a diversidade das cores.
* Observar onde as cores se apresentam na sala e na natureza.
* Estabelecer relação entre número e numeral
2ª FEIRA
Linguagem oral -
Contar toda a história, sem o livro
Explorar a cor Preta.
Conversar sobre cor e raça.
Cor preta
Raça – negra
Pintar com giz de cera um gato preto.
Música: Não atire o pau no gato...
3ª FEIRA
Linguagem oral -
Contar toda a história, sem o livro
Artes Visuais :
Confeccionar com as crianças o boneco Mateus.
Utilizar malha preta ou meia fina.
Vesti-lo, observá-lo
Elaborar um cronograma para que Mateus visite as famílias e um caderno de registro para que as mães escrevam o que o Mateus fez na visita. Socializar todos os dias com as crianças
3ª FEIRA
Linguagem oral -
Recontar a história utilizando o livro
Ciências Sociais:
Com um espelho as crianças se observam e ressalta-se as diferenças
de cores dos olhos, dos cabelos, etc.
Trabalhar as expressões e sentimentos: Alegre, triste, bravo, etc
Confeccionar cartaz para explorar
Roda de conversa: O que me deixa feliz? O que me deixa triste?
4ª FEIRA
Enviar a pesquisa para casa.
1- Porque Papai e Mamãe me deram este nome?
2- Onde eu nasci?
3- Como foi a minha chegada a nossa casa?
Matemática: fazer um gráfico da cor dos olhos das crianças, observar
as diferenças, fazer contagem.
5ª FEIRA
Movimento e Ciências naturais:
Fazer um passeio nos arredores do CEI,observar a diversidade de pedras, flores, pássaros, árvores, animais , etc.
Associar a parte do livro em que Mateus gostaria de voltar e ver a sua
terra.
Linguagem Escrita e Artes : Na volta do passeio registrar o que viram, fazer listagens , escrever e expor, desenhar livremente o que mais
gostaram.
OBSERVAÇOES
Atividades de Rotina:
Cantar,
Brincar na areia
Brincadeiras livres e dirigidas.
Contar e recontar a história várias vezes com materiais diversos, (livro, fantoches, dedoches etc)
Convidar uma pessoa da comunidade para contar história.
OBJETIVOS: * Sentir prazer em ouvir história .
* Observa a diversidade da natureza.
* Despertar carinho e respeito para com o boneco Mateus
* Estimular as famílias a participarem das atividades do CEI.
* Reconhecer as várias possibilidades de expressar sentimentos.
2ª FEIRA
Linguagem Oral e Escrita:
Receber a visitante convidada para contar histórias
Registrar como foi a visita e agradecer.
3ª FEIRA
Recontar a História com fantoches.
Explorar a parte em que Mateus bate num colega que o chamou de preto.
Ciências sociais:
Construir as regras de Convivência do CEI.
Colorir e fixar na parede.
Reforçar diariamente e a cada situação em que forem desrespeitadas.
4ª FEIRA
Conversar sobre a entrevista, falar sobre os significados dos nomes e desenhar com as crianças
“Eu sou Assim”
Se possível, organizar uma visita ao orfanato. (agendar data, autorização
etc)
Explorar a parte da História em que Mateus é adotivo.
5ª FEIRA
Linguagem Oral: Solicitar as crianças para que recontem o que compreenderam da História.
Oferecer um boneco, para ser completado por eles, que será o Mateus.
Rosto e a perna.
6ª FEIRA
Artes Visuais e Ciências Sociais:
Ilustrar com guache um belíssimo arco íris que representa todas as
cores juntas , e também a beleza do colorido e da diversidade
OBSERVAÇOES
Música, partes do corpo: Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo...
da um remelexo no corpo e dá um abraço no amigo
OBJETIVOS:
* Coordenação motora fina,
* Prazer em ouvir histórias
* Compreender e colocar em prática as regras de convivência.
* Desenvolver noções de respeito aos colegas e as pessoas
* Interesse pela musicalidade
* Perceber-se diferente dos amigos.
Fonte Idéia Criativa
Postado por Andrea Perez Leinat às 12:57 2 comentários:
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