Material Construído na SRM - caixa da imaginação
Material construído na SRM para trabalhar a linguagem oral, organização do pensamento e linguagem escrita com todos os alunos do AEE. Caixa da imaginação: Caixa com areia e miniaturas. Como se usa - ao lado da caixa de areia há uma caixa com miniaturas, o aluno escolhe os bichinhos de acordo com sua preferência e aos poucos vai construindo sua história, enquanto vai montando a história, vai descrevendo suas escolhas, quando termina a a montagem relata oralmente o cenário, os personagens e a história que fez. Se já souber escreve a história e se não o professor será seu escriba e quando terminar ele lê a história para o aluno e mostra-lhe o texto construído por ele. 
Tela para desenho ou escrita para os alunos com dificuldade visual- DV, Cegos ou com baixa visão. Foi construída com uma tela de nailon fina, papelão, E.V.A para cobrir o papelão atrás e as bordas dando o acabamento da tela. Sua utilidade: coloca-se o papel ofício bem fixado e se escreve com lápis cera com força. o desenho ficará em alto relevo, onde o aluno perceberá o que desenhou com o tato.
linhas em alto relevo para percepção tátil. Feito com cartolina guache e cordão grosso.
Maquetes para se trabalhar a percepção tátil de diferentes moradias (casa e prédio).
Ficha de leitura de alfabetização-braile.
Materiais confeccionados na SRM para o AEE e para a sala regular
Esses materiais foram construídos com o objetivo de possibilitar ao aluno um melhor desenvolvimento em funções específicas de acordo com suas necessidades e possibilidades.
Prancha de cores onde trabalho a comunicação com os alunos PC- paralisia cerebral que não se comunicam oralmente. Ex: o vermelho significa não, o verde sim.
ER O PLANO INDIVIDUAL DO ALUNO DO AEE
PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO O Plano de Atendimento Educacional Especializado – AEE, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais, consiste de ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. A partir de ações específicas é possível possibilitar que o aluno possa ter acesso ao ambiente e a conhecimentos escolares de forma a garantir com autonomia a inserção, a permanência e a participação na escola. Nome do aluno(a): Idade: Horário de aula: Ano de escolaridade: Necessidade Especial (TGD, deficiência, altas habilidades e/ou superdotação): Necessidades apresentadas pelo aluno (Pontuar as necessidades apresentadas pelo aluno, que impedem seu acesso, participação e aprendizagem) 1. Objetivos do plano (os objetivos devem ser de aprendizagem, ou seja, o que o aluno precisa alcançar ao final do atendimento, nos possibilitando avaliar o seu desenvolvimento). 2. Organização do atendimento: Período de atendimento: de (mês) ... a (mês) ... Frequência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno): Tempo de atendimento (em horas ou minutos): Composição do atendimento: ( ) individual ( ) coletivo Local: 3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno (Propor atividades que possibilitem atingir os objetivos propostos). 4. Seleção de materiais a serem produzidos para atender as necessidades do aluno. 5. Adequações de materiais (listar os materiais que necessitam de adequações para atender às necessidades do aluno (exemplo: engrossadores de lápis, papel com pautas espaçadas e outros). 6. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais e/ou encaminhamentos para acompanhamento (terapeuta ocupacional para criar uma tesoura adaptada, costureira para fazer uma calça com enchimento para trabalhar com a criança, acompanhamento psicológico, fonoaudiológico, oftalmológico e outros). (Dizer o que se espera destes parceiros) 7. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: (o que será trabalhado colaborativamente com estes profissionais _ Professor de sala de aula comum, Professor da Educação Física, Colegas de turma, Diretor escolar, Equipe pedagógica, Outros?) 8. Avaliação dos resultados a. Indicação de formas de registro ( O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução. O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento, onde serão descritos pelo professor(a) da SRM o desenvolvimento das atividades, uso de recursos e desempenho dos alunos frente as intervenções do AEE em sala de aula comum e na sala de recursos multifuncionais. b. Resultados obtidos diante dos objetivos propostos no Plano de AEE (No registro, deverão constar os resultados obtidos a partir dos objetivos propostos no Plano de AEE, bem como as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: repercussões das ações do AEE no desempenho escolar do aluno; aspectos que não evidenciaram avanços). c. Reestruturação do Plano Listar os pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os objetivos do Plano não tenham sido atingidos. Pesquisar e implementar outras estratégias, atividades, recursos. Estabelecer novas parcerias. Outros.
RESPOSTA À MARIA JOSÉ - SOBRE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO AEE
Olá Maria José, respondendo a sua pergunta a respeito dos relatórios do AEE, eu sigo basicamente uma sequência que passarei para você. É claro que ela deverá se adequar as suas necessidades e de seu aluno. Você poderá acrescentar ou eliminar o que não concordar, ou o que não considerar relevante. Sigo mais ou menos esses passos para fazer meus relatórios. I - DADOS GERAIS - Cabeça-lho (nome da secretaria, nome da escola, SRM, AEE, nome do professor, o título do documento - Relatório do aluno...... II – INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO AEE NO PROCESSO INCLUSIVO - Situar ações desenvolvidas pelo AEE que envolveram a escola, a família e profissionais (da escola e de outras instituições) que atuam com os alunos público-alvo da educação especial. III – INTERVENÇÕES REALIZADAS NO AEE DIANTE DAS NECESSIDADES DE CADA ALUNO - Nome do aluno; - Tipo de NEE apresentada (com ou sem laudo) e faixa etária; - Atendimentos Especializados/Instituições que frequenta; - Turno de aula do aluno; - Turno do AEE; - Organização do atendimento - potencialidades apresentadas pelo aluno; - dificuldades observadas em sala de aula regular; - dificuldades observadas na escola; - constatações a partir da avaliação diagnóstica realizada no AEE; - objetivos propostos; - atividades desenvolvidas; - recursos utilizados; - recursos construídos - parcerias firmadas; - interlocução com os professores do aluno; - respostas apresentadas pelo aluno diante dos objetivos propostos no AEE; - respostas apresentadas pelo aluno na sala de aula comum; - objetivos a serem retomados em 2015; - aluno permanecerá no AEE em 2015 (justificar); - aluno será liberado do AEE em 2015 (justificar).
ARA O AEE
Muitos são os pedidos para eu postar planos de aula para o AEE - Atendimento Educacional Especializado. Contudo, nas páginas deste blog você encontrará sugestões para o plano anual do AEE e para o plano de aula. Agora, farei um pequeno esboço com o intuito de atender as solicitações. Em primeiro lugar você precisa conhecer seu aluno para depois fazer um plano de aula para ele. Procure descobrir suas preferências, dificuldades, necessidades e possibilidades de realizar aquilo que irá planejar. E tenha em mente que se não der certo, este plano precisará ser refeito quantas vezes for necessário. MODELO: NOME DO ALUNO: Ângelo Augusto (nome fictício). DEFICIÊNCIA: autista. DIFICULDADE OU NECESSIDADE A SER TRABALHADA: comunicação oral. OBJETIVO DA AULA: ajudar o aluno no desenvolvimento da linguagem oral. ESTRATÉGIAS QUE SERÃO UTILIZADAS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO INTERATIVO, COM O USO DE FANTOCHE OU .......; UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE AREIA COM AS MINIATURAS (O ALUNO ESCOLHERÁ AS MINIATURAS QUE DESEJAR E O PROFESSOR O AJUDARÁ A CONTAR A SUA HISTÓRIA COLOCANDO AS PERSONAGENS NA CAIXA DE AREIA, PARA MONTAR A HISTÓRIA, OU CD DE MÚSICAS INFANTIS E/OU OUTROS. O PROFESSOR DEVERÁ INCENTIVAR O ALUNO A RESPONDER PERGUNTAS SOBRE A HISTÓRIA, A CANTAR UMA MÚSICA ESPECÍFICA DO CD QUE OUVIRAM JUNTOS. PODERÁ TAMBÉM, PEDIR AO ALUNO QUE DESCREVA UMA DAS MINIATURAS QUE ESCOLHEU, COMO POR EXEMPLO, A COR, O TAMANHO..., SE ELE NÃO SOUBER O PROFESSOR APROVEITARÁ ESSA OCASIÃO PARA EXPLORAR ESSES ASPECTOS E OUTROS MAIS. TEMPO DISPONÍVEL: 50 MINUTOS. REGISTRO: No final do atendimento escrever os pontos positivos e negativos, ou seja, os avanços e dificuldades apresentadas pelo aluno durante o atendimento. Resumidamente, com objetividade. ESTRATÉGIAS QUE PODEREI UTILIZAR PARA MELHORAR ESSE ASPECTO NOS PRÓXIMOS ENCONTROS. PROFESSOR: ESSE É UM PEQUENO EXEMPLO DE COMO PODERÁ FAZER UM PLANO DE AULA DO AEE, COM CERTEZA VOCÊ PODERÁ FAZER UM BEM MAIS ELABORADO E COMPLETO DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO SOBRE O SEU ALUNO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário