"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 3 de maio de 2013


 12 de Agosto - Dia Nacional das Artes!



12 de Agosto

Expressão de um povo. Tradução do pensamento de uma época. Exteriorização dos anseios humanos. A arte, por sua função pura e simples, tem seu quê de poesia e divagação. Uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender, utilizando a beleza dos eufemismos e da subjetividade.
O teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema. Cada qual com sua importância, cada qual com suas idiossincrasias. A partir de meados da década de 90, o Brasil vem conhecendo uma extraordinária retomada de suas atividades culturais. O cinema foi a primeira área a beneficiar-se disso. O sucesso com que foram recebidos pelo público filmes como O Quatrilho, O Que é Isso Companheiro? e Central do Brasil indica que o cinema brasileiro poderá reconquistar, a curto prazo, o lugar de destaque que havia alcançado no panorama cultural, no início dos anos 60. É um sinal de que a indústria cinematográfica tem futuro no país.
Mas o cinema não é o único. A retomada cultural no Brasil pode ser percebida também na música, na literatura e, mais importante ainda, em um extraordinário fenômeno de mídia, que reflete o interesse dos brasileiros pela produção cultural do País. Certamente, a revalorização das atividades dos museus e das artes plásticas - com exposições de pintura e escultura de artistas como Rodin, Miró, Monet e Maillol, sem esquecer a própria Bienal de Artes de São Paulo - são reflexos desse interesse.
O Brasil é um país de cultura extremamente rica e diversificada. A origem dessa característica está no peculiar processo de formação da sociedade brasileira, que, desde o seu nascimento, recolheu a generosa contribuição de povos e etnias tão diferentes quanto os índios autóctones, os portugueses descobridores, os africanos feitos escravos e, depois, franceses, espanhóis, holandeses, italianos, japoneses, árabes e tantos outros. Essas experiências diversas refletiram-se na arte produzida por aqui: criativa e fascinante. Parabéns a todos os artistas do país!
Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Quer mais conteúdo de artes? Encontre aqui:

  • A estrutura das cores:
    A estrutura da cor é dividida em estrutura física e psicológica.

    A estrutura física se subdivide em matiz, que é a que difere uma cor da outra; luminosidade, que é o componente que provoca alteração nas cores entre claro e escuro; saturação, que produz várias nuances de acordo com a pureza e intensidade da cor.
    A estrutura psicológica relata a sensação inconsciente que a cor traz para o homem. A temperatura traz a sensação de que determinada cor é quente, fria ou morna. O contraste sucessivo traz a sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto. Dimensão traz a sensação que a cor aproxima, distancia. Peso e tamanho traz a sensação que as cores escuras são menores e mais pesadas que as cores leves. No sabor, as cores quentes estimulam o apetite.
    Em pesquisa realizada com 236 pessoas da Ásia, África e Europa, foi constatado que as mulheres percebem mais as cores do que os homens. Os pigmentos responsáveis pela absorção das cores, chamados opsinas, está presente no cromossomo X. A mulher possui dois X enquanto o homem possui um só, e isso faz com que a mulher tenha duas cópias de opsinas.
    Por Gabriela Cabral
    Equipe Brasil Escola
    Sugestão de Atividades: Técnica do Desenho-cego 1:



    Desenhar livremente em folha branca, utilizando um giz de cera branco.

    Em seguida, com pincel e guache, colorir toda a folha. Pronto, o desenho aparece pois onde o giz passou a tinta não pegará!


    Técnica do Desenho-cego 2:


    De olhos fechados, desenhar em toda a folha utilizando lápis preto normal. Ao abrir os olhos:
    1 procurar colorir todos os espaços feitos no desenho com todas as cores possíveis, de modo que fique como um painel multicolorido.




    ou
    2. Encontrar no desenho cego alguns desenhos, procurar o que consegue enxergar no desenho e contornar com canetinha colorida, nomeando o que encontrou!


    Sugestão: O aluno pode ser incentivado a criar um texto a partir do que imagina vendo o desenho por ele criado e dar um título para o texto. Por exemplo, no desenho acima, vê-se um pássaro, o aluno pode criar sobre esse tema: ave, animais, natureza, pássaros etc (Liza)


    A técnica do desenho-cego feita no Paint, na aula de informática também é uma boa sugestao:


    Imagem da Arte Abstrata, feito por uma aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.

    Daí pode-se partir para o uso do Word, com a digitação da história que o aluno irá criar a partir de sua própria ilustração, de seu painel. (Liza)

    ***




    A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor.
    O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.
    As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.

    Cores Primárias



    Atividades com as cores Primárias:
    1. Levar o aluno a observar na natureza a presença dessas cores e posteriormente em objetos próximos a ele:


    As cores primárias são: vermelho amarelo e azul.


    São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem.


    O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.





    Atividades:







    Cores secundárias





    As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja.
    O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
    Cores terciárias




    As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.

    Cores neutras


    As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.
    Gabriela Cabral
    Equipe Brasil Escola








    Modelos que podem ser utilizados para pintura com as cores primárias ou secundárias: Montagem de painel colorido!






    DESENHO COM GIZ DE COR MOLHADO
    Material:
    Giz de cor
    Papel branco, em cores ou prêto. Tamanho A4
    Técnica:
    Desenhar livremente. Como o giz se desprende facilmente, pode-se molhar o giz (ou o papel) no leite, que serve como um fixador. 





    Técnica do Pontilhismo:
    No século XIX surgiu na França uma corrente de pintores chamados neo-impressionistas;
    utilizavam como elemento base de suas pinturas o ponto.
    Esse movimento, baseado na sistematização científica é de leis óticas, segundo as quais, na visão, a forma e a cor são compostas de luz e outros elementos. Em outras palavras, a leitura das obras é feita através da nossa retina.
    Percebemos os elementos a uma certa distância, quando perto, vemos apenas manchas.
    O movimento pontilhismo foi fundado em 1885 por George Senrat e Paul Siguac e seguido por Camille Péssarro, Henri Edmond Cross, Charles Angrand, Albert Dubois Pillet, Gino Severini e outros.
    Suas ações se estenderam às escolas pós-impressionistas.
    Nos trabalhos apresentados, os alunos fizeram os desenhos com tema livre e trabalharam

    a técnica usando canetinha (caneta hidrocor). (Fonte: Geocities)

    Exemplos de trabalhos em pontilhismo feitos por alunos:










    Sugestões de desenhos pedagógicos a serem usados em trabalhos artísticos:






    Técnica da Pintura a dedo:

    Receita de massa para pintura a dedo:


    Pintura a dedo livre:
    Girafinha feita com carimbo da mãozinha e tinta:
    Atividades e sugestões carimbando as mãozinhas com tinta:






















    ***
    Técnica do Mosaico feito com colagem de grãos:





    Objetivo:
    Incentivar o gosto estético, a habilidade motora, a destreza manual e aprender a
    técnica da colagem, dando harmonia ao todo.

    Orientação didática



     

    O mosaico é uma das artes decorativas mais antigas. É originário das
    civilizações egípcia e assíria e estendeu-se por todo o Oriente Médio. Na Grécia, o
    mosaico tomou impulso, sendo utilizado na arquitetura; todavia, foram os romanos
    que mais se valeram desse tipo de ornamentação, descobrindo suas possibilidades
    pictóricas na arte, fundindo-a com o afresco.
    Durante os cinco primeiros séculos da era cristã, as representações artísticas
    foram baseadas na utilização de mosaicos para ornamentação de templos. Os
    povos bizantinos se destacaram pela utilização do ouro nos mosaicos.
    Sugestões de atividades
    O professor poderá pedir aos alunos que trabalhem com colagens de grãos. Eles
    poderão utilizar arroz, lentilha, feijão, ervilha etc.

    Material a ser utilizado
    Arroz, lentilha, ervilha e feijão e outros grãos
    Cola
    Verniz cristal
    Pincel para passar o verniz (Fonte: IBEP Suplemento Pedagógico do professor)

    Sugestões de borboletas para trabalhar mosaico:






    Que tal fazermos um mosaico do planeta Terra? Para lembrar a importância da reciclagem podemos fazer esse mosaico com diferentes cores de garrafa pet, potinhos de iogurte coloridos picados ou mesmo eva picado azul, verde, transarente, marrom clara etc.


    Sugestão para a técnica da colagem com forminhas de docinho (forminhas de papel)


    Sugestão de desenhos para colagem com lã ou barbante!




    Sugestão para colagem com fubá:


    Sugestão para colagem com grãos de milho, feijão, arroz etc.











    Sugestão para pintura com guache e pincel:

    Sugestão de colagem com aparas de lápis:



    Recorte e colagem com figuras geométricas: atividade interessante!




    Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
    Se você copiar, dê os créditos.


    E-mail para colaboração: espacoeducarliza@yahoo.com.br


  •  Fazendo arte com mosaico!

    Apesar de não estarem em português, as idéias podem ser compreendidas pelas lindas imagens e sugestões.
































    Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
    Se você copiar, dê os créditos.


     O que são cores quentes e frias? Texto e atividades com cores quentes e frias!


    Leia o texto:

     



    Cores Quentes




    São aquelas que nos transmitem a sensação de calor.


    Cores Frias:


    São aquelas que nos transmitem a sensação de frio.


    As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde. As cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias calmantes.

    • Sugestões de atividades com cores quentes e frias:


    Trabalho sobre cores quentes e frias realizado pela Escola Alfredo Zimmermann:

    Durante o mês de março as turmas 7º ano 4, 7ª séries 2,3,4,5 e 6 e 8ª séries 1,2,3 e 4 realizaram um trabalho de construção de imagem em grupo, sendo o tema do projeto “Cores quentes e frias”, e a técnica empregada “Ampliação”.
             Considerando que as cores quentes são as derivadas do vermelho e que são em geral ligadas aos sentimentos intensos e que as cores frias costumam ser ligadas aos sentimentos de calma, sobriedade e negativos, os grupos criaram imagens que buscassem representar estas emoções.
         O processo de criação foi realizado em etapas, sendo elas:
    1.    Divisão das turmas em quatro grupos de alunos;
    2.  Cada grupo recebeu um tema: cores quentes ou cores frias, sendo dois grupos por turma com o mesmo tema;
    3.    Cada grupo realizou eleição para escolher o sentimento que se relacionasse com o tema (aqui surgiram temas como amor, paz, prazer, compaixão, ódio, medo, raiva, tristeza, solidão);
    4.    Cada integrante do grupo criou em seu caderno de desenho de forma individual uma imagem que representasse o sentimento escolhido pelo grupo;
    5. Com os desenhos individuais prontos, os grupos expuseram-os internamente e escolheram o que havia de mais interessante em cada um (fragmento, textura, cor, forma de pintar etc...);
    6.    Após os grupos criaram uma imagem significativa dentro o sentimento escolhido que contemplasse os destaques individuais numa folha A4;
    7.  Com o desenho do grupo pronto, foi-lhes repassado a técnica de ampliação manual baseada na malha quadriculada, procedimento realizado por eles na folha A4 para a cartolina.

    Veja algumas fotos:







    Fonte:  

    As mandalas são um excelente recurso para trabalhar cores quentes e frias:




    Veja nossa galeria de mandalas para colorir clicando aqui.


    Algumas atividades sobre cores quentes e frias: