12 de Agosto - Dia Nacional das Artes!
12 de Agosto
Expressão de um povo. Tradução do pensamento de uma época. Exteriorização dos anseios humanos. A arte, por sua função pura e simples, tem seu quê de poesia e divagação. Uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender, utilizando a beleza dos eufemismos e da subjetividade.O teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema. Cada qual com sua importância, cada qual com suas idiossincrasias. A partir de meados da década de 90, o Brasil vem conhecendo uma extraordinária retomada de suas atividades culturais. O cinema foi a primeira área a beneficiar-se disso. O sucesso com que foram recebidos pelo público filmes como O Quatrilho, O Que é Isso Companheiro? e Central do Brasil indica que o cinema brasileiro poderá reconquistar, a curto prazo, o lugar de destaque que havia alcançado no panorama cultural, no início dos anos 60. É um sinal de que a indústria cinematográfica tem futuro no país.
Mas o cinema não é o único. A retomada cultural no Brasil pode ser percebida também na música, na literatura e, mais importante ainda, em um extraordinário fenômeno de mídia, que reflete o interesse dos brasileiros pela produção cultural do País. Certamente, a revalorização das atividades dos museus e das artes plásticas - com exposições de pintura e escultura de artistas como Rodin, Miró, Monet e Maillol, sem esquecer a própria Bienal de Artes de São Paulo - são reflexos desse interesse.
O Brasil é um país de cultura extremamente rica e diversificada. A origem dessa característica está no peculiar processo de formação da sociedade brasileira, que, desde o seu nascimento, recolheu a generosa contribuição de povos e etnias tão diferentes quanto os índios autóctones, os portugueses descobridores, os africanos feitos escravos e, depois, franceses, espanhóis, holandeses, italianos, japoneses, árabes e tantos outros. Essas experiências diversas refletiram-se na arte produzida por aqui: criativa e fascinante. Parabéns a todos os artistas do país!
Fonte: Ministério das Relações Exteriores
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A estrutura das cores:
A estrutura da cor é dividida em estrutura física e psicológica.A estrutura física se subdivide em matiz, que é a que difere uma cor da outra; luminosidade, que é o componente que provoca alteração nas cores entre claro e escuro; saturação, que produz várias nuances de acordo com a pureza e intensidade da cor.
A estrutura psicológica relata a sensação inconsciente que a cor traz para o homem. A temperatura traz a sensação de que determinada cor é quente, fria ou morna. O contraste sucessivo traz a sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto. Dimensão traz a sensação que a cor aproxima, distancia. Peso e tamanho traz a sensação que as cores escuras são menores e mais pesadas que as cores leves. No sabor, as cores quentes estimulam o apetite.
Em pesquisa realizada com 236 pessoas da Ásia, África e Europa, foi constatado que as mulheres percebem mais as cores do que os homens. Os pigmentos responsáveis pela absorção das cores, chamados opsinas, está presente no cromossomo X. A mulher possui dois X enquanto o homem possui um só, e isso faz com que a mulher tenha duas cópias de opsinas.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
Em seguida, com pincel e guache, colorir toda a folha. Pronto, o desenho aparece pois onde o giz passou a tinta não pegará!
Técnica do Desenho-cego 2:
De olhos fechados, desenhar em toda a folha utilizando lápis preto normal. Ao abrir os olhos:
1 procurar colorir todos os espaços feitos no desenho com todas as cores possíveis, de modo que fique como um painel multicolorido.
ou
2. Encontrar no desenho cego alguns desenhos, procurar o que consegue enxergar no desenho e contornar com canetinha colorida, nomeando o que encontrou!
A técnica do desenho-cego feita no Paint, na aula de informática também é uma boa sugestao:
Imagem da Arte Abstrata, feito por uma aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.
Daí pode-se partir para o uso do Word, com a digitação da história que o aluno irá criar a partir de sua própria ilustração, de seu painel. (Liza)
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A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor.
O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.
As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.
Cores Primárias
1. Levar o aluno a observar na natureza a presença dessas cores e posteriormente em objetos próximos a ele:
As cores primárias são: vermelho amarelo e azul.
São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem.
O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
Cores secundárias
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja.
O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.Cores terciárias
As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
Cores neutras
As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.
Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
Modelos que podem ser utilizados para pintura com as cores primárias ou secundárias: Montagem de painel colorido!
DESENHO COM GIZ DE COR MOLHADO
Material:
Giz de cor
Papel branco, em cores ou prêto. Tamanho A4
Técnica:
Desenhar livremente. Como o giz se desprende facilmente, pode-se molhar o giz (ou o papel) no leite, que serve como um fixador.
Técnica do Pontilhismo:
No século XIX surgiu na França uma corrente de pintores chamados neo-impressionistas;
utilizavam como elemento base de suas pinturas o ponto.
Esse movimento, baseado na sistematização científica é de leis óticas, segundo as quais, na visão, a forma e a cor são compostas de luz e outros elementos. Em outras palavras, a leitura das obras é feita através da nossa retina.
Esse movimento, baseado na sistematização científica é de leis óticas, segundo as quais, na visão, a forma e a cor são compostas de luz e outros elementos. Em outras palavras, a leitura das obras é feita através da nossa retina.
Percebemos os elementos a uma certa distância, quando perto, vemos apenas manchas.
O movimento pontilhismo foi fundado em 1885 por George Senrat e Paul Siguac e seguido por Camille Péssarro, Henri Edmond Cross, Charles Angrand, Albert Dubois Pillet, Gino Severini e outros.
O movimento pontilhismo foi fundado em 1885 por George Senrat e Paul Siguac e seguido por Camille Péssarro, Henri Edmond Cross, Charles Angrand, Albert Dubois Pillet, Gino Severini e outros.
Suas ações se estenderam às escolas pós-impressionistas.
Nos trabalhos apresentados, os alunos fizeram os desenhos com tema livre e trabalharam
Nos trabalhos apresentados, os alunos fizeram os desenhos com tema livre e trabalharam
a técnica usando canetinha (caneta hidrocor). (Fonte: Geocities)
Exemplos de trabalhos em pontilhismo feitos por alunos:
Técnica da Pintura a dedo:
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Objetivo:
Incentivar o gosto estético, a habilidade motora, a destreza manual e aprender a
técnica da colagem, dando harmonia ao todo.
técnica da colagem, dando harmonia ao todo.
O mosaico é uma das artes decorativas mais antigas. É originário das
civilizações egípcia e assíria e estendeu-se por todo o Oriente Médio. Na Grécia, o
mosaico tomou impulso, sendo utilizado na arquitetura; todavia, foram os romanos
que mais se valeram desse tipo de ornamentação, descobrindo suas possibilidades
pictóricas na arte, fundindo-a com o afresco.
Durante os cinco primeiros séculos da era cristã, as representações artísticas
foram baseadas na utilização de mosaicos para ornamentação de templos. Os
povos bizantinos se destacaram pela utilização do ouro nos mosaicos.
Sugestões de atividades
O professor poderá pedir aos alunos que trabalhem com colagens de grãos. Eles
poderão utilizar arroz, lentilha, feijão, ervilha etc.
O professor poderá pedir aos alunos que trabalhem com colagens de grãos. Eles
poderão utilizar arroz, lentilha, feijão, ervilha etc.
Material a ser utilizado
Arroz, lentilha, ervilha e feijão e outros grãos
Cola
Verniz cristal
Pincel para passar o verniz (Fonte: IBEP Suplemento Pedagógico do professor)
Sugestões de borboletas para trabalhar mosaico:
Arroz, lentilha, ervilha e feijão e outros grãos
Cola
Verniz cristal
Pincel para passar o verniz (Fonte: IBEP Suplemento Pedagógico do professor)
Sugestões de borboletas para trabalhar mosaico:
Que tal fazermos um mosaico do planeta Terra? Para lembrar a importância da reciclagem podemos fazer esse mosaico com diferentes cores de garrafa pet, potinhos de iogurte coloridos picados ou mesmo eva picado azul, verde, transarente, marrom clara etc.
Sugestão para colagem com grãos de milho, feijão, arroz etc.
Sugestão para pintura com guache e pincel:
Sugestão para pintura com guache e pincel:
Sugestão de colagem com aparas de lápis:
Recorte e colagem com figuras geométricas: atividade interessante!
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E-mail para colaboração: espacoeducarliza@yahoo.com.br
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