"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Projeto músicas e histórias de gatos - Post 1

A ideia de trabalhar o tema veio a partir do interesse dos alunos por uma música que ouviram ao acaso, a música:  A história de uma gata de Chico Buarque. Eles amaram a música, bolaram coreografias e depois sempre pediam para que eu a colocasse de novo para tocar. Estava trabalhando a letra G e estórias e músicas de animais de estimação, em especial os felinos era muito motivador para os pequenos, então montei um projeto e ficou muito lindo.
Resumo:
OBJETIVOS:
Estimular a fantasia das crianças através de músicas e histórias de gatos;
Perceber as semelhanças e diferenças entre os felinos;
Desenvolver habilidades artísticas por meio de coreografias, dramatizações e pintura;
Conscientizar os alunos sobre atitudes de respeito e cuidado com os animais;
Exercitar o raciocínio lógico matemático;
Ampliar o vocabulário e o repertório musical.

CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa: Leitura, escrita, rimas e diversidades textuais; músicas fatiada relatórios; listas; leituras variadas sobre o tema, estudo de diversas musica com o tema.
Matemática: Tangran (montando gatinhos), dobraduras e probleminhas;
Ciências: Estudo do animal: tipo de locomoção, habitat, espécies, cobertura do corpo, alimentação;
Artes: Releitura de Aldemir Martins, pintura, mistura de cores; dramatizações e coreografia musical
Procedimentos:
Trabalho de diversos textos, histórias infantis e músicas sobre gatos, observar fotos e desenhos de gatos, contar fatos do cotidiano que tenha relação com gatos, debate sobre os cuidados e das necessidades dos animais de estimação em especial, o gato. Releitura de algumas obras de Aldemir Martins, famoso por pintar gatos. Visualização de vídeos do Youtube com coreografias com músicas sobre gatos e escolha de uma para os meninos e outra para as meninas para apresentação. Adaptação da coreografia e interpretação da música através de atividades escrita. Montagem a partir das peças do tangran gatos em diversas posições e dobraduras diversas de gatos com auxilio do professor e dispondo-as num contexto que se entenda os hábitos dos gatos. Cine pipoca com o filme: Garfield 2 e de vídeos com gatos famosos de todos os tempos. Confecção de murais e cartazes. Apresentação musical.

Estes são os slids que preparei pra mostrar aos pais as principais etapas do projeto




 

 



Atividades com nome para alfabetização.

Devemos sempre valorizar o nome próprio da criança porque ele é integrante do "eu".

É muito importante trabalhar o nome de todas as crianças de diferentes formas, evitando apelidos, mesmo os carinhosos, como "fofo" , "lindinha" , "princesa" , "gatinho" e outros, pois a valorização do seu nome faz parte da construção da auto-estima da criança nessa fase.

Atividades sugeridas:

  • Ter sempre na sala um mural ou cartaz com o nome de todos os alunos, para que os alunos possam observar a sequência das letras.
  • Pedir que a criança escreva seu nome como ela souber nas atividades realizadas em sala.
  • Pedir que monte seu nome com o alfabeto móvel.
  • Confeccionar jogos com o nomes dos alunos: quebra-cabeças, bingos, cruzadinhas, caça-palavras, etc.
  • Classificar os nomes de acordo com o número de letras, sílabas, letra inicial e final.
  • Pesquisar com a família a origem do nome da criança.
  • Realizar atividades com rótulos cujo nome do produto tenha a mesma letra inicial que o nome da criança.
  • Criar dinâmicas com músicas, brincadeiras de roda e parlendas com o nome das crianças.
  • Crachás com o nome dos alunos desde o primeiro dia de aula.
Atividades sugeridas:
Poderá também gostar de:

SUGESTÕES DE TAREFAS PARA GINCANA NA ESCOLA




CAÇA AO OBJETO:
Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde será realizada a gincana.
Reúnem-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar.
 Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar, pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado.
 O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor.
Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.

CORRIDA DO MILHO:
Traçam-se duas linhas paralelas e distantes.
Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho.
Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos  pares,  um deles segura uma colher e o outro um copo descartável.
Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia.  Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada.  Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura.  Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.

CORRIDA DO OVO:
Marca-se um local de partida e outro de chegada.
 Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima.
Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.

CORRIDA DO SACI OU DOS SAPATOS:
 Traçam-se duas linhas paralelas e distantes.
Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados.
 Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.

CORRIDA DO SACO:
 Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura.
Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.


CORRIDA DOS PÉS AMARRADOS:
 Marca-se um local de partida e outro de chegada.
 Os participantes reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo  esquerdo de seu par.
Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada.
 Marca-se um local de partida e outro de chegada.
Vence a dupla que chegar primeiro.

DANÇA DA LARANJA:
 Formam-se alguns casais para a dança.
Uma laranja é colocada entre as testas de cada par.
 Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos.
Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado.
 A música prossegue até que fique só um casal.

DANÇA DAS CADEIRAS:
Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma.
Os assentos ficam voltados para fora.
Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras.
Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira.






PRIMEIRO DIA DE AULA – Sugestão de Jogos de Apresentação



As dinâmicas de integração – são excelentes para os primeiros dias
 de aula e têm como finalidade:

- Apresentação dos participantes;
- Memorização dos respectivos nomes;
- Inicio de um relacionamento amistoso;
- Desfazer inibições;
- Expressar suas expectativas;


O JOGO DAS SAUDAÇÕES

OBJETIVO: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade;

* * Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.

** Como Jogar:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço.
- Avise que você vai dar um sinal (palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”.
-Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.
- A brincadeira recomeça.
- Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo.
- Agora, regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes.
- Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.

EU SOU... E VOCÊ, QUEM É?


**Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. **Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
**O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro.
** Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
**A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

 ME APRESENTO:

MATERIAL: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares, boné, camisa, lenços, etc.)
# Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa.
# Deverá ser oferecido os objetos, para que eles possam criar um visual para se apresentar.


 ALÔ, ALÔ!

## Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar”.
## É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.

 PROCURANDO  CORAÇÃO...

MATERIAL: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
*# Distribuir os corações já divididos de forma aleatória.
*# Ao ouvirem uma música caminhar pela sala em busca de seu par.
*# Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e os participantes conversam com seus pares.


ABRAÇANDO AMIGOS

** Formar uma grande roda.
** Colocar uma música agradável.
** Atenção à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todos”. - É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

 MINHAS FÉRIAS

# Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias fui na praia"...
# O segundo continua: "Quando fui na praia fiz um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estava no barco, fui”...
# Assim por diante até todos participarem.

 HISTÓRIA DOS PARTICIPANTES

*** Criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo.
*** Dividir a turma em grupos de 5 ou mais componentes. Cada grupo cria a sua história para apresentar para os colegas.
*** Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.





8 comentários:
Anônimo disse...
muito legais as dinâmicas
obrigada por diponibilizar

13 de fevereiro de 2013 12:09
Anônimo disse...
Muito bom.Valeu pela ajuda.

15 de maio de 2013 13:13
Anônimo disse...
Uma brincadeira manera :;.)

28 de junho de 2013 17:49
Anônimo disse...
Muito bom mesmo..

28 de setembro de 2013 17:05
aninha carla disse...
Dicas interessantes!

9 de janeiro de 2014 19:13
Anônimo disse...
Legal, eu peguei seu plano de aula é dei uma modificada. Valeu abraço até mais.

14 de janeiro de 2014 05:26
Anônimo disse...
VALEU , PELAS DICAS

23 de janeiro de 2014 06:10
lucia silva disse...
Adorei estas dinâmicas, simples, mas muito interessantes
grata por dividir com os colegas

26 de janeiro de 2014 13:32
Postar um comentário

http://profecarminha.blogspot.com.br/
N 31
O que fazer no primeiro dia de aula?

segue abaixo uma dinâmica para o primeiro dia de aula:

Procurando um coração…

Material Necessário:Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.

Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem 
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.


Abraçando amigos

Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: “Abraço de três” e todos começam a se abraçar em grupo de três; “abraço de cinco”, “abraço de um”, “abraço de todo mundo.” É importante que o educador esteja atento para que todos participem.



Eu sou… e você, quem é?

Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou João, e você, quem é?” “Eu sou Márcia, e você, quem é?” “Eu sou Lívia, e você quem é?”
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos em roda.

Brinquedos Para a Volta às Aulas

JAN 24
Brinquedos Para a Volta às Aulas.
Brinquedos Para Fazer no Primeiro Dia de Aula.
Brinquedos Para o Maternal, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – 1º ano(Alfabetização), 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano.
Os Brinquedos São Fáceis Divertidas e Simples.
O Arquivo que contém os Brinquedos se Encontra em Formato PDF.
Dúvidas?!
Mande um E-mail Para: cantinhodosaber@buscasulfluminense.com ou Deixe um Comentário no Post
Acesse Nosso Twitter -http://www.twitter.com/@blogcansaber
Clique no Link Abaixo Para Baixar o Arquivo.
Brinquedos Desenvolvidos por:
Blog Cantinho do Saber – http:// cantinhodosaber.buscasulfluminense.com

Brincadeiras Para a Volta às Aulas

JAN 23
Brincadeiras Para a Volta às Aulas.
Atividades e Brincadeiras Para Fazer no Primeiro Dia de Aula.
Brincadeiras Para o Maternal, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – 1º ano(Alfabetização).
As Brincadeiras São Fáceis, Divertidas e Simples.
O Arquivo que contém as Brincadeiras se Encontra em Formato PDF.
Dúvidas?!
Mande um E-mail Para: cantinhodosaber@buscasulfluminense.com ou Deixe um Comentário no Post
Acesse Nosso Twitter -http://www.twitter.com/@blogcansaber
Clique no Link Abaixo Para Baixar o Arquivo.
Brincadeiras Desenvolvidas por:
Blog Cantinho do Saber – http:// cantinhodosaber.buscasulfluminense.com
DINÂMICAS PARA VOLTA ÀS AULAS EDUCAÇÃO INFANTIL

Dinâmica - Primeiro dia de aula
Algumas sugestões de dinâmicas para recepcionar e integrar a turma no primeiro dia de aula.

Com dinâmicas divertidas, você professor apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo. Primeiro dia de aula. A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. Confira a seguir as atividades de integração para diversos níveis de estudo.

Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato". Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
Recomendado para: Educação Infantil

Os materiais que vamos usar:
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado. Recomendado para: Educação Infantil

Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
Recomendado para: Educação Infantil

Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª séries

Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos "pontos turísticos" da escola.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

Direitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: "Temos direito a..." e "Somos todos responsáveis por...". Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola - que os alunos precisam conhecer - e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

O que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

O que penso ou sinto sobre...
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries

O que vou aplaudir?
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento. Recomendado para: 5ª à 8ª séries

As dinâmicas a seguir você pode adaptar com maior ou menor grau de dificuldade, de acordo com a série aplicada.


Círculo Fechado
Objetivo: exclusão dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.

Expectativas
Objetivo: quebra-gelo
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano
A medida em que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito.. Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana

Garrafa dos elogios
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo.
O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente

Grande Abraço
Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.

Espírito de Equipe
Objetivo: confiança que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.
Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.

Chega mais
Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas costas, e assim por diante até terminar em um forte abraço.

FONTE:
http://www.educacaoadventista.org.br/blog/professorathabata/index.php?op=post&idpost=58&titulo=Dinamica+-+Primeiro+dia+de+aula