"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 2 de fevereiro de 2014

sábado, 22 de agosto de 2009

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cantigas de roda

Marcha Soldado

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acorda acorda acorda
A bandeira nacional


Pirulito Que Bate Bate

Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu



Samba Lelê

Samba Lelê está doente
Está com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
De umas dezoito lambadas

Samba , samba, Samba ô Lelê
Pisa na barra da saia ô Lalá (BIS)

Ó Morena bonita,
Como é que se namora ?
Põe o lencinho no bolso
Deixa a pontinha de fora

Ó Morena bonita
Como é que se casa
Põe o véu na cabeça
Depois dá o fora de casa

Ó Morena bonita
Como é que cozinha
Bota a panela no fogo
Vai conversar com a vizinha

Ó Morena bonita
Onde é que você mora
Moro na Praia Formosa
Digo adeus e vou embora


O Cravo e a Rosa

O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada

O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pos-se a chorar

Capelinha de Melão

Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não !
Acordai, acordai, acordai, João !

Ciranda Cirandinha
Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora

Nesta Rua

Nesta rua, nesta rua, tem um bosque
Que se chama, que se chama, Solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração

Se eu roubei, se eu roubei seu coração
É porque tu roubastes o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque eu te quero tanto bem

Se esta rua se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Para o meu, para o meu amor passar

Atirei o Pau no Gato

Atirei o pau no gato tô tô
Mas o gato tô tô
Não morreu reu reu
Dona Chica cá
Admirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu
Miau !!!!!!

Fui no Tororó
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada

Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha !

Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar !
Por que eu tenho o Pedro
Para ser o meu par !

Pézinho 

Ai bota aqui
Ai bota aqui o seu pézinho
Seu pézinho bem juntinho com o meu (BIS)

E depois não va dizer
Que você se arrependeu ! (BIS)

Mineira de Minas
Sou mineira de Minas,
Mineira de Minas Gerais (BIS)

Rebola bola você diz que dá que dá
Você diz que dá na bola, na bola você não dá !

Sou carioca da gema,
Carioca da gema do ovo (BIS)

Rebola bola você diz que dá que dá
Você diz que dá na bola, na bola você não dá !


Cai Cai Balão

Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !

Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !


Boi da Cara Preta

Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esta criança que tem medo de careta

Não , não , não
Não pega ele não
Ele é bonitinho, ele chora coitadinho


Terezinha de Jesus

Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão

O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão

Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração

Dá laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço


Peixe Vivo

Como pode o peixo vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia
Ja me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia
Ja me fazem zombaria

Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

O Meu Boi Morreu

O meu boi morreu
O que será de mim
Mande buscar outro,oh Morena
Lá no Piauí

O meu boi morreu
O que será da vaca
Pinga com limão, oh Morena
Cura urucubaca

A Rosa Amarela

Olha a Rosa amarela, Rosa
Tão Formosa, tão bela, Rosa
Olha a Rosa amarela, Rosa
Tão Formosa, tão bela, Rosa

Iá-iá meu lenço, ô Iá-iá
Para me enxugar, ô Iá-iá
Esta despedida, ô Iá-iá
Já me fez chorar, ô Iá-iá (repete)


A Gatinha Parda

A minha gatinha parda, que em Janeiro me fugiu
Onde está minha gatinha,
Você sabe, você sabe, você viu ?

Eu não vi sua gatinha, mas ouvi o seu miau
Quem roubou sua gatinha
Foi a bruxa, foi a bruxa pica-páu


A Barraquinha

Vem, vem, vem Sinhazinha
Vem, vem para provar
Vem, vem, vem Sinhazinha
Na barraquinha comprar

Pé de moleque queimado
Cana, aipim, batatinha
Ó quanta coisa gostosa
Para você Sinhazinha

Balaio 

Eu queria se balaio, balaio eu queria ser
Pra ficar dependurado, na cintura de “ocê”

Balaio meu bem, balaio sinhá
Balaio do coração
Moça que não tem balaio, sinhá
Bota a costura no chão

Eu mandei fazer balaio, pra guardar meu algodão
Balaio saiu pequeno, não quero balaio não

Balaio meu bem, balaio sinhá
Balaio do coração
Moça que não tem balaio, sinhá
Bota a costura no chão

Boi Barroso

Eu mandei fazer um laço do couro do jacaré
Pra laçar o boi barroso, num cavalo pangaré

Refrão Meu Boi Barroso, meu Boi Pitanga
O teu lugar, ai, é lá na cana
Adeus menina, eu vou me embora
Não sou daqui,ai, sou lá de fora

Meu bonito Boi Barroso,que eu já dava por perdido
Deixando rastro na areia logo foi reconhecido

-Refrão

O Pobre Cego

Minha Mãe acorde, de tanto dormir
Venha ver o cego, Vida Minha, cantar e pedir
Se ele canta e pede, de-lhe pão e vinho
Mande o pobre cego, Vida Minha, seguir seu caminho

Não quero teu pão, nem também teu vinho
Quero só que a minha vida, Vida Minha, me ensine o caminho
Anda mais Aninha, mais um bocadinho,
Eu sou pobre cego, Vida Minha, não vejo o caminho

Tutu Marambá

Tutu Marambá não venhas mais cá
Que o pai do menino te manda matar (repete)

Durma nenem, que a Cuca logo vem
Papai está na roça e Mamãezinha em Belém

Tutu Marambá não venhas mais cá
Que o pai do menino te manda matar (repete)


Sapo Jururu

Sapo Jururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está la dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento


Ai, Eu Entrei na Roda

Refrão - Ai, eu entrei na roda
Ai, eu não sei como se dança
Ai, eu entrei na “rodadança”
Ai, eu não sei dançar

Sete e sete são quatorze, com mais sete, vinte e um
Tenho sete namorados só posso casar com um

Namorei um garotinho do colégio militar
O diabo do garoto, só queria me beijar

Todo mundo se admira da macaca fazer renda
Eu já vi uma perua ser caixeira de uma venda

Lá vai uma, lá vão duas, lá vão três pela terceira
Lá se vai o meu benzinho, no vapor da cachoeira

Essa noite tive um sonho que chupava picolé
Acordei de madrugada, chupando dedo do pé

Cachorrinho

Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal
Cala a boca, Cachorrinho, deixa o meu benzinho entrar

Refrão - Ó Crioula lá ! Ó Crioula lá, lá !
Ó Crioula lá ! Não sou eu quem caio lá !

Atirei um cravo n’água de pesado fou ao fundo
Os peixinhos responderam, viva D. Pedro Segundo.

Refrão


O Meu Galinho

Há três noites que eu não durmo, ola lá !
Pois perdi o meu galinho, ola lá !
Coitadinho, ola lá ! Pobrezinho, ola lá !
Eu perdi lá no jardim.

Ele é branco e amarelo, ola lá !
Tem a crista vermelhinha, ola lá !
Bate as asas, ola lá ! Abre o bico, ola lá !
Ele faz qui-ri-qui-qui.

Já rodei em Mato Grosso, ola lá !
Amazonas e Pará, ola lá !
Encontrei, ola lá ! Meu galinho, ola lá !
No sertão do Ceará !

Que é de Valentim
Que é de Valentim ? Valentim Trás Trás
Que é de Valentim ? É um bom rapaz
Que é de Valentim ? Valentim sou eu !
Deixa a moreninha, que esse par é meu !


São João Da Ra Rão

São João Da Ra Rão
Tem uma gaita-ra-rai-ta
Que quando toca-ra-roca
Bate nela

Todos os anja-ra-ran-jos
Tocam gaita-ra-rai-ta
Tocam gaita-ra-rai-ta
Aqui na terra

Maria tu vais ao baile, tu “leva” o xale
Que vai chover
E depois de madrugada, toda molhada
Tu vais morrer

Maria tu vais “casares”, eu vou te “dares”
Eu vou te “dares” os parabéns
Vou te “dartes” uma prenda
Saia de renda e dois vinténs

Vai abóbora

Vai abóbora vai melão de melão vai melancia
Vai jambo sinhá, vai jambo sinhá, vai doce, vai cocadinha
Quem quizer aprender a dançar, vai na casa do Juquinha
Ele pula, ele dança, ele faz requebradinha
Na Bahia Tem
Na Bahia tem, tem tem tem
Coco de vintém , ô Ia-iá
Na Bahia tem ! (repete)
Vamos Maninha

Vamos Maninha vamos,
Lá na praia passear
Vamos ver a barca nova que do céu caiu do mar (bis)

Nossa Senhora esta dentro,
Os anjinhos a remar
Rema rema remador, que este barco é do Senhor (bis)

O barquinho ja vai longe ...
E os anjinhos a remar
Rema rema remador, que este barco é do Senhor (bis)

Roda Pião

O Pião entrou na roda, ó pião ! (bis)

Refrão Roda pião, bambeia pião ! (bis)

Sapateia no terreiro, ó pião ! (bis)
Mostra a tua figura, ó pião ! (bis)
Faça uma cortesia, ó pião ! (bis)
Atira a tua fieira, ó pião ! (bis)
Entrega o chapéu ao outro, ó pião ! (bis)


Meu Limão, Meu Limoeiro

Meu limão, meu limoeiro
Meu pé de jacarandá
Uma vez, tindolelê
Outra vez, tindolalá
Escravos de Jó

Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za (bis)

A Barata diz que tem

A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !

A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado

Pai Francisco
Pai Francisco entrou na roda
Tocando o seu violão
Bi–rim-bão bão bão, Bi–rim-bão bão bão !
Vem de lá Seu Delegado
E Pai Franciso foi pra prisão.
Como ele vem todo requebrado
Parece um boneco desengonçado

PROJETO CANTIGAS DE RODA

Tema:

Cante, brinque e encante.

Justificativa:

Cantar é maravilhoso! "Quem canta seus males espanta". Todos gostam de brincadeiras. Essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. Entre na roda, na ciranda da brincadeira e divirta-se com a sua turma. Será super legal!

Objetivos:

Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
Proporcionar a leitura e a escrita das canções.
Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.

Metodologia:

Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda.
Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas
Analisar as cantigas de roda
Criar e inventar outras cantigas de roda.

Produção Final: 

Organizar um pequeno livro com as cantigas de rodas com as letras e ilustradas pelas crianças.

O que pode ser trabalhado com este projeto?

Língua Portuguesa
Artes
Educação Física


Atividades 


Elaborar textos coletivos com os alunos a partir das letras das cantigas.
Dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola.
Criar outras cantigas de roda e ilustrá-las.
Organizar um livro com as cantigas já conhecidas e as novas criadas pelos alunos.
Fazer a revisão do que foi copiado no quadro -negro com os alunos.
Montar o livro com a turma.
Apresentar as músicas e as danças para os pais e colegas com o autografo do livro de cantigas. Que show!

Material de apoio
Fita Cassete, CDs com cantigas de roda, livros.


PROJETO LENDAS E MITOS DO FOLCLORE BRASILEIRO



Justificativa:

Diversas pessoas juram de pés juntos que viram seres fantásticos. Outras dizem que eles não passam de frutos da imaginação.Muitas são os personagens mitológicos do folclore brasileiro. Também, um país tão grande como o nosso, com fauna e flora riquíssimas, só poderia resultar em várias crenças regionais sobre esses seres mitológicos.São histórias e mais histórias que envolvem tais seres. Criados pela imaginação humana, vão sendo passadas de pais para filhos. E, da mesma forma que encantam, pelo lado sobrenatural que costumam possuir, também causam medo em muitos.Vamos conhecer essas histórias mitológicas? Que tal conhecer essas histórias?
Objetivos:
Incentivar a entender a sabedoria popular;
Conhecer as principais lendas e personagens (Saci-pererê, Iara, Negrinho do Pastoreio, tatus brancos, Curupira, as Amazonas, boto, boitatá, lobisomem, quimbungo, etc.), tradições culturais, comidas típicas e rituais religiosos;
Comparar o folclore brasileiro com o folclore de outros paises;
Descobrir o uso, costumes e a utilização dos recursos próprios dos locais em que vivem.
Metodologia:
Pesquisar sobre as lendas e mitos do folclore brasileiro;
Entrevistar os amigos sobre as lendas e mitos que conhecem;
Produzir textos sobre as diferentes lendas e mitos do folclore brasileiro;
Refletir sobre a importância do folclore para a cultura nacional;
Perceber os tipos de manifestações (carnaval, congada, folia de reis, festa junina, etc) folclóricas no Brasil;
Realizar trabalhos em dupla.


Sugestões de Atividades:


Pesquisar lendas ou mitos do folclore brasileiro na Internet. Sugestão: os alunos podem procurar curiosidades e informações úteis sobre as lendas ou mitos, utilizando um site de busca (exemplo: Google; Altavista; Cadê), e colocar no editor de textos (Word). Este conteúdo poderá ser organizado em uma tabela, ou um texto corrido, ou em tópicos;
Construir um texto no Word com ilustrações. Sugestão: criar um texto com informações e figuras de uma lenda ou mito específico. Este texto deverá ser escrito após várias leituras sobre o tema, com as palavras do aluno. Depois ele poderá ilustrar o conteúdo do texto, desenhando no Paint ou com imagens pesquisadas na Internet;
Construir um mural. Sugestão: procurar em revistas, jornais e na Internet imagens que identifiquem a cultura brasileira;
Promover um concurso de desenhos sobre lendas e mitos brasileiros;
Realizar apresentações das lendas e mitos pesquisados. Sugestão: os alunos poderão construir apresentações no PowerPoint, em dupla, utilizando imagens e pequenos textos sobre o folclore brasileiro.
Produção Final:
Construir um livro com algumas lendas e mitos do folclore brasileiro;
Disponibilizaremos o livro na página do projeto.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Leitura e escrita, produção textual;
Criatividade;
Folclore brasileiro, cultura brasileira;
Características regionais.
Material de apoio
Revistas e jornais
http://www.suapesquisa.com/mitos
http://www.ufogenesis.com.br/criaturas/folclore.htm
http://ifolk.vilabol.uol.com.br/lendas/index.htm
http://sitededicas.uol.com.br/%20mundocfolc.htm
http://paginas.terra.com.br/arte/amigo/folclore
  • O que é Folclore
    Podemos definir o folclore como um conjunto de 
    mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
    As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
    Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
    Boitatá
  • Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
    Boto
  • Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
    Curupira
  • Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
    Lobisomem
  • Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
    Mãe-D'água
  • Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
    Corpo-seco
  • É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
    Pisadeira
  • É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
    Mula-sem-cabeça
  • Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
    Mãe-de-ouro
  • Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
    Saci-Pererê
  • O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
    Curiosidades:-
  • É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

quinta-feira, 26 de março de 2009

Plano anula Educação Infantil


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL  Jardim I



CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PORTUGUÊS


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,
    ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS

COORDENAÇÕES:
RETAS


BIMESTRE

 
  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA A
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA E
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
RETAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO:
    LETRA e E
  • LANÇAMENTO
    I
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA O
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS
    DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO:
    LETRA A, E, I e O
  • LANÇAMENTO
    U
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE
    AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
CURVAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • USO
    DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E
    EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS
    DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
  • USO
    DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
  • RECONHECIMENTO
    DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO
    DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
  • PERCEPÇÃO
    DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
  • MANUSEIO
    DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)
  • LEITURA
    COMO PRAZER DE LER

HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • AMPLIAÇÃO
    DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,
    PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
  • UTILIZAÇÃO
    DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM
    COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO
    DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
  • RECONHECIMENTO
    E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS
    CONTEXTUALIZADAS
  • ESCRITA
    UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
  • EXPLORAÇÃO
    DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE
    PRAZER E ENTRETENIMENTO


MATEMÁTICA


BIMESTRE

  • CORES
    PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • TAMANHO
    (GRANDE⁄PEQUENO)
  • SEMELHANÇA
    (IGUAL⁄DIFERENTE)
  • POSIÇÃO
    (EM PÉ⁄SENTADO)
  • AGRUPAMENTOS:
    CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
  • CONTAGEM
    DE NUMERAL ATÉ 5
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 1
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
  • FORMA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR


BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • LANÇAMENTO
    DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • TAMANHO
    (ALTO⁄BAIXO)
  • POSIÇÃO
    (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 2
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


 

BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
  • LANÇAMENTO
    DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO
    (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
  • DISTÂNCIA
    (PERTO⁄LONGE)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1 e 2
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 3 e 4
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR


BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
  • LANÇAMENTO
    DA COR NEUTRA (BRANCO)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO
    (EM FRENTE⁄ATRÁS)
  • QUANTIDADE
    (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
  • MASSA
    (LEVE⁄PESADO)
  • TAMANHO
    (MAIOR⁄MENOR)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
    DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
    SEU CONHECIMENTO)
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1, 2, 3 e 4
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 5
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

  • TAMBÉM
    DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
    ENCERRAMENTO

COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA

  • UTILIZAÇÃO
    DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
    INSERIDO
  • RECONHECIMENTO
    DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
    REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
  • PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
    DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
  • PERCEPÇÃO
    DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
  • UTILIZAÇÃO
    DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • EXPLORAÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
    LADOS, ETC
  • EXPLORAÇÃO
    DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS
  • ESTABELECIMENTO
    DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
    UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
  • INTERAÇÕES
    EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
    NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
  • PERCEPÇÇAO
    DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
    OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
  • UTILIZAÇÃO
    DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
    OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
  • CONSTRUÇÃO
    DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
    PROPOSTAS

HABILIDADES EM MATEMÁTICA

  • AGRUPAR
    E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
    PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
  • RECONHECIMENTO
    DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
  • IDENTIFICAÇÇAO
    DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
  • REALIZAÇÕES
    CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
    BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
    MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
  • EXPLORAÇÃO
    DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
    OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
  • UTILIZAÇÃO
    DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
    CONVENCIONAIS
  • COMPARAÇÃO
    EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
    VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
  • EXPLORAÇÃO
    DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
    ENTRE SI
  • IDENTIFICAÇÃO
    NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
    RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
    ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
    MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
  • PERCEPÇÃO
    DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
  • PRECEPÇÃO
    DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
    DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
  • ENTENDIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)
  • PERCEPÇÃO
    DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
    (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
  • IDENTIFICAÇÃO
    DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
  • VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
    CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM

ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS


BIMESTRE

  • ADAPTAÇÃO
    E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
  • ESTABELECER
    RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
    (DIREITOS E DEVERES)
  • CONHECIMENTO
    DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE
    PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
  • MEU
    CORPO (HIGIENE)
  • MEU
    CORPO (SENTIDOS)
  • ESCOLA
    (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E
    FUNCIONÁRIOS)
  • RUA⁄BAIRRO
    (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM
    COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
  • DATAS
    FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
    MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO


BIMESTRE

  • FAMÍLIA:
    MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
  • CASA:
    MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E
    DEVERES DECADA UM)
  • MÃE:
    SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
  • PROFISSÕES
    (LIGADAS AS MULHERES)
  • ALIMENTAÇÃO
    SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
  • DATAS
    FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS



BIMESTRE

  • PAI:
    SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
  • PROFISSÕES
    ( LIGADAS AO HOMEM)
  • FOLCLORE
    (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,
    CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
  • PLANTAS:
    SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO
    COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
    PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)
  • DATAS
    FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
    E PRIMAVERA


BIMESTRE

  • ANIMAIS
    (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
  • CRIANÇA
    (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
  • MEIOS
    DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
  • MEIOS
    DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
  • BANDEIRA
    NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
  • NATAL
    (O QUE REPRESENTA O NATAL?)
  • DATAS
    FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
    FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL

COMPETÊNCIASESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

  • RECONHECIMENTO
    E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
    AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
    SEGURANÇA, ETC
  • RELACIONAMENTO
    DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
    PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
  • ESTABELECIMENTOS
    DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES
  • RELAÇÃO
    ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES
  • PERCEPÇÃO
    DAS MUDANÇAS DO CLIMA
  • PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
    NELE VIVEM
  • CONSCIENTIZAÇAO
    DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
    POLUIÇÃO AMBIENTAL
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • PERCEPÇÃO
    DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
    BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
  • RECONHECIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
  • PERCEPÇÃO
    DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
  • IDENTIFICAÇAO
    E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA

HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

  • PERCEPÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO
    CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
  • OBSERVAÇÃO
    E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,
    TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS
  • PERCEPÇÃO
    DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA
    VIDA, ETC
  • REGISTRAR
    ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE
  • CONSCIENTIZAÇAO
    DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
  • PARTICIPAÇÃO
    EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
  • RECONHECIMENTO
    DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
  • RESPEITO
    PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
  • CUMPRIMENTO
    DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
  • PERCEPÇÃO
    DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E
    AUDIOVISUAL)
  • OBSERVAR
    E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU
    INDIRETAMENTE
  • REPRESENTAÇÃO
    DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,
    PINTURA, MODELAGEM, ETC
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO
    AMBIENTE


HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • PERCEPÇÃO
    GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
    SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
  • PERCEPÇÃO
    TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
    MACIAS, DURAS E MOLES
  • PRECEPÇÃO
    VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES
  • PRECEPÇÃO
    AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
    (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
  • PRECEPÇÃO
    OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
    CHEIROS E ODORES
  • ESQUEMA
    CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
    DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
  • LATERALIDADE:
    PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
  • POSIÇÃO
    ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
    ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
  • RELAÇÃO
    ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
    VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
  • MEMÓRIA
    VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
  • MEMÓRIA
    AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
  • SEQUÊNCIA
    LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
  • ORIENTAÇAO
    TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL
    DO ALUNO
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
  • RACIOCÍNIO
    LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE
    DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
  • COORDENAÇÃO
    MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS
    FUNÇÕES
  • COORDENAÇÃO
    VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS
    MOTORES
  • COORDENAÇÃO
    MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
  • CORES:
    PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E
    NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES


AMBIENTE
ALFABETIZADOR

CALENDÁRIO
MENSAL
JOGOS
BRINQUEDOS
ADIVINHAÇÕES
CALENDÁRIO
DO
TEMPO
EMBALAGENS USADAS
QUEBRA-CABEÇAS
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
POESIAS
EMBALAGENS
COM
RÓTULOS
TAMPAS DE REFRIGERANTES
FOLHAS EM BRANCO
TEXTOS
PARLENDAS
PALITOS DE PICOLÉ
CANETINHAS
LETRAS DE MÚSICAS
RECEITAS
MURAL DE RECADOS
LÁPIS DE COR
LIVROS
DE
HISTÓRIAS
BULAS DE REMÉDIO
MURAL DE ANIVERSARIANTES
GIZ DE CERA
REVISTAS
GIBIS
RECEITAS
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
JORNAIS
LIVROS DE LITERATURA
CHAMADINHA
OUTRO