Plano anula Educação Infantil
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL Jardim I
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTUGUÊS
1º
BIMESTRE
BIMESTRE
- APRESENTAÇÃO
DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,
ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC) - REGISTROS
DOS DESENHOS
COORDENAÇÕES:
RETAS
RETAS
2º
BIMESTRE
BIMESTRE
- APRESENTAÇÃO
DO NOME - CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) - CONVERSAS
INFORMAIS - ROTINAS
- HORA
DAS NOVIDADES - HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO - ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES - BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS AÇÕES - REGISTROS
DOS DESENHOS - IDENTTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) - LANÇAMENTO
DA LETRA A - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA) - PESQUISA
DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA - LANÇAMENTO
DA LETRA E - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA) - PESQUISA
DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
RETAS
RETAS
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
3º
BIMESTRE
BIMESTRE
- APRESENTAÇÃO
DO NOME - CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) - CONVERSAS
INFORMAIS - ROTINAS
- HORA
DAS NOVIDADES - HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS - ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES - ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS - BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES - REGISTROS
DOS DESENHOS - IDENTTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) - RECORDANDO:
LETRA A e E - LANÇAMENTO
I - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA) - PESQUISA
DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA - LANÇAMENTO
DA LETRA O - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA) - PESQUISA
DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS
RETAS E CURVAS
4º
BIMESTRE
BIMESTRE
- APRESENTAÇÃO
DO NOME - CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) - CONVERSAS
INFORMAIS - ROTINAS
- HORA
DAS NOVIDADES - HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS - ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS
DETALHES - ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS - BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES - REGISTROS
DOS DESENHOS - IDENTTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA) - RECORDANDO:
LETRA A, E, I e O - LANÇAMENTO
U - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA) - PESQUISA
DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE
AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
CURVAS
CURVAS
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- USO
DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E
EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS
DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO - USO
DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM - RECONHECIMENTO
DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO
DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO - PERCEPÇÃO
DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO - MANUSEIO
DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC) - LEITURA
COMO PRAZER DE LER
HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- AMPLIAÇÃO
DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,
PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC - UTILIZAÇÃO
DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM
COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO
DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC - RECONHECIMENTO
E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS
CONTEXTUALIZADAS - ESCRITA
UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA - EXPLORAÇÃO
DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE
PRAZER E ENTRETENIMENTO
MATEMÁTICA
1º
BIMESTRE
BIMESTRE
- CORES
PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL) - TAMANHO
(GRANDE⁄PEQUENO) - SEMELHANÇA
(IGUAL⁄DIFERENTE) - POSIÇÃO
(EM PÉ⁄SENTADO) - AGRUPAMENTOS:
CRITÉRIOS (COR E TAMANHO) - CONTAGEM
DE NUMERAL ATÉ 5 - LANÇAMENTO
NUMERAL 1 - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE - PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL - FORMA
GEOMÉTRICA CIRCULAR - FIGURA
GEOMÉTRICA CIRCULAR
2º
BIMESTRE
BIMESTRE
- RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL) - LANÇAMENTO
DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE) - RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES - TAMANHO
(ALTO⁄BAIXO) - POSIÇÃO
(ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS) - RECORDANDO
AGRUPAMENTOS - CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ 10 - RECORDANDO
NUMERAL 1 - LANÇAMENTO
NUMERAL 2 - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE - PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2 - RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES - FORMA
GEOMÉTRICA QUADRANGULAR - FIGURA
GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
3º
BIMESTRE
BIMESTRE
- RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS - LANÇAMENTO
DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO) - RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES - POSIÇÃO
(EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA) - DISTÂNCIA
(PERTO⁄LONGE) - RECORDANDO
AGRUPAMENTOS - CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ 15 - RECORDANDO
NUMERAL 1 e 2 - LANÇAMENTO
NUMERAL 3 e 4 - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE - PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4 - RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES - FORMA
GEOMÉTRICA TRIANGULAR - FIGURA
GEOMÉTRICA TRIANGULAR
4º
BIMESTRE
BIMESTRE
- RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS - LANÇAMENTO
DA COR NEUTRA (BRANCO) - RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES - POSIÇÃO
(EM FRENTE⁄ATRÁS) - QUANTIDADE
(MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO) - MASSA
(LEVE⁄PESADO) - TAMANHO
(MAIOR⁄MENOR) - RECORDANDO
AGRUPAMENTOS - CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
SEU CONHECIMENTO) - RECORDANDO
NUMERAL 1, 2, 3 e 4 - LANÇAMENTO
NUMERAL 5 - IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE - PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5 - RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
- TAMBÉM
DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
ENCERRAMENTO
COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA
EM MATEMÁTICA
- UTILIZAÇÃO
DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
INSERIDO - RECONHECIMENTO
DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS - PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS - PERCEPÇÃO
DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO - UTILIZAÇÃO
DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - EXPLORAÇÃO
E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
LADOS, ETC - EXPLORAÇÃO
DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS - ESTABELECIMENTO
DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS - INTERAÇÕES
EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO - PERCEPÇÇAO
DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO - UTILIZAÇÃO
DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS - CONSTRUÇÃO
DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
PROPOSTAS
HABILIDADES EM MATEMÁTICA
- AGRUPAR
E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS - RECONHECIMENTO
DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO - IDENTIFICAÇÇAO
DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE - REALIZAÇÕES
CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS - EXPLORAÇÃO
DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM - UTILIZAÇÃO
DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
CONVENCIONAIS - COMPARAÇÃO
EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS - EXPLORAÇÃO
DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
ENTRE SI - IDENTIFICAÇÃO
NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS - PERCEPÇÃO
DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM - PERCEPÇÃO
DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC) - PRECEPÇÃO
DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO - ENTENDIMENTO
DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO) - PERCEPÇÃO
DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
(CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC) - IDENTIFICAÇÃO
DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS - VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM
ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS
SOCIAIS E CIÊNCIAS
1º
BIMESTRE
BIMESTRE
- ADAPTAÇÃO
E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA) - ESTABELECER
RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
(DIREITOS E DEVERES) - CONHECIMENTO
DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA) - MEU
CORPO (HIGIENE) - MEU
CORPO (SENTIDOS) - ESCOLA
(PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E
FUNCIONÁRIOS) - RUA⁄BAIRRO
(RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM
COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM) - DATAS
FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO
2º
BIMESTRE
BIMESTRE
- FAMÍLIA:
MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO) - CASA:
MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E
DEVERES DECADA UM) - MÃE:
SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA) - PROFISSÕES
(LIGADAS AS MULHERES) - ALIMENTAÇÃO
SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS) - DATAS
FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS
3º
BIMESTRE
BIMESTRE
- PAI:
SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA) - PROFISSÕES
( LIGADAS AO HOMEM) - FOLCLORE
(RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,
CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC) - PLANTAS:
SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO
COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM) - DATAS
FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
E PRIMAVERA
4º
BIMESTRE
BIMESTRE
- ANIMAIS
(DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS) - CRIANÇA
(IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES) - MEIOS
DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA) - MEIOS
DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS) - BANDEIRA
NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?) - NATAL
(O QUE REPRESENTA O NATAL?) - DATAS
FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL
COMPETÊNCIASESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS
- RECONHECIMENTO
E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO - CONSCIENTIZAÇÃO
DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
SEGURANÇA, ETC - RELACIONAMENTO
DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
PSICOMOTORAS E AFETIVAS) - ESTABELECIMENTOS
DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
AMBIENTES - RELAÇÃO
ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA - CONSCIENTIZAÇÃO
DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
AMBIENTES - PERCEPÇÃO
DAS MUDANÇAS DO CLIMA - PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
NELE VIVEM - CONSCIENTIZAÇAO
DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
POLUIÇÃO AMBIENTAL - CONSCIENTIZAÇÃO
DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE - PERCEPÇÃO
DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC) - RECONHECIMENTO
DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA - PERCEPÇÃO
DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA - IDENTIFICAÇAO
E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA
HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS
- PERCEPÇÃO
E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS - CONSCIENTIZAÇÃO
DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO
CORPO E COM O CORPO DO OUTRO - OBSERVAÇÃO
E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,
TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS - PERCEPÇÃO
DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA
VIDA, ETC - REGISTRAR
ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO - PERCEPÇÃO
DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE - CONSCIENTIZAÇAO
DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM - PARTICIPAÇÃO
EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA - RECONHECIMENTO
DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE - RESPEITO
PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA - CUMPRIMENTO
DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE - PERCEPÇÃO
DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E
AUDIOVISUAL) - OBSERVAR
E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU
INDIRETAMENTE - REPRESENTAÇÃO
DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,
PINTURA, MODELAGEM, ETC - CONSCIENTIZAÇÃO
SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO
AMBIENTE
HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- PERCEPÇÃO
GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO) - PERCEPÇÃO
TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
MACIAS, DURAS E MOLES - PRECEPÇÃO
VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES - PRECEPÇÃO
AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
(VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC) - PRECEPÇÃO
OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
CHEIROS E ODORES - ESQUEMA
CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC - LATERALIDADE:
PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO - POSIÇÃO
ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
ANDANDO, PARADO, CORRENDO) - RELAÇÃO
ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC) - MEMÓRIA
VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS - MEMÓRIA
AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS - SEQUÊNCIA
LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS - ORIENTAÇAO
TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES - ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL
DO ALUNO - ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO - RACIOCÍNIO
LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE
DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO - COORDENAÇÃO
MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS
FUNÇÕES - COORDENAÇÃO
VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS
MOTORES - COORDENAÇÃO
MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA - CORES:
PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E
NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES
AMBIENTE
ALFABETIZADOR
ALFABETIZADOR
CALENDÁRIO
MENSAL
|
JOGOS
|
BRINQUEDOS
|
ADIVINHAÇÕES
|
CALENDÁRIO
DO
TEMPO
|
EMBALAGENS USADAS
|
QUEBRA-CABEÇAS
|
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
|
POESIAS
|
EMBALAGENS
COM
RÓTULOS
|
TAMPAS DE REFRIGERANTES
|
FOLHAS EM BRANCO
|
TEXTOS
|
PARLENDAS
|
PALITOS DE PICOLÉ
|
CANETINHAS
|
LETRAS DE MÚSICAS
|
RECEITAS
|
MURAL DE RECADOS
|
LÁPIS DE COR
|
LIVROS
DE
HISTÓRIAS
|
BULAS DE REMÉDIO
|
MURAL DE ANIVERSARIANTES
|
GIZ DE CERA
|
REVISTAS
|
GIBIS
|
RECEITAS
|
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
|
JORNAIS
|
LIVROS DE LITERATURA
|
CHAMADINHA
|
OUTRO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário