Me apaixonei por essa historinha.
A partir dela abrimos um leque de propostas para serem trabalhadas em sala de aula.
É só clicar em cima do link para baixar.
Ás vezes na hora de planejarmos nossas aulas no Semanário temos
dificuldade de trabalhar alguns Eixos propostos nos Referenciais.
Nesta postagem colocarei algumas propostas interessantes para trabalhar MÚSICALIZAÇÃO com embasamento teórico dos Referenciais.
OBJETIVOS Crianças de zero a três anos O trabalho com Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
• ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
• brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Crianças de quatro a seis anosPara
esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a
três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda,
oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
• explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
• perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
CONTEÚDOS A
organização dos conteúdos para o trabalho na área de Música nas
instituições de educação infantil deverá, acima de tudo, respeitar o
nível de percepção e desenvolvimento (musical e global) das crianças em
cada fase, bem como as diferenças socioculturais entre os grupos de
crianças das muitas regiões do país. Os conteúdos deverão priorizar a
possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa
linguagem. Serão trabalhados como conceitos em construção, organizados
num processo contínuo e integrado que deve abranger:
• a
exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o
contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som
(e suas qualidades) e o silêncio;
• a vivência da organização dos sons e silêncios em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas;
• a reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano é importante forma de conhecer e representar o mundo.
Os
conteúdos estarão organizados em dois blocos: “O fazer musical” e
“Apreciação musical”, que abarcarão, também, questões referentes à
reflexão.
O fazer musical é
uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da
improvisação, da composição e da interpretação. Improvisar é criar
instantaneamente, orientando-se por alguns critérios pré-definidos, mas
com grande margem a realizações aleatórias, não-determinadas. Compor é
criar a partir de estruturas fixas e determinadas e interpretar é
executar uma composição contando com a participação expressiva do
intérprete.
CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS • Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
• Interpretação de músicas e canções diversas.
• Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS
Nesta
fase ampliam-se as possibilidades de trabalho que já vinham sendo
desenvolvidas com as crianças de zero a três anos. Os conteúdos podem
ser tratados em contextos que incluem a reflexão sobre aspectos
referentes aos elementos da linguagem musical.
• Reconhecimento e
utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes
características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou
agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e
timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som).
•
Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade16 na
organização e realização de algumas produções musicais.
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ ou a improvisação musical.
Repertório de canções para desenvolver memória musical.
Apreciação musical A apreciação musical refere-se a audição e interação com músicas diversas.
CRIANÇAS DE ZERO E TRÊS ANOS • Escuta de obras musicais variadas.
• Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS •
Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e
culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
• Reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma).
• Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR• sensibilizar-se em relação às questões inerentes à música;
• reconhecer a música como linguagem cujo conhecimento se constrói;
•
entender e respeitar como as crianças se expressam musicalmente em cada
fase, para, a partir daí, fornecer os meios necessários (vivências,
informações, materiais) ao desenvolvimento de sua capacidade expressiva
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO • explorar materiais adequados à confecção;
• desenvolver recursos técnicos para a confecção do instrumento;
• informar-se sobre a origem e história do instrumento musical em questão;
• vivenciar e entender questões relativas a acústica e produção do som;
• fazer música, por meio da improvisação ou composição, no momento em que os instrumentos criados estiverem prontos.
Alguns Jogos e BrincadeirasA gatinha pardaFaz-se uma roda, todos de pé.
Escolhe
uma criança para ficar no centro da roda com olhos vendados e com uma
varinha na mão. As crianças começam a girar na roda e cantar:
Ah, minha gatinha parda, que em janeiro me fugiu, quem roubou minha gatinha você sabe, você sabe, você viu?Todos se calam.
A que está no centro da roda toca em alguém com a varinha.
A
que foi tocada deve miar como um gato. Quem tocou tenta descobrir que
é. Se descobrir, diz o nome e quem miou vai para o centro recomeçar a
brincadeira. Se não acertar continua sendo a do centro, recomeça a
brincadeira até adivinhar quem é.
Caixinha de surpresasAntes
de iniciar o jogo, escreve-se em papeizinhos várias tarefas engraçadas.
Coloca dentro de uma caixinha.Sentados em círculo, a caixinha irá
circular de mão em mão, até a música parar. Quem estiver com a caixinha
na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha e
executar a tarefa. Continua até acabar os papéis.
CeguinhoForma-se
uma roda e uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados.
Todos deverão girar na roda e cantar “Pai Francisco”. Quando o ceguinho
bater palmas, a roda deverá parar e ele caminhará para a frente e tocar
no colega para adivinhar quem é.
EstátuaAs
crianças ficam em fila. Escolhe-se uma criança para começar a
brincadeira. Esta criança começa a puxar as crianças perguntando antes
de puxar:
pimenta, pimentinha, pimentão ou sapatinho de algodão?Quem responder:
- Pimenta: é puxada normalmente e virar estátua. - Pimentinha: é puxada devagar e virar estátua. - Pimentão: é puxada com força e virar estátua. - Sapatinho de algodão: deve ser carregada no colo e ao ser colocada no chão virar estátua. Após todos virarem estátua a líder diz:
Entrei no jardim de flores, não sei qual escolherei, aquela que for mais bela, com ela me abraçarei. Então
escolhe uma estátua para se abraçar. A escolhida deverá ser a próxima
líder. Todos retornam à posição normal e recomeça a brincadeira.
Estátua 2Faz-se uma roda e todos vão rodando de mãos dadas e cantando a seguinte canção:
“A casinha da vovó,cercadinha de cipó, o café tá demorando, com certeza não tem pó! Brasil! 2000! Quem mexer saiu!”.Todos ficam como estátua e não vale rir, nem se mexer, nem piscar, nem se coçar, quem será que vai ganhar?
Formando gruposAs
crianças deverão ficar em roda girando e cantando. A professora irá
bater palmas ou apitar e mostrar um cartão que deverá ter um número. Se o
número for o 4 por exemplo, as crianças saem da roda e formam grupos de
quatro e depois voltam para a roda, continua a brincadeira até não
poder formar mais grupos. Quem ficar de fora sai da brincadeira.
Lenço AtrásOs
componentes deverão tirar a sorte para ver quem ficará com o lenço.
Deverão sentar na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o
lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala:
Corre, cutia Na casa da tia Corre, cipó Na casa da avó Lencinho na mão Caiu no chão Moço bonito Do meu coração. O dono do lenço então pergunta:
- Posso jogar? E todos respondem:
- Pode! Um, dois, três! Deixa
então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber, pegar
o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar.
Se conseguir pegar aquele que jogou ele será o próximo a jogar o lenço,
se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para
jogar atrás de outra pessoa.
Peixinhos e tubarõesSeparados
em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e dos tubarões. No
momento em que tocar uma música "piano", os peixinhos saem para passear.
Quando tocar uma música "forte", os tubarões saem para tentar pegar os
peixinhos, que deverão voltar correndo. O peixinho que for pego vira
tubarão.Senhor caçadorAs crianças ficam em roda e uma delas será o caçador que deverá ficar com os olhos vendados. Todos os outros cantam:
“Senhor caçador,preste bem atenção!Não vá se enganar,Quando o galo cantar!Canta, galo!”Uma
das crianças imita a voz do galo e o caçador deverá adivinhar quem é.
Se não descobrir pagará uma prenda que o galo dirá qual é. Ir trocando
as vozes dos bichos.
Serra, Serra, SerradorBrincam
duas crianças, uma de frente para outra, de pé, dando as mãos. Começam a
balançar de trás para frente, indo e vindo e cantando:
- Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?Uma diz um número, por exemplo, quatro. Elas então deverão dar quatro giros com os braços sem soltarem as mãos.
Subi na RoseiraDuas crianças batem a corda e outras duas começam a pular e vão falando uma para outra:
Ai, ai... O que você tem? Saudades. De quem? Do cravo, da rosa e de mais ninguém. Subi na roseira, desci pelo galho, fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio. Sai quem recitou e entra quem foi chamado
AdoletáAdoletáLepetiPeti PoláLê café com chocolá Adoletá Puxa o rabo do tatu Quando quem saiu foi tu Puxa o rabo da cutia Quando sai a sua tia Quando um ganha o outro perde Não adianta disfarçar E tem que ficar ligado Quando a música parar. (Bate a mão direita com a direita do companheiro à sua frente e a esquerda com a esquerda).
De marréEu sou pobre, pobre, pobrede marré, marré, marréEu sou pobre, pobre, pobre de marré, deciEu sou rica, rica, rica de marré, marré, marréEu sou rica, rica, rica de marré, deci Quero uma de vossas filhasde marré, marré, marréQuero uma de vossas filhasde marré, deciEscolha a que quiserde marré, marré, marréEscolha a que quiserde marré, deciEu sou pobre, pobre, pobrede marré, marré, marréEu sou pobre, pobre, pobrede marré, deci Eu sou rica, rica, rica de marré, marré, marréEu sou rica, rica, ricade marré, deciEu quero a (nome da criança)
de marré, marré, marréEu quero a (nome da criança)
de marré, deciQue Oficio darás a elade marré, marré, marréQue Oficio darás a elade marré, deciDou Oficio de chapeleirade marré, marré, marréDou Oficio de chapeleirade marré, deciEste Oficio não me agradade marré, marré, marréEste Oficio não me agradade marré, deciDou Oficio de costureirade marré, marré, marréDou Oficio de costureirade marré, deciEste Oficio já me servede marré, marré, marréEste Oficio já me servede marré, deci(Ao
aceitar o Oficio, a menina "pobre" passa para a fileira da "rica", este
processo se dá até a ultima criança "pobre" passar para a fileira da
"rica". E então as pobres que se tornaram ricas cantam:)
Eu de pobre fiquei ricade marré, marré, marréEu de pobre fiquei ricade marré, deci(E então as que eram muito ricas, perdem um pouco da riqueza, cantam:)
Eu de rica fiquei pobrede marré, marré, marréEu de rica fiquei pobrede marré, deciFixação das notasMinha viola
Eu tirei um dó da minh(á)* viola Da minha viola eu tirei um dó Dor...mir é muito bom, é muito bom Dor...mir é muito bom, é muito bom (Cantar rápido): É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um ré da minh(á) viola Da minha viola eu tirei um ré Re...mar é muito bom, é muito bom Re...mar é muito bom, é muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um mi da minh(á)viola, Da minha viola eu tirei um mi, Min...gau é muito bom, é muito bom Min...gau é muito bom, é muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um fá da minh(á)viola Da minha viola eu tirei um fá Fa...lar é muito bom, é muito bom Fa...lar é muito bom, é muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um sol da minh(á)viola Da minha viola eu tirei um sol So...rrir é muito bom, muito bom So...rrir é muito bom, muito bom É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um lá da minh(á)viola Da minha eu tirei um lá La...var é muito bom É muito bomLa...var é muito bom
É muito bomÉ bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom Eu tirei um si da minh(á) viola Da minha viola eu tirei um si Si...lêncio é muito bom, é muito bom Si...lêncio é muito bom, é bom demais É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom* Cantar como se a sílaba tônica fosse a última
O CaranguejoCaranguejo não é peixe, Caranguejo peixe é Caranguejo só é Peixe na enchente da maré. Palma,palma,palma!Pé,pé,pé! Roda, roda, roda Caranguejo peixe é A mulher do Caranguejo tinha um caranguejinho: Deu no Ouro ,deu na Prata, Ficou todo douradinho! Palma,palma,palma!Pé,pé,pé!façam roda minha gente Caranguejo peixe é! Fui a Espanha buscar o meu chapéu Azul e branco da cor daquele Céu Caranguejo só é peixe na enchente da maré Palma,palma,palma!Pé,pé,pé!Dança Crioula que vem da Bahia, Pega a criança joga na bacia. Bacia que é de ouro lavada com sabão Depois de areada enxugada com roupão Roupão é de seda enfeitada com filó Agora eu quero ver a ficar pra vovó. (se a criança não conseguir um par na dança fica para "vovó")
(ai as demais crianças pedem a sua benção)
A nossa benção vovó Roda, roda, cavalheiro Caranguejo só é peixe na enchente da maré.
Palma é palma é palma Pé é pé é péVocê gosta de mim ô fulana (diz o nome da pessoa que está dentro da roda)Eu também de você ô fulanaVou pedir a seu pai ô fulanaPara casar com você ô fulanaSe ele disser que sim ô fulanaTratarei dos papéis ô fulanaSe ele disser que não ô fulanaMorrerei de paixão ô fulanaPalma é palma é palma ô fulanaPé é pé é pé ô fulanaRoda é roda é roda ô fulanaAbraçarás quem quiser ô fulana(A
pessoa abraça alguém que deverá vir para dentro da roda. Importante
combinar antes da brincadeira que a mesma pessoa não poderá ser abraçada
duas vezes e quem ainda não foi deverá ser abraçada trabalhando assim a
socialização e afeto)
Sambalê, lêSambalê, lê tá doente Tá com a cabeça quebrada Sambalê, lê precisava É de umas boas palmadas Samba, samba, samba ô lê, lê Samba, samba, samba ô lá, lá Olhe morena bonita Como é que se namora Põe-se um lencinho no bolso Com as pontinhas de fora Samba, samba, samba ô lê, lê Samba, samba, samba ô lá, lá Trabalhando o ritmoTanta Laranja Madura Tanta laranja madura menina, que cor são elas, Elas são verde-amarela, vira (nome da menina) cor de canela, vira (nome da menina) cor de canela. OBS: Cada vez que é dito o nome de uma participante (vira… cor de canela) esta ficará de costas para roda.
Brincadeira de mãosPara conhecimento dos nomes dos alunos:
Onde é que _________(Maria ) vai morar:
Casa, castelo, buraco ou cemitério, casa, castelo, buraco ou cemitério
- Stop -
( coloca-se números com os dedos)
conta-se
os números seguindo a mesma rima de cima casa castelo, buraco ou
cemitério - até acabar os dedos. (aí é só rir a vontade) as crianças
adoram
- Pode ser feita outra forma - fazer meninas contra meninos - turma contra turma
Jogos com fichasJogo dos Sons
*** = silêncio
>>> = Palmas
***
>>> >>> >>> *** *** >>>
>>>>>> *** *** >>> *** >>>
>>> >>
Agora com as fichas iremos montar uma canção de som e silêncio !
Fazer
fichas de papel ou montar um cartaz, ou até mesmo escrever no quadro
negro as figuras correspondentes e jogar - alternar as figuras
Créditos livro do professor objetivo - 2005
Jogo da ressonânciaJogo das Ressonâncias
1-
Brincadeira do peixinho: cada criança receberá um peixinho de papel de
seda que deverá ser colocado no chão para que sopre, exercitando assim a
respiração.
2 – Com os lábios fechados, pronunciar a letra MA ressonância deve ser contínua e regular.
3 – Ressoe sobre uma nota só.
Maaa ..... Paaa.... Vaaa....Ma... Ma...... Va.....
Fonte: livro do professor objetivo - 2005
Qual é a música?Bem simples mas gostoso de brincar.
Escolhemos canções que o grupo já tem intimidade em cantar e executamos um techo da música.
Pode
ser com teclado ou outro instrumento , até a voz , assovio, podemos
utilizar murmurando a melodia, gesticulando - com cartazes... e a
criança deverá adivinhar a música e continua a cantar.
Para incentivar a criança poderá ser escolhido o ajudante da aula de música com essa brincadeira!
O primeiro que acertar é o ajudante!
Brincadeira Saimon diz:Os participantes devem seguir o comando do prof. apenas quando ele diz a frase
Simon diz - (então o prof dá o comando)
cantar a música atirei o pau no gato
Pular com um pé no ritmo da música
tocar um trecho musical
dançar....(intermináveis variações basta usar a criatividade)
O
obejtivo também é de enganar os participantes - dizendo Simon não
quer...O aluno que errar Paga prenda ou um mico pré determinado.