Utilização da Dobradura na Escola
Utilização da Dobradura na Escola
Artigo de Ivanise Meyer
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O origami (dobradura) é um excelente recurso pedagógico com muitas utilizações na escola.
Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte
tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de seres
ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem utilizar
tesoura e cola.
Através das dobraduras as crianças aprendem conceitos geométricos, a
seguir uma sequência de ordens (sequência temporal); uma dobradura pode
ser tema de uma música ou poesia; as crianças podem criar e enriquecer
seus trabalhos de Artes.
Costumo contar uma história, ou ler uma poesia, ou cantar uma música que
sirva como "fonte de inspiração" para a dobradura. Levo imagens (em
livros, revistas, etc) sobre o tema da dobradura, pois precisamos nutrir
a imaginação.
Várias professoras me perguntam como inserir a dobradura em suas aulas.
Trago o exemplo da poesia "As borboletas" de Vinicius de Moraes.
Após a leitura, levo imagens de borboletas de todas as cores,
observamos os detalhes: asas, patas, antenas...
Mostro uma borboleta de papel e convido as crianças a dobrarem suas
borboletas seguindo uma sequência de dobras. Pode-se utilizar o papel
glacê (colorido) ou papel branco pintado pela criança (com lápis de
cera).
Brincamos com as borboletas de papel ouvindo uma música suave (instrumental).
Depois, para guardar esse momento, cada criança faz um desenho com lápis
de cera de um lugar (cenário). A criança cola a borboleta e colocamos
esses trabalhos no mural ao lado da poesia.
Outra sugestão é fazer um painel (ou cartaz) com todas as borboletas da turma.
Podemos trazer imagens sobre a metamorfose, para as crianças perceberem que a borboleta já foi uma lagarta...
Neste exemplo, você pode perceber como uma dobradura simples pode se
tornar significativa, divertida, trazendo sensações além das táteis e
visuais.
O vocabulário que utilizamos ao descrever as dobraduras, traz vários
conceitos geométricos que passam a fazer parte do dia a dia das
crianças.
Imagine se eu chegasse à sala e dissesse às crianças:
- Hoje vamos fazer essa borboleta aqui. Peguem seus quadrados...
Completamente diferente, não é?!
No seu planejamento, o educador estabelecerá na sequência didática um
"antes" e um "depois" da dobradura que a torne significativa para as
crianças.
É importante, para que as crianças avancem na arte do origami, que as propostas sejam frequentes, para que possam compreender o vocabulário, as sequências e as formas básicas. Suas produções podem ter variadas finalidades: objetos para brincar, fantoches, dedoches, enfeites, móbiles, composição de cenas, etc. Podemos organizar uma exposição para valorizar as dobraduras realizadas pelas crianças.
É importante, para que as crianças avancem na arte do origami, que as propostas sejam frequentes, para que possam compreender o vocabulário, as sequências e as formas básicas. Suas produções podem ter variadas finalidades: objetos para brincar, fantoches, dedoches, enfeites, móbiles, composição de cenas, etc. Podemos organizar uma exposição para valorizar as dobraduras realizadas pelas crianças.
Boas dobras!
Organizado por Ivanise Meyer®
Coelho (fantoche)
Coelho
(fantoche)
~~~~~~~~~~
Fizemos esse coelho hoje.
As crianças gostaram porque ele vira um fantoche
(encaixando a mão na abertura debaixo do coelho).
Materiais:
2 quadrados (papel A4)
cola branca
gravata (papel crepom ou cartolina recortada)
caneta hidrocor (desenhos)
algodão (rabinho do coelho, colado atrás)
Passo a passo:
Dobre os quadrados ao meio (na diagonal)
formando 2 triângulos.
Posicione os triângulos dessa forma:
Passe um triângulo por cima do outro,
cerca de 7,5 cm
passando cola para fixar:
Passe um "fio" de cola nas laterais da frente e de trás
para não ficar abrindo.
Dobre as pontas para dentro,
fazendo a frente do coelho,
cerca de 2 cm de cada lateral:
Passe cola para fixar essa parte da frente.
Cole o gravata.
Ficará um espaço embaixo
por onde a criança poderá encaixar sua mão.
Na parte de trás, colei um rabinho feito com
uma bolinha de algodão.
Fazer a decoração com apliques
ou desenhando:
Nenhum comentário:
Postar um comentário