"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 8 de outubro de 2016

Suportes

1. PINCEL DE COTONETE

2. PINCEL COM BOLINHA DE ALGODÃO
Fixe uma bolinha de algodão em um pincel ou palito de sorvete.

3. PINCEL COM BARBANTES
Corte pequenos pedaços de barbantes e fixe em um palito de churrasco. Lembrará uma pequena vassoura.

4. PINCEL DE ESCOVAS DE MAMADEIRAS


5. DIFERENTES PAPÉIS OU MATERIAIS

Papéis - Abusar de texturas variadas para obter diferentes resultados: jornal, papelão, colorset (cores vivas), canson, telas para pintura, papel Kraft...
Tecidos - Super interessante, mas, se o tecido não estiver bem esticado, pode dificultar a atividade.

6. POSIÇÕES
Lógico: horizontal e vertical. Procure variar a posição do material a ser pintado. O uso de cavaletes pode ser muito rico.

7. ESTOPA OU TECIDO

Outra sugestão é usar estopa como pincel. Se não tiver estopa pode-se usar retalhos de tecidos bem embrulhados. Dependendo da técnica a ser empregada, encontrará um efeito marmorizado.

Técnicas

1. IMPRESSÃO COM CEBOLA, BATATA, PIMENTÃO OU CHUCHU

A cebola e o pimentão, simplesmente cortados ao meio já se apresentam como carimbo.
A batata e o chuchu são cortados ao meio e esculpidos em formatos diferenciados.
Veja : 


2. IMPRESSÃO COM ESCOVA DENTAL
Use guache bem diluído. A criança usa o polegar para borrifar a tinta.

3. IMPRESSÃO COM CANUDINHO (refrigerante)Primeiramente pingue algumas cores de guache diluído ou anelina (as cores mais fortes dão mais destaque) e assopre com o canudinho. As cores tendem a misturar-se.

4. IMPRESSÃO COM DIFERENTES PINCÉIS

Varie o modo de usá-los. Dê leves batidinhas no papel, de acordo com o pincel (brocha, pincel de ponta arredondada, de ponta chata e quadrada, trincha) e perceba diferentes texturas.

5. IMPRESSÃO GÊMEA
Dobre a folha em duas partes. Pode-se simplesmente colocar guache (várias cores) em uma das partes ou pedir que as crianças desenhem em um só lado. Feche a folha imprimindo uma cópia gêmea.

6. IMPRESSÃO MÁGICA
Primeiramente as crianças devem desenhar usando giz de cera ou vela. Depois devem cobrir toda a folha usando anilina.

7. IMPRESSÃO COM BUCHA DE BANHO

Use buchas de banho, dando leves batidinhas, com guache, para obter diferentes texturas.

8. PINTURA A DEDO

9. PINTURA COM BORRIFADOR DE ÁGUA

Coloque guache diluído dentro do recipiente de água e borrife a folha. Pode usar molde vazado. O efeito é muito interessante.

10. PINTURA ESCORRIDA
Pingue guache diluído sobre a folha e comece a sacudir . As gotas tendem a “dançar”.

11. PINTURA EM MOLDE VAZADO
Utilize o positivo e o negativo do molde.

12. MONOTIPIA
Muitos artistas famosos exploraram esta técnica Pinta-se com guache sobre o azulejo ou superfície lisa (nunca porosa) e imprime o desenho sobre qualquer papel. Não usar tinta com cola! Efeitos incríveis!!!

13. PINTURA COM ANILINA E PENTE
Primeiramente passe cola sobre toda a superfície da folha. Pingue anilina sobre a folha usando conta-gotas ou qualquer outro material para este fim. Passe os dentes do pente sobre toda a superfície. Efeitos interessantes!

14. PINTURA MANCHADA

Molhe um algodão e passe sobre a folha antes de iniciar a pintura com guache diluído ou anilina. Para obter um efeito mais iluminado, aplique guache branco sobre a pintura úmida para que se espalhe.

15. EFEITO VITRAL

Desenhe, com giz de cera, figuras de várias formas; deixando entre as figuras um estreito espaço em branco. Em seguida, cubra a folha com nanquim ou guache preto diluído. O efeito é bem contrastante se você optar por cores fortes do giz de cera.

16. EFEITO VITRAL SOPRADO
Procedimento acima. Assopre o nanquim ou guache preto diluído.

17. MARMORIZAÇÃO I
Não é indicado para crianças.
Coloque água em uma assadeira ou recipiente semelhante, despeje tinta óleo (parede) sobre a água e, com um palito de churrasco vá misturando as cores e dando forma a sua obra de arte. Quando se sentir satisfeita com o resultado, coloque um sulfite sobre a água, absorvendo assim sua obra de arte.

18. MARMORIZAÇÃO II
Mesmo procedimento acima com a variação: *Dissolva tinta a óleo (para telas) na terebintina.
*E, depois de impresso no papel, pulverize purpurina dourada sobre a obra de arte.

19. IMPRESSÃO COM BOLINHAS DE GUDE

Num prato branco de papelão, faça rolar as bolinhas de gude previamente mergulhadas em diversas cores de guache. Cuidado para não derrubar as bolinhas para que o chão não se transforme em obra de arte!!!


Tintas

1. TINTA DE MAIZENA (para pintura a dedo)

Esta é uma tinta transparente, lembra tinta vitral. As crianças adoram por ser usada enquanto está morna. Então vamos lá! Dilua 2 colheres de maisena para 1 copo de água. Leve ao fogo, sem parar de mexer, até virar um mingau. Distribua o mingau em copinhos descartáveis e despeje anilina. As cores ficam vibrantes. Esta tinta não apresenta qualquer contra-indicação se for ingerida.

2. TINTA DE FARINHA DE MANDIOCA
Use farinha de mandioca crua, anilina diversas cores e cola.

3. TINTA PLÁSTICA
Misture cola ao guache que for usar. É uma tinta muito brilhante.

4. TINTA DE PASTA DENTAL
Misture em um recipiente: pasta dental branca e anilina. Esta tinta apresentará aspecto pastoso, tal como massa corrida. Use colher e garfo descartáveis para espalhar a tinta sobre o suporte e também para obter texturas. Neste caso, prefira base de papelão ou mini-telas como suporte.

5. TINTA DE IMPASTO
Numa vasilha, coloque 1 xícara (chá) de sabão em pó, água até dar o ponto de tinta e guache. Misture tudo. Aplique em cartolina ou canson.

6. TINTA DE TERRA E/OU AREIA

Coloque em um recipiente: terra/areia , guache na cor preferida e cola. Misture até obter uma consistência cremosa.

7. TINTA DE PAPEL CREPOM
Pique o papel crepom de qualquer cor e coloque dentro de um copo com água e uma colher (café) de álcool.

8. TINTA ESPECIAL (para pintura a dedo)
Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de maisena, 3 xícaras de água, 1 xícara (café) de sabão em pó branco, 1 colher (sopa) de lisofómio (acrescentar somente se precisa armazenar por muitos dias) e 1 colher de sopa de glicerina.

Num liquidificador, bata a água e a maisena. Coloque esta mistura numa panela e mexa sem parar (para não empelotar) até engrossar e ficar transparente. Quando esfriar, coloque o sabão, glicerina e o lisofórmio. Se endurecer, coloque mais glicerina. Depois é só acrescentar anilina.

9. TINTA DE CENOURA
Você irá precisar de cenouras cozidas e amassadas, água e maisena. Dissolva a maisena em um pouco de água, misture a cenoura e leve ao fogo para engrossar até virar um mingau bem firme.


10. TINTA DE BETERRABA
Bata no liquidificador 2 beterrabas médias, cruas e picadas, juntamente com 3 copos de água.
Em seguida, leve esse líquido ao fogo, em uma panela e acrescente 5 colheres (sopa) de maisena. Mexa até engrossar e adquirir a consistência de mingau bem grosso.



11. TINTA DE GIZ DE LOUSA
Raspe o giz de lousa numa peneira, acrescente um pouco de cola até atingir a cor desejada. Para obter cores suaves, coloque muita cola; para obter cores fortes, pouca cola.



12. TINTA DE AÇAFRÃO
Cozinhe a raiz do açafrão ou o açafrão em pó. Misture com um pouco de cola e está pronta sua tinta amarelo-vivo.


13. TINTA CRISTAL
1 parte de farinha de trigo, 1 parte de sal, 1 parte de água. Misture os três ingredientes e separe eesa “massa” em alguns potes. Coloque em cada pote gotinhas de anilina líquida ou em pó. Misture bem. As cores ficarão bem vivas!! Tente variar usando dedos ou pincèis largos como suporte, fará muita diferença!

TEATRO INFANTIL PARA A PRIMAVERA - "A MARGARIDINHA BRANCA"






A MARGARIDINHA BRANCA
        NARRADOR: Margaridinha  Branca dormia na sua casa, embaixo da terra. Um dia, bateram à sua porta:
        CHUVA:    _ Toc... toc...toc... Margarida, sou a Chuva! Quero entrar na sua casa!
          MARGARIDINHA:  _ Não, não, Dona Chuva. Vou ficar toda molhada;
          NARRADOR:  A Chuva foi-se embora. A  Margaridinha  continuou dormindo. Passou o tempo. Bateram outra vez à sua porta:
          VENTO:  _ Chu... Chu...chu... Margarida, sou o Vento! Quero entrar na sua casa!
         MARGARIDINHA:   _ Não, não Senhor Vento. Vou ficar despenteada!NA
           NARRADOR:  O Vento foi-se embora. A margaridinha continuou dormindo até ouvir outro barulho.  
           SOL: - Flap... flap...flap.. Margarida, sou o Sol! Quero entrar na sua casa.
          MARGARIDINHA:  _ Não, não, Senhor Sol. Vou ficar toda queimada.
           NARRADOR: O Sol foi-se embora. A Margaridinha continuou o seu sono.
            Mas, um dia, ela escutou três vozes alegres:
          CHUVA, VENTO E SOL:  _ Toc...toc..chu..chu..flap..flap.. Margarida somos  a Chuva, o Vento e o Sol! Viemos buscar você para ver a primavera!.
           NARRADOR: A Chuva pegou  a  mão  direita da Margaridinha, o Sol pegou a mão esquerda, o Vento soprou de mansinho e... Ó maravilha! Margaridinha estava num jardim cheio de flores. As crianças e os pássaros cantavam:
 CRIANÇAS E PÁSSAROS:  “ A  primavera chegou... A primavera chegou..”
(E Todos cantam uma canção de primavera).
 Teatro baseado na história da autora Sara Conn Bryant:

SUGESTÕES DE FANTASIAS E MÁSCARAS

Margarida

máscara feita utilizando prato e papelão e tinta guache
http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br







Sol
tokedeart.blogspot.com.br

www.atacadaodoeva.com.br
 
http://hellokids.com.br

http://www.jugarycolorear.com

 Vento



 Chuva


http://www.kidsfashionistas.com.br

Pássaros

http://www.kidsfashionistas.com.br

                                        http://atividadesescolaresprojetosideias.blogspot.com.br


ROTEIRO TEATRAL ( EDUCAÇÃO AMBIENTAL)

O Planeta em Apuros


Personagens:    
  • Dona Natureza
  • Árvore I
  • Árvore II
  • Rio
  • Água potável
  • Planeta Terra
Inicio:  Dona Natureza entra em cena andando lentamente entre a platéia até chegar próximo ao palco,  ao som da musica: “Natureza espelho de Deus “ de Chitãozinho e Xororó.
Com olhar de tristeza demonstra-se desesperada ao ver tanta destruição. Olha e não acredita no que vê.
Quando ela está bem em frente ao palco, em um momento de grande tristeza, se ajoelha e ergue com carinho um pedaço de madeira que está no chão (OBS: Essa cena precisa emocionar o público).
A música para e, revoltada, Dona Natureza desabafa:
___ Meu Deus! Não acredito no que estou vendo! A minha floresta está toda destruída! Onde estão as árvores que aqui deixei?
Eram lindas, enfeitavam a floresta... Agora o que vejo?! Só destruição! As minhas árvores, as minhas belas árvores, estraçalhadas ao chão...
Nesse instante, já em cima do palco, Dona Natureza ouve um choro e pergunta:
___ Quem está chorando? (D. Natureza vê duas árvores)
___ Ah! São vocês duas! O que foi? Por que estão chorando?
Árvore I fala:
___ Estamos muito tristes! Sentimos falta de nossa mãe e de toda nossa família.
D.Natureza:
___E onde estão?
Árvore I:
___Não sabemos, Dona Natureza, para onde levaram nossa família.
D. Natureza.
___Eles quem?
Árvore II:
___ Os lenhadores. Foram eles que vieram com máquinas e motosserras e derrubaram todos os membros da nossa família.
Árvore I:
___ Isso mesmo! Aqueles lenhadores mataram toda nossa família!
Nossos avós eram árvores centenárias, nossos pais viveram aqui décadas e mais décadas. E, assim que os homens descobriram que nós éramos valiosas, vieram e levaram todos embora.
Árvore II:
___ Ouvi  falarem que iam ganhar muito dinheiro com tantas árvores. Só que eles se esqueceram que somos muito importantes na natureza. Que nós  somos responsáveis pelo ar puro que eles respiram. Que somos nós as responsáveis pelo equilíbrio do planeta.
Dona Natureza:
___Vocês tem razão! O homem é um grande destruidor!
Cego pela ganância eles acabam destruindo tudo por onde passam.
Árvore I:
___ Verdade Dona Natureza. E a gente tem que fazer alguma coisa pra não deixar que o homem continue com tanta maldade e destruição.
D. Natureza:
___ Você tem razão, precisamos agir.
Nesse instante o rio fala desesperado:
___ Socorro! Socorro Dona Natureza! Você está me ouvindo?
D. Natureza:
___Quem está falando?
Rio:
___ Sou eu! Esse riacho.
Dona Natureza se aproxima e fala:
___ O que está acontecendo? Porque está pedindo socorro?
Rio:
___Olhe para mim, Dona Natureza! Veja o que fizeram comigo!
Há algum tempo as pessoas que por aqui passavam bebiam de minha água, tomavam banho e até sobreviviam dos peixes que aqui moravam.
Eu era um rio bonito, cheio de vida!  E agora...
D. Natureza:
___ Me deixa adivinhar! Foi o homem que deixou você assim!
Rio:
___ Isso mesmo. O homem acabou comigo. Começaram a jogar lixo dentro de mim. Poluíram minhas águas. Os peixes que aqui moravam fugiram e os que não conseguiram fugir morreram pela água contaminada. Agora sou depósito de lixo e todos olham pra mim com nojo. Isso me deixa muito triste! Estou morrendo Dona Natureza, estou morrendo!
Árvore I:
___ Olha! Está chegando alguém!
Todos os personagens que estão no palco falam:
__ É a Dona Água.
Música "Planeta água" de Guilherme Arantes
D. Água entra em cena, entre a platéia, andando lentamente, delicadamente enquanto toca musica.
Quando já esta perto do palco a música para e ela fala:
___ Olá pessoal! Estava ouvindo a conversa de vocês e resolvi chegar.
Árvore II:
___Seja bem vinda Dona Água. Nós estamos aqui desabafando com a Natureza sobre a ação do homem.
Dona Água:
___ Pois é,  eu sou um líquido muito precioso do qual todos os seres vivos dependem para sobreviver. Porém, os seres humanos não me dão o devido valor. Vivem desperdiçando água em grande quantidade, logo eu que sou essencial para a sobrevivência deles. Definitivamente eu não entendo os homens. Julgam-se tão inteligentes, mas na maioria das vezes se comportam pior que animais, não usam o cérebro. E se continuarem agindo dessa forma chegará o tempo que a fonte de água potável irá se esgotar. E aí vamos ver como eles vão sobreviver sem mim. Porque sem euzinha não existe VIDA.
D. Natureza:
___ É.... Dona Água tem razão. Eu também não consigo entender o ser humano. Eles nos destroem a cada dia,  sabendo que dependem de nós.
Eu sou a Natureza e dou a eles tudo que precisam para sobreviver, mas eles nunca estão satisfeitos.
Árvore II:
___ Pessoal, olha quem esta chegando! É o Planeta Terra!
Com aparência de doente e tossindo muito o Planeta Terra fala:
___ Olá pessoal! Vim até vocês pra falar da minha preocupação com o futuro dos rios, das florestas, da água e da vida no planeta Terra.
Todos nós estamos sofrendo agressões por parte dos humanos. Eu estou me sentindo muito mal, a cada dia mais fraco. O desmatamento, as queimadas, a poluição tudo isso esta acabando comigo.
Nesse instante o planeta passa mal e desmaia.
Toca a musica “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó, enquantotodos tentam reanimá-lo.
 A música para quando o Planeta melhora.  Então, D. Água fala:
___ Calma Senhor Planeta! Muita calma nessa hora! Todos nós estamos em apuros. A Dona Natureza, coitada, está morrendo aos poucos. Estamos indignados com o que está acontecendo. A natureza está em perigo, o planeta está em perigo!
Todos falam:
___ Nós estamos em perigo!
Árvore II:
__ E agora? O que vamos fazer? O Planeta Terra está em apuros!
Planeta:
__ Estou sim! E o único culpado de tudo isso é o homem. É ele que polui os rios, contamina as águas, produz um montão de lixo e joga tudo na natureza. É ele quem desmata a floresta, que fazem queimadas e polui o próprio ar que respira. E se continuarem agindo dessa forma o cenário na Terra daqui a alguns anos será bem sombrio, mas antes eles sofrerão as conseqüências.
Rio:
__ O ar que eles respiram não será mais o mesmo.
Árvore II:
__Vai faltar água potável. E tudo que depender dela para se desenvolver também será afetado.
Natureza:
__ Fenômenos como furações, tornados, maremotos e tempestade serão freqüentes e de grande intensidade.
Água:
__ Mas se os homens se unirem a favor do Planeta, eles podem reverter ou amenizar tudo isso. Só depende deles.
Planeta:
__ Verdade Dona Água. A mudança depende de cada um. E se o homem quiser, ele pode fazer de mim um novo Planeta. O primeiro passo é proteger a Amazônia e reflorestar as áreas devastadas.
Árvore I:
__ E também evitar as queimadas, que além de poluir o ar , acaba com a vida de plantas e animais.
Arvore II:
__ Deve cuidar dos rios para não contaminar a água.
Rio:
__ Diminuir a produção do lixo e aprender a reciclar.
Água:
__ E não desperdiçar água potável.
Natureza:
__ Isso mesmo! Se todos fizerem sua parte poderão salvar o Planeta.
Natureza, Árvore I e II.
__ Então não jogue lixo na natureza!
Rio, Água e Planeta.
__ Preserve o meio ambiente!
Todos:
__Preserve a vida!
Final: coreografia da música "Novo Planeta" da Xuxa .
Autoria Ledy Barbosa Vieira

TEATRO PARA O DIA DA ÁGUA

DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA


PERSONAGENS:

Vários alunos.

DESENVOLVIMENTO

1ª Personagem — Uma menina representando a Água

FALA:

— Há, como é triste ser Água...!

— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!

— Vejam como estou agora:

* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.

— Não sei o que fazer!

2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista

FALA:

— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.

Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.

— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.

3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol

FALA:

— É, eu estou decepcionado com a humanidade.

— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.

— Não consigo me controlar.

— Estou fazendo mal a terra, sem querer.

2ª FALA DA ÁGUA

— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...

— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.

-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor

-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.

--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.

— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.

RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.

Ao redor da água, começam a cantar:

A Água é minha amiga

Com ela posso contar

Pra lavar e tomar banho

E minha sede matar

Vamos todos protegê-la

E a natureza preservar

Resgatar suas a nascente

Para ela não faltar

Não fique triste amiga Água

De você vamos cuidar

Conscientizar a humanidade

Para a vida que nos dar.

TRÊS DICAS PARA PROTEGER A ÁGUA

1ª Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes;

2ª Não demorar no banho;

3ª Não desperdiçar água ao lavar carros e calçadas.

VOCÊ SABIA?

Que lavar roupa em um tanque por 15 minutos, consome 135 litros de água.

Solução: Juntar roupa na água para lavar de uma só vez e enxaguar todas ao mesmo tempo sem a torneira o tempo todo aberta.

Escovar os dentes em 5 minutos com a torneira aberta, gasta 80 litros de água.

Solução: Se fechar a torneira em quanto escova os dentes. economizará 79 litros de água.

Um banho de chuveiro de 30 minutos consome 243 litros de água.

Solução: Fechando o registro enquanto nos ensaboamos, gastaremos apenas 81 livros de água.

Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta, gastamos 243 litros de água.

Solução: Fechar a torneira para ensaboar a louça gastaremos 20 litros de água