Dona Borboleta
Tema - Dona Borboleta:
Olá, eu sou a Dona Borboleta, possuo duas antenas e também duas asas.
Meu tempo de vida é mais ou menos de duas semanas.
.
O que eu mais gosto de fazer é voar sem rumo, procurando néctar para me alimentar.
O néctar que é o alimento que eu mais gosto existe nas flores, é por isso que eu fico sempre voando e procurando uma flor cheia de comida para eu encher minha barriguinha.
Nestas minhas viagens constantes em busca de alimento, eu ajudo as plantinhas a se reproduzirem, cada vez que eu pouso em uma flor, um pozinho bem fininho gruda no meu corpo, e quando eu vou para a outra flor eu levo esse pozinho comigo, deixando ele lá, esse pozinho é chamado de pólen e isso que eu faço é chamado de polinização.
Existem outros bichinhos que também fazem isso, como as abelhas, os pássaros e até o vento pode levar o pólen de uma planta para outra.
Não sei como as plantas iriam se virar sem nós, mas na natureza tem solução para tudo. Pena que o ser humano não ajuda muito, destrói as florestas que é a minha casa e de milhares de outras espécies, enche o ar de fumaça, joga esgoto nos rios e faz outras coisas ruins, prejudicando todos nós.
Imagine só, tem ser humano que me caça, espeta alfinetes em meu corpo e faz quadros para pendurar na parede e acha lindo, queria ver se espetassem o corpo deles, o que eles iriam dizer.
A melhor forma de me admirar e a todas as criaturas da natureza é tirando uma fotografia, hoje em dia até celular tira foto. Por que então machucar outro ser vivo?
Interpretação de texto:
1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?
2) Quantas antenas a borboleta tem?
3) O que a borboleta gosta de fazer sem rumo?
4) Qual é a comida preferida da borboleta?
5) Até quantas semanas uma borboleta pode viver?
6) Como é chamado o processo de transferência de pólen de uma flor para outra?
7) Qual é o equipamento tecnológico mencionado no texto que também tira fotos?
Gabarito abaixo:
Gabarito:
1: Borboleta
2: Duas
3: Voar
4: Néctar
5: Duas
6: Polinização
7: Celular
Nenhum comentário:
Postar um comentário