"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 21 de abril de 2013



Projeto: A Arca de Noé.
 

1-Justificativa:

Este projeto visa trabalhar com diversos conteúdos do currículo do 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos, abrangendo várias disciplinas, de forma lúdica e prazerosa.
O tema abordado será “ Os Animais”, pois permite trabalhar com todas as letras do alfabeto e também com outros conteúdos do programa, além de ser um tema que as crianças conhecem e gostam muito.
O trabalho pedagógico realizado através de projetos, permite ao professor contextualizar todas as suas atividades, dando um sentido real para as crianças e para ele, oportunizando também que durante o desenvolvimento do mesmo, possam ocorrer alterações no planejamento, conforme as necessidades do momento.
O projeto visa trabalhar a criança como um todo, em todos os seus aspectos, cognitivo, motor e social, oferecendo ao professor uma visão ampla de todos os conteúdos que ele pode explorar com o determinado tema.

2-Conteúdos abordados:

Ciências:

• Seres Vivos e não vivos;
• Meio-ambiente;
• Respeito e cuidados com o meio ambiente e animais;
• Animais;
• Animais domésticos e silvestres;
• Tipo de cobertura do corpo dos animais;
• Animais carnívoros e herbívaros (do que se alimentam);
• Ambiente em que vivem;

Matemática:

• Noção de adição e subtração;
• Noção de espaço;
• Noção de tempo;
• Noção de sequência;
• Números pares;
• Contagem oral e noção de quantidade;
• Interpretar gráficos;

Português: Linguagem oral e escrita e Leitura:

• Oralidade;
• Escrita de palavras (escrita alfabética);
• Leitura;
• Seqüência de fatos;
• Reconto de histórias;
• Audição e interpretação de histórias;
• Apresentação de diversidade de textos;
• Estruturação de texto através de produção de texto coletivo e individual;

Artes:

• Pintura com tinta guache;
• Recorte e colagem;
• Modelagem;
• Músicas diversas (cantigas, canções);
• Expressão corporal (imitação, brincadeiras, dança);

Ensino Religioso:

• Noção de que Deus criou o mundo, o homem, o meio-ambiente e os animais;
• Respeito ao próximo e a si mesmo;
• Regras de convivência;

3-Objetivos:

• Desenvolver a linguagem oral através da exposição dos conteúdos e os comentários sobre os mesmos;
• Adquirir conhecimentos sobre os animais e suas características principais;
• Desenvolver o espírito de investigação e pesquisa oferecendo tarefas individuais e coletivas;
• Aprender a respeitar o meio-ambiente e os animais;
• Preservar o meio-ambiente e saber os cuidados necessários com os animais de estimação;
• Desenvolver auto-estima e respeito por si e pelo próximo;
• Desenvolver a autonomia;
• Apreciar a leitura de vários tipos de textos sobre o assunto discutido;
• Familiarizar-se com vários tipos de escritos, como livros de literatura, revistas informativas, gibis, livros para pesquisas.
• Apresentar noção de sequência dos fatos durante a produção de texto coletiva e ou individual;
• Interpretar o texto para poder recontá-lo com suas próprias palavras,
• Conhecer e apreender todo o alfabeto com a letra de fôrma maiúscula e minúscula;
• Apresentar evolução na escrita, com o objetivo de atingir a escrita alfabética,
• Desenvolver a leitura de palavras e pequenas frases;
• Adquirir noções matemáticas de adição, subtração, sequência numérica, números pares, noção de quantidade, de forma oral e de registro.
• Adquirir contagem oral com significado;
• Adquirir noção de tempo e espaço através das atividades realizadas;
• Reconhecer gráficos entendendo a sua utilidade;
• Desenvolver as habilidades motoras e a criatividade através de pinturas com lápis de cor, gisão de cera e guache. De modelagem com massa de modelar, de recorte e colagem e outras atividades;
• Proporcionar momentos de lazer e distração com jogos e brincadeiras (movimento);
• Desenvolver a atenção e a concentração através de atividades lúdicas e jogos de atenção;
• Interpretar músicas e cantigas através do corpo (expressão corporal);

4-Metodologia:

Inicialmente vamos utilizar como recurso principal os livros A Arca de Noé, da autora Ruth Rocha e o livro do mesmo nome do autor Milton Célio de Oliveira Filho. O Tema: A Arca de Noé, será o contexto inicial para abordar os conteúdos, fazendo a comparação entre estes dois livros com o mesmo título e de autores diferentes.
Apresentaremos também, o livro bíblia infantil com o mesmo título, mostrando a apresentação da da bíblia sobre o tema.
A partir daí seguiremos com as demais atividades.

5-Recursos utilizados:

Literatura infantil:
• A Arca de Noé - Ruth Rocha.
• Arca de Noé- Milton Célio de Oliveira Filho
• Arca de Noé- Histórias Bíblicas para crianças;
• Coleção Baú do Professor 4 e 5 anos- Arca de Noé
atividades p/o projeto
• A Bota do Bode- Sonia Junqueira
• O Macaco e a Mola- Sonia Junqueira
• O pato e o Sapo- Sonia Junqueira
• O Peixe Pixote
Sonia Junqueira
Utilização de DVDs, TV, CDs (A Arca de Noé 1 e 2), coleções pedagógicas, internet (pesquisa),

6-Sugestões de Atividades:

• Cruzadas
• Caça-palavras
• Comparação entre histórias
• Texto coletivo
• Salada de letras (crianças silábicas)
• Ordenação de gravuras
• Escrita de frases utilizando as gravuras
• Montagem de maquetes (animais silvestres e domésticos)
• Construção de cartazes, recorte e colagem (animais carnívoros e herbívoros);
• Audição de CDs ( A Arca de Noé de Vinicius de Moraes)
• Audição de histórias diversas
atividades de escrita contextualizadas com histórias ou pequenos textos, como parlendas ou advinhas.
• Imitação dos sons dos animais, dos movimentos dos animais,
• Construção do Livro do Alfabeto dos Animais;

 
7-Referências:
Brincando com Cores Blog educacional Professora: Zélia S. Borges

www.brincandocomcores.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário