"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 1 de setembro de 2013


Projeto interdisciplinar para o
 Ensino Fundamental II.


Pluralidade Religiosa
Objetivos:
• Conhecer e entender para conviver.
• Discutir sobre a diversidade religiosa (incluindo os agnósticos e ateus) como expressão da diversidade de experiências de vida.
• Compreender um pouco mais os conflitos religiosos ao redor do mundo.
• Refletir sobre o aceitar as diferenças respeitando as crenças individuais para o crescimento pessoal.
• Conhecer as principais religiões do planeta ou aquelas que, na localidade onde se encontrar a escola, forem mais importantes.
• Entrevistar pessoas próximas para trazer ao nível do cotidiano a discussão sobre as diversas expressões religiosas.
• Criar um fórum para reflexão do tema proposto
• Criar um blog com as informações e esclarecimentos sobre as religiões e com os resultados das discussões ocorridas no processo.
• Envolver o trabalho com os alunos nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.
Tempo
O tema proposto pode ser desenvolvido durante todo o ano escolar. Sua estrutura permite este tempo. Entretanto você pode desenvolvê-lo em dois meses. Se decidir pela criação da página eletrônica ao final de cada atividade, a discussão poderá ser continuamente alimentada e reordenada a fim de que os dados e as conclusões sejam constantemente superados e revisados. Assim, há ainda, a possibilidade de trocas de informações e discussões num espaço mais amplo que a escola: a rede mundial - internet. Desta forma o projeto pode durar em torno de 8 a 10 meses.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes, Blogs e vídeos.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)

Atividade 1 – Debate no senso comum - assistir um filme.
Inicie a aula questionando seus alunos a respeito das diversidades religiosas. Prepare a discussão para que seu desenvolvimento esteja voltado a expressão crítica do tema. A proposta deve ser apresentada aos alunos mostrando que o trabalho a ser desenvolvido é o de conhecer as diferentes expressões religiosas que tem no mundo, portanto não será apresentada ou imposta a religião de cada um deles.
Faça algumas perguntas como: Você acredita em Deus? Acredita em algo maior que não podemos ver, mas que pode estar aqui? Você acredita somente naquilo que pode ver e tocar? Sua crença tem certas regras? Tem um culto próprio?
A palavra religião vem do latim e significa re-ligar. Quer dizer, é uma forma de nos religarmos ao mundo natural do qual fazemos parte, mas nos esquecemos. Vivemos cercados por circunstâncias da cultura, realidades transformadas pelo homem.
O que você pensa sobre isso? Que tal entender um pouco mais sobre as grandes religiões? Saber como são seus cultos? Em que são diferentes das suas crenças? Deixe que os alunos debatam no grupo e intervenha nos momentos em que o tema não estiver sendo o foco. Uma vez que a diversidade de escolhas religiosas é enorme, cultural e humano, esta atividade será excelente para exercitarem a ética e a cidadania.
Atividade 2 – Entrevistas
Assim sensibilizados para o tema, os alunos elaboram uma entrevista com algumas pessoas (pais, tios, professores, colegas, vizinhos, etc.). As entrevistas possibilitam uma quantidade maior de informações e entendimentos sobre a diversidade religiosa.
Depois de realizadas as entrevistas analisem os dados para usá-los em um segundo momento; na confecção de gráficos, na reflexão sobre as respostas adquiridas e para que sejam divulgados os resultados durante a apresentação de outras atividades.
(Professor você pode distribuir as entrevistas em grupos para facilitar seu trabalho. A distribuição das entrevistas com outras pessoas pode ser da seguinte forma:
• pais e mães de família;
• outro adolescentes;
• educadores;
• religiosos;
• pré-adolescentes;
• adolescentes, etc.
Prepare as perguntas para as entrevistas e explique a forma como elas serão apresentadas na aula.
Sugestão de perguntas para as entrevistas:
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
• O que é religião?
• Você tem uma religião? Qual?
• Você segue seus ritos e doutrinas? Por quê?
• Você acha que o homem pode viver sem uma religião? Por quê?
• O que você pensa sobre os conflitos envolvendo religiões?
Após a realização da tarefa questione os alunos com as seguintes indagações: Os entrevistados têm conhecimentos de todas as religiões existentes? Quais as religiões mais apontadas na entrevista? Quais as religiões que os entrevistados são adeptos? O dia a dia dos entrevistados, gostos e preferências dos entrevistados? No dia a dia dos entrevistados, eles seguem doutrinas ou ritos?
Atividade 3 – Pesquisa na Internet
Pesquisar um pouco mais?
Em casa ou na escola (laboratório de Informática) solicite uma pesquisa na internet sobre as grandes religiões? Hinduísmo, Budismo, Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Suas doutrinas (o conjunto das suas idéias mais importantes), livros sagrados, rituais, divisões etc. Há conflitos envolvendo religiões no mundo? Onde? Por quê?
Depois que as pesquisas estiverem prontas questione-os sobre a experiência que tiveram ao fazê-la. Após este bate papo os alunos apresentam os resultados gerais das pesquisas.

Atividade 4 – Leitura individual do livro – criação de fórum – leitura e discussão do livro em grupos
Indique aos seus alunos a leitura do livro da autora Catherine Clement - A Viagem de Theo da editora Companhia das Letras, que conta a história de um menino chamado Theo que sai em busca do conhecimento sobre as diversas religiões ao redor do mundo. Theo está doente, de uma doença aparentemente incurável, e não tem religião, embora goste muito de assuntos religiosos.
Conheça um pouco mais sobre este livro:
http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=224 (acesso em 02/03/2010) ou http://www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-a-viagem-de-theo/ (acesso em 02/03/2010).
Sugestão 1 - Depois da leitura do livro conduza a turma para refletirem e debaterem sobre o livro lido e os assuntos abordados nele.
• Gostaram do livro? Qual o seu comentário a respeito da leitura que fez? O que lhe chamou mais atenção com a leitura do livro? O que ficará marcado, da leitura, em sua vida?
Sugestão 2 – Ler e discutir o livro em família ou entre amigos e levado para sala de aula o parecer do grupo.
Sugestão 3 – Criar um fórum de debate a respeito do livro é bem interessante. Os alunos conhecerão a opinião de outros leitores, interagem com o mundo e podem apresentar seus pontos de vista com argumentações mais fundamentadas por já ter adquirido certa criticidade sobre o assunto nas outras atividades desenvolvidas sobre o tema. O fórum é um recurso que permite a troca de ideias, a criação de ações, o exercício consciente da cidadania e a transformação social.
Atividade 5 – Criação de página na Internet ou no site da escola
Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre diversas religiões, suas crenças e seus modos de fazer, que tal organizarmos todo este conhecimento numa página da internet? Poderia até ser numa página dentro do site da sua escola! Organize esta página de modo que outras pessoas possam conhecer as particularidades de cada uma das religiões pesquisadas e que possam entender que cada um de nós pode ter uma religiosidade diferente. Se precisarem de ajuda conversem com o professor de Informática ou com alguém que possa lhe dar uma ajuda n o desenvolvimento desta atividade.
Atividade 6 – Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Envolva outros professores no tema Pluralidade Religiosa. A sugestão é que o tema seja apresentado de diversas maneiras, por meio de diferentes atividades, nas aulas de professores de outras disciplinas como, por exemplo:
Língua Portuguesa.
Sugestão 1 - os textos propostos pelo professor que estiver desenvolvendo o projeto podem ser usados para desenvolvimento de conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa.
Sugestão 2 – os alunos criam textos de Cordel para expor a diversidade do tema na escola.
História
Sugestão 1 – conhecer a história dos lugares onde as diversas religiões se fazem presente por meio de pesquisa na internet, ou em revistas específicas e depois apresentar aos colegas ou fazer um momento de apresentação chamado “Feira das Expressões Religiosas”. Neste espaço os alunos descrevem as características principais de cada uma das religiões pesquisadas.
Geografia
Sugestão 1 – conhecer e estudar os lugares onde as expressões religiosas surgiram. Fazer um levantamento das áreas de conflito religioso no mundo, relacionando com outras questões em disputa na mesma região. Use as aulas de Informática para pesquisa ou solicite que a façam em casa.
Informática
Sugestão 1 - Para apresentação do resultado das pesquisas realizadas nos diversos momentos do processo ensino aprendizagem, convide os alunos para conhecerem alguns aplicativos do computador. Solicite que as apresentações sejam preparadas no Power Point ou Movie Maker. Eles devem inserir um fundo musical, legenda e algumas informações a respeito das imagens, se for necessário.
Sugestão 2 - Que tal organizar um blog para apresentar os resultados das pesquisas, entrevistas e do conhecimento adquirido? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas sobre o tema em questão.
Artes
Sugestão – elaborar cartazes, desenhos, que representam o que foi significativo para cada grupo sobre o tema e preparar uma exposição na escola dos mesmos.
Filosofia
Sugestão – Depois de uma reflexão filosófica sobre a pluralidade religiosa convide os alunos para preparar algumas comunicações baseados nessas aulas e depois apresentem a outros grupos de colegas. Os recursos para apresentação pode ser escolhido pelos alunos.
Matemática
Sugestão 1 – Se for possível leve os alunos ao laboratório de Informática com os dados das entrevistas e pesquisas nas mãos. Com a ajuda do professor de Informática os alunos conhecem o aplicativo Excel e aprendem a inserir os dados obtidos para gerar gráficos.
Sugestão 2 – com os dados das entrevistas e pesquisas os alunos criam gráficos em seus
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
http://www.liberdadereligiosa.org.br/2009/
ONG voltada para a defesa da liberdade religiosa. Interessante coletânea de textos como a Declaração sobre eliminação de todas as formas de intolerância de discriminação com base na religião ou crença – ONU.
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=29105
Reverendo anglicano que fala da importância da cultura de paz
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.

Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade
Projeto interdisciplinar para 6º do Ensino Fundamental II

6º Ano
Título: Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade
Objetivos:
• Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
• Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
• Estabelecer a importância do respeito às diferenças entre os colegas.
• Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade.
• Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.

Tempo
O projeto, caso você tenha um tempo pequeno, tem a possibilidade de ser desenvolvido em um mês. Entretanto, como o tema é bastante abrangente, instigante e promove resultados significativos depois das atividades realizadas, poderá se estender para três meses, isso com o trabalho em conjunto entre os professores.
E ainda, por ter possibilidade para lançamento de discussões no blog, ao longo do tempo, é um projeto que poderá ser alimentado o ano todo com novas leituras e discussões pertinentes.
Sobretudo o projeto certamente poderá ser pensado de forma oportunista e pontual caso ocorra algum evento na escola ou socialmente em que essa discussão seja pertinente e importante.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Blogs, Filmes.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)
Atividade 1 – Reflexão com base no senso comum - assistir a um filme.
Inicie sua aula comentando com os alunos que geralmente a gente pensa que o nosso jeito de ser e de fazer é o normal e nos comparamos com os colegas e com as pessoas à nossa volta. Porém, quando consideramos o outro parecido conosco, aprovamos. Mas quando achamos diferente, diverso, é comum acharmos “errado” ou simplesmente esquisito. Desta forma, pensamos um pouco: será que é mesmo possível que as pessoas tenham jeitos de ser iguais? Será que podemos dizer: aquela pessoa é esquisita, aquela outra não? E aqueles que nós consideramos esquisitos, o que pensam de nós?
Se olharmos para o mundo, vamos encontrar muitas coisas que parecem ser iguais, mas são bastante diferentes! As árvores, por exemplo, tem um jeitão mais ou menos parecido, mas de perto, são diferentes entre si. Mesmo aquelas de um mesmo grupo, de uma mesma espécie, não crescem iguais.
Em seguida questione os alunos: O que você gosta de fazer? Como você costuma assistir às aulas em sua escola? Enfim, como é o “seu jeito de ser”?
Depois de refletirem a este respeito proponha que investiguem essa história de igual e diferente para conhecer os outros à nossa volta. Assim sensibilizados para o tema, poderão, então, elaborar uma entrevista com as pessoas próximas a eles para buscarem outras “formas de viver”. Portanto, solicite que façam como tarefa de casa, a pesquisa abaixo:

Atividade 2 – Pesquisa prática - entrevistas
Pesquisar um pouco mais?
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
1. Qual é o seu nome?
2. Faixa etária de idade:
( ) 7 a 14 anos – ( ) 15 a 21 anos – ( ) 22 a 29 anos – ( ) 30 a 40 anos –
( ) 41 a 50 anos e de ( ) 51 em diante.
3. Como você costuma estudar em casa?
4. Como você costuma assistir às aulas?
5. O que você gosta de fazer nos horários livres?
6. O que é mais legal na escola/trabalho?
7. O que é menos legal na escola/trabalho?
8. O que você gosta de comer?
9. O que você come, normalmente, em sua casa?
10. Por que você come esse tipo de alimento normalmente?
11. O que você acha das pessoas que são diferentes de você?
12. Você acha que é possível viver bem com as diferenças entre as pessoas? Como?
Atividade 3 – organização de blog a partir do resultado das entrevistas. Exposição dos resultados – gráficos – Excel. (Apresentação dos resultados em Power Point, Movie Maker, Cartazes, etc.)
Inicie a aula questionando os alunos sobre a experiência que tiveram em fazer a pesquisa. Quais os costumes, gostos e preferências dos entrevistados? O dia a dia deles pode trazer ao coletivo diferenças interessantes a serem exploradas?
Depois de um bate papo os alunos apresentam os resultados das discussões e pesquisas. Que tal organizar um blog para isso? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas que acessarem o blog. Podemos também repassar os dados das entrevistas para o Excel e criar os gráficos. A atividade de apresentar a estatística pode ser acertada com os alunos de maneira que se juntem em grupos e, quando ficarem prontas, apresentam em Power Point, ou Movie Maker ou em Cartazes que serão espalhados ou expostos pela/para a escola.
Atividade 4 – criação de painel temático com recursos diversos
Proporcionar discussões enriquecidas com as histórias pessoais e dos entrevistados poderá ser organizada nas diversas formas citadas neste projeto.
Temas pertinentes as questões das diferenças e diversidades sociais presentes na realidade dos alunos se fazem presentes permanentemente devido a diversidade do nosso país.
Um grande painel digital (power point, blog, Word, etc.) para novas discussões, leituras de jornais e revistas que estão sempre trazendo casos de intolerância, diferenças sociais, bullyng que surgem a todo instante, pode ser construído. Portanto, sempre que for oportuno retome os temas juntamente com seu conteúdo.
Atividade 5 – Debate em sala – filmes, pesquisa na internet, entrevistas, leitura de artigos em jornais, revistas, mídia televisiva, etc.
Professor outra atividade possível para dinamizar mais o seu trabalho é desenvolver debates sobre as virtudes. Escolha algumas virtudes que você pensa estar de acordo com os seus princípios, de seus alunos e os da escola, separe-as por interesse dos alunos e as distribua em sala para que debatam.
Crie vários grupos na sala de aula (ou outro espaço possível) e cada um deverá discutir entre eles sobre o tema sugerido por você. Em seguida a reflexão dos grupos, eles apresentam a síntese do que foi discutido.
Depois do debate proponha que pesquisem sobre os temas em alguns veículos de comunicação, em vídeos, entrevistando pessoas, pesquisando na internet, etc. Retome o tema no debate entre os grupos para analisarem se a primeira opinião do grupo ainda permanece após estarem com uma bagagem teórica maior.
Pontue com seus alunos que o tema gera conflito, desenvolve o exercício da cidadania na construção de pessoas autônomas, transformadoras da sociedade e de sua realidade, portanto, deve ser trabalhado com respeito e ética em todo processo.

Atividade 6 - Trabalho com música – interpretação da letra e paródias
A partir da letra da música de Charlie Brown – “Vícios e Virtudes” ou “Racismo é Burrice” e “Até Quando” do Gabriel Pensador, aborde e reflita criticamente com seus alunos sobre a diferença e a diversidade social.
Solicite que selecionem frases que falam de cidadania, de atitudes, de diferenças e de outras virtudes que escolherem. Em seguida acessem a música no youtube e a escutem. Depois cada equipe deve criar uma paródia sobre os temas abordados e apresentar para a turma ou para a escola, como fechamento da atividade.
Atividade 7 - Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Língua Portuguesa.
• Sugestão- construir um jornal com os alunos. Veja a sugestão no link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/projeto-o-jornal-em-sala-de-aula.html (acesso em 02/03/2010). Ele detalha como você pode criar um jornal com seus alunos.
• Sugestão - trabalhar com o Jornal em sala de aula, analisar os artigos que se apresentam nele e retirar destes, os temas desejados. Veja as sugestões de links:
http://www.scribd.com/doc/14779897/Projeto-Para-a-Atividade-7-Jornal-Na-Sala-de-Aula (acesso em 02/03/2010)
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/20/o-jornal-na-sala-de-aula/ (acesso em 02/03/2010)
• Sugestão - produzir poesias, textos de cordel, poemas e outros que você achar interessante para esta atividade.
• Sugestão – Construa, depois dos textos prontos, “varais das virtudes” – estender barbantes no pátio da escola como se fossem varais de roupas e colar os textos produzidos. Dessa forma toda a comunidade escolar terá acesso a leitura desses textos. Caso você queira pode construir um mecanismo de votação dos textos produzidos e premiar estes alunos autores.
História.
• Sugestão - trabalhar com a pesquisa na internet. Divida a turma em grupos por regiões brasileiras e encaminhe-os para o computador onde farão uma pesquisa sobre a diversidade e diferenças da região que o grupo ficou responsável. Depois da pesquisa pronta cada grupo informa aos colegas o que aprenderam com a investigação. Aqui é importante preparar um instrumento de pesquisa, com o que você deseja que os alunos pesquisem para direcioná-los e ajudá-los sem perder tempo.
Geografia.
• Sugestão – utilizar a mesma metodologia acima, porém a pesquisa será com base nos espaços geográficos. Por exemplo: depois de feita a pesquisa comparar as regiões e verificar qual que apresenta um índice maior de incidência dos temas. Depois da pesquisa realizada os alunos podem produzir textos no aplicativo Word, bem como preparar uma apresentação para a escola ou outros colegas (trabalho em grupo) com os aplicativos Power Point e Movie Maker, nas aulas de Informática. Neste caso além de aprenderem a utilizar a ferramenta os alunos estarão reforçando o a aprendizagem do conteúdo. Você pode fazer uma votação para escolher os melhores trabalhos produzidos.
Arte.
• Sugestão – Produzir cartazes e colocá-los em pontos estratégicos de visualização na escola. Deixar um cartaz em branco, junto aos outros cartazes, para que as pessoas que por ali passarem, deixem a resposta para a seguinte pergunta: como pratico a lealdade, a generosidade, a ética, etc no meu dia a dia? Usar os resultados para estudo na sala de aula.
• Sugestão – Com o celular, os alunos devem tirar fotos, em casa ou no bairro, de atitudes que apresentam as virtudes trabalhadas. Em seguida, com a ajuda do professor de Informática ou nas aulas no laboratório de informática, eles podem baixar e gravar as fotos inseri-las em um aplicativo como Power Point ou Movie Maker e apresentar aos colegas. Nesta apresentação eles devem colocar um fundo musical, frases importantes que representem a imagem e também uma legenda para facilitar a leitura visual da foto.
Filosofia.
• Sugestão – com os debates feitos em sala, construam textos síntese e solicite que os alunos, usando a técnica de apresentação “mesa redonda”, façam comunicações sobre estes textos para os colegas e, se possível, a comunidade escolar.
• Sugestão – criar o “Espaço Filosófico” na escola, o qual reúne grupos de alunos de várias idades para refletirem sobre as diferenças e diversidades que existe na escola e na sociedade. Os alunos podem se inscrever para participar das assembléias, as quais podem ser uma vez por semana ou uma vez por mês. Determine o tempo de duração e a quantidade de alunos para cada encontro. Sistematize o tempo de reflexão e converse com os alunos sobre a importância deste espaço para expor situações que os incomodam, bem como contar as atitudes que tiveram para fazer valer o que se discute. Desta forma os alunos exercem a cidadania de maneira democrática e consciente, aproximam os pais da escola e, a partir daí podem transformar a sociedade, a relação e o respeito com o outro.
• Sugestão – Este “Espaço Filosófico” pode receber profissionais, pais e outras pessoas para dialogarem a respeito de assuntos que seja de interesse do grupo.
• Sugestão - Os próprios alunos podem, depois de alguns debates e leitura de artigos, preparar palestras sobre determinados temas e apresentá-las na escola para os outros colegas e/ou comunidade escolar. Estas palestras podem conter cenas de filmes, imagens, vídeos instrutivos, etc.
Matemática.
• Sugestão – Solicite ajuda do professor de informática se for necessário e proponha aos alunos que criem gráficos com os dados das pesquisas feitas. Cada grupo se responsabiliza por construir os gráficos com os dados de sua região e apresentar aos outros colegas. Você pode também, para que todos os grupos tenham acesso a tudo, pedir que cada grupo envie, por e-mail, os dados de sua região para um representante do outro grupo. Este, por sua vez, ficará responsável por repassar para os colegas de sua equipe.
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
Texto 1
http://www.pucp.edu.pe/ira/filosofia-peru/pdf/arti_filo_latino/tolerancia.pdf
Trabalho sobre o conceito de tolerância, identidade e diversidade.
Texto 2
http://www.espacoacademico.com.br/007/07oliveira.htm
Trabalho sobre a questão no espaço escolar. Atente para a bibliografia ao final deste trabalho, sobretudo ao artigo do Prof. Dr. Kabenguele Munanga.
Texto 3
http://www.palmares.gov.br
Artigo sobre virtudes
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.

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