"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PNAIC - SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 1


SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 1

CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.

            Ao longo dos anos o trabalho docente e a transmissão do conhecimento científico no ambiente escolar vêm se transformando e se modificando para se adequar as novas realidades existentes que transpassam os muros escolares, ao longo dessa jornada, vários métodos, propostas, novas concepções sobre alfabetização, avaliação, a influência do currículo e tendências foram sugeridas e “abolidas”, e para que o conhecimento aconteça de forma significativa é imprescindível olhar constante acerca da consolidação e monitoramento do processo de ensino e da aprendizagem.

Analisando semanticamente a palavra Alfabetizar encontramos em sua raiz que a mesma é o ato de ensinar o indivíduo ler e a escrever, e alfabetização é ação de se alfabetiza. Levando em consideração as minhas práticas e experiências educacionais e as leituras, análises e discussões propostas pelo curso do PNAIC pode-se perceber que essa ação é repleta de intencionalidades não é tão simples assim, alfabetizar vai além de ler e a escrever. Em pleno século XXI é impossível realizar o ato de alfabetizar sem colocá-lo caminhando lado a lado com a ato de letrar o educando. Segundo Magda Becker Soares: “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita.

Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004). E para que esse ato ocorra efetivamente o currículo tem influência “chave” e fundamental nas ações que determinarão as praticas docente na criação e preparação do conteúdo das aulas, valorizando o discurso dos alunos, explorando a criatividade e auxiliando nas expressões orais e escritas que levem o aluno a pensar sobre determinadas situações com as quais convive no dia a dia e a refletir para se expressar.

Para se ampliar o processo de alfabetização e letramento e para garantir os direitos de aprendizagens para o ciclo de alfabetização deve está presentes no currículo os princípios de: “o que”, “para que”, e ao “como” ensinar articuladas ao “para quem”.  Essas decisões estão relacionadas os eixos de ensino e aprendizagem ligadas à relevância do conteúdo, a sua intencionalidade e ao tipo de conteúdos ensinados. Buscando garantir aos estudantes o direito de aprendizagem sustentados nos princípios da ética e da responsabilidade que incidem também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos intelectuais, sociais e econômicos, para que isso ocorra se faz necessário um direcionamento para o fazer e o refazer do processo didático-pedagógico.

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação deve ser vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Em minha prática não me frustro, ou me espanto com as limitações dos meus alunos, pois tenho em que não há certo ou errado, porém elementos que melhor se adaptam a cada situação didática. No cotidiano busco acompanhar meus alunos através das atividades de expressões orais e escritas, por meio da observação, produções de textos, anotando o desempenho dos alunos durante as atividades buscando uma constante reflexão e replanejamento das minhas ações e intencionalidades para que os alunos possam se desenvolver, buscando encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma evolução mais segura e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário