PNAIC - SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 1
SÍNTESE REFLEXIVA UNIDADE 1
CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO:
CONSOLIDAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.
Ao
longo dos anos o trabalho docente e a transmissão do conhecimento científico no
ambiente escolar vêm se transformando e se modificando para se adequar as novas
realidades existentes que transpassam os muros escolares, ao longo dessa
jornada, vários métodos, propostas, novas concepções sobre alfabetização,
avaliação, a influência do currículo e tendências foram sugeridas e “abolidas”,
e para que o conhecimento aconteça de forma significativa é imprescindível olhar
constante acerca da consolidação e monitoramento do processo de ensino e da
aprendizagem.
Analisando
semanticamente a palavra Alfabetizar encontramos em sua raiz que a mesma é o
ato de ensinar o indivíduo ler e a escrever, e alfabetização é ação de se
alfabetiza. Levando em consideração as minhas práticas e experiências
educacionais e as leituras, análises e discussões propostas pelo curso do PNAIC
pode-se perceber que essa ação é repleta de intencionalidades não é tão simples
assim, alfabetizar vai além de ler e a escrever. Em pleno século XXI é
impossível realizar o ato de alfabetizar sem colocá-lo caminhando lado a lado
com a ato de letrar o educando. Segundo Magda Becker Soares: “Se alfabetizar significa
orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa
levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita.
Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e
escrever; uma criança letrada é uma criança que tem o hábito, as habilidades e
até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em
diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias”
(Soares 2004). E para que esse ato ocorra efetivamente o currículo tem
influência “chave” e fundamental nas ações que determinarão as praticas docente
na criação
e preparação do conteúdo das aulas, valorizando o discurso dos alunos,
explorando a criatividade e auxiliando nas expressões orais e escritas que
levem o aluno a pensar sobre determinadas situações com as quais convive no dia
a dia e a refletir para se expressar.
Para
se ampliar o processo de alfabetização e letramento e para garantir os direitos
de aprendizagens para o ciclo de alfabetização deve está presentes no currículo
os princípios de: “o que”, “para que”, e ao “como” ensinar articuladas ao “para
quem”. Essas decisões estão relacionadas
os eixos de ensino e aprendizagem ligadas à relevância do conteúdo, a sua
intencionalidade e ao tipo de conteúdos ensinados. Buscando garantir aos
estudantes o direito de aprendizagem sustentados nos princípios da ética e da
responsabilidade que incidem também na formação de uma sociedade mais justa e
mais desenvolvida nos aspectos intelectuais, sociais e econômicos, para que
isso ocorra se faz necessário um direcionamento para o fazer e o refazer do
processo didático-pedagógico.
Durante
muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular
os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova
bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo
ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação deve ser vista como uma das mais
importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal
objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Em minha prática não
me frustro, ou me espanto com as limitações dos meus alunos, pois tenho em que
não há certo ou errado, porém elementos que melhor se adaptam a cada situação
didática. No cotidiano busco acompanhar meus alunos através das atividades de
expressões orais e escritas, por meio da observação, produções de textos,
anotando o desempenho dos alunos durante as atividades buscando uma constante
reflexão e replanejamento das minhas ações e intencionalidades para que os
alunos possam se desenvolver, buscando encontrar caminhos para medir a
qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma evolução
mais segura e significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário