Jogo Educativo com Sucata Meio Ambiente
TOCA DO RATINHO de Santa Marli P. dos Santos. Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo
Estimula:
Motricidade fina, percepção visual e noção de quantidade.
Descrição:
Selecionar uma tampa de caixa grande (+ - 60x40 cm), uma bolinha de gude
pequena, seis potes de iogurte e pintar três de uma cor e três de outra. Fazer um
corte em forma de toca, colar as cores alternadas. Colocar os números de um a seis,
sendo uma cor para os números ímpares e a outra para os pares.
Santa Marli P. dos Santos.
Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo
Possibilidades de exploração:
-Cada criança num determinado tempo tenta colocar a bolinha na toca,
“chutando-a” com os dedos. Cada vez que conseguir, faz os pontos especificados
em cada peça.
PEZINHOS
Sugestões de Atividades Educativas semana do meio ambiente Ideia Criativa:
Você poderá gostar destas outras postagens relacionadas, venha ver:
Feira de Ciências Horta Suspensa e Canterinho de Garrafa Pet
Estimula:
Motricidade fina, percepção visual e noção de quantidade.
Descrição:
Selecionar uma tampa de caixa grande (+ - 60x40 cm), uma bolinha de gude
pequena, seis potes de iogurte e pintar três de uma cor e três de outra. Fazer um
corte em forma de toca, colar as cores alternadas. Colocar os números de um a seis,
sendo uma cor para os números ímpares e a outra para os pares.
Santa Marli P. dos Santos.
Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo
Possibilidades de exploração:
-Cada criança num determinado tempo tenta colocar a bolinha na toca,
“chutando-a” com os dedos. Cada vez que conseguir, faz os pontos especificados
em cada peça.
PEZINHOS
Sugestões de Atividades Educativas semana do meio ambiente Ideia Criativa:
Você poderá gostar destas outras postagens relacionadas, venha ver:
Feira de Ciências Horta Suspensa e Canterinho de Garrafa Pet
BOLICHE DE LATAS Nylse Helena Silva Cunha: Criar para brincar
Estimula:
Motricidade, coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, arremesso
ao alvo, controle de força e direção.
Descrição:
Bolas de meia feitas com algumas meias juntas, que são enfiadas no fundo
de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e desvirar o cano da perna da meia várias vezes, recobrindo a bola para, posteriormente, costura-la. Latas vazias, do mesmo tamanho, com números colados.
Possibilidades de exploração:
-Empilhar as latas fazendo um castelo.
-Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar
todas as latas.
-Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.
-Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.
PASSA BOLINHA de Nylse Helena Silva Cunha: Criar para brincar
Estimula:
Motricidade, concentração da atenção, coordenação viso-motora.
Descrição:
Três garrafas de plástico transparente; em duas foi retirado o fundo para poderem ser encaixadas umas nas outras. Dentro delas foram colocadas três bolinhas de gude, e no topo das garrafas encaixadas, foi colocado o fundo de uma
delas. As garrafas foram fixadas com durex colorido.
Possibilidades de exploração:
-Sacudir as garrafas de modo que as bolinhas passem pelo gargalo e vão
para o fundo da última garrafa. Contar quanto tempo leva para conseguir passar as
três bolinhas.
Sobre a autora:
Ministra cursos por todo o território nacional e, como conferencista internacional, já participou de congressos na Suécia, Bélgica, Itália, Canadá, Austrália, Espanha, Suíça, Coréia e África.
Para comprar os livros visite o site http://www.brinqueduca.com.br/si/site/1501/p
Nylse Helena Silva Cunha: Criar para brincar
Estimula:
Motricidade, coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, arremesso
ao alvo, controle de força e direção.
Descrição:
Bolas de meia feitas com algumas meias juntas, que são enfiadas no fundo
de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e desvirar o cano da perna da meia várias vezes, recobrindo a bola para, posteriormente, costura-la. Latas vazias, do mesmo tamanho, com números colados.
Possibilidades de exploração:
-Empilhar as latas fazendo um castelo.
-Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar
todas as latas.
-Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.
-Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.
PASSA BOLINHA de Nylse Helena Silva Cunha: Criar para brincar
Estimula:
Motricidade, concentração da atenção, coordenação viso-motora.
Descrição:
Três garrafas de plástico transparente; em duas foi retirado o fundo para poderem ser encaixadas umas nas outras. Dentro delas foram colocadas três bolinhas de gude, e no topo das garrafas encaixadas, foi colocado o fundo de uma
delas. As garrafas foram fixadas com durex colorido.
Possibilidades de exploração:
-Sacudir as garrafas de modo que as bolinhas passem pelo gargalo e vão
para o fundo da última garrafa. Contar quanto tempo leva para conseguir passar as
três bolinhas.
Sobre a autora:
Nylse Helena da Silva Cunha é pedagoga, diretora do Instituto Indianópolis desde 1974, onde fundou a primeira Brinquedoteca Brasileira.
Começou sua carreira na área de Educação Especial na Sociedade Pestalozzi, trabalhou com o Dr. Stanislau Krinsky e foi coordenadora do setor de Recursos Pedagógicos da APAE – SP, onde criou a Brinquedoteca Terapêutica.
Fundadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas é membro da diretoria da ITLA – International Association of Toy Libraries.
Para comprar os livros visite o site http://www.brinqueduca.com.br/si/site/1501/p
Nenhum comentário:
Postar um comentário