Avaliação de MATEMÁTICA 5º ano
1 - João participou de um campeonato de judô na categoria juvenil, pesando 45,350kg. Cinco meses depois estava 3,150kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse período?
(A) 14,250kg
(B) 40,850kg
(C) 48,500kg
(D) 76,450kg
2 - Para uma temporada curta, chegou à cidade o circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechará?
(A) 16h30
(B) 17h30
(C) 17h45
(D) 18h30
3 - Um garoto completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por
(A) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6
unidades.
(B) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6
dezenas.
(C) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
(D) 1 unidade de milhar, 90 unidades.
4 - A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma: 4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1 Qual foi o número pedido?
(A) 4035
(B) 4305
(C) 5034
(D) 5304
5 - Gilda comprou copos descartáveis de 200 mililitros, para servir refrigerantes, em sua festa de aniversário. Quantos copos ela encherá com 1 litro de refrigerante?
(A) 3
(B) 5
(C) 7
(D) 9
6 - Num pacote de balas contendo 10 unidades, o peso líquido é de 49 gramas. Em 5 pacotes teremos quantos gramas?
(A) 59
(B) 64
(C) 245
(D) 295
7 - Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos bois esse fazendeiro tem agora?
(A) 266
(B) 376
(C) 476
(D) 486
8 - Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. Quantos pães foram colocados em cada cesta?
(A) 31
(B) 310
(C) 554
(D) 783
9 - Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias?
(A) 2 meses.
(B) 3 meses.
(C) 5 meses.
(D) 6 meses.
Retirado do site provabrasil2009.inep.gov.br
Assessoria Pedagógica: Geografia - 3ª série - 4º ano
|
||||
Para responder às questões 1, 2, 3 e 4, observe e
utilize o mapa abaixo
1. Pinte de verde um estado da região Norte, de amarelo um estado da região Nordeste e de vermelho um estado da região Sul.
2. Cite três estados brasileiros que não são
banhados pelo oceano Atlântico.
_____________________________________________________________________
3. Faça um X com caneta preta sobre o estado onde
você mora.
4. Em qual região brasileira se localiza o
Distrito Federal?
______________________________________________________________________
5. Assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) A cidade é onde fica a sede do município. ( ) Os bairros mais afastados do centro da cidade formam a periferia. ( ) Os limites de um município podem ser um rio, uma rua, uma estrada de ferro, uma placa, uma serra etc. ( ) O prefeito de um município representa o Poder Judiciário.
6. Responda às questões.
a) Por que alguns municípios só têm a zona
urbana?
______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ b) Qual a importância das taxas e dos impostos para o governo municipal? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ c) Na sua opinião, quais são os deveres e os direitos do cidadão? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Gabarito
Para responder às questões 1, 2, 3 e 4, observe e
utilize o mapa abaixo.
1. Pinte de verde um estado da região Norte, de amarelo um estado da região Nordeste e de vermelho um estado da região Sul. Resposta pessoal.
2. Cite três estados brasileiros que não são
banhados pelo oceano Atlântico.
Resposta: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.
3. Em qual região brasileira se localiza o
Distrito Federal?
Resposta: Centro-Oeste.
4. Veja o mapa do município de XXX, que fica no
estado de AAA.
A seguir, responda às perguntas.
a) Qual a cor utilizada no mapa para representar
a zona rural?
Resposta: b) No município de XXX, a maior área é ocupada pela zona rural ou pela zona urbana? Resposta: c) Cite quatro elementos que podem existir na zona urbana do município de XXX. Resposta:
5. Assinale V para verdadeiro e F para falso.
(V) A cidade é onde fica a sede do município. (V) Os bairros mais afastados do centro da cidade formam a periferia. (V) Os limites de um município podem ser um rio, uma rua, uma estrada de ferro, uma placa, uma serra etc. (F) O prefeito de um município representa o Poder Judiciário. (V) As leis de um município são elaboradas pelos vereadores.
6. Responda as questões.
a) Por que alguns municípios só têm a zona
urbana?
Resposta: Porque a zona urbana vai crescendo, avançando tanto que a zona rural deixa de existir.
b) Qual a importância das taxas e dos impostos
para o governo municipal?
Resposta: As taxas e os impostos pagos pela população servem para custear os serviços públicos.
c) Na sua opinião, quais são os deveres e os
direitos do cidadão?
Resposta pessoal. |
||||
Continentes e oceanos
|
Assessoria Pedagógica: Geografia - 4ª série - 5º ano
|
||||
1. Observe o mapa-múndi e responda às questões.
a) Escreva no mapa os nomes dos seis continentes
e dos cinco oceanos.
b) Quais continentes são atravessados pela linha do Equador?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
c) Qual oceano separa a América da África e da Europa?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
d) Pinte de amarelo o Hemisfério ocidental e de laranja o Hemisfério oriental.
e) Qual continente está totalmente situado no
Hemisfério ocidental?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
f) Qual o continente que possui terras nos quatro
hemisférios?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
2. Observe o mapa da América do Sul e faça o que
se pede.
a) Pinte de vermelho os países que não fazem fronteira com o Brasil. b) Quais países da América do Sul estão totalmente localizados no Hemisfério norte? _____________________________________________________
_____________________________________________________
c) Quais estados brasileiros são vizinhos da Bolívia?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
d) Pinte de verde os estados que formam a região Sul do Brasil. e) Quais estados brasileiros possuem terras na zona temperada do sul?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
Gabarito
1. Observe o mapa-múndi e responda as questões.
a) Escreva no mapa os nomes dos seis continentes e dos cinco oceanos. Resposta: Continentes:América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. Oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico Glacial Ártico e Glacial Antártico. b) Quais continentes são atravessados pela linha do Equador? Resposta: América, África e Ásia. c) Qual oceano separa a América da África e da Europa? Resposta: Atlântico. d) Pinte de amarelo o Hemisfério ocidental e de laranja o Hemisfério oriental. e) Qual continente está totalmente situado no Hemisfério ocidental? Resposta: América. f) Qual o continente que possui terras nos quatro hemisférios? Resposta: África. 2. Observe o mapa da América do Sul e faça o que se pede. a) Pinte de vermelho os países que não fazem fronteira com o Brasil. Resposta: Equador e Chile. b) Quais países da América do Sul estão totalmente localizados no Hemisfério norte? Resposta: Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa. c) Quais estados brasileiros são vizinhos da Bolívia? Resposta: Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. d) Pinte de verde os estados que formam a região Sul do Brasil. Resposta: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. e) Quais estados brasileiros possuem terras na zona temperada do sul? Resposta: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. |
||||
Avaliação: Corpo humano 2
|
Assessoria Pedagógica: Ciências Naturais - 1ª série - 2º ano
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1. Desenhe um menino e uma menina, localize onde estão a cabeça, o tronco e os membros e escreva ao lado de cada parte do corpo seus nomes.
2. Complete as frases com as palavras do quadro.
a) O _______________bombeia o sangue para todo o
corpo.
b) Os ______________ são duros e servem para sustentar o corpo. c) Os braços e as pernas são chamados ____________________ . d) A _________________ é um tecido fibroso e mais mole que o osso. e) Os _________________ são responsáveis pelos movimentos do corpo.
3. Por que praticar exercício físico e esporte é
importante?
__________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __________________________________________________________________
4. Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso
nas frases.
( ) O esqueleto não sustenta o nosso corpo. ( ) Os músculos têm movimento. ( ) O tronco é formado pelo tórax e pelo abdome. ( ) Os ossos não crescem.
5. Em que parte do corpo ficam os olhos, o nariz,
a boca e as orelhas?
__________________________________________________________________
6. Faça a correspondência dos tipos de músculo
com as sentenças.
(a) esquelético ( ) É involuntário e bombeia o
sangue para o organismo.
(b) liso ( ) É voluntário, faz o que queremos. (c) cardíaco ( ) É involuntário e faz parte da bexiga e dos intestinos.
7. Assinale a alternativa correta:
O que nos movimenta para correr, andar de
bicicleta e jogar bola?
( ) ossos ( ) músculos
O que recobre o nosso corpo?
( ) pele ( ) sangue
8. Desenhe no espaço abaixo uma atividade física
que você gosta de fazer.
9. Leia as sentenças e descubra qual a palavra
que dá o nome a cada parte do
corpo humano. Complete o quadro, colocando cada letra da palavra em um espaço branco.
a) Parte do corpo humano onde ficam os olhos.
b) O nome dos membros inferiores. c) Movimentam-se contraindo e relaxando. d) É formado pelo tórax e pelo abdome. e) É formado pelos ossos e articulações que sustentam o corpo.
Avaliação de Ciências – Gabarito
1. Desenhe um menino e uma menina, localize onde estão a cabeça, o tronco e os membros e escreva ao lado de cada parte do corpo seus nomes. Cabeça, tronco, membros – pernas e braços
2. Complete as frases com as palavras do quadro.
ossos músculos coração membros cartilagem a) O coração bombeia o sangue para todo o corpo. b) Os ossos são duros e servem para sustentar o corpo. c) Os braços e as pernas são chamados membros . d) A cartilagem é um tecido fibroso e mais mole que o osso. e) Os músculos são responsáveis pelos movimentos do corpo. 3. Por que praticar exercício físico e esporte é importante? Porque os músculos ficam maiores e mais fortes.
4. Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso
nas frases.
(F) O esqueleto não sustenta o nosso corpo. (V) Os músculos têm movimento. (V) O tronco é formado pelo tórax e pelo abdome. (F) Os ossos não crescem.
5. Em que parte do corpo ficam os olhos, o nariz,
a boca e as orelhas? Na cabeça.
6. Faça a correspondência dos tipos de músculos:
(a) esquelético (b) liso (c) cardíaco (c) É involuntário e bombeia o sangue para o organismo. (a) É voluntário, faz o que queremos. (b) É involuntário e faz parte da bexiga e dos intestinos.
7. Assinale a alternativa correta:
O que nos movimenta para correr, andar de
bicicleta e jogar bola?
( ) ossos ( X ) músculos
O que recobre o nosso corpo?
( X ) pele ( ) sangue
8. Desenhe uma atividade física que você gosta de
fazer. Livre (jogar bola, andar de bicicleta, ...)
9. Leia as sentenças e descubra qual a palavra
que dá o nome a cada parte do corpo humano.
Complete o quadro, colocando cada letra da palavra em um espaço branco.
a) Parte do corpo humano onde ficam os olhos.
C A B E Ç A b) O nome dos membros inferiores P E R N A S c) Movimentam-se contraindo e relaxando M U S C U L O S d) É formado pelo tórax e pelo abdome. T R O N C O e) É formado pelos ossos e articulações que sustentam o corpo. E S Q U E L E T O |
Nenhum comentário:
Postar um comentário