"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 21 de maio de 2013


RETIREI ESTES TEXTOS DO 




PROGRAMA 

Bem Estar



Sardinha, aveia, berinjela, abacate e 



suco de uva fazem bem ao coração


Cardiologista Roberto Kalil foi o convidado do programa desta terça (27).
Nutricionista Fernanda Pisciolaro também falou sobre dieta saudável.

Do G1, em São Paulo
Depois de abordar, na semana passada, os benefícios de alimentos como tomate, azeite, chocolate amargo, linhaça e castanhas, o Bem Estar desta terça-feira (27) destacou outros cinco itens que podem fazer a diferença na sua dieta e no seu coração: sardinha, aveia, berinjela, abacate e suco de uva.
O cardiologista Roberto Kalil e a nutricionista Fernanda Pisciolaro explicaram a importância de uma alimentação saudável para viver mais e melhor, livre de problemas como infarto e derrame cerebral. Esses “amigos do coração” também têm a capacidade de melhorar a pressão arterial, o colesterol, os triglicérides, a circulação sanguínea e o peso.
Os especialistas indicaram a quantidade diária ideal para cada grupo de nutrientes. Isso porque a diferença entre veneno e remédio está sempre na dose.
Cardápio coração saudável 2_valendo (Foto: Arte/G1)
O programa mostrou, ainda, os benefícios do alho e da cebola para o coração. O primeiro apresenta compostos sulfurados, nutrientes que reduzem a pressão arterial e impedem que o colesterol grude nas paredes das artérias. Já a cebola diminui a formação de placas de gordura que causam a obstrução dos vasos sanguíneos.
Outras dicas para comer melhor são: usar menos sal, preferir arroz integral e frango sem gordura, e incluir linhaça e suco de soja na dieta.
Dá para fazer o suco de uva vermelha em casa, no liquidificador ou em uma centrífuga. No liquidificador, o suco fica diferente do integral e oxida com mais facilidade – por isso, é bom tomar em até meia hora. É só bater as uvas, sem os cabinhos. Mas vale lembrar que uma parte importante na ativação do resveratrol é a fermentação; portanto, o suco integral ainda é a melhor opção comparada ao natural ou ao consumo da fruta fresca.
O chefe de cozinha Sergio Arno, que também esteve presente no Bem Estar, ensinou uma receita de massa integral ao forno, com tomate cereja, cebolinha e ervas, que devem ser frescas e podem substituir o sal. Confira abaixo:
Tagliatelle integral ao forno
Ingredientes
250 g de tagliatelle integral
36 tomatinhos cereja
18 cebolinhas
2 colheres de sobremesa de mistura de ervas frescas (tomilho, orégano, alecrim e manjericão)
8 dentes de alho inteiros e levemente amassados
10 colheres de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
1/2 pimenta dedo de moça sem semente e picada
100 g de tirinhas de queijo de soja (tofu) defumado (opcional)
Água para ferver a massa
Sal grosso para salgar a água da massa
Cebolinha francesa para decorar o prato (opcional)
Queijo parmesão ralado a gosto (opcional)
Modo de fazer 
Lave os tomatinhos, corte-os pela metade e reserve. Descasque as cebolinhas e corte-as pela metade. Em uma assadeira, coloque as cebolinhas, o azeite, o sal e a pimenta do reino. Leve ao forno por 20 minutos, a 160 graus.
Depois, acrescente na mesma assadeira os tomatinhos, as ervas picadas e acerte o sal. Deixe no forno por mais 12 minutos.
Retire a cebola e o tomate da assadeira e transfira o azeite para uma frigideira grande. Coloque a pimenta de dedo de moça e o alho até dourar. Acrescente os tomatinhos, a cebolinha e as ervas, e aqueça bem.
Cozinhe a massa al dente, escorra, despeje na frigideira e mexa bem. Por último, jogue o queijo defumado. Na hora de servir, polvilhe a cebolinha francesa e o queijo parmesão.
Rendimento
4 pessoas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário