Plano de Aula- Meio Ambiente/ Música e Horta Escolar
Disciplinas: Português e Ciências
Público Alvo: Alunos do 4º e 5º Ano
Conteúdo: Português e Ciências
Estudo de texto – Planeta azul. Construção de uma nova horta, cultivando a horta na escola (adubar)
Objetivos:
- Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta. (planeta azul)
- Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento.
- Criar na escola uma área produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis
Metodologias:
1° Momento: Acolhida Dinâmica do Abraço
2º Momento: Apresentar para os alunos o banner com a letra e imagens da música de Chitãozinho e Xororó – Planeta azul quer você pode encontrar a letra clicando AQUI
Em seguida distribuir a letra da música e propor aos estudantes de escutar com a melodia da mesma
3º Momento: Cantar com os estudantes a música planeta azul, propondo um momento da fala dos estudantes a partir da reflexão de cada estrofe
4° Momento: Sugerir aos estudantes que dramatizem a letra da música através de gestos.
5° Momento: Intervalo
6 °Momento: Levar os estudantes ao espaço da horta. Em seguida sugerir a divisão de grupos, um dos grupos ficará com a responsabilidade para adubar o terreno ao qual foi construída a hortinha na escola. O outro grupo ficará responsável pela construção de uma nova horta.
7 °Momento: Propor uma atividade para casa a respeito dos conteúdos passados em sala de aula.
Recursos: TNT, livros didáticos, giz de cera, computador, impressora, etc.
Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do seu conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem.
Atividade Advérbio
De uma forma bem simples os alunos irão classificar os advérbios pintando e circulando.
Após a classificação o professor poderá pedir que destaquem 3 advérbios e elaborem 3 frases sobre a situação que aparece na figura.
Boa Aula meus queridos.
Como apoio uma pequena lista de Advérbios:
Tempo Ontem, hoje, amanhã, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, outrora, ainda, antigamente, novamente, brevemente, raramente.
Lugar Aqui, ali, aí, cá, lá, acolá, atrás, perto, longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, além.
Modo Bem, mal, assim, depressa, calmamente, suavemente, alegremente.
Afirmação Sim, deverás, certamente, realmente, efetivamente.
Negação Não, tampouco.
Dúvida Talvez, quiçá, acaso, decerto, porventura, provavelmente, possivelmente.
Intensidade Muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão, tanto, meio.
Após a classificação o professor poderá pedir que destaquem 3 advérbios e elaborem 3 frases sobre a situação que aparece na figura.
Boa Aula meus queridos.
Como apoio uma pequena lista de Advérbios:
Tempo Ontem, hoje, amanhã, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, outrora, ainda, antigamente, novamente, brevemente, raramente.
Lugar Aqui, ali, aí, cá, lá, acolá, atrás, perto, longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, além.
Modo Bem, mal, assim, depressa, calmamente, suavemente, alegremente.
Afirmação Sim, deverás, certamente, realmente, efetivamente.
Negação Não, tampouco.
Dúvida Talvez, quiçá, acaso, decerto, porventura, provavelmente, possivelmente.
Intensidade Muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão, tanto, meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário