Painel Sensorial: Habituação em Alteração Sensorial
Adoro esse tipo de painel! São relativamente fáceis de fazer, dão inúmeras possibilidades de trabalho e podem ser usados em todos os programas. Para crianças com alterações sensoriais, são de grande valia: Eles são auxiliares em um processo chamado “habituação”.
“Habituação é a diminuição espontânea e progressiva das respostas a um
estímulo não nocivo (som, ruído, cheiro, dor, aflição), quando se permanece em
contato o tempo necessário, ou quando ele é repetidamente apresentado. É um
fenômeno natural e responsável pelo fato de se tolerar e até deixar de sentir
estímulos desagradáveis ou desconfortáveis como cheiros, fumaça, ruídos,
músicas, mudanças de temperatura” Cordioli, 2014.
Em poucas palavras, painéis sensoriais tem como objetivo a diminuição da resposta sensorial e autonômica.
“Sabe-se que há habituação (ou menor resposta sensorial) quando há decréscimos da responsividade decorrentes de uma estimulação monótona são atribuídos a processos do SNC. Tais processos poderiam envolver, por exemplo, modificações nas sinapses da via S–R, participação ativa de circuitos neurais paralelos à via S–R, atuação específica de determinados “centros” neurais ou uma combinação desses fatores”(SATO, 1995)
Como é sabido que “Exposições prolongadas são mais efetivas do que exposições rápidas”, o bacana de um painél destes é a confecção em madeira, ou outro material durável, estando ao alcance da criança.
#A TERAPIA DE EXPOSIÇÃO E PREVENÇÃO DE RESPOSTA: HISTÓRICO, FUNDAMENTOS E TÉCNICAS. Aristides Volpato Cordioli. Artmed, 2014
# HABITUAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO COMPORTAMENTAL (BEHAVIORAL HABITUATION AND SENSITIZATION). Takechi Satto. Psicol. USP v.6 n.1 São Paulo 1995.
# Pinterest (Fotos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário