"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Construir, interpretar e elaborar gráficos

Gif
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada;
  • Trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira;
  • Interpretar informações em gráfico e tabela;
  • Colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, 
  • visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Gif
Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor
Com a temática desta aula, pode-se trabalhar diversos conteúdos, além 
de abordar vários assuntos como, por exemplo: quantas letras têm os 
nomes dos alunos da turma; quantos alunos fazem aniversário em “tal” 
mês; peso e medidas dos alunos; resultado da votação sobre algum 
momento vivenciado na sala de aula. Nesta aula escolhemos trabalhar 
com as brincadeiras preferidas da turma.
Gif

RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso 
organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o 
espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do 
outro. Neste momento, apresente aos alunos a pintura do autor Ricardo 
Ferrari com o título “Memória de Infância”, 2004.

roda de crianças 

 Converse com os alunos sobre a pintura.
  • O que as crianças estão fazendo?
  • Onde as crianças estão? Quantas crianças existem na imagem?
  • Quais as brincadeiras que você mais gosta de brincar?
  • Quais as brincadeiras você prefere brincar na escola?
Professor, divida os alunos em grupos, cada grupo deverá fazer uma lista 
com os nomes de suas brincadeiras preferidas. O registro deverá ser feito 
no caderno de Língua Portuguesa com a seguinte instrução:
  1. Converse no seu grupo sobre as suas brincadeiras preferidas.
  2. Faça uma lista das brincadeiras preferidas pelo seu grupo.
Ao terminarem proponha uma roda de conversa sobre a lista feita por cada 
grupo. Logo após, peça aos alunos que criem um gráfico das brincadeiras 
preferidas.
O gráfico poderá ser elaborado utilizando o programa KSpread (Metasys> 
Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Planilha 
Eletrônica). Em seguida, ao abrir a planilha digite os dados, os nomes das 
brincadeiras do grupo; selecione e clique em inserir >  Gráfico. Não se 
esqueça do título. Veja abaixo um exemplo:
Gif
Brincadeiras da Turma
gráfico  


Interpretando o Gráfico
Professor, o trabalho com gráficos nas salas de Alfabetização Inicial 
ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como 
proporciona condições favoráveis para a aquisição de uma nova linguagem 
Matemática e a alfabetização. Permite ainda, que o aluno estabeleça 
relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.
Percebendo isto,retome o gráfico anterior e solicite que registrem as 
questões no caderno de Matemática juntamente com o gráfico. 
Com as seguintes instruções:
Observe o gráfico das Brincadeiras da Turma.
Leia e responda as questões correspondentes ao gráfico:

Quantas brincadeiras foram citadas no gráfico?

Qual a brincadeira mais conhecida pelos alunos?

Quantos votos a brincadeira "corre cutia" teve a mais que a brincadeira 
"esconde esconde"?

Com qual das brincadeiras registradas no gráfico, você prefere brincar 
na escola? Justifique sua resposta.
 Gif
 Atividade de Casa
Faça uma pesquisa com seus familiares sobre os nomes de algumas 
brincadeiras 
dos tempos dos pais e avós. Para sucesso da mesma é importante ler as 
orientações abaixo.
Senhores pais ou outros responsáveis, o laptop Classmate possui um 
dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá 
juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem 
brincava e as instruções das brincadeiras.
Para acessar o programa KRecord, siga as orientações acessando: 
(Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
 imagem
Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar
escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som
Em seguida, pressione OK.
Caso a sua escola ainda não possua laptop, a orientação da tarefa 
poderá ser da seguinte maneira:
Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no 
caderno de casa.

Nome do Entrevistado
Nome da Brincadeira


 Gif

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam 
ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.
Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a construção de uma 
tabela para registrar a pesquisa.
Para a construção utilizem nos seus laptops o programa KWord 
( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou  KWord (Metasys > 
Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > 
Processador de Texto).
Peça, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna - 
nome das brincadeiras; 2º coluna – quantidade de optantes) 
Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:

Brincadeiras do tempo da vovó


Nome das brincadeiras
Quantidade de optantes
Cantigas de roda
29
Bolinhas de gude
20
Roda Peão
18
Passa Anel
21
Corre Cutia
16
Esconde esconde
24
Cinco Marias
17
Escravos de Jó
14
Batata quente
12
Bolhas de Sabão
09
Peteca
07
Bandeirinha arreou
15
Boca de Forno
12
Boca de Forno
11
Macaquinho Chinês
10
Morto e Vivo
08



































Gif

Solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matemática e façam 
a seguinte atividade sobre a mesma:
 Leia a tabela abaixo:

Escreva os nomes das brincadeiras pesquisadas e destaque a primeira 
letra de cada uma, com lápis de cor. 

Leia os títulos das brincadeiras e coloque-os em ordem alfabética. 

Marque com um o nome das brincadeiras abaixo, que obtiveram 
mais votos.
(          ) Bolinhas de Gude                                        
(           ) Amarelinha
(          ) Cantigas de Roda                                         
(           ) Passa Anel
                                                                                          
Professor, transforme os dados da tabela em um gráfico para fixar 
na sala de aula, imprima ou faça 
uma ampliação (Xerox) da imagem, da seguinte forma:

tabela gráfico 1
Gif

Leve para a sala de aula, cartazes contendo gráficos e tabelas de 
diferentes tipos, que abordam vários assuntos. 
Em roda, converse com os alunos sobre:
  • Quem conhece o nome desses desenhos?
  • Para que servem no dia a dia?
  • Quais são as informações que eles apresentam?
  • Para que servem?
Diante das respostas apresente para os alunos o que realmente são 
os gráficos e as tabelas, para que servem, por que são utilizados e 
os nomes que recebem. 
Segue um exemplo de como utilizar as tabelas e os gráficos em 
sala de aula.

Tabela da votação das brincadeiras para a semana

Brincadeiras da semana do 1º Ano

Brincadeira de Bola
10
Pique pega
6
Corre Cutia
14
Esconde esconde
9


Gráfico das Brincadeiras em forma de pizza

gráfico pizza

Tabela dos aniversariantes do mês

Amanda
10/09
Andressa
12/09
Gabriel
18/09
Arthur
28/09


Gráfico dos aniversariantes em forma de colunas 3D

gráfico colunas


Tabela das quantidades de letras no nome de crianças

Andressa
8
Paulo
5
Marcos
6
Matheus
7
Gustavo
7
Nathália
8
João Pedro
9
 

Gráfico das quantidades de letras do nome de crianças em forma de barras 2D

gráfico 3 D 
Gif
Escolha um desses gráficos e faça a sua interpretação, juntamente com os 
alunos. 
Essa escolha deverá ser feita de acordo com a realidade vivenciada em cada 
sala de aula.
Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido 
como construir, 
interpretar e elaborar gráficos e tabelas de situações vivenciadas. 
Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
Gif
Avaliação
É de suma importância observar se os alunos estão participando e 
realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no 
processo de aprendizagem. 
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais 
deverá verificar se os alunos conseguiram: 
construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada; 
trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira; 
interpretar informações em gráfico e tabela; 
colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética; 
utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e 
resoluções das atividades propostas. 
É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais 
dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Gif
Retirado do site Portal do Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário