Quadro da rotina do dia!
A rotina para a criança é algo importante tanto na escola como em casa,
pois se organizando externamente , ela poderá se organizar internamente
com mais facilidade!
O que é a rotina?
“Rotina se refere aos horários definidos para a realização das
diversas atividades que a criança deve cumprir a cada dia.
Sua organização supõe a distribuição dos horários para os estudos.
Assim, é importante que os horários estejam claramente estabelecidos:
hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades
como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar
sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz
grande e colorido em geral é uma boa estratégia. […] Os finais de
semana também devem ser incluídos na agenda, tomando-se o cuidado
para que haja períodos longos em que a criança possa ter liberdade
para escolher que atividade realizar.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004)
diversas atividades que a criança deve cumprir a cada dia.
Sua organização supõe a distribuição dos horários para os estudos.
Assim, é importante que os horários estejam claramente estabelecidos:
hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades
como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar
sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz
grande e colorido em geral é uma boa estratégia. […] Os finais de
semana também devem ser incluídos na agenda, tomando-se o cuidado
para que haja períodos longos em que a criança possa ter liberdade
para escolher que atividade realizar.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004)
A importância da rotina:
- Formação de hábitos: Seguir uma rotina é uma forma eficiente de se
formar um hábito.
- A rotina é tão importante que é usada em tratamentos psicoterápicos (BARBOSA; MELO; REGO; CRISTIANINI, 2001).
- Castigos e agressões não serão necessários para tentar mudar
um comportamento inadequado caso a criança tenha aprendido bons
hábitos desde pequena.
- Exemplo (hábito de estudar):
“Sem orientação adequada e com pouco tempo, alguns pais acabam usando
de práticas coercivas (agressões físicas e castigos) para tentar mudar
o comportamento da criança em relação aos estudos.” (SOARES;
SOUZA; MARINHO, 2004)
Obs: Aumente as filipetas , pois é difícil para ver de longe.
Esse saquinho amarelo é onde você deixe as várias filipetas, de acordo o
que vamos fazer no dia, coloque no quadro com fita crepe.
que vamos fazer no dia, coloque no quadro com fita crepe.
Retirado do Blogger Cantinho da @retecs
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Escrita e Leitura
Atividade permanente de Língua Portuguesa sobre leitura para
turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com flexibilizações
de recursos, tempo e conteúdos para alunos com deficiência física.
Leitura compartilhada e debate
Atividade permanente que propõe a leitura de livro de poesias em
uma roda de leitura.
Leituras simultâneas de contos
Projeto didático que propõe três sessões quinzenais de leitura de
histórias escolhidas pelas crianças, divulgadas em cartazes com a
propaganda das sessões.
Leitura de textos informativos
Atividade permanente que sugere a leitura de textos informativos
sobre temas de interesse dos alunos.
Leitura de títulos
Atividade permanente que sugere uma rotina semanal de leitura de
contos de fadas conhecidos dos alunos.
Coletânea de textos poéticos memorizados
Projeto didático que propõe a construção de saberes sobre a leitura,
mesmo antes de saber ler convencionalmente, por meio da produção
de uma coletânea de poesias.
Comparar histórias
Sequência didática que propõe a comparação de histórias sobre um
mesmo personagem, para que a criança perceba semelhanças e
diferenças na descrição de suas características
Vasculhando a rede
Sequência didática sobre pesquisa em internet e produção de texto
para alunos do 3º ao 5º ano.
Almanaque da classe
Projeto didático de Língua Portuguesa sobre conhecimento de
características de textos jornalísticos e revistas. Voltado para
o Ensino Fundamental I.
Investigando o comportamento leitor
Plano de aula de Língua Portuguesa sobre comportamentos leitores,
como ensiná-los e como avaliá-los.
Análise de Conto de Escola
Sequência didática de Língua Portuguesa sobre o texto 'Conto de Escola'
de Machado de Assis, que trabalha os conceitos de corrupção, delação
e de conto.
Comparando diferentes versões de Pinóquio
Sequência didática de Língua Portuguesa sobre leitura, que propõe a comparação de diferentes versões de PinóquioLeitura com textos jornalísticos
Sequência didática sobre os gêneros jornalísticos: editorial, notícias
e reportagens, para os 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário