"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 2 de fevereiro de 2014

47 ATIVIDADES DO SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO

 


Caça palavras com pesonagens do sítio, interpretação de texto com personagens, personagens do sítio para montar, personagens do sítio para colorir
 
 

ALFABETO SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO

Alfabeto do SÍTIO,  para baixar o alfabeto completo em word  clique aqui.




PROJETO MONTEIRO LOBATO - EDUCAÇÃO INFANTIL

 
Introdução:

Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.

Justificativa:

 Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura. 
Problemática:

Nossos alunos gostam muito de histórias e desenhos. Por isso resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.
Objetivos:

- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;
- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.


Desenvolvimento:

1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:
- Biografia;
- Quebra-cabeça;
- Músicas.

2.Apresentação dos principais personagens e suas características:
- Músicas;
- Filmes;
- Cartazes;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos;
- Culinária;

3.Confecção de livro:
- Produção coletiva;


Culminância:

As professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia do livro para as turmas. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, temas desta obra. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia Nastácia.

Conteúdos integrados:
Matemática: Seqüência numérica e quantificação;

Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;

Natureza e sociedade: Alimentos e animais;

Avaliação:

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do portifólio.
 

PROJETO MONTEIRO LOBATO - ENSINO FUNDAMENTAL

 
 
Tema: Literatura Infantil de Monteiro Lobato
                               
Justificativa:

O Projeto a ser elaborado terá como a finalidade despertar o interesse em nossos alunos para os conteúdos selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para os educandos de primeira série.
O Projeto teve como ponto de partida um trabalho de levantamento dos questionamentos e das curiosidades dos educandos sobre o que gostariam de estudar nesse ano. 
Partindo desses questionamentos, selecionamos temas mais significativos para os nossos alunos e optamos por um projeto de grande interesse das crianças: “Literatura de Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o folclore das lendas e personagens do sítio de que as crianças mais gostam (pesquisas junto a eles).

Objetivos Gerais:

·        Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive. 
·        Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para a escola.
·        Contribuir para a integração entre as disciplinas.
·        Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.

Desenvolvimento:

Numa abordagem inicial estudaremos o tema  “LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:

1.    Literatura: obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil “SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”
2.    Folclore das lendas e personagens do sítio.

        Aprofundaremos estes subtemas , abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os vídeos do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
        Faremos a integração entre as disciplinas e o uso dos subtemas da seguinte forma:
Conteúdos:


PORTUGUÊS:

·        Textos e obras de Monteiro Lobato
·        Expressão oral e interpretação dos textos
·        Produção de pequenos textos
·        Reconstrução silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo


MATEMÁTICA:

·        Comparação de quantidades, ordem e seqüência numérica
·        Situações-problemas e desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau amarelo
·        Sistema de Numeração Decimal- unidades e dezenas
·        Jogos com números e com material dourado

 


GEOGRAFIA

·        O lugar onde vivemos
·        A cidade e o campo
·        Ambiente natural e modificado
·        As diferenças entre os costumes da cidade e do campo


HISTÓRIA

·        A história de vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças do sítio
·        Folclore e tradições
·        Os personagens folclóricos e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo



CIÊNCIAS E SAÚDE:

·        Os vegetais: como são, suas utilidades, como nascem e como as plantas se alimentam.
·        Os animais: como são, como vivem, como nascem e se alimentam.
·        Alimentação


EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:

·        Dramatização
·        Desenhos e pinturas
·        Colagens, recortes, painéis
·        Canções folclóricas e músicas do CD do Sítio
·        Histórias do Sítio gravadas em DVDs
·        Dobraduras
·        Montagem e execução de livrinhos e  painéis.


EDUCAÇÃO FÍSICA:


·        Atividades rítmicas
·        Brincadeiras infantis
·        Rodas cantadas e dramatizadas
·        Brincadeiras folclóricas, danças folclóricas
·        Jogos e recreação



Período de duração: Ano letivo de 2009


Culminância:

O resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade dos trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças.

Avaliação:

·        Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade dos alunos;
·        Organização e apreciação dos trabalhos criados pelos alunos, através de portfólio.
 
 
 
 
 
 
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email
Digite seu Email:

Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

COCAR DE ÍNDIO PARA MONTAR



MOLDE PARA MONTAR INDIOZINHOS







DIA DO ÍNDIO - ATIVIDADES ESCOLARES









Nenhum comentário:

Postar um comentário