PROJETO MONTEIRO LOBATO - EDUCAÇÃO INFANTIL
Introdução:
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.
Justificativa:
Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.
Problemática:
Nossos alunos gostam muito de histórias e desenhos. Por isso resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.
Objetivos:
- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;
- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
Desenvolvimento:
1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:
- Biografia;
- Quebra-cabeça;
- Músicas.
2.Apresentação dos principais personagens e suas características:
- Músicas;
- Filmes;
- Cartazes;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos;
- Culinária;
3.Confecção de livro:
- Produção coletiva;
Culminância:
As professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia do livro para as turmas. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, temas desta obra. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia Nastácia.
Conteúdos integrados:
Matemática: Seqüência numérica e quantificação;
Matemática: Seqüência numérica e quantificação;
Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;
Natureza e sociedade: Alimentos e animais;
Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do portifólio.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do portifólio.
PROJETO MONTEIRO LOBATO - ENSINO FUNDAMENTAL
Justificativa:
O Projeto a ser elaborado terá como a finalidade despertar o interesse em nossos alunos para os conteúdos selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para os educandos de primeira série.
O Projeto teve como ponto de partida um trabalho de levantamento dos questionamentos e das curiosidades dos educandos sobre o que gostariam de estudar nesse ano.
Partindo desses questionamentos, selecionamos temas mais significativos para os nossos alunos e optamos por um projeto de grande interesse das crianças: “Literatura de Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o folclore das lendas e personagens do sítio de que as crianças mais gostam (pesquisas junto a eles).
Objetivos Gerais:
· Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive.
· Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para a escola.
· Contribuir para a integração entre as disciplinas.
· Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.
Desenvolvimento:
Numa abordagem inicial estudaremos o tema “LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:
1. Literatura: obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil “SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”
2. Folclore das lendas e personagens do sítio.
Aprofundaremos estes subtemas , abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os vídeos do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
Faremos a integração entre as disciplinas e o uso dos subtemas da seguinte forma:
Conteúdos:
PORTUGUÊS:
· Textos e obras de Monteiro Lobato
· Expressão oral e interpretação dos textos
· Produção de pequenos textos
· Reconstrução silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo
MATEMÁTICA:
· Comparação de quantidades, ordem e seqüência numérica
· Situações-problemas e desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau amarelo
· Sistema de Numeração Decimal- unidades e dezenas
· Jogos com números e com material dourado
GEOGRAFIA
· O lugar onde vivemos
· A cidade e o campo
· Ambiente natural e modificado
· As diferenças entre os costumes da cidade e do campo
HISTÓRIA
· A história de vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças do sítio
· Folclore e tradições
· Os personagens folclóricos e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo
CIÊNCIAS E SAÚDE:
· Os vegetais: como são, suas utilidades, como nascem e como as plantas se alimentam.
· Os animais: como são, como vivem, como nascem e se alimentam.
· Alimentação
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
· Dramatização
· Desenhos e pinturas
· Colagens, recortes, painéis
· Canções folclóricas e músicas do CD do Sítio
· Histórias do Sítio gravadas em DVDs
· Dobraduras
· Montagem e execução de livrinhos e painéis.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
· Atividades rítmicas
· Brincadeiras infantis
· Rodas cantadas e dramatizadas
· Brincadeiras folclóricas, danças folclóricas
· Jogos e recreação
Período de duração: Ano letivo de 2009
Culminância:
O resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade dos trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças.
Avaliação:
· Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade dos alunos;
· Organização e apreciação dos trabalhos criados pelos alunos, através de portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário