DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO
DIA DE AULA
O primeiro dia de aula é todo de expectativa para nós professores, imaginem para os alunos!
Eles têm a curiosidade de saber quais serão seus colegas, quem será sua professora, qual será sua sala de aula, entre outras coisas.
Para colaborar e deixar este dia mais agradável, devemos proporcionar alguma dinâmica de integração. Também nesse dias é importante fazer os “combinados” com a turma.
Dessa forma se inicia o processo de trabalhar com a organização, a expressão e também o respeito.
Abaixo algumas dicas.
Bom ano letivo!
Conhecendo e aprendendo
O objetivo dessa dinâmica de primeiro dia de aula é promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar um círculo.
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o ajude.
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer que nos esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.
Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 4
A Caixa Mágica
Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária.
Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual.
Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa.
Desenvolvimento:
1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc.
Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura.
"Abraços Musicais Cooperativos"
Definição: Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um número progressivamente maior de companheiros até chegar a um grande abraço final.
Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de todos.
Material: Um aparelho de música ou um instrumento musical.
Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.
Desenvolvimento:
1. Uma música soa, os participantes começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final.
Avaliação: O jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode haver no princípio de uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante expressará como se sente e como viveu o jogo.
Fonte: ABEC
O Bicho preguiça
Essa dinâmica de grupo de recepção pode ser aplicada a alunos de qualquer idade desde que sejam alfabetizados, essa dinâmica para descontrair tem por objetivo descontrair o grupo enquanto promove a integração e apresentação dos participantes.
Procedimento: O professor ou educador posiciona o grupo em círculo.
Cada participante recebe o nome de um bicho, num papelzinho, e ao ouvir o nome desse bicho deve se jogar no chão, sendo segurado pelos colegas do lado.
Todos irão falando nomes de bichos, menos o seu.
Prepare os papeizinhos com antecedência, anotando em todos, o mesmo nome (ninguém deve saber o bicho do colega).
Como ninguém falará o nome do bicho, diga que você falará alguns então. Quando todos estiverem impacientes, fale o nome do bicho.
Dicas: Observar a comunicação e se os participantes estão se integrando.
Tempo de aplicação: 20 minutos
Número máximo de pessoas: 15
Número mínimo de pessoas: 2
DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
Primeiro dia de aula (Volta as aulas)
No primeiro dia de aula muitos professores não sabem o que fazer, como começar, pensando nisso o EDUCAR X trás ideias muito legais de como começar seu primeiro dia de aula na volta as aulas.
Para baixar os 3 modelos de crachá clique aqui
Dica (Apresentação, Meu nome é)
Imprima vários crachás e peça aos alunos para colocar seu nome nele e depois coloque-os no chão da sala de aula e forme uma roda com os alunos e embaralhe, logo em seguida, peça para cada um identificar seu nome mostrando para a turma e pegando o crachá.
Quando todas já estiverem com seu crachá na mão, distribua fita isolante para colar os crachás na blusa e comece um bate-papo sobre uma apresentação como: Meu nome é Rita, tenho 26 anos, solteira, gosto que me respeitem e não gosto de brincadeiras de mal gosto.
Comece a apresentação você mesmo e passe para o próximo!
Outras formas de apresentação pode ser relacionadas a tipos de alimentos que gosto, brincadeiras que não gosto, objetos ou lugares). Agrupe os alunos de acordo com as afinidades.
Na etapa seguinte, peça as crianças para que desenhem aquilo de que gostam em uma folha de papel A4 ou folha de caderno mesmo e coloquem o nome do que desenhou como um tema.
Depois de prontos, os desenhos o aluno irá exibir aos colegas e, logo em seguida, expostos no mural da turma.
Já com os alunos alfabetizados, a dinâmica pode ser a mesma.
Para baixar os 3 modelos de crachá clique aqui
Dica (Apresentação, Meu nome é)
Imprima vários crachás e peça aos alunos para colocar seu nome nele e depois coloque-os no chão da sala de aula e forme uma roda com os alunos e embaralhe, logo em seguida, peça para cada um identificar seu nome mostrando para a turma e pegando o crachá.
Quando todas já estiverem com seu crachá na mão, distribua fita isolante para colar os crachás na blusa e comece um bate-papo sobre uma apresentação como: Meu nome é Rita, tenho 26 anos, solteira, gosto que me respeitem e não gosto de brincadeiras de mal gosto.
Comece a apresentação você mesmo e passe para o próximo!
Outras formas de apresentação pode ser relacionadas a tipos de alimentos que gosto, brincadeiras que não gosto, objetos ou lugares). Agrupe os alunos de acordo com as afinidades.
Na etapa seguinte, peça as crianças para que desenhem aquilo de que gostam em uma folha de papel A4 ou folha de caderno mesmo e coloquem o nome do que desenhou como um tema.
Depois de prontos, os desenhos o aluno irá exibir aos colegas e, logo em seguida, expostos no mural da turma.
Já com os alunos alfabetizados, a dinâmica pode ser a mesma.
Modelos de crachá
Primeiro dia de aula (Turismo na escola)
As férias vão acabando e logo vem a pergunta o que fazer no primeiro dia de aula, para facilitar trouxe uma atividade chamada turismo na escola onde a turma se reúne para adivinhar desenhos feitos pelas duplas.
Atividade para o primeiro dia de aula ( Turismo na escola )
Essa atividade foi elaborada para alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Deixe um dos alunos veteranos ou seja aluno antigo na escola com um novato para que juntos possam desenhar um local da escola em que conseguem se lembrar, no final do desenho coloque tudo em uma caixa e organize um sorteio.
A opção de não colocar o nome dos alunos do grupo pode ser adotado para não intimidar os mais tímidos, porém só você professor saberá se é melhor que coloquem os nomes ou não.
Cada dupla ou grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito pelo desenho da escola, logo em seguida desafie os alunos a encontrar os locais descritos no desenho (Só faça esse desafio se a turma for calma, caso seja do tipo bagunceiro é melhor deixar dentro da sala de aula mesmo).
Em seguida faça a apresentação dos nomes de cada um individualmente, pois os alunos nesse momento já se sentiram mais soltos para poder se apresentar.
Caso veja que esta correndo tudo como planejado ou até melhor você pode pedir para se dividirem em grupo e no dia seguinte cada grupo escolherá um funcionário para intervista-lo.
Dê dicas para as perguntas como: nome, idade, profissão, quanto tempo esta nessa profissão e por que escolheu ela...
Não esqueça de pegar os desenhos iniciais dos alunos e fazer m mural do primeiro dia de aula caso seja conveniente.
Atividade para o primeiro dia de aula ( Turismo na escola )
Essa atividade foi elaborada para alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Deixe um dos alunos veteranos ou seja aluno antigo na escola com um novato para que juntos possam desenhar um local da escola em que conseguem se lembrar, no final do desenho coloque tudo em uma caixa e organize um sorteio.
A opção de não colocar o nome dos alunos do grupo pode ser adotado para não intimidar os mais tímidos, porém só você professor saberá se é melhor que coloquem os nomes ou não.
Cada dupla ou grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito pelo desenho da escola, logo em seguida desafie os alunos a encontrar os locais descritos no desenho (Só faça esse desafio se a turma for calma, caso seja do tipo bagunceiro é melhor deixar dentro da sala de aula mesmo).
Em seguida faça a apresentação dos nomes de cada um individualmente, pois os alunos nesse momento já se sentiram mais soltos para poder se apresentar.
Caso veja que esta correndo tudo como planejado ou até melhor você pode pedir para se dividirem em grupo e no dia seguinte cada grupo escolherá um funcionário para intervista-lo.
Dê dicas para as perguntas como: nome, idade, profissão, quanto tempo esta nessa profissão e por que escolheu ela...
Não esqueça de pegar os desenhos iniciais dos alunos e fazer m mural do primeiro dia de aula caso seja conveniente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário