"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Atividades 2º Ano–Reconto e Aspectos Formativos da Produção de Textos

DSC05422 A IV Parada Literária é um projeto de leitura que já faz parte do calendário da Escola em que trabalho como  pedagoga. E a diversidade de atividades de leitura propostas aos alunos de 1º ao 5º anos Séries Iniciais, desperta nos alunos o gosto pela leitura e os professores trabalham conteúdos programáticos em sala de aula.As atividades são proposta pela supervisão pedagógica e se constituem das mis divertidas formas de conhecimento de todos os gêneros literários. Veja no blog da escola – Escola Classe 02 do Araponga – clicando > Aqui.
     Dentre as mais diversas atividades que foram desenvolvidas em sala de aula, após as atividades coletivas de leitura, aulas motivadoras, escolhi esta atividade para publicar, também´bem no meu blog, pela excelência das atividades que a professora de uma turma de 2º Ano, aproveitou para desenvolver, também, aspectos textuais das literaturas estuda dada.
      A professora Dirce do 2º “C” após a apresentação da dramatização da “Dona Baratinha” (Ana Maria Machado), encenação da qual fez parte, e o trabalho de leitura do livro “A Menina que Odiava Livros” – (Manjusha Pawagi e Jeanne Franson) história/slide, trabalhou com os alunos, em sala de aula, os aspectos que uma história traz:  inúmeras possibilidades de aprendizagem. Entre elas estão os valores, que foram identificados pelos alunos no reconto oral contidos no texto, os quais se tornaram  objeto de diálogo com as crianças, possibilitando a troca de opiniões e o desenvolvimento de sua capacidade de expressão oral e escrita. Após este “explorar” do tema do livro “Dona Baratinha” a professora propôs aos alunos um reconto, sabendo que experiências felizes com a literatura infantil em sala de aula são aquelas em que a criança interage com os diversos textos trabalhados de tal forma que possibilite o entendimento do mundo em que vivem e que construam, aos poucos, seu próprio conhecimento.
clip_image002clip_image003
     Inicialmente uma produção coletiva e colaborativa do conhecimento, implicando em: organização, por parte do grupo, do que se vai escrever com fundamento o que viram e ouviram.
clip_image004clip_image005
clip_image006clip_image007
     Os aspectos formativos na produção do texto foram assinalados como parte importante para que qualquer um dos seus alunos pudesse perceber ser capaz de  se tornar um escritor tão bom quanto o autor dos livros lidos e interpretados:
• Utilizar corretamente a linguagem objetiva;
• mantendo a característica do texto narrativo;
• Narrar fatos com começo, meio e fim;
• Localizar os elementos constituintes de texto
narrativo (personagens, ações, conflitos, tempo
e espaço);
clip_image008clip_image009clip_image010
Todo esse trabalho teve como objetivo a descoberta de que ler e escrever é uma possibilidade de todos e não somente de alguns. A escrita de histórias, mostrando que as mesmas passam por um processo de construção dos esquemas textuais e que a história completa (situação inicial, desenvolvimento e desfecho) fica compreensível e bem divertida para quem vai ler.
IV Parada Literária – Escola Classe 02 do Arapoanga
Planaltina-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário