Atividades de Matemática–2º Ano – Séries Iniciais - Sistema Monetário –Situações- Problema e Educação Financeira
Esta aula foi realizada pela professora Dirce - turma de 2º Ano – na Escola em que trabalho;
Veja o blog da escola: http://classe02doarapoanga.blogspot.com
“O que você pode comprar com o seu dinheiro ?”
Com esta pergunta a prof.ª Dirce, do 2º Ano “C”, motivou os alunos para uma aula de matemática sobre Sistema Monetário – Escambo – Situações – Problema (envolvendo as operações de adição e subtração) – e Educação Financeira. A pergunta se estendeu ao uso do dinheiro pelos pais: pagamento das contas (alimentação, vestuários, água, luz, telefone, prestações, lazer…)
Registrando as respostas dos alunos, a professora acrescentou que o lazer, também depende das condições financeiras da pessoa, da família, e que tudo pode ser adquirido quando se faz uso correto do dinheiro sem gastos desnecessário.
Com a finalidade de conhecer o cotidiano da vida familiar dos alunos e desenvolver atividades significativas, a professora orientou os alunos a fazerem uma entrevista com os pais sobre os ganhos e as despesas realizadas. Através das respostas foi traçado um perfil das condições sócio-econômicas das famílias. Os alunos pesquisaram também os produtos, através de embalagens, usados em casa, na alimentação, limpeza, higiene…(ilustrações).
Desta maneira, a aprendizagem despertada nos alunos se tornou ativa e significativa vinculando o que acontece na escola com a vida cotidiana dos alunos.
Os objetivos da professora com estas atividades envolvendo dinheiro foram:
- Facilitar a vivência dos alunos de situações envolvendo o Sistema Monetário,
identificando o real como unidade padrão, bem como suas cédulas e moedas. - Possibilitar o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os diferentes produtos
e serviços ofertados no mercado, refletindo sobre o consumismo desnecessário em
confronto com as necessidades básicas reais. - Apontar a necessidade de planejar e priorizar gastos, a fim de racionalizar o
consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços
e poupança. - Função das instituições bancárias.
- Disponibilizar oportunidades para a construção de noções matemáticas a partir
de diferentes fontes de informação, como panfletos de supermercado, anúncios na TV… - Estimular o raciocínio lógico-matemático pela resolução de situações problema
envolvendo as operações de adição e subtração.
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O dinheiro como valor de troca de bens, serviços e produtos foi conhecido através das notas e cédulas que constituem a moeda brasileira ( o Real) destacadas do livro didático.Cada criança passou a possuir uma quantidade determinada pela professora, que seria usada no mini mercado que foi estruturado pela turma. Antes das atividades práticas a professora contou como acontecia, antigamente, a troca, o escambo e a história do surgimento do dinheiro.
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Os alunos,de embalagens de produtos encontrados em casa, montaram um mini mercado – “Mercado do Povo”- para fazerem simulação de compra. Com toda a estrutura: prateleiras com as embalagens, o Caixa, o Segurança. A ideia do Banco surgiu quando alguns de esqueceram em casa as notas e moedas (reprodução do dinheiro- cédulas e moedas sem valor), com fins de empréstimo.
Os mecanismos da oferta e da procura, como surgiu o salário, como funcionam os bancos, foram pontos importantes para esta atividade.
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Sobre escambo:
Os povos primitivos faziam seu comércio na forma de escambo, e ainda hoje, entre os índios e alguns grupos africanos, esse sistema é usado. No Brasil. As trocas entre os índios do litoral os índios davam o pau-brasil aos portugueses, franceses e espanhóis em troca de mercadorias como facas, machados e quinquilharias (espelhos, colares, pentes e miçangas).
Após as atividades no “Mercado do Povo”, as compras que os alunos realizaram foram contadas para a professora que selecionou algumas e todos registraram no caderno, realizando as operações de adição e subtração.
O dever de casa; atividades contidas no livro didático.
“ Foi uma atividade muito divertida para os alunos”, relata a professora Dirce,… “ em que não perceberam que era uma aula, sendo o importante o conhecimento e descobertas que fizeram, e estão sempre pedindo para “brincar” novamente de mercadinho. Com o projeto Escambo da escola, vai haver uma continuidade nos avanços dos conteúdos de matemática e educação financeira”.
Parabéns aos alunos do 2ºAno “C” e à prof.ªDirce !!
Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga
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