Literatura Infantil - Diversas formas de Reconto– Séries Iniciais
Literatura Infantil - Diversas formas de Reconto na IV Coordenação Coletiva Especial da Escola Classe 02 do Arapoanga
Literatura Infantil – Dinâmica “Conto e Reconto” – 1º Ciclo do Bia
A coordenadora, apresentou uma dinâmica de aula de língua portuguesa para 1º, 2º, 3º Anos, numa demonstração da importância da literatura infantil e a riqueza de conhecimentos que o professor pode mediar á turma, que traz uma riqueza não só de conteúdos curriculares, como de desenvolvimento global.
Através do livro:
Toca de gente, casa de bicho
Autor(es): Mauro Martins
Ilustrador: Flávio Fargas.
Coleção: Ciranda
Páginas: 40 páginas em 4 cores
Gênero: Conto
Segmento: Educação Infantil, 1º e 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental
SINOPSE: Cachorro que mia? Elefante que late? Leão que cacareja? Entre nessa casa-toca e descubra a confusão que tomou conta dela. A confusão mais divertida que você já viu. E vamos chegando, que é para bagunçar ainda mais esta bagunça...
Sabendo que criança é por demais imaginativa. Ela vive num mundo, às vezes,do faz de conta, onde ela transforma tudo, por exemplo, da vida às bonecas e aos brinquedos com os quais se identifica, canalizando essas fantasias para ajuda-la em seus conflitos emocionais.
Abramovich (1989,p.23) diz que
“o ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo a mesma história ou outra. Afinal,tudo pode nascer de um texto”.
Através das histórias que a criança ouve, ela pode, junto com a
professora e os colegas, tentar refazer a própria história através de desenhos,
em forma de teatro e dramatizações, assim ela representará a mesma história
sobre o seu próprio entendimento.
Hoje, como no passado, a tarefa mais difícil na criação de uma
criança, é ajuda-la a encontrar o significado da vida e, nada mais adequado
para promover sua capacidade de encontrar sentido na vida do que lhe contar
histórias.
Enquanto diverte a criança, o conto de fadas esclarece sobre ela mesma e fornece o desenvolvimento de sua personalidade.
Oferece significado em muitos níveis diferentes e enriquece a vida da criança
de muitos modos como escrever, fixar conteúdos, desenvolver seu intelecto e
tornar clara as suas aspirações.
A hora do conto ou da leitura é também um momento do desenvolver
a mente criativa da criança. É nestes momentos que ela entra em contato com
a imaginação, a fantasia, a liberdade de opinar, narrar e interpretar seus
sentimentos. Quanto mais isso acontece, maior será sua capacidade de
interação com a leitura, a escrita e o seu próprio meio. O conto de fadas é,
assim, a forma modelar primária da narrativa, que é imprescindível ao
crescimento da criança (BETTELHEIM, 1980).
Dinâmica
1- A professora mostra (antes de ler) as imagens, página por página, com o objetivo de despertar na criança o desejo de saber a trama da história, através da leitura realizada pela professora, que vai despertar o seu desejo de ler ou aprender a ler (aos que ainda não leem).
2- Após visualizar as imagens, e o imaginativo infantil despertado, a professora faz, (com entonação, demonstrando os sentimentos que surgem como suspense, surpresa, cansaço, alegria…etc. ) a leitura e mostra novamente as imagens, e provoca uma discusssão sobre o que os alunos entenderam e sentiram através da história(interpretração);.
3- Explorar o máximo o que a história conta:
- temporalidade (quando aconteceu)
- estrutura espacial (onde aconteceu)
- Animais ( espécies)
- Sons dos animais – ( tipos de moradias dos animais)
- quantidades de animais na casa (registrar na lousa)
- quantidade de pessoas na casa (registrar na lousa)
-provocar o senso crítico, estimativa, cálculo mental ( é possível todos dentro desta casa: animais e gente?)
Formas de reconto
1- um Dado que anda:A professora Thaís distribuiu um dado de proporções grandes e passou para a primeira professora diante dela que deveria começar a contar a história relatada, passar o dado para a colega do lado que deu continuidade a partir do ponto em que parou a primeira professora, e assim por diante até que passou por todos e foi toda a história recontada.
Foi bastante interessante, a dinâmica, porque , cada um colocou da forma como percebeu, e não exatamente como ouviu e alcançando os objetivos de desenvolver na turma toda : atenção,concentração, oralidade e memorização.
2- Reconto com registro escrita
Através reconto coletivo e do registro escritro o professor vai aproveitar para trablhar a estrutura organizativa do texto: (usar uma folha pautada para cada criança e desenhar no quadro uma folha com pautas e linhas)
1-Título;
2- Parágrafo ( demonstrando na lousa, os espaços e explicações);
3-Letras maíuscula no inicio dos paragráfos e nomes próprios;
4 – Uso da linha,pauta e limites.
5 – Sequência lógica da história: começo, meio e fim;
* Lembrando que uma das queixas do professor é a desorganização dos cadernos de muitos alunos, nas séries iniciais, fato que acontece mas que pergunta-se “será que o professor ensinou como usar o caderno, a folha, as linhas, as pautas…”?
3- Outras sugestões para reconto (é recomendável que o professor faça uso de, no máximo, duas formas de reconto, por vez)
- Desafio - Recontar modificando o início ( alterar o final é mais fácil);
-Dividir o texto em partes recortadas e distribuídas aos alunos para serem montadas na sequencia lógica;
- O Reconto á partir do ponto de vista de um dos personagens da história ( cada aluno ecolhe um personagem);
-Reconto em forma de reportagens para um jornal ou revista;
Outras atividades de alfabetização a partir de um conto:
Essa atividade pode ser usada com os objetivos:
*formar palavras, identificando letras e sons iniciais e finais;
*atividades para o aluno avançar na hipótese da psicogênese;
*formar frases com as palavras formadas ou textos de uma ou mais palavras, escolhidas *pelos alunos, de forma individual ou coletiva, de acordo com o nível, série/ano da turma.
*Brincando com as letras e com as palavras: forma a plavra e depois muda letras de lugar que formam outrs palavras:
S A P O - S O P A
Frases: O rato brigava com o gato.
O rato brincava com o gato.
Esta atividade foi apresentada na IV Coordenação Coletiva da Escola Classe 02 do Arapoanga - escola pública do Distrito Federal , onde trabalho numa equipe disciplinar. E se encontra disponível no blog da escola :
ec02doarapoanga.blogspot.com
Por: Júlia Virginia de Moura - Pedagoga
Literatura Infantil – Dinâmica “Conto e Reconto” – 1º Ciclo do Bia
A coordenadora, apresentou uma dinâmica de aula de língua portuguesa para 1º, 2º, 3º Anos, numa demonstração da importância da literatura infantil e a riqueza de conhecimentos que o professor pode mediar á turma, que traz uma riqueza não só de conteúdos curriculares, como de desenvolvimento global.
Através do livro:
Toca de gente, casa de bicho
Autor(es): Mauro Martins
Ilustrador: Flávio Fargas.
Coleção: Ciranda
Páginas: 40 páginas em 4 cores
Gênero: Conto
Segmento: Educação Infantil, 1º e 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental
SINOPSE: Cachorro que mia? Elefante que late? Leão que cacareja? Entre nessa casa-toca e descubra a confusão que tomou conta dela. A confusão mais divertida que você já viu. E vamos chegando, que é para bagunçar ainda mais esta bagunça...
Sabendo que criança é por demais imaginativa. Ela vive num mundo, às vezes,do faz de conta, onde ela transforma tudo, por exemplo, da vida às bonecas e aos brinquedos com os quais se identifica, canalizando essas fantasias para ajuda-la em seus conflitos emocionais.
Abramovich (1989,p.23) diz que
“o ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo a mesma história ou outra. Afinal,tudo pode nascer de um texto”.
Através das histórias que a criança ouve, ela pode, junto com a
professora e os colegas, tentar refazer a própria história através de desenhos,
em forma de teatro e dramatizações, assim ela representará a mesma história
sobre o seu próprio entendimento.
Hoje, como no passado, a tarefa mais difícil na criação de uma
criança, é ajuda-la a encontrar o significado da vida e, nada mais adequado
para promover sua capacidade de encontrar sentido na vida do que lhe contar
histórias.
Enquanto diverte a criança, o conto de fadas esclarece sobre ela mesma e fornece o desenvolvimento de sua personalidade.
Oferece significado em muitos níveis diferentes e enriquece a vida da criança
de muitos modos como escrever, fixar conteúdos, desenvolver seu intelecto e
tornar clara as suas aspirações.
A hora do conto ou da leitura é também um momento do desenvolver
a mente criativa da criança. É nestes momentos que ela entra em contato com
a imaginação, a fantasia, a liberdade de opinar, narrar e interpretar seus
sentimentos. Quanto mais isso acontece, maior será sua capacidade de
interação com a leitura, a escrita e o seu próprio meio. O conto de fadas é,
assim, a forma modelar primária da narrativa, que é imprescindível ao
crescimento da criança (BETTELHEIM, 1980).
Dinâmica
1- A professora mostra (antes de ler) as imagens, página por página, com o objetivo de despertar na criança o desejo de saber a trama da história, através da leitura realizada pela professora, que vai despertar o seu desejo de ler ou aprender a ler (aos que ainda não leem).
2- Após visualizar as imagens, e o imaginativo infantil despertado, a professora faz, (com entonação, demonstrando os sentimentos que surgem como suspense, surpresa, cansaço, alegria…etc. ) a leitura e mostra novamente as imagens, e provoca uma discusssão sobre o que os alunos entenderam e sentiram através da história(interpretração);.
3- Explorar o máximo o que a história conta:
- temporalidade (quando aconteceu)
- estrutura espacial (onde aconteceu)
- Animais ( espécies)
- Sons dos animais – ( tipos de moradias dos animais)
- quantidades de animais na casa (registrar na lousa)
- quantidade de pessoas na casa (registrar na lousa)
-provocar o senso crítico, estimativa, cálculo mental ( é possível todos dentro desta casa: animais e gente?)
Formas de reconto
1- um Dado que anda:A professora Thaís distribuiu um dado de proporções grandes e passou para a primeira professora diante dela que deveria começar a contar a história relatada, passar o dado para a colega do lado que deu continuidade a partir do ponto em que parou a primeira professora, e assim por diante até que passou por todos e foi toda a história recontada.
Foi bastante interessante, a dinâmica, porque , cada um colocou da forma como percebeu, e não exatamente como ouviu e alcançando os objetivos de desenvolver na turma toda : atenção,concentração, oralidade e memorização.
2- Reconto com registro escrita
Através reconto coletivo e do registro escritro o professor vai aproveitar para trablhar a estrutura organizativa do texto: (usar uma folha pautada para cada criança e desenhar no quadro uma folha com pautas e linhas)
1-Título;
2- Parágrafo ( demonstrando na lousa, os espaços e explicações);
3-Letras maíuscula no inicio dos paragráfos e nomes próprios;
4 – Uso da linha,pauta e limites.
5 – Sequência lógica da história: começo, meio e fim;
* Lembrando que uma das queixas do professor é a desorganização dos cadernos de muitos alunos, nas séries iniciais, fato que acontece mas que pergunta-se “será que o professor ensinou como usar o caderno, a folha, as linhas, as pautas…”?
3- Outras sugestões para reconto (é recomendável que o professor faça uso de, no máximo, duas formas de reconto, por vez)
- Desafio - Recontar modificando o início ( alterar o final é mais fácil);
-Dividir o texto em partes recortadas e distribuídas aos alunos para serem montadas na sequencia lógica;
- O Reconto á partir do ponto de vista de um dos personagens da história ( cada aluno ecolhe um personagem);
-Reconto em forma de reportagens para um jornal ou revista;
Outras atividades de alfabetização a partir de um conto:
Veja agora todas as possibilidades de se usar um conto para atividades de alfabetização:
1_Identificar e formar palavras retiradas do texto trabalhado ( nome dos animais , por exemplo) usando um Varal de Letras e um alfabeto móvel para cada criança. Há vários modelos de alfabetos móveis, inclusive podem ser confeccionados com as crianças com tampinhas de embalagens.
1_Identificar e formar palavras retiradas do texto trabalhado ( nome dos animais , por exemplo) usando um Varal de Letras e um alfabeto móvel para cada criança. Há vários modelos de alfabetos móveis, inclusive podem ser confeccionados com as crianças com tampinhas de embalagens.
Essa atividade pode ser usada com os objetivos:
*formar palavras, identificando letras e sons iniciais e finais;
*atividades para o aluno avançar na hipótese da psicogênese;
*formar frases com as palavras formadas ou textos de uma ou mais palavras, escolhidas *pelos alunos, de forma individual ou coletiva, de acordo com o nível, série/ano da turma.
*Brincando com as letras e com as palavras: forma a plavra e depois muda letras de lugar que formam outrs palavras:
S A P O - S O P A
Frases: O rato brigava com o gato.
O rato brincava com o gato.
Esta atividade foi apresentada na IV Coordenação Coletiva da Escola Classe 02 do Arapoanga - escola pública do Distrito Federal , onde trabalho numa equipe disciplinar. E se encontra disponível no blog da escola :
ec02doarapoanga.blogspot.com
Por: Júlia Virginia de Moura - Pedagoga
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