Sugestões de Aulas Interventivas para Alunos Pré-Silábicos em Turmas de 3º Ano

Plano de Aula
Nível de ensino: 3º Ano – Séries Iniciais - Ensino Fundamental
Componente curricular: Linguagem oral e escrita – Construção da Escrita/Leitura – Avanço na hipótese da psicogênese: pré-silábico 2 para silábico e silábico para alfabético .
Dados da aula - Objetivos:
- A função da escrita e da leitura: uma forma de relatar tudo que acontece, desde o nome das pessoas, coisas, objetos, acontecimentos do dia a dia...
- Reconhecer ou pelo menos familiarizar-se com a escrita do próprio nome;
- Reconhecer sensações que auxiliem na linguagem escrita;
- Identificar letras do próprio nome, de outras pessoas ou personagens de história, telenovelas, desenhos animados;
-Aproximar-se da linguagem escrita por meio da palavra: letras e seus sons (fonemas e grafemas).
- Desenvolvimento do pensamento silábico na verbalização e escrita.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:


· Provocar a manifestação de pensamentos, sentimentos e preferências que a telenovela desperta na turma, registrando na lousa, palavras-chave.

Estratégias e recursos da aula
Atividade número 1:
*- Enredo da Novela Carrossel:
Helena Fernandes é uma professora jovem e bonita e afetuosa de uma turma de 3º ano da Escola Mundial, e logo conquista todos os alunos com seu carinho. Os alunos são bem diferentes: têm diferentes personalidades.
Fora da escola, as crianças formam um clube liderado por Daniel chamado"Patrulha Salvadora" onde se reúnem numa casa abandonada, neste grupo, eles ajudam outras crianças que não estudam na Escola Mundial.
A trama se passa na Escola Mundial
Atividade número 2:
Levar para os alunos em grupos (agrupamento com alunos no nível pré-silábicos 2 e silábicos) – imagens sobre a novela (escola, a turma, o personagem preferido, o cachorro.).

Atividade número 3:
Após a leitura do texto solicitar aos alunos quais palavrinhas contidas no texto eles gostariam que fossem separadas para aprenderem á fazer o “jogo das boquinhas” que é uma brincadeira que a professora Helena faz com seus alunos quando não estão gravando a novela.

2ª Aula
Atividade 1


Atividade 2
Escolher uma quadrinha da música escolhida e cantada. Com o texto em fonte maior exposto na lousa, distribuir uma folha para cada aluno com o texto impresso. Propor um desafio aos grupos: os grupos que acertarem todas as atividades que vai solicitar ganharão um prêmio no final.
Trabalhando com a quadrinha da música:
Cada grupo deverá responder as solicitações, todos devem participar (o grupo cujos componentes participarem menos perderão pontos).
Caça-palavras (usando uma quadrinha da música)
Trabalhar as palavras encontradas: com o pensamento silábico – quantidades de letras – formar as silabas com o alfabeto móvel e registrar numa folha impressa.
O grupo ou grupos que ganharem o desafio recebem o prêmio.
Atividade número 5:
Construir com as crianças o registro do pré-nome: “É importante escrever o próprio nome, pois ele identifica sua tarefa, diferencia você das demais crianças, torna você único e especial”.
Avaliação
Para avaliar é importante levantar alguns questionamentos e utilizar as possíveis respostas para a construção de um relatório sobre esse trabalho. A criança familiarizou-se com a escrita do próprio nome? Houve compreensão e participação da criança com necessidades educacionais especiais? Tentaram realizar a escrita das palavras ou pré-nomes com ou sem ajuda? As demais crianças avançaram em sua interação com a linguagem escrita?
Realizar novamente o teste da psicogênese e verificar as mudanças nas hipóteses que vai demonstrar quais alunos avançaram e quais os alunos que necessitam mais atividades relacionadas com a construção da escrita.
Resultado da Psicogênese:
Dos doze alunos que participaram desta intervenção com 4 aulas interventivas:
- houve 2 alunos estiveram infrequentes;
- 1 aluno demonstrou dificuldades de aprendizagem e não avançou nas hipótese psicogenética.
- 2 alunos pré-silábicos avançaram para a construção do pensamento silábico;
-2 alunos pré-silábicos 2 com a construção do pensamento silábico avançaram para silábicos.
-3 alunos silábicos avançaram para silábicos/alfabéticos
- 2 alunos da hipótese alfabética avançaram para alfabetizados (ortográfico).
A continuidade deste trabalho fará com estes alunos continuem avançando na construção da escrita. Podem não conseguir vencer os conteúdos do 3º Ano mas os avanços demonstram a aprendizagem. Essas intervenções foram feitas no processo de investigação de alunos com dificuldades de aprendizagem, quando apenas 1 (um) aluno demonstrou dificuldades acentuadas de aprendizagem.
Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga
SEAA – Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário