O Mágico de Oz: Incentivando a leitura
E depois de ler "O Mágico de Oz" para os alunos, vamos aos trabalhinhos:
Este ano peguei uma sala difícil, o primeiro livrinho que li pra eles, foi uma decepção, nenhum aluno me olhava, todos distraídos com outras coisas, com carinhas de tédio, e , assim foi por vários dias até que consegui conquistá-los para a leitura. Li todos os dias, mostrava muita empolgação e até cometia exageros para chamar atenção, e nada. Hoje, são outros alunos, consegui cativá-los para essa que considero a melhor parte da minha aula, para mim e para eles também agora. Já li vários livrinhos, consegui ler o livro " O Magico de Oz" e me surpreendi com o interesse deles em ouvir cada capítulo. Agora, estou lendo "James e o Pêssego Gigante" de Roald Dahl, um livro com 207 páginas de aventuras e me surpreendi, quando um dos alunos, antes muito desinteressado, me falou que havia pesquisado na internet sobre o livro e que já sabia o final da história. Foi um momento muito importante, saber que aquele aluno que não queria saber de leitura, sentiu curiosidade de pesquisar em casa sobre a leitura que estamos fazendo em sala. Uma vitória!
jun25
Pedofilia - Como orientar as crianças
Um assunto difícil de abordar na escola, mas que precisa ser esclarecidos principalmente quando há alguma criança com um comportamento suspeito, que muda a forma de agir com os colegas e com o professor. Os sinais nem sempre são claros, daí a prevenção também é fundamental.
Autor: Hugo Monteiro Ferreira
Editora: Escrita Fina
Esse livro é como um grito de socorro das crianças que passam por isso, no caso de Antônio o problema está dentro de casa e como a maioria das vítimas ele se sentia culpado pelo que acontecia. Me emocionei muito quando li esse livro, e não li imediatamente aos meus alunos por causa da emoção que o autor transmite, quando fiz a leitura foi bem tranquilo, pois apesar do assunto ser tenso o autor coloca de uma forma poética, que emociona, o leitor sente a coragem de Antônio e se encoraja também . O livro é um alerta excelente para as crianças que passam por isso ter coragem de dar o seu grito de liberdade também.
Encontrei esse vídeo no facebook e gostei muito também da forma clara como se esclarecem como o abuso pode acontecer e orienta o que pode ser tratado como abuso: "Qualquer toque que faça seu radar querer chorar" Radar= coração.
Alfabeto para decorar a sala de aula feito pelos próprios alunos
Esse ano não quis usar os lindos alfabetos que tem disponíveis na internet, pensei em algo que fosse mais significativo para eles e nada como suas próprias produções artísticas decorando a sala o ano todo. O resultado está aqui para todos conferirem e no rostinho deles quando viram a sala decorada!
dezColcha de Retalhos com roupas de bebê
Hoje vim mostrar para as amigas o que eu fiz com algumas das roupinhas do João,meu filho!
Algumas eu doei para crianças, filhos de mães dos meus alunos, bebês que eu conhecia e precisavam, outras, com maior valor sentimental eu guardei por um tempo e depois decidi fazer uma colcha de retalhos cheia de histórias e lembranças do meu pequeno. Recortei tudo, carinhosamente e uma amiga montou. No avesso ela forrou com retalhos de lençóis de berço e fez até fronha, cheia de bolsinhos das bermudinhas! Quando viajo em excursões da escola ou vou ver minha família, minha colcha faz sucesso! Eu adoro, quero guardar por muito tempo. Parece que até tem o cheiro do meu bebê, que agora já está mocinho!
Gostaram?
03
Nenhum comentário:
Postar um comentário