Deixe um comentário Aprendizagem do ler e escrever, Desafio de palavras, desafios matemáticos, indicação de leitura Tags:desafios e pegadinhas
1. Quanto aniversários fez alguém que viveu 78 anos, 1o meses e 6 dias?
Fez 78 aniversários, os meses e dias só servem para confundir.
2. Quantas horas leva uma viagem da capital do Rio Grande so Sul `capital de Natal?
Nenhum, pois Natal é uma capital e não um estado.
3. Se você sai de São Paulo dirigindo um ônibus com 0 passageiros, deixa 18 e pega 14 no Rio de Janeiro e chega ao Espírito Santo às 12 horas do dia seguinte, você é capaz de dizer o nome do motorista?
Ele tem o seu nome, pois o motorista é você.
4. Se João levou 2 horas para cavar um buraco. Quantas horas ele levaria para cavar meio buraco?
Nenhum por que não existe meio buraco.
5. Se há 3 maçãs numa vasilha e você pega 2, com quantas você fica?
Com 2 o número de maçãs que você pegou.
6. Um criador tem 18 bois. Todos morrem, menos 7. Quantos ficam?
Apenas 7 bois não morreram.
Se você ficou curioso ou curiosa, procure os desafios e as pegadinhas em qualquer Revista Recreio.
Desafio matemático 12 e outros.
Desafio matemático – 12 e outros.
Este desafio é simples é uma sequência de números, para os alunos parece difícil.
Quem vem depois?
Para descobrir o próximo integrante desta sequência, você precisa saber que não há qualquer lógica matemática, e que pronunciar o número em voz alta pode ajudar muito !
2, 10, 12, 16, 17,18, 19,……
Troca de letra
Você sabe o que é um anagrama ? É, digamos, um jogo em que, mudando a ordem das letras da palavra original, formamos uma palavra novinha em folha. Por exemplo ROMA em AMOR, certo ?, Agora vamos ao teste… Descubra que partes do corpo humano são anagramas das seguintes palavras:
1. CASTELO
2. ABRIGAR
3. CABIA
4. PENAR
5.CEBOLA
6. ROMBO
7. PLUMÃO
8. CABO
Desafio matemático 11
Desafio Matemático 11
De nove para três
O verão está chegando e, com ele, aquele calorão! Para refrescarem um pouquinho, Carla, Dina e Zeca resolveram saborear deliciosos picolés. Com os palitos, os três montaram esta figura. Removento seis palitos você consegue deixar apenas três quadrados.
Atividade da Revista Ciências Hoje criança nº 208 ano de 2009.
Desafio matemático -9
Desafio matemático – 9
Confusão de bombons
A bondosa vovó Maria de de presente uma caixa de bombons para seus netos: Tião Sabidão, Neco Quieto e Tico Nanico. Só que, na hora de repartir, os três avançaram na pobre da caixa e pegaram o que coube em suas mãos. Com iss, Tião pegou três vezes mais bombons do que Tico. Mais tarde, Tião se arrependeu e, com pena de Tico, deu-lhe 15 bombons. A partir desse momento, Tião e Tico ficaram com quantidades igausi. Quantos bombons havia na caixa, afinal?
Desafio matemático -8
Desafio matemático -8
Olha a hora
Veja que engraçado! A hora neste relógio não passa, se for lida de trás para frente. Quanto tempo leva para outra situação assim acontecer de novo ?
20 : 02
Desafio da revista Ciências Hoje Criança -nº 218 - novembro de 2010.
Desafio matemático – 7
por sueohira em desafios matemáticos
Desafio matemático 7 – Doce de letra
Elena Elegante é tão vaidosa que resolveu fazer um bolo com a primeira letra de seu nome. Acontece que a menina também tem a mania de perfeição, e quer oferecer a seus cinco amigos partes iguais de seu bolo.
Ajude a menina a dividir esse doce de letra. Letra E maiúsculo letra de imprensa.
Desafio retirado da revista Ciências Hoje Criança nº 222 Janeiro/fevereiro de 2011 página 13
Desafio de matemática -6
Desafio de matemática -6
Cálculo e aventura
Jonas Jones era o menino mais aventureiro da escola, escalava montanhas, descia corredeiras,voava de asa deltae, mesmo ocupando todo o seu tempo, ainda era bom de matemática. Um dia a professorao desafiou com a seguinte questão: para conhecer uma floresta inteira, é preciso descer dois quilômetros de um rio, subir 500metros de uma montanha e voar de uma pedra a outra em meia hora, em uma velocidade de 30 quilômetros/hora. No final do percurso, quantos quilômetros terão sido percorridos? Jonas Jones respondeu rapidamente e você?
Desafio retirado da revista Ciências Hoje Criança página 20 ano 14 nº 117- setembro de 2001
Desafio Matemático -5
Desafio matemático – 5
Formas geométricas
Faça uma figura plana utilizando 6 quadrados, de forma que quando juntar todas elas com uma fita adesiva e montar a figura plana vai se formar um cubo. Dica: tende de formas diferentes das que você conhece, vai se surpreender com os cubos que se formarão.
Desafio matemático 4
Desafio matemático 4
Esta primeira atividade é simples e conhecida pelos professores é possível aplicar com os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental I.
Em uma sala tem um gato em cada canto, sendo de cada gato pode ver os outros gatos . Quantos gatos em na sala?
Marcos ganhou uma caixa de jogos com fichas de cores e formas diferentes. A quantidade de fichas formas/cores é de 10 unidades cada. Quantas combinações e o total de fichas juntos tem na caixa?
cores: azuis, pretas, brancas, amarelas, verdes, vermelhas, lilás, rosa e roxas.
fichas: quadradas, circulares, triangulares, losangos e estrelas.
Desafio matemático 3
por sueohira em Atividades matemáticas, Ciências, desafios matemáticos, Educação - Atividades, iniciação científica Tags:desafios matemáticos 3
Desafio matemático 3 – Verificar a quantidade de baleia jubarte tem em um oceano simulado.
Material: uma cuba de plástico transparente, 200 bolinhas de gude verdes e 20 bolinhas um pouco menores vermelhas, um copo medidor de açúcar de 250 ml (mililitro).
As bolas de gude são colocadas na cuba seria o oceano e as 20 bolinhas vermelhas as baleias jubartes , misturar as bolas a cada medição dividir a cuba em quadrantes e recolher com o copo medidor de 250 ml e verificar a quantidade de baleias que aparecem na coleta.
Num primeiro momento vamos realizar as estimativas de baleias em cada quadrante e verificar a coleta, marcando o resultado em uma tabela e cada aluno terá a oportunidade de realizar 3 coletas. Qual o resultado que os alunos vão obter com a atividade?
Adaptação de uma atividade observada em uma exposição de matemática no SESC Santo Amaro em meados de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário