"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ALFABETO: “Construção dos painéis coletivos da sala de aula”.


 


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir coletivamente o painel do alfabeto da sala de aula;
  • Promover uma aproximação com o ambiente educativo;
  • Estimular as crianças a refletirem sobre a importância cronológica desses instrumentos.
Duração das atividades
Uma aula de duas horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há a necessidade de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
1º Momento: A importância das letrinhas para a aquisição da leitura e escrita (30 minutos).
  1. Explicar às crianças sobre a importância de conhecer e compreender o mundo das letrinhas, evidenciar que este conhecimento nos auxiliará na aquisição da leitura e escrita.
  2. Confeccionar previamente um alfabeto em forma de centopéia, onde cada letrinha é uma parte do corpinho de uma centopéia.
  3. Pedir que cada criança colora uma letrinha e cole-a em das partes do corpinho da Dona Centopéia;
  4. Montar o Painel da Dona Centopéia em um espaço acessível às crianças;
2º Momento: Música - "Alfabeto" - Eliana.  
http://letras.terra.com.br/eliana/533123/
  • Ao som da música solicitar que cada criança fixe sua letrinha no painel, assim que a letra que estiver com a criança for citada na canção. Por exemplo: Ao dizer "A" de abacate e avião, a criança que estiver com esta letra deverá fixá-la imediatamente no painel;
  • Posteriormente, pedir que cada criança reconheça sua letrinha inicial e a cole no quadro segundo a ordem que aprenderam (caso haja duas crianças com a mesma letrinha inicial pedir que uma das duas ou mais escolham outra letra que tenham em seu nome, mas que não seja a inicial).
3º Momento: História - “As Centopéias e seus sapatinhos” – Milton Camargo. 
  1. Apresentar a história a partir da adaptação encontrada no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=J-xzVXVTMns
        2. Após a leitura da história levantar com as crianças, as seguintes questões:
  • Porque são necessários tantos sapatinhos para a Dona Centopéia e sua filha?
  • Qual a semelhança entre a Dona centopéia da história e a nossa construída em sala?
  • O que carrega a Centopéia da história?
  • O que carrega a Centopéia da nossa sala?
  • Porque todas estas letrinhas no corpinho da Dona Centopéia são tão importantes?
4º Momento: Pesquisa 
Solicitar às crianças que com ajuda dos pais e/ou responsáveis encontrem palavrinhas diversificadas com as letras apreendidas na construção do painel do alfabeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário