Sintomas de Diabetes
Saber identificar os sintomas da diabetes é importante para iniciar seu tratamento prontamente e assim evitar as complicações que a doença pode trazer. Confira os sintomas da diabetes tipo 1 e tipo 2:
Sintomas da diabetes tipo 1
- Aumento da vontade de urinar;
- Muita sede;
- Muita fome;
- Cansaço;
- Perda de peso
- Sensação de fraqueza;
- Emagrecimento sem causa aparente mesmo em obesos;
- Nervosismo;
- Enjoo;
- Vômito.
Os sintomas da diabetes tipo 1 instalam-se rapidamente.
Sintomas da diabetes tipo 2
- Visão turva/embaçada;
- Má cicatrização das feridas - demora para cicatrizar;
- Formigamento nos pés;
- Infecções frequentes.
Estes sintomas vão instalando-se aos poucos e nem sempre o indivíduo consegue identificá-los como sendo diabetes.
Sintomas de Diabetes insípido
- Sede intensa;
- Grandes volumes de urina podendo variar de 2 a 20 litros/dia;
- Vontade de urinar durante a noite
A diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, que pode ser causada pela má alimentação e/ou por fatores genéticos e seu tratamento deve ser feito por toda a vida.
Tratamento para Diabetes
O tratamento para diabetes tipo 1 é feito com a toma de insulina e com o controle da quantidade de açúcar no sangue, e no caso da diabetes tipo 2, o tratamento inclui a prática de exercícios, dieta para diabetes, hipoglicemiantes orais ou insulina.
Links úteis:
Dieta para diabetes
É realmente algo sofrível. Bolos, doces, pudins, balas, bombons, sorvetes, gelatinas, geléias e aquela batatinha frita não fazem parte do cardápio do diabético. Deixar de comer muitas coisas da nossa culinária é praticamente padecer em pleno paraíso. Você fica à margem de boa parte do cardápio, por exemplo. Verdade? Nem tanto!
O que vamos abordar em “Dietas para diabetes” é que os limites para uma pessoa com diabetes pode ser bem menor do que se imagina. Comer faz bem. O que importa é a quantidade e a qualidade do que você come.
Abaixo, listamos pra você boa parte de uma dieta para diabetes, ideal para os que carregam no sangue mais açúcar que o necessário. A diabetes ainda é uma doença incurável, portanto todo o cuidado com alimentação é pouco. Leia com atenção e garanta uma vida longa e saudável.
O que pessoas com diabetes podem comer?
Especialistas afirmam que a melhor dieta para diabetes é uma alimentação bem colorida. Portanto, comer só massa: pão, macarrão, arroz e feijão sem verduras no prato é um grande erro. Pense o quanto solitário ficam as verduras e os legumes, guardadas na geladeira como se fossem carros velho, fora de uso, inúteis.
Alimentos liberados para Diabéticos:
- Bebida: Chá, café (com adoçante) e mate.
- Tempero: Pimentão, salsa, canela, alfavaca seca, alho, tomate, azeitona, baunilha e cebolinha, alface, berinjela, pimentão e pepino.
- Legumes: Palmito fresco, beterraba, abobrinha verde, cenoura e chuchu.
- Carnes: Bacalhau seco – fatia pequena.
Dobradinha, coração, carne-seca, mortadela, peixes, ovo (uma unidade), presunto magro e farinha de soja.
Consumir com bom senso na Dieta para Diabetes:
- Leites e iogurte: Leite integral, de soja e desengordurado. Um copo está de bom tamanho, o equivalente a 200 ml. Leite integral em pó, evaporado ou iogurte, 100 ml estão liberados.
- Frutas: Pêssego, pitanga, melancia, maracujá, manga, cajá e banana d’água
Evitar ou moderar na Dieta para Diabetes:
- Gordura: Abacate, creme de leite magro, creme de leite gordo, amendoim, Manteiga, margarina, bacon defumando, noz, avelã, coco, amêndoa.
- Massas: Pão Francês, pão de forma, broa de milho, biscoito doce, batata inglesa, inhame, milho verde. Arroz e feijão entram na lista dos alimentos que merecem moderação no consumo. Para cada refeição, o máximo é de 100g, o equivalente a uma colher.
O comando que você precisa dar a si mesmo é: a diversidade no prato funciona também no organismo.
Pirâmide Alimentar para Diabetes
Veja esse vídeo sobre a Diabetes e conheça melhor a doença:
Infográfico com informações sobre a Diabetes:
Frutas permitidas na diabetes
Praticamente todas as frutas são permitidas na diabetes, mas o ideal é comer futas pobres em carboidratos e sempre com bagaço e casca.
O ideal é comer 2 frutas por dia, de preferência após as refeições, mas também pode-se comer uma fruta no lanche desde que seja acompanhada de um biscoito para evitar o pico de glicemia. Veja na tabela a quantidade de carboidratos presente em cada 100 g de fruta:
Fruta | Quantidade de carboidrato |
Abacate | 6 g |
Abacaxi | 12,3 g |
Banana da terra | 33, 7 g |
Figo | 10,2 g |
Goiaba vermelha | 13 g |
Laranja | 9,6 g |
Maçã | 16,6 g |
Manga | 16,7 g |
Mamão | 11,6 g |
Melancia | 8 g |
Pêra | 16 g |
Tangerina | 9,6 g |
Pêssego enlatado | 16,9 g |
Uva | 13,6 g |
Recomenda-se dar preferência ao consumo da fruta natural evitando o suco de fruta pois este último contém mais açúcar da fruta e menos fibras e por isso conferem menos saciedade e ainda podem aumentar a glicemia.
Frutas que devem ser evitadas na diabetes
Algumas frutas devem ser evitadas ou consumidas com moderação pelos diabéticos como por exemplo:
- Ameixa em calda enlatada 46,9
- Açaí polpa 21,5g
- Banana 33,7g
- Jaca 22,5g
- Pinha 22,4g
- Figo enlatado em calda 50,3
- Goiaba doce em pasta 74,1
- Tamarindo 72,5
Os diabéticos podem comer frutos secos?
Os diabéticos podem comer frutos secos, desde que o faça com moderação, pois alguns deles possuem um alto teor de carboidratos, como é o caso do:
- pinhão cozido (43,9g),
- castanha de caju torrada com sal (29,1g) e
- amêndoa torrada e salgada (29,5g).
- noz crua (18,4g)
- castanha-do-Brasil crua (15,1g)
- coco Bahia cru (11,0g)
- coco Bahia verde cru (9,8g)
O principa problema no consumo de frutos secos pelos diabéticos, não está tão relacionada à quantidade de açúcar, mas sim à grande quantidade de gorduras contidas nesses frutos, o que pode trazer outros problemas como sobrecarga do fígado, aumento nos valores do colesterol, triglicerídios e obesidade, que não é desejado em pacientes diabéticos.
Remédio caseiro para diabetes
Um ótimo remédio caseiro para tratar a diabetes é a farinha da casca do maracujá.
Ingredientes
Modo de preparo
Abra o maracujá e tire o suco e as sementes, deixando somente as cascas. Leve as cascas ao forno, até que fiquem bem secas. Com o auxílio de uma faca, retire a parte de fora da casca, deixando somente a parte branca. Depois, coloque essa parte branca no liquidificador e bata até que fique em forma de pó. Guarde o pó da casca do maracujá num recipiente seco e limpo, tampado, longe da luz.
Deve-se utilizar somente a parte branca da casca do maracujá em forma de pó e consumir 2 colheres por dia, em líquidos ou junto às refeições.
A casca do maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose no sangue, sendo muito útil no tratamento da diabetes.
Canela para diabetes
Estudos científicos comprovaram que o consumo de canela ajuda a controlar a diabetes tipo 2, aquela que se desenvolve ao longo dos anos e que não é dependente de insulina. A sugestão do tratamento coadjuvante é consumir 6g de canela por dia.
O uso da canela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Mas os medicamentos para o controle da diabetes não devem deixar de ser tomados. A suplementação com canela é apenas uma opção adicional para controlar melhor a pressão arterial sistêmica e diminuir a necessidade de insulina.
Como usar a canela para Diabetes
Para usar a canela para diabetes recomenda-se adicionar 1 colher de café de canela em pó em um copo de leite, adicioná-la ao arroz doce ou polvilhá-la por cima de um mingau, por exemplo. Uma colher de café por dia já é o suficiente.
Cortar uma maçã em fatias, polvilhá-la com canela e levá-la por cerca de 2 minutos ao micro-ondas também é uma ótima forma de aproveitar suas propriedades medicinais.
Referências Bibliográficas
- BANDARA T; ULUWADUGE I; JANSZ ER. Bioactivity of cinnamon with special emphasis on diabetes mellitus: A review. Acesso em Out. 2011.
- QIN B; PANICKAR KS; ANDERSON RA. Cinnamon: potential role in the prevention of insulin resistence, metabolic syndrome, and thype 2 diabetes.
Chá de camomila para diabetes
O chá de camomila é um bom remédio caseiro para prevenir as complicações da diabetes tipo 2 como cegueira e lesões nos nervos e nos rins pois seu consumo habitual diminui a concentração das enzimas ALR2 e sorbitol que quando encontram-se aumentadas podem ocasionar estas doenças.Ingredientes- 1 xícara de folhas secas de camomila
- meio litro de água fervente
Modo de preparo
Adicionar as folhas de camomila no recipiente com água fervente e abafar por 15 minutos. Quando estiver morno, coar e beber a seguir. Preparar um novo chá a cada dia e tomar 2 xícaras do chá de camomila diariamente.Para preparar este remédio caseiro também podem ser utilizados os sachês de camomila vendidos nas farmácias, nesse caso para prepará-lo siga as instruções de uso do fabricante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário