História do retalhinho branco
Sempre achei a história do retalhinho branco, da autora Maria Helena Portilho, uma graça! E nada mais lindo e divertido que trabalhar as coresna Educação Infantil, através dela! Os pequenos viajam junto com os retalhinhos e com as cores! Ao mesmo tempo, pode-se trabalhar o respeito às diferenças, a individualidade, pois a opinião do retalhinho branco foi diferente e os demais a respeitaram! É uma história que rende dias de trabalho prazeroso. Fiz as páginas de um livrinho que pode ser montado pela turminha, aos poucos, utilizando diversas técnicas e materiais. Estão logo abaixo.(Profª Elizabeth)
- Deixo aqui um pedido especial: Se algum professor realizar a atividade com sua turminha, envie-nos as fotos do livrinho, pois faremos uma postagem especial, indicando seu nome, escola, turma etc. E-mail de contato: espacoeducarliza@yahoo.com.br
Sugestões: Colagem com retalhinhos coloridos, lã colorida, pintura com guache, colagem com papéis coloridos, pintura com cola colorida, dobraduras, desenho livre a lápis e pintura para alunos de maior faixa etária, etc.
Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
Se você copiar, dê os créditos.
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Livro das cores! Atividade para a Educação Infantil!
Explorando o mundo que a cerca, a criança começa a perceber semelhanças e diferenças. Num ambiente que estimule as descobertas, isso será prazeroso. Ao iniciar o trabalho com cores, o professor deve fazer questão de despertar a atenção da criança, diariamente, para as cores dos objetos costumeiros, para os brinquedos, jogos, roupas, etc. Desta forma, o aprendizado das cores, acontece em todos os momentos.
De modo específico, porém, há diversas atividades que podem proporcionar um aprendizado diariamente divertido. O uso de tintas e pincéis, cola colorida, hidrocor, massa de modelar colorida, jogo da memória das cores são alguns exemplos. Este livrinho das cores é um exemplo de atividade que pode ser utilizada. A história do retalhinho branco também é uma atividade divertida e prazerosa a ser realizada com as crianças.
(Profª Elizabeth)
O livrinho foi confeccionado pela professora Maritane Medeiros.
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Problemas matemáticos curiosos!
Amei estes problemas matemáticos curiosos. São muito interessantes e vão fazer a turma pensar muito...
PROBLEMAS CURIOSOS:
1. Uma pêra custa igual a uma maçã, mas duas cerejas e quatro pêras custam igual a cinco maçãs. Se uma cereja custa R$ 0,20, quanto custa uma pêra?
2. Três árabes têm um irmão. Este irmão morre sem deixar irmãos. Como se explica isso?
3. Torne verdadeira a igualdade abaixo, colocando sinais de adição e subtração entre os números:
1 2 3 4 5 6 7 8 9=100
4. Três gatos comem três ratos em três minutos. Um gato comerá um rato em quantos minutos?
5. Alguns meses têm 30 dias, outros 31. Quantos meses têm 28 dias?
6. Se um médico lhe dá três comprimidos e te pede para tomar a cada meia hora, em quanto tempo você terá tomado todos?
7. Um fazendeiro tinha nove ovelhas. Todas, menos nove, morreram. Quantas ovelhas ficaram vivas?
8.Você tem um fósforo e entra num quarto escuro e tem um aquecedor a óleo, uma lâmpada a querosene e uma vela. Qual você acende primeiro?
9. Quantos animais de cada espécie Moisés levou na arca?
10. Pegue duas de três maçãs, quantas maçãs você tem agora?
11. De que lado a galinha tem mais penas?
12. Se você dirigir um ônibus com 43 passageiros a bordo, saindo de São Paulo, parar em Campinas para pegar 7 passageiros e deixar 5, parar em Araraquara para deixar 8 passageiros e finalmente chega em São José do Rio Preto 8 horas depois, qual é o nome do motorista?
13. Numa horta há 5 árvores, cada árvore com 6 galhos, cada galho com 2 ninhos, cada ninho com 3 ovinhos. À R$ 12,00 a dúzia, quanto custa cada ovo?
14. Meu avô tem cinco filhos; cada filho teve outros quatro filhos. Quantos primos tenho?
15. Um homem foi até a padaria e contou a sua direita 23 árvores. Na volta contou a sua esquerda 23 árvores. Quantas são as árvores no total?
16. Como escrever 11, usando apenas 3 vezes o algarismo 2?
17. Pela estrada caminhavam, em fila, 50 burros. O da frente olhou para trás. Quantos burros contou?
18. Divida 30 por ½ e some 10. Quanto você achou?
19. Eu fui para cama às 8 h da noite. Dei corda no relógio e botei para despertar às 9 h da manhã. Quantas hora de sono eu tive antes de despertar o alarme do despertador?
20. Quando 4 pessoas se encontram, quantos apertos de mão são possíveis? E se fossem 6 pessoas?
RESPOSTAS
1- Uma pêra custa R$0,40.
2- As três árabes eram mulheres.
3- 123 – 45 – 67 + 89 = 100
4- Três minutos.
5- Todos têm 28 dias.
6- Uma hora.
7- Nove ficaram vivas.
8- O fósforo
9- Não foi Moisés que levou os animais na Arca, e sim Noé.
10- Duas maçãs.
11- Do lado de fora.
12- O nome de quem está lendo o problema.
13- Custa um real cada ovo.
14- Dezesseis primos.
15- Vinte e três árvores.
16- 22 : 2 = 11
17- Burro não sabe contar.
18- Setenta.
19- Uma hora, pois o relógio era a corda, portanto não diferencia 8h00 de 20h00.
20- Se for 4 pessoas são possíveis 6 apertos de mãos e se for 6, são possíveis 15 apertos de mãos.
Créditos: Professora Maritane Medeiros, por email.
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