"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Diferenças entre Meninos e Meninas - Atividade



A TV e formação de valores


Muitos pais e educadores me questionam até que ponto a TV pode influenciar negativamente as crianças, principalmente no que tange a formação de valores. O fato é que a TV é um elemento que faz parte da sociedade contemporânea e não há como negá-la ou excluí-la da vida cotidiana familiar, mesmo porque, ela é uma importante fonte de comunicação e interação com o mundo. Cabe-nos apenas fazer o uso consciente desde aparato tecnológico e usá-lo a favor da família e das crianças através de um uso monitorado, consciente, crítico e seletivo.

Gostei muito de algumas dicas trazidas por Patrícia Serejo, Penélope Ximenes e Yvanna Gadelha-Sarmet no site Super Infância e achei pertinente compartilhar com vocês:

 Sobre o prejuízo de se assistir à TV: 
Assistir à TV, em si, não é prejudicial para a criança. Inclusive pode ser uma atividade educativa, relaxante, prazerosa e, nesse sentido, saudável. Mas assistir à TV pode se tornar fonte de problemas em alguns casos: 

a) quando essa é a única atividade de lazer da criança;
b) quando ela dedica a maior parte do seu tempo a essa atividade;
c) quando ela assiste a programas inadequados para sua idade. 

No caso em que a televisão é a única atividade de lazer da criança, ou quando a maior parte do seu tempo é dedicado a essa atividade, o prejuízo pode estar relacionado ao fato da criança perder oportunidades de relacionar-se socialmente, e assim, deixar de aprender comportamentos sociais importantes, como a empatia e a assertividade. Quando a criança assiste a programas inadequados para sua idade, ela pode passar a se comportar agressivamente ou de maneira sexualizada, porque utiliza os programas que assiste como modelos a serem seguidos.

Sobre a adequação dos programas: 
A adequação ou não de um programa depende dos valores da família. A família deve avaliar que assuntos estão sendo tratados naquele programa e a forma como eles estão sendo tratados e deve se perguntar: “eu concordo com isso? Isso está de acordo com os meus valores e com os meus conceitos?” 
Uma outra dica para saber sobre a adequação do programa é observar se houve mudanças no comportamento da criança desde que ela começou a assistir àquele programa, que mudanças foram essas e se essas mudanças são boas ou ruins para a criança e para a família.

Sobre a televisão educativa: 
É muito difícil impedir que as crianças hoje em dia tenham acesso a informações antes consideradas inadequadas a elas. Assim, a televisão pode ser fonte de muitas conversas entre pais e filhos sobre temas polêmicos e atuais. A criança deve ser estimulada a pensar e conversar sobre o que assistiu. Dessa forma, a família tem a oportunidade de discutir valores com as crianças, sobre o que é certo e errado, bonito ou feio, etc.

Sobre a diminuição do tempo assistindo à TV: 
Caso seja considerado, dentro dos valores de cada família, que a criança está muito tempo em frente à TV, os pais devem agir no sentido de incentivar e criar oportunidades para que a criança faça outras atividades, sejam elas em grupo, com outras crianças ou mesmo com seus pais. Os jogos, os passeios, as brincadeiras e os livros são excelentes formas de diversão, distração, relaxamento, aprendizagem e interação social. 
O exemplo dos pais também conta muito. Se os pais têm como maior fonte de lazer a televisão, os filhos tendem a aprender esse hábito com eles também.

Sobre a influência da TV no desenvolvimento das crianças: 
Trata-se de dois problemas. 
  • O primeiro é que enquanto a criança assiste à TV, ela não realizando outras atividades que podem favorecer mais seu desenvolvimento motor, social, etc.
  • O segundo problema é aprender a fazer o que fazem na televisão (quando não se tem a oportunidade de refletir sobre o conteúdo tratado) ou sentir muito medo, ansiedade e insegurança, desencadeados por programas que contêm temas inadequados como violência e sexo. Nesses casos, observamos surgir alguns comportamentos inadequados da criança que podem ter sido influenciados pela TV. Os pais são os responsáveis em julgar a que cada filho tem condição de assistir, de acordo com os valores de sua família.

Sugestão de Atividade Avaliativa de Matemática







Outras sugestões de Avaliações da Aprendizagem para 1º, 2º ou 3º ano:













Atividades de Alfabetização - Parte II














Atividades de Alfabetização


Avaliações da Aprendizagem de Português