"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 5 de outubro de 2013

ATIVIDADES COM ORTOGRAFIA R, RR. SUGESTÃO DE DINAMICA COM ESSE TEMA.

 
Acolhida: Batata quente com letras do alfabeto onde as crianças poderão brincar com o tema da ortografia da semana com uma  tirinha do cebolinha onde ele ensina a sua irmã Maria Cebolinha a recitar a trava-língua do rato com a letra L ao invés do R.  

1)Trabalharei com a caixinha surpresa contendo as seguintes letras: B,G,J,P,L,D,Z,C,T,N,F,V,M,X,S.
2) Cada aluno deve pegar uma letra e mostrar á turma, dizendo qual letra pegou.
3) Então o aluno fará a substiuição da letra R pela letra sorteada.

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA

Sugestão e créditos Frankrauchia Borges de Almeida



  
 

PARA SALVAR CLIQUE NAS IMAGENS.1)- ÁRVORE DOS SONHOS


Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.

Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.


2-) DA CONFUSÃO À ORDEM



Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.

O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.


3-)O LAGO DE LEITE


Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo.
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a ideia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
 SEMANA DE INTEGRAÇÃO

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS AJUDAM NA ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS.

MAIS UM ANO CHEGOU E, DEPOIS DE MERECIDAS FÉRIAS, É HORA DE RECOMEÇAR. PARA A MAIORIA DAS CRIANÇAS, ESSE É UM MOMENTO DE MUITA ANSIEDADE, AFINAL IRÃO MUDAR DE SÉRIE, TERÃO UM NOVO PROFESSOR E NOVOS AMIGOS. PARA PRISCILA GARCIA, COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO TABOÃO DA SERRA, EM TABOÃO DA SERRA (SP), PROGRAMAR A PRIMEIRA SEMANA COM ATIVIDADES RECEREATIVAS VOLTADAS À INTEGRAÇÃO É MELHOR DO QUE JÁ INICIAR OS CONTEÚDOS, PORQUE ASSIM SE ESTABELECE UM VÍNCULO AFETIVO COM A TURMA. " A CRIANÇA PRECISA SE SENTIR BEM NO AMBIENTE PARA SE SENTIR SEGURA E FOCAR NO OBJETIVO DE APRENDER", EXPLICA. MUNA KASSEM HANDAM, COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO COLÉGIO ANGLO AMERICANO, EM FOZ DO IGUAÇU (PR), CONCORDA E COMPLETA: "A PROFESSORA TAMBÉM PRECISA DESSE TEMPO PARA ADAPTAR-SE À NOVA TURMA".
A SEGUIR, SUGERIMOS ATIVIDADES QUE PODEM SER REALIZADAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA OU AO LONGO DA SEMANA.
RECEPÇÃO ANIMADA

ORGANIZAR UMA FESTINHA NO PRIMEIRO DIA DE AULA É UMA FORMA DE MOSTRAR ÀS CRIANÇAS QUE A ESCOLA ESTÁ FELIZ POR TÊ-LAS DE VOLTA. O COLÉGIO ANGLO AMERICANO DE FOZ DO IGUAÇU RECEBEU AS TURMA COM UMA PARESENTAÇÃO CIRCENSE E DISTRIBUIÇÃO DE PICOLÉS. MAS VOCÊ PODE TER OUTRAS IDÉIAS. O SORVETE, POR EXEMPLO, PODE SER SUBSTITUÍDO POR GELATINA, PIPOCA, BOLO, REFRIGERANTE ETC., E O CIRCO POR UMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA OU TEATRO FEITA POR ALUNOS MAIS VELHOS DO COLÉGIO.

APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES

ANTES DA FESTA, REÚNA TODOS OS ALUNOS NO ANFITEATRO OU NO PÁTIO, PARA QUE OS PROFESSORES SE APRESENTEM RAPIDAMENTE, MOSTRANDO-SE SOLÍCITOS E PRONTOS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS EM QUALQUER SITUAÇÃO.

CONHECENDO A TURMA

VEJA 3 BRINCADEIRAS QUE AJUDARÃO AS CRIANÇAS A CONHECEREM OS COLEGAS.

TEIA DOS AMIGOS

REALIZE ESSA DINÂMICA PROPOSTA POR PRISCILA GARCIA, COORDENADORA DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO TABOÃO DA SERRA, PARA PASSAR À TURMA UMA MENSAGEM DE UNIÃO.
1- FAÇA UMA RODA COM AS CRIANÇAS E EXPLIQUE QUE, AO RECEBEREM O ROLO DE BARBANTE, CADA UMA DEVE FALAR SEU NOME, DE QUE ESCOLA VEIO E SUA BRINCADEIRA FAVORITA.

2- EM SEGUIDA, JOGUE, COM CUIDADO, O ROLO DE BARBANTE PARA UMA CRIANÇA QUE ESTEJA, DE PREFERÊNCIA, DO OUTRO LADO DA RODA. VOCÊ NÃO DEVE SOLTAR A PONTA DO BARBANTE.

3- ESTE ALUNO FALA AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ SOLICITOU E JOGA O BARBANTE PARA OUTRO COLEGA, TAMBÉM SEM SOLTAR A PONTA.

4-A DINÂMICA SEGUE A´TE QUE TODOS SE APRESENTEM E A RODA PAREÇA UMA TEIA DE ARANHA. CONTE QUE ELA REPRESENTA A TEIA DOS AMIGOS, QUE FICARÃO UNIDOS DURANTE O ANO.

5- O ÚLTIMO ALUNO QUE SE APRESENTAR ENROLA O BARBANTE ATÉ TOMAR O LUGAR DO COLEGA QUE SE APRESENTOU ANTES DELE. E ASSIM POR DIANTE, ATÉ O ROLO VOLTAR PARA A SUA MÃO.
  
RODA DA APRESENTAÇÃO


ESTA BRINCADEIRA, ELABORADA PELA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRISTIANE DE FIGUEIREDO, DA ESCOLA SÃO VICENTE DE PAULO, EM SÃO PAULO (SP), DIVERTE E TRABALHA A ATENÇÃO DOS ALUNOS. 
1- SENTE COM A TURMA EM CÍRCULO. EXPLIQUE QUE TODOS DEVEM BATER PALMA E, EM SEGUIDA, BATER AS DUAS MÃOS SIMULTANEAMENTE NAS MÃOS DOS COLEGAS QUE ESTÃO À SUA DIREITA E À SUA ESQUERDA. 
2- INICIE A BRINCADEIRA DIZENDO O SEU NOME QUANDO TODOS BATEREM PALMA. O ALUNO À SUA DIREITA É O PRÓXIMO, E DEVE DIZER O NOME DA PRÓXIMA VEZ QUE TODOS BATEREM PALMA. E ASSIM POR DIANTE. OU SEJA, CADA ALUNO IRÁ SE APRESENTEAR NA SEQUÊNCIA DA RODA. 
3- QUANDO O ÚLTIMO ALUNO SE APRESENTAR, REINICIE A BRINCADEIRA, MAS AGORA DIZENDO O NOME DO ALUNO À SUA ESQUERDA. EM SEGUIDA, ESSE ALUNO DEVE DIZER O SEU NOME, E ASSIM POR DIANTE.
DICA: SE AS CRIANÇAS JÁ SOUBEREM O NOME DOS COLEGAS, VOCÊS PODEM FALAR O PRATO PREFERIDO, A BRINCADEIRA DE QUE MAIS GOSTAM, UM ESPORTE QUE PRATICAM ETC.

ENTREVISTA COM O AMIGO

ESSA DINÂMICA TAMBÉM FOI SUGERIDA PELA PROFESSORA CRISTIANE DE FIQUEIREDO E DEVE SER REALIZADA EM DUPLAS. DEIXE CLARO QUE, QUANTO MENOS OS ALUNOS SE CONHECEREM, MAIS LEGAL SERÁ A BRINCADEIRA, POR ISSO OS AMIGOS NÃO DEVEM FICAR JUNTOS. 
1- AS CRIANÇAS TERÃO 15 MINUTOS PARA FAZEREM O MÁXIMO DE PERGUNTAS QUE CONSEGUIREM AO SEU PAR SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E ANOTAR NO CADERNO. DEPOIS, O ALUNO QUE PERGUNTOU RESPONDE E O QUE RESPONDEU PERGUNTA. 
2- EXPLIQUE QUE, ALÉM DO NOME E DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, COMO A COR DOS OLHOS E DO CABELO, A ALTURA, É IMPORTANTE PERGUNTAR TAMBÉM SOBRE OS GOSTOS DO COLEGA: O QUE ELE GOSTA DE COMER, DO QUE GOSTA DE BRINCAR, QUAIS ATIVIDADES ELE FAZ FORA DA ESCOLA, SE ELE GOSTA DE ACORDAR CEDO OU TARDE, QUE LUGARES ELE GOSTARIA DE CONHECER ETC.
3- VENCE QUEM CONSEGUIR ESCREVER O MAIOR NÚMERO DE INFORMÇÕES SOBRE O COLEGA. 
DICA: VOCÊ PODE DIFICULTAR A BRINCADEIRA FAZENDO PERGUNTAS PARA AS CRIANÇAS QUE DEVEM RESPONDER PELO SEU COLEGA DE DUPLA. SE SOUBER A RESPOSTA, A DUPLA GANHA UM PONTO.

FAMILIARIZANDO-SE COM O ESPAÇO

DÊ UMA VOLTA COM OS ALUNOS PELO COLÉGIO, APRESENTANDO OS ESPAÇOS E OS FUNCIONÁRIOS QUE ENCONTRAREM PELO CAMINHO. VOCÊ PODE PEDIR AJUDA PARA AS CRIANÇAS QUE JÁ ESTUDAVAM NA ESCOLA, FAZENDO ALGUMAS PERGUNTAS, COMO: " QUEM SABE AONDE IREMOS SE VIRARMOS À ESQUERDA?", "AONDE DEVEMOS IR PARA PEGAR UM LIVRO EMPRESTADO?", "QUEM SABE CHEGAR LÁ?" "ESTE É O ... (NOME DO FUNCIONÁRIO), QUAL A PROFISSÃO DELE?"

ATIVIDADE DE INTEGRAÇAO

ESTA BRINCADEIRA É REALIZADA NO INÍCIO DO PERÍODO NO COLÉGIA ANGLO AMERICANO, "AS CRIANÇAS ADORAM PORQUE, NAQUELE DIA, ELAS ESTÃO PERMITIDAS A ASSISTIR AS AULAS E FAZER TODAS AS ATIVIDADES COM UM AMIGO", EXPLICA A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE GIOVANA KEDZIERSKI.

1- COLOQUE PAPEIZINHOS COM OS NOMES DAS CRIANÇAS DENTRO DE BEXIGAS E ENCHA. 

2- ESTOURE UM DOS BALÕES E VERIFIQUE O NOME ESCRITO NO PAPEL. A CRIANÇA SORTEADA ESTOURA MAIS UM E O COLEGA QUE ELA TIRAR SERÁ O SEU COMPANHEIRO DE ATIVIDADES DURANTE O DIA INTEIRO.

DICA: SE A SALA TIVER UM NÚMERO ÍMPAR DE ALUNOS, OS ÚLTIMOS PODEM FICAR EM TRIO.

PARA A AULA DE ARTES 

MENSAGEM NA GARRAFA


ALÉM DE TRABALHAR A PINTURA, ESTA ATIVIDADE FAZ AS CRIANÇAS REFLETIREM E ESCREVEREM SOBRE SUA EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO. AS GARRAFAS DECORADAS DEVEM SER GUARDADAS ATÉ O ÚLTIMO DIA DE AULA, QUANDO SERÁ FORMADA UMA RODA DE DISCUSSÃO COM TODOS OS ALUNOS, PARA QUE ELES CONTEM SE SUAS EXPECTATIVAS FORAM CUMPRIDAS.



1- FAÇA UM DESENHO, CUBRA-O COM PLÁSTICO TRANSPARENTE E PINTE COM COLA COLORIDA.


2- DEPOIS DE SECO, RETIRE OS DESENHOS DO PLÁSTICO COM CUIDADO PARA NÃO RASGAR.

3- GRUDE OS DESENHOS NA GARRAFA (NÃO É NECESSÁRIO PASSAR COLA) E FAÇA OS DETALHES COM CANETINHAS.


4- GUARDE NA GARRAFA O PAPEL COM AS EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO E LACRE COM FITA ADESIVA COLORIDA.

AUTO-RETRATO


ESSE TRABALHO PODE SER COLADO SOBRE AS MESAS DOS ALUNOS PARA AUXILIÁ-LOS A MEMORIZAREM OS SEUS LUGARES NA SALA DE AULA.




1- CADA CRIANÇA DEVE FAZER UM AUTO-RETRATO E PINTAR COM GIS PASTEL.


2- COLOQUE OUTRA FOLHA DE PAPEL SULFITE EMBAIXO DO DESENHO E RECORTE CONTORNANDO A FIGURA.


3- GRAMPEIE AS FOLHAS PELAS LATERAIS, DEIXANDO UMA ABERTURA PARA COLOCAR BOLINHAS DE REVISTAS AMASSADAS.


4- TERMINE DE GRAMPEAR AS LATERAIS E GRAMPEIE O ROSTO NO PAPEL COLOR SET PRETO.


5- COLE UM PALITO ATRÁS DO ROSTO COM COLA QUENTE PARA QUE FIQUE EM PÉ.

ALGUNS MODELOS DE ROSTOS...








 ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. BEIJOS A TODOS E UMA ÓTIMA SEMANA!!!


Dinamica do Pirulito

 

Dinâmica: "Auxílio mútuo

"Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida

Material: Pirulito para cada participante.

Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.
 Encerra-se a dinâmica, cada
 um pode sentar e continuar
chupando, se quiser, o pirulito que
 lhe foi oferecido. Abre-se a
 discussão que tem como
fundamento maior dar abertura
sobre a reflexão de quanto
 precisamos do outro para chegar
a algum objetivo e de é ajudando

 ao a outro que seremos ajudados.


Dinâmicas divertidas 
Provocar a intimidade entre os alunos faz com que eles se sintam mais confortáveis no ambiente escolar e facilita a avaliação do corpo docente. As atividades em grupo e a atenção do professor devem respeitar a individualidade e as características pessoais de cada aluno. Confira algumas sugestões e estimule a autoestima, a interação, o autoconhecimento e a criatividade de seus alunos.

 "É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV. 


Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faço mais ou menos o seguinte:

verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)

azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)

vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.

Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.

Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.

Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.

Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas."




 Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes um dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender. Nas classes de inglês será uma boa oportunidade de revisar vocabulário básico, o verbo 'to be' e as pessoas do singular (I, you, he, she) se feito em inglês. O mesmo acontece em espanhol, mas você pode simplesmente fazer o jogo em português se não dá aula de inglês ou espanhol.

Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.

Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:

- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.

Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:

- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.

Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:

- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.

Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...

Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.



 Objetivos:
★ Desenvolver a expressão oral 
 Socializar 
 Dar noções rítmicas 
 Trabalhar a percepção auditiva 
 Dramatizar



História cantada
Materiais:
 Instrumentos musicais de brinquedo (opcional)
Conte livremente a história “Os músicos de Bremen”, que fala sobre um burrinho que, abandonado pelo dono por já estar velho demais, decide realizar seu sonho de ir a Bremen, a cidade dos músicos, e se tornar um flautista famoso. No caminho ele encontra um cão, um gato e um galo, e propõe aos novos amigos que sigam juntos para Bremen e lá formem uma banda. A partir desse ponto, invente diversas aventuras e peça aos alunos para fazerem barulhos e tocarem instrumentos que ajudem a narrar o conto. A sonoplastia criativa das crianças será motivo de risadas e diversão durante a aula. Outra sugestão é produzir uma peça, para que as crianças dramatizem os animais da história.



de Jakob e Wilhelm Grimm, numa adaptação do Livro Contos de Fadas



"Um homem tinha um burro que, há muito tempo, carregava sacos de milho para o moinho. O burro, porém, já estava ficando velho e não podia mais trabalhar. Por isso, o dono tencionava vendê-lo. O pobre animal, sabendo disso, ficou muito preocupado, pois não podia imaginar como seria seu novo dono... e então, para evitar qualquer surpresa desagradável, pôs-se a caminho da cidade de Bremen.

"Certamente, poderei ser músico na cidade", pensava ele.
Depois de andar um pouco, encontrou um cão deitado na estrada, arfando de cansaço.
- Por que estás assim tão fatigado? perguntou o burro.
- Amigo, já estou ficando velho e, a cada dia, vou ficando mais fraco. Não posso mais caçar; por isso meu dono queria me entregar à carrocinha. Então, fugi, mas não sei como ganhar a vida.
- Pois bem, lhe disse o burro. Minha história é bem semelhante à sua. Vou tentar a vida como músico em Bremen. Venha comigo. Eu tocarei flauta e você poderá tocar tambor.

O cão aceitou o convite e seguiu com o burro. Não tinham andado muito, quando encontraram um gato, muito triste, sentado no meio do caminho.
- Que tristeza é essa, companheiro? lhe perguntaram os dois
- Como posso estar alegre, se minha vida está em perigo? respondeu o gato. Estou ficando velho e prefiro estar sentado junto ao fogo, em vez de caçar ratos. Por esse motivo, minha dona quer me afogar.
- Ora, venha conosco a Bremen, propuseram os outros. Seremos músicos e ganharemos muito dinheiro.

O gato, depois de pensar um pouco, aderiu e acompanhou-os. Foram andando até que encontraram um galo, cantando tristemente, trepado numa cerca.
- Que foi que lhe aconteceu, amigo? perguntaram os três.
- Imaginem, respondeu o galo, que amanhã a dona da casa vai ter visitas para o jantar. Então, sem dó nem piedade, ordenou ao cozinheiro que me matasse para fazer uma canja.
Os outros, então, lhe propuseram:
- Nós vamos a Bremen, onde nos tornaremos músicos. Você tem boa voz. Que tal se nos reunissemos para formar um conjunto?
O galo gostou da idéia e juntando-se aos outros seguiram caminho.

A cidade de Bremen ficava muito distante e eles tiveram que parar numa floresta para passar a noite. O burro e o cão deitaram-se em baixo de uma árvore grande. O gato e o galo alojaram-se nos galhos da árvore.
O galo, que se tinha colocado bem no alto, olhando ao redor, avistou uma luzinha ao longe, sinal de que deveria haver alguma casa por ali. Disse isso aos companheiros e todos acharam melhor andar até lá, pois o abrigo ali não estava muito confortável.

Começaram a andar e, cada vez mais, a luz se aproximava. Afinal, chegaram à casa. O burro, como era o maior, foi até a janela e espiou por uma fresta. À volta de uma mesa, viu quatro ladrões que comiam e bebiam. Transmitiu aos amigos o que tinha visto e ficaram todos imaginando um plano para afastar dali os homens. Por fim, resolveram aproximar-se da janela. O burro colocou-se de maneira a alcançar a borda da janela com uma das patas. O cão subiu nas costas do burro. O gato trepou nas costas do cão e o galo voou até ficar em cima do gato.

Depois, a um sinal combinado, começaram a fazer sua música juntos: o burro zurrava, o cão latia, o gato miava e o galo cacarejava. A seguir, quebrando os vidros da janela, entraram pela casa a dentro, fazendo uma barulhada medonha.

Os ladrões, pensando que algum fantasma havia surgido ali, saíram correndo para a floresta. Os quatro animais sentaram-se à mesa, serviram-se de tudo e procuraram um lugar para dormir. O burro deitou-se num monte de palha, no quintal; o cão, junto da porta, como a vigiar a casa; o gato, junto ao fogão, e o galo encarapitou-se numa viga do telhado. Como estavam muito cansados, logo adormeceram.

Um pouco além da meia noite, os ladrões, verificando que a luz não brilhava mais dentro da casa, resolveram voltar. O chefe do bando disse aos demais:
- Não devemos ter medo!
E mandou que um entrasse primeiro para examinar a casa. Chegando à casa, o homem dirigiu-se à cozinha para acender um vela. Tomando os olhos do gato, que brilhavam no escuro, por brasas, tentou neles acender um fósforo. O gato, entretanto, não gostou da brincadeira e avançou para ele, cuspindo-o e arranhando-o. Ele tomou um grande susto e correu para a porta dos fundos, mas o cão, que lá estava deitado, mordeu-lhe a perna. O ladrão saiu correndo para o quintal, mas, ao passar pelo burro, levou um coice. O galo, que acordara com o barulho, cantou bem alto: - Có, có, ró, có!!!!

Sempre a correr, o ladrão foi se reunir aos outros, a quem contou:
- Lá dentro há uma horrível bruxa que me arranhou com suas unhas afiadas e me cuspiu no rosto. Perto da porta, há um homem mau que me passou um canivete na perna. No quintal, há um monstro escuro, que me bateu com um pedaço de pau. Além disso tudo, no telhado está sentado um juiz, que gritou bem alto:
"- Traga aqui o patife!!!"... Acho que não devemos voltar lá... é muito perigoso!!

Depois disso, nunca mais os ladrões voltaram à casa, e os quatro músicos de Bremen sentiam-se muito bem lá, onde faziam suas músicas e viviam despreocupados. De vez em quando alguém das redondezas os chamavam e lá iam eles, felizes e contentes, tocar a sua música...."

O IMPORTÂNTE É VOCÊ TODOS OS DIAS CONTAR UMA HISTÓRIA PARA QUE OS ALUNOS SINTAM PRAZER DESDE O PRIMEIRO DIA DE AULA PARA OS ALUNOS ENTRAR EM CONTATO COM A LEITURA DESDE CEDO. 

NÓS TEMOS AQUIVOS PARA DOWNLOAD COM 365 HISTÓRIAS AQUI.

Objetivos:
★ Desenvolver a expressão corporal 
★ 
Socializar as crianças
★ 
Relaxar e aliviar as tensões


Massagem coletiva
Para que as crianças se integrem melhor e relaxem nos primeiros dias de aula, peça que façam uma roda e que se sentem no chão confortavelmente. Oriente duplas a fazer massagens nas mãos, pés e costas do amiguinho. Depois, a dupla inverte e a outra criança é massageada. Assim, os alunos terão mais confiança entre si e sentirão o ambiente escolar muito mais agradável.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE MAIS ESSAS DICAS. UM BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA, SE DEUS QUISER. FIQUEM COM DEUS. 
JOELMA COUTO.

Bom dia meus amigos, gostaria antes de mais nada pedir mil desculpas pela minha ausência, mais é um motivo especial e profissional que com fé em Deus irei conquistar em minha vida. Obrigada a todos os amigos que me acompanham esses anos todos e todas as mensagens lindas e carinhosas que sempre me motiva mais e mais a continuar me dedicando não só com os blogs e sim em minha vida. Beijos e fiquem com Deus. 

O principal objetivo dessa dinâmica para estudantes é discutir sobre o papel do(a) estudante na luta por direitos e motivar a organização da Semana do(a) Estudante na escola.
dinamicas para o dia do estudanteRoteiro para trabalho em sala de aula.
Ambiente: Frases cortadas em forma de quebra-cabeça e embaralhadas, com pedaços para todos os participantes. Elas devem falar sobre Protagonismo Estudantil, a organização dos(as) estudantes, seus espaços de atuação e as lutas estudantis. Exemplos de frases: “Somos jovens e queremos viver de forma plena e bela a nossa cidadania”, “Somos estudantes e nos organizamos para fazer a diferença em nosso país”, “Na escola há muitos espaços que podem ser ocupados para a luta e mobilização pelos direitos dos estudantes”, “Devemos exercer nossa cidadania e lutar pela garantia dos direitos a todos e todas”.
Passos:
Ouvir a música “Vamos fazer um filme” (Renato Russo)
Enquanto a música toca, cada participante deve pegar um pedaço do quebra-cabeça.
Motivar para que os(as) participantes montem as frases. Cada grupo será formado ao unir os pedaços do quebra-cabeça.
Cada grupo discute sobre o conteúdo da frase que montou e o que pode ser feito para que essas frasesLinkpossam se tornar realidade na sua escola.
A apresentação dos grupos pode ser feita através de texto, encenação etc. que represente como seria a escola se a frase em questão fosse realidade. As ações sugeridas nos grupos podem ser listadas em um cartaz.
Motivar para que a turma discuta, a partir das sugestões dos grupos, quais as ações podem ser realizadas na escola durante a Semana do(a) Estudante.
Ouvir novamente a música.
Concluir motivando os(as) estudantes a se organizarem para desenvolverem essas ações.




DINÂMICA DA MATEMATICA

"CADA MACACO NA SUA BANANA".
ESTA DINÂMICA É MUITO LEGAL. OS ALUNOS ADORAM!
PARA INICIAR É PRECISO CONFECCIONAR OS MACACOS E O CACHO DE BANANA.
MATERIAIS: EVA, COLA, FICHAS COM CALCULOS MATEMÁTICOS.
DESENVOLVIMENTO DA BRINCADEIRA:
Distribuir um macaquinho para cada dupla onde eles terão que pegar um papel que estará atrás dele. Os alunos terão que copiar as contas no caderno e resolve-las, logo terão que ir até o cacho de banana e por o macaquinho na banana que estiver com os resultados.
FAIXA ETÁRIA: ALUNOS DE 2° a 5°ANO, que ja saibam calcular.











VC pode fazer adaptações para a educação infantil.Trabalhando nocão de quantidades e numerais,cores e formas,discriminação visual,espécies de animais e seu habitat,raciocínio lógico e linguagem oral e escrita.

AMIGAS DESCULPE-ME MAS NÃO LEMBRO O SITE QUE EU FIZ A PESQUISA.VOU PROCURAR E ASSIM QUE ENCONTRAR VOU POSTAR PARA VCS


QUEBRA - GELO



Não há nada pior do que entrar num lugar desconhecido, sentar-se ao lado de pessoas estranhas e de repente ser forçado a compartilhar seus pensamentos mais profundos e íntimos. Mas é justamente isso que acontece semanalmente em muitas classes de escola dominical, nos encontros de grupos pequenos ou nas reuniões da mocidade. O que muitas vezes falta é uma maneira de "quebrar o gelo" que quase sempre existe quando um novo grupo começa suas atividades ou quando novos participantes se unem a um grupo já existente.

No ciclo de vida normal de um grupo pequeno, o "quebra-gelo" pode ser usado inicialmente nos primeiros quatro ou cinco encontros e, mais tarde, esporadicamente. Seu propósito é simples: através do conhecimento mútuo, criar um ambiente "seguro" para todos e propício ao desenvolvimento de comunhão cristã. Em outras palavras, "conhecer e ser conhecido".

Alguns quebra-gelos não exigem muita profundidade no compartilhar e podem ser usados desde o primeiro encontro do grupo. Outros necessitam de um ambiente mais familiar e são praticados com maior êxito quando participantes já se conhecem melhor. Porém, todas estas idéias tem algo em comum: podem ser usadas para "descongelar" o grupo, promovendo uma fraternidade calorosa e um ambiente onde o líder pode facilmente ministrar às necessidades dos participantes.

NOME E SOBRENOME

Procedimento: A atividade é a própria para o primeiro encontro do grupo. Reúna os participantes em círculo e inicie dando o seu nome, seguindo de um adjetivo que comece com a primeira letra do nome e de alguma forma descreva a sua pessoas (p. Ex.: Fernando feliz, Cristina criativa, Bernardo bonito, etc.). A pessoa ao lado repete o seu "nome e sobrenome" e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa tentando lembrar o "nome e sobrenome" daquelas que a antecederam, para depois acrescentar o seu próprio.

RAÍZES

Material necessário: Canetas, cópia do material elaborado.

Procedimento: Aliste itens que descrevam as "raízes" dos componentes do grupo, preparando uma relação semelhante ao exemplo:

Tem um escritor na genealogia ____________
A família chegou ao Brasil antes de 1820___________
O avô participou da 2ª Guerra Mundial____________
Tem parentes na Espanha______________
O bisavô era pastor____________

Quando for elaborar o material para o seu grupo, procure descobrir dados interessantes sobre as "raízes" de cada pessoa. Selecione, se possível, dados que sejam desconhecidos dos demais participantes. Distribua as folhas e pela que colham o maior número possível de assinaturas, identificando as pessoas que tem entre seus ancestrais alguém que preencha as características alistadas. Dê um prazo e então confira as respostas em grupo. Entregue um prêmio a quem colher o maior número de assinaturas corretas.

Compartilhar: Apesar de possuirmos "raízes" as mais diversas, somos parte de uma só família, como irmãos em Cristo.

FALSO OU VERDADEIRO

MAterial necessário: Folhas de papel em brancos, canetas.

Procedimento: Entregue a cada pessoa uma folha de papel e uma caneta. Faça algumas perguntas de caráter pessoal que devem ser respondidas corretamente pelos integrantes do grupo. Cada participante deve escolher uma das questões e dar reposta falsa, porém de maneira convincente para que os demais não desconfiem. Quando todos tiverem terminado, cada pessoas deve ler suas respostas em voz alta e o grupo deve apontar quais são verdadeiras e qual é a falsa. Peça que expliquem o por quê de sua opinião, para verificar o quanto a pessoa é de fato conhecida pelas demais.

Possíveis perguntas:

-pessoa famosa com quem gostaria de conversar?

-maior susto que já levou na vida?

-esporte a que mais gosta de assistir na televisão?

-livro que mais apreciou nos últimos 6 meses?

-uma "aprontação" da infância?

-país ou cidade que mais deseja conhecer?

-tipo de música que prefere ouvir quando está sozinho?

Compartilhar: Na vida cristã é necessário discernimento para poder diferenciar entre o falso e o verdadeiro - Mt 7: 15, 16.

METADE CERTA

Material necessário: Figuras cortadas ao meio (podem ser páginas de revista)

Procedimento: Distribua entre os participantes pedaços de figuras ao meio e peça-lhes para encontrarem a pessoa que está com a outra metade. Procure selecionar figuras cuja identificação não seja fácil demais, de modo que o grupo deva fazer algum esforço para cumprir a atividade. Identificadas as duplas, reúna os participantes em círculo.

Compartilhar: Conversam sobre o valor da mutualidade, destacando versículos bíblicos que mostrem como completamos uns aos outros. (Rm 12:10, 12:16, 13:8, 14:13, 14:19, 15:5, 15:7). Orem em duplas.

FIGURAS REVELADORAS

Material necessário: revistas que possam ser recortadas.

Procedimento: Verifique que haja número par de participantes e divida o grupo em duplas. Peça a cada participante para selecionar um ou mais figuras que representem algum aspecto de sua vida e compartilhar a respeito com o seu parceiro, entregando-lhes as ilustrações.
Quando todos estiverem prontos, reúna o grupo em círculo e dê oportunidade a cada um para apresentar o seu parceiro, utilizando-se das figuras.

REDE

Material necessário:  um rolo de barbante

Procedimento: Reúna o grupo em círculo e tenha em mãos um rolo de barbante. Dirija-se a um dos participantes, ofereça-lhe uma palavra de encorajamento e passe o rolo a ele, segurando a ponta do barbante. A pessoa que recebeu o rolo deve repetir a operação, passando-o adiante acompanhando de uma palavra de encorajamento. Verifique que o barbante esteja sempre bem esticado entre uma pessoa e outra.
Quando todos tiverem participado, estará formada uma rede de encorajamento.

Variação: Em vez de palavras de encorajamento, o grupo pode compartilhar pedidos de oração e motivos de louvor.

Compartilhar:

1- O encorajamento mútuo faz parte da vida cristã.

Em Hb 10.24, destaque:
-as duas ações sugeridas - considerar e estimular

-os dois objetivos - estimularmo-nos ao amor e às boas obras.

2 - No corpo de Cristo a "rede" de relacionamento é preciosa ára a prática da mutualidade e da oração uns pelos outros (Gl 5:13, 6:2; Ef 4:2, 4:25; 4:32, 5:21)


TESTE DE CONHECIMENTOS PESSOAIS

Material necessário: Canetas, cópias do quadro elaborado

Procedimento: O teste não deve ser aplicado na primeira reunião do grupo. Dê aos participantes a oportunidade de conviverem durante algum tempo, para então testar o quanto estão conhecendo uns aos outros. Elabore um quadro para ser preenchido com "conhecimentos pessoais" relativos aos integrantes do grupo. Distribua entre os participantes. Cada pessoa deve tentar completar corretamente os dados a respeito das demais. Quantos mais itens incluir, abrangendo aspectos diferentes, mais "reveladora" será a atividade.

Nome
Cor dos olhos
Profissão
Sonho para o futuro
Local de nascimento
1




2




3




4







 Não é permitido conversar durante o teste. Dê o tempo suficiente para que todos completem o quadro e então reúna o grupo em círculo. Cada pessoa deve fornecer os dados a seu respeito para que os demais possam conferir suas respostas. Vence quem tiver o menor número de erros.

Compartilhar: Conhecendo uns aos outros podemos participar da vida em comum com maior sabedoria: servir( Gl 5.13), suportar (Ef 4.2), aconselhar (Cl 3.16), amar (1Ts 3.12), acolher (Rm 15.7), edificar (1 Ts 5.11), estimular (Hb 10.24).

SE...

Material necessário: Canetas e cópias do material elaborado

Procedimento: Prepare um questionário contendo perguntas cujas respostas podem colocar em evidência as diferença de opinião entre os integrantes do grupo.


Se...

Se... pudesse entrar no túnel do tempo, em que época escolheria viver?
Se... pudesse ir morar em outra parte do mundo, para onde iria?
Se... ganhasse um milhão de dólares, como gastaria?
Se... pudesse mudar algo em sua pessoa, o que escolheria?
Se... pudesse mudar uma coisa em sua igreja (ou escola, curso, etc.) o que mudaria?
Se...pudesse ser outra pessoa,quem escolheria ser?
Se...pudesse ter resposta para uma questão difícil, qual escolheria?

Distribua as folhas e dê tempo suficiente para que todos elaborem suas respostas. Reúna o grupo, apresente as questões uma a uma e dê oportunidade a todos para expressarem a sua opinião e justificarem suas escolhas.

Compartilhar: Aproveite a ocasião para alertar o grupo quanto aos valores nos quais estão baseando as suas escolhas. São valores condizentes com os de Deus? Meditem sobre o significado de buscar o reino de Deus em primeiro lugar - Mt 6:33.

PALAVRAS PROIBIDAS

Material necessário: 1 caixa de clipes de papel

Procedimento: Entregue seis ou mais clipes a cada pessoa. Todos os participantes tem como objetivo aumentar o número de clipes que possuem. Durante determinado tempo, devem conversar entre si, procurando conhecer uns aos outros (atividades, família, preferências pessoais, estudos, etc.). Cada vez que alguém mencionar as palavras "eu", "meu",  "minha" deve entregar um clipes ao seu entrevistador. Quem perder todos os clipes será eliminado. Vence quem estiver com o maio número de clipes quando o prazo se esgotar.

Compartilhar: A natureza humana possui uma tendêcia egocêntrica que se evidencia nos mais diversos aspectos. Em contraste, a Palavra de Deus nos exorta a pensar primeiramente nos outros - Fp 2:1-4.

JARDIM ZOOLÓGICO

Material necessário: Cartões com nomes de animais. Use o nome de um mesmo animal para cada 6 ou mais participantes, conforme o tamanho do grupo.

Procedimento: Distribua os cartões e infomar aos participantes quantos bichos há de cada espécie. Dado um sinal, cada pessoa deve começar a produzir o som do seu animal e sair em busca dos seus "parentes". Não é permitido falar: os animas devem se identificar apenas através de sons e gestos. Atribua prêmios aos grupos mais rápidos ou estabeleça uma prenda para o último a se formar. Pode-se avaliar também a criatividade dos grupos em representarem os diversos animais através de mímica e sons. Esta atividade pode ser utilizada para formar times para brincadeiras e competições ou simplesmente para "misturar" as pessoas várias vezes durante o programa e permitir que estabeleçam um primeiro contato.

NÓ HUMANO

Procedimento: Reúna o grupo em círculo, de pé. Todos devem cruzar os braços e dar as mãos. Sem largar as mãos uns dos outros, os participantes devem tentar desfazer o nó, dentro de um tempo estipulado (10 a 15 minutos). É necessário de que todos trabalhem juntos, em cooperação.

Compartilhar: Avalie com o grupo a prática da mutualidade e da liderança cristã.
QUEM FALOU DE MIM?

Material necessário: Canetas, cópias do questionário elaborado, nome dos componentes em bilhetes para sorteio.

Procedimento: Elabore um questionário semelhante ao modelo abaixo. Cada participante deve sortear um bilhete e verificar que não contenha o seu próprio nome. Distribua os questionários e peça que respondam tendo em mente a outra pessoa, porém sem se identificar. Somente o nome da pessoa sorteada deve aparecer na folha.


Você vai responder algumas perguntas sobre ______________________________________________________
(preencha com o nome de quem você sorteou)

Sobre qual assunto você gostaria de conversar com ele (ou ela)?
Qual o aspecto do seu caráter que você mais admira?
Qual a sua habilidade que você gostaria de possuir?
Se tivesse oportunidade, o que pediria para ele (ou ela) lhe ensinar?
Se pudessem praticar juntos alguma atividade recreativa, o que escolheria fazer em sua companhia?
Qual o versículo que descreve o estilo de vida dele(ou dela)?

Quando todos terminarem, recolha os papéis e entregue a cada um a folha que traz o seu próprio nome. Cada participante deve tentar adivinhar quem o descreveu.

Compartilhar: A língua é um instrumento poderoso que pode ser usado de modo positivo para edificar ou negativo para destruir - Tg 4.11,12.

UMA JÓIA NAS COSTAS

Material necessário: Nome de cada componente do grupo escrito num cartão, cartões em branco, canetas

Procedimento: Prenda nas costas de cada integrante do grupo um cartão com o nome de outra pessoa. Cada um deve tentar adivinhar o nome que está em suas costas. Para tanto, deve procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoas cujo nome está em suas costas (aspecto de caráter devem ser preferidos a aspectos físicos). Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação e esta deve ser registrada no cartão. Assim que tiver terminado de colher as informações e descoberto o nome que está em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.

Compartilhar: Somos jóias preciosas para Deus, "pedras vivas", com qualidades singulares e de muito valor - 1Pe 1.7, 2.4,5.

SOLETRANDO

MAterial necessário: Canetas, folhas de papel em branco, cartões grandes com as letras do alfabeto (prepare maior número de cartões para as letras mais usadas por exemplo, as vogais) e alfinetes.

Procedimento: Entregue a cada participante uma folha de papel em branco, uma caneta e uma letra do alfabeto, que deve ser presa de modo bem visível em sua roupa. Dado um sinal, cada um vai procurar se juntar a outros participantes com os quais possa formar uma palavra. A um novo sinal, todos devem parar onde estão. Avalie as palavras formadas, verifique que sejam registradas pelos participantes em suas folhas e dê início a uma nova rodada.
Encerrada a brincadeira, vence quem tiver o maior número de palavras registradas em sua folha.

Variação: Pode-se ter um tipo diferente de palavra a cada rodada: animais, flores, palavras com determinado número de letras, etc.

OBRA DE ARTE

Material necessário: Nomes dos integrantes do grupo preparados em bilhetes para sorteio, massa de modelar (barro ou material artístico), canetas e cartões em branco.

Procedimento: Cada participante deve sortear um nome, verificar que não seja o seu e mantê-lo em segredo. Distribua pequenos pedaços de massa de modelar, mais ou menos do tamanho de uma laranja, e cartões que possam ser usados como base para as esculturas ou para escrever breves mensagens. Cada pessoa deve modelar uma obra de arte - um objeto ou figura que de algum modo expresse um ou mais aspectos que se destacam na vida do "amigo secreto". Por exemplo, pode-se preparar uma ferramenta para quem tem o dom de serviço, uma caneta para quem se destaca como escritor, uma vara de pescar para quem está sempre evangelizado. Quando todos terminarem , o grupo se reúne em círculo.
Um de cada vez, os participantes entregam suas obras de arte, explicando o que elas querem expressar.

Compartilhar: Somos obras de arte de Deus - Ef 2.10. Encerre com um momento de oração em grupo ou em duplas, agradecendo a Deus por estar moldando obras tão especiais, com aspectos singulares que podem ser apreciados.

Fonte: 101 idéias criativas.


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