"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ser Pedagogo

Vídeo -

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dinâmicas para Primeiro dia de Aula



O início do ano letivo traz um desafio para professores e educadores de todos os níveis escolares, como integrar os novos alunos com os educadores. Dinâmicas de Grupo para início das aulas é um excelente recurso didático para aplicar em sala de aula.
Em cursos e treinamentos em escolas e instituições de ensino é muito comum encontrarmos perguntas como: Qual a melhor dinâmica de grupo para o início das aulas? Como fazer dinamicas de grupo no primeiro dia de aula? Como apresentar e integrar professor e alunos? Quais as melhores dinâmicas para ensino médio, fundamental e superior?  Pensando nessas perguntas criamos um especial com uma seleção de Dinamicas para Início das Aulas, para o inico do ano letivo, dinâmicas para o primeiro dia de aula, tudo o que o professor ou educador precisa saber para integar e apresentar seus alunos e iniciar um excelente trabalho com a classe.
Aqui o professor, educador, diretor de escola e estagiários encontram as melhores dinâmicas para Início das Aulas, dinamicas de grupo para aplicar no primeiro dia de aula e durante todo o semestre, os temas das dinâmicas são:Apresentação, Integração, Quebra Gelo, Dinâmicas divertidas para alunos, etc.

                                



O primeiro dia de aula é dia de entrosar, de conhecer a turma, de promover dinâmicas de apresentação  para que todos possam se conhecer e assim dar inicio ao relacionamento entre os alunos. A seguir daremos algumas dicas de como deve ser a apresentação do professor para o primeiro dia de aula e como deve ser a apresentação dos alunos para o primeiro dia de aula de acordo com o a idade e nível escolar.

Primeiramente o professor deve fazer uma apresentação pessoal, dependendo da turma a apresentação deve se adaptar a idade dos alunos, por exemplo, um professor de ensino fundamental deve se apresentar de uma maneira lúdica, informando seu nome, dizendo o que gosta de fazer, criar uma atmosfera que envolva as crianças e assim crie uma primeira impressão positiva, já para alunos da 5º a 8º série a apresentação do professor deve ser mais formal, uma apresentação pessoal explicando a matéria bem como o plano de ensino do semestre.

Quando se trata de apresentação de professor para ensino médio o foco é na matéria apresentando para os alunos os objetivos da aula e as profissões inerentes a matéria para já começar a preparar os alunos para um futuro vestibular.


A apresentação de professor para ensino superior deve ser mais informal de maneira a ganhar a confiança dos adolescentes, uma apresentação pessoal onde explique sua formação, seus hobbies ou passatempos bem como o conteúdo da matéria e como ela poderá ser útil durante a formação do aluno na área que optou por se graduar.




O objetivo dessa dinâmica de apresentação para o 1º dia de aula é promover a relação interpessoal, auto-confiança e conhecimento um dos outros para criar um relacionamento de amizade e confiança entre professores e alunos. Essa dinâmica para o primeiro dia de aula pode ser aplicada tanto com alunos como com professores, na verdade, nossa sujestão é que o professor comece a dinâmica respondendo as perguntas e depois passe para os alunos a tarefa. Atividades de apresentação para o primeiro dia de aula, 

Tudo sobre mim - Dinâmicas para 1º dia de aula







Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:

Procedimento

Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dicas

Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.




Dinâmicas de Integração para 1º primeiro dia de Aula Memorização de nomes




As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas expectativas para o início do ano letivo ou do curso.
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.

1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.

2) Apresentarte:
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.

4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."

7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.

Adivinhe quem é?

Professor, seja bem vindo! 
Seu trabalho é fundamental para o futuro de nossa nação!

Projeto Dona Baratinha 2

No fim do mês de setembro  foi realizada  à sequência didática sobre a história da Dona Baratinha na turma da 1ª série do turno vespertino da professora solange.
Com os seguintes objetivos:

  • Despertar o gosto pela leitura.
  • Desenvolver a oralidade, através de uma apresentação teatral.
  • Distinguir numerais , letras e desenhos.
  • Identificar o sistema monetário do nosso Pais.´
  • Reconhecer a importância da higiêne do nosso corpo  e do ambiente que nos cerca.
A sequência foi realizada da seguinte forma:
1º DIA
Foi explorado cantiga de roda, teatro de vareta,montagem do livro com filipetas e convite da festa da Dona Baratinha.


Modelo dos fantoches


Conversando sobre a história:

  • Vocês gostaram da história?

  • Acham que dona Baratinha ficou rica de verdade?

  • Na opinião de vocês, porque os bichos queriam se casar com a Dona Baratinha?

  • Porque Dona Baratinha escolheu Dom ratão?

  • Você acha certo o que o Dom Ratão fez?
Montando o livrinho da "DONA BARATINHA"


Modelo do livrinho.

2º DIA
Desenvolvendo a escrita.
Confeccionar o convite do casamento.
Modelo convite.
Atividades xerocadas que desenvolvem a escrita, lógica, coordenação e percepção visual

 Modelo das atividades dadas.


3º DIA
Trabalhando o sitema monetário brasileiro e a receita do caldo de feijão.
TROCANDO IDÉIAS.

  • Oque fazemos com o dinheiro?

  • Para que usamos o dinheiro?

  • Como as pessoas conseguem o dinheiro?

  • Em todos os países se usa a mesma moeda?

  • Qual a moeda que usamos no nosso país?

  • Você ja viu o dinheiro de outrros países?Qual?

  • Você conhece alguém que colecione dinheiro?
Confeccionando o cofrinho.
Receita do caldo de feijão.



5ºDIA
Trabalhando a higiene(atividades xerocadas),coordenação motora com a dobradura do Dom Ratão e prevenção de acidentes.

  • Dona Baratinha era muito asseada e organizada ela gostava de tudo limpinho e no lugar.
Dobradura do Dom Ratão

Modelo de atividades.




6ºDIA
Quem poupou mais?Neste dia foi feito um mural para identificar qual aluno poupou mais. Abrimos os cofres e contamos o dinheiro. Trabalhamos soma (operações no quadro).Com o dinheiro arrecado foi comprado os ingredientes para o caldo de feijão.
  • Quem economizou mais.
  • Quam economizou menos?
  • Como vamos gastar este dinheiro?
  • Sugestão :que tal compraramos ingredientes para fazermos o prato preferido de Dom Ratão,que é o caldo de feijão.
Modelo das máscaras para o teatro.


Não usei as fotos, mas vale a pena ver o projeto completo registrado pela professora Solange da E.E. Ventino da Costa com as fotos dos alunos realizando as atividades. Queremos parbenizá-la pelo excelente trabalho.  CLIC AQUI

10/04/2011

Projeto Dona Bartinha














































Fonte:Mistura de Alegria



Máscaras podem ser feitas com cartolina, EVA, papelão , dentre outros materiais que você achar apropriado. Clique na máscara para ampliar.





























Fonte: Coisas da Ana Paula

A Historinha para Dramatizacão

Um dia varrendo o sótão, Dona Baratinha encontrou três moedas de ouro. Naquele tempo, esta quantia valia muito e ela ficou muito feliz. Com este dinheiro, poderia reformar a casa e comprar roupas novas. O resto do dinheiro guardou dentro de uma caixinha. Agora que estava rica e elegante, com a casa reformada e um bonito enxoval achou que estava na hora de se casar. Então, a tardinha, vestiu uma roupa bem bonita, fez um belo penteado e foi para a janela esperar os pretendentes.O primeiro a aparecer foi o cavalo, o jovem mais fino da cidade. O cavalo achou Dona Baratinha muito graciosa.
Dona baratinha então perguntou:
- Quer casar com Dona Baratinha tão bonitinha e com dinheiro na caixinha?
- Sim!! Disse o cavalo.
Mas Dona Baratinha tinha um sono muito leve e queria saber se o cavalo roncava alto.
- Como é que você faz de noite? perguntou Dona Baratinha.
O cavalo relinchou tão forte que Dona Baratinha o recusou.
Depois dele veio o boi, o galo, o cachorro, o burro e etc. Infelizmente todos eram muito barulhentos e não iam deixar D. Baratinha dormir. Já estava desistindo, quando apareceu D. Ratão muito elegante e charmoso. Ela então, resolveu tentar mais uma vez. Felizmente, D. Ratão tinha uma voz suave e a noite seu ronco era fraquinho :Qui, Qui, Qui... Dona Baratinha ficou muito satisfeita com o pretendente e ficaram noivos.Começaram os preparativos para o casamento.Dona Baratinha toda agitada preparava um delicioso banquete para a festa do casamento e D. Ratão ajudava nos convites. Porém D. Ratão era muito guloso e pediu a noiva que fizesse para a festa seu prato favorito, feijão com toucinho. O feijão com toucinho que Dona Baratinha preparava estava muito cheiroso e D. Ratão ia toda hora na cozinha tentar provar um pouquinho, mas sempre tinha alguém perto. Tudo já estava pronto, banquete, igreja e os convidados chegando.Dona Baratinha e D. Ratão muito elegantes e felizes estavam a caminho da Igreja, porém o noivo só pensava na feijoada. Então disse para Dona Baratinha que tinha esquecido as alianças em casa, e que assim que as pegasse a encontraria na igreja.D. Ratão voltou para casa e correu até a cozinha para comer um pouco do toucinho. Mas na afobação, escorregou e caiu dentro da panela do feijão morrendo afogado. Dona Baratinha ansiosa esperava na igreja o noivo que não retornava. Horas mais tarde, muito triste Dona Baratinha e alguns convidados decidiram voltar para casa e comer o banquete. Logo descobriram o fim trágico do seu noivo e todos lamentaram muito. A pobre Dona Baratinha chorou a noite inteira e desde aquele dia nunca mais preparou feijão com toucinho!
Fonte: Encanto Infantil

16/08/2010

PROJETO ALIMENTAÇÃO

Brincando com os alimentos

Descrição: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.
Duração: 3 meses

Justificativa: A fome será, provavelmente, o maior problema político e moral que as ciranças deverão enfrentar como lideres de seus pais no futuro.

No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola. E a discussão começa pela situação de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidadãos.

As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente.

Objetivos:

• Incentivar aos bons hábitos alimentares;

• Identificar as preferências alimentar dos alunos;

• Concientizar os alunos sobre a importãncia e os motivos pelos quais nos alimentamos;

• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;

• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

Procedimentos:


1ª aula: Assunto - Frutas

Salada de frutas para degustação

Pintura à dedo

Contagem de frutas, cores, tamanho


2ª aula: Assunto - Verduras

Confecção de carimbos com batata

Explorar com s verduras cores e texturas


3ª aula: Assunto - Legumes

Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata

Colagem com papel camurça.


4ª aula: Assunto: Rótulos

Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos

Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.

5ª aula: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos

Montar uma horta na escola

Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.

Fazer a degustação de tomate, alface, cenouraAtividades de desenho.


6ª aula: Assuntos - Vitaminas

Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.

Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.


7ª aula: Alimentos não - saudáveis

Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação

Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no blocão

Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

8ª aula: Assunto - Derivados do Leite

Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos

Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.


9ª aula: Assuntos - Cereais e Massas

Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.


10ª aula: Assunto - Higiene Pessoal

Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde

Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.


11ª aula: Assunto - Alimentação Saudável

Apresentação de teatro de fantoches

Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.


12ª aula: Assunto - Lanche Gostoso

Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo


Experiências Interessantes:

Dando continuidade ao projeto "Brincando com os alimentos" foram realizadas várias atividades:

Apresentação teatral, "Sopa de Pedra", enfocando a importância dos alimentos para manter uma vida saudável, na qual os alunos participaram com entusiasmo.

Degustação das frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sentido (paladar). Cada turma desenvolveu as atividades de acordo com nível escolar.


Apresentamos aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais puderam observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.
Fonte: BLOG ÂNGELA GEGÊ
Atividades:







Mais Atividades sobre a Alimentação:
















Achei muito mais sugestões super interesantes, mas foi impossível copiar todas aqui no blog.
Mas redirecionarei ao Álbun Picassa da Cristiane Novelino, está um Show, com muitas + muitas atividades para incrementar o seu projeto Alimentação. Parabéns Cristiane!!!
ÁLBUM PICASSA DA CRISTIANE NOVELINO

07/04/2010

Projeto Higiene

























Projeto: Higiene bucal.

Objetivo.
Tendo em vista a importância da escovação, principalmente nessa fase em troca de dentes e que alguns alunos não gostam de escovar os dentes, o projeto visa que os alunos aprendam como cuidar melhor da higiene bucal.
Eixo: Linguagem verbal.
-Ampliação do vocabulário
-Identificação de letras para construir palavras relacionadas ao tema.
-Produção de texto coletivo.
Eixo: Música.
-Despertar a apreciação estética e artística da música.
Eixo: Arte.
-Entrar em contato com formas diversas de expressão artística.
Eixo: Natureza e Sociedade.
-Reconhecer a importância da higiene bucal.
-Identificar produtos de higiene bucal e suas aplicações.
Eixo: Matemática.
-Classificar objetos e figuras de higiene.
-Noções de posição
-Comparar grandezas: (leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/ embaixo).
-Identificar a quantidade, utilizando notação numérica e/ou registros não convencionais.
Conteúdo.
-Conversas informais com os alunos, onde os alunos falarão sobre si e ouvirão os relatos dos amigos.
-Histórias e músicas relacionadas ao tema.
-Desenhos, recortes e colagens.
-Brincadeiras coletivas.
-Mural das medidas.
-Visita Odontológica do pessoal do posto próximo da escola.
Atividades.
-Filmes; quebra cabeça; jogo dos sete erros; classificação de produtos; gráfico; dedoches; dramatizações; musicalização;...
Atividades fotografadas e vídeo utilizado como culminância do curso já especificado.
Projeto desenvolvido para o ensino infantil;