"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 4 de junho de 2016

Ortografia r e rr

Dificuldade ortográfica: R ou RR

Assim como o S, o R também tem dois diferentes sons quando entre vogais ou entre vogal e consoante. E este caso é muito semelhante com o outro.

Se, para produzir o som de R entre vogais, devemos escrever o dígrafo RR, para ter o mesmo som entre consoantes, isto não é necessário. Ou seja, é errado escrever RR entre vogal e consoante.


Som de R entre vogais:

Para que a palavra arroz tenha a pronúncia de R forte, deve ser escrita com duas vezes a letra R (o dígrafo RR).
Exemplos de palavras com RR: amarrar, arraigar, arrastar, arredar, arremedar, arriscado, arroz, barreira, barril, barro, berrar, birra, burro, carro, cerrar (de fechar), correr, curral, erro, farra, ferro, garra, guerra, homenzarrão, irrequieto, irritado, jarro, jorrar, morrer, narrar, parreira, ressurreição, serrar ( de cortar), surra, surreal, terra, torrar, varrer.


Som de R entre vogal e consoante:
Agora, veja alguns exemplos de palavras com a mesma pronúncia de R forte, mas desta vez entre vogal e consoante:
Enraizar, enredo, enriquecer, genro, honra, tenro (suave, macio; não confundir com terno, onde o R vem antes do N).
Note que as palavras possuem um R somente, justamente por estarem entre uma vogal e uma consoante. Estas palavras não devem ser escritas com o dígrafo RR.

Marque a opção em que a divisão silábica está correta.

a)     (      ) reu – ni – ão , ho – rrivel.
b)     (      ) ma – ca – rrão , ba – i – rro
c)     (      ) bor – ra – cha , car – ro – cei – ro
d)     (      ) sobre – me – sa , ga – rra – fa



Jogos educativos

   Os jogos educativos de sucata são uma ferramenta eficaz na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação do aluno, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.
   A forma de ensinar é lúdica, não sendo cansativa e ajuda despertar o interesse. Influencia não só o processo intelectual, cognitivo, mas também as relações sociais e as maneiras de agir diante das coisas. Saiba um pouco mais sobre a importância dos jogos educativos, os diversos tipos existentes, algumas dicas de jogos para aplicar em sala de aula.



A matemática sempre foi um desafio para a maioria dos alunos, os jogos facilitam o processo de aprendizagem 




                                                     
                                  E os desafios continuam na Língua Portuguesa
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                







Brinquedos Criativos

Pode parecer apenas um momento em que a criança se distrai e se entrega à descontração. Mas as atividades lúdicas têm um papel ainda mais importante na vida dos pequenos, elas incentivam as crianças a desenvolver criatividade, aprendizado, equilíbrio e coordenação. “É por meio dessas brincadeiras que a criança desenvolve a fantasia e cria uma identidade própria”, disse Maria Lúcia Piva Lima, psicóloga clínica especialista no atendimento de crianças e adolescentes, de Jaú


Vamos brincar de vai e vem?



Que tal contar lindas historinhas com um cachorro feito de saco de pão?







Vamos lá! Fazer um passeio com o  carrinho novo feito com vidro de shampoo e tampinhas de garrafa pet. 
















Reduzir, Reutilizar e Reciclar

A reutilização também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados.

Consiste no aproveitamento de produtos, objetos ou embalagens sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamentos complexos (só passam, por exemplo, por limpeza). Existem inúmeras formas de reutilização, dependendo da criatividade do gerador. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas, modificando sua aparência e finalidade. Faça de uma garrafa um vaso de plantas, ou de uma camisa velha um pano de chão.

Ainda que não se encontre uma forma imediatapara a reutilização, muitos produtos devem ser considerados como reutilizáveis e então serem guardados para um momento posterior.

Ao invés de jogar fora algum objeto “velho” e “sem valor” procure uma outra utilidade com certeza fará bom uso da nova peça. 


Jogos cooperativos:

Jogo violento Cooperativos
Imagem disponível em: http://blogquestjogoscooperativos.blogspot.com.br/- Acesso em: 08 de maio 2013.

Uma importante ferramenta capaz de contribuir na formação ética dos indivíduos são os Jogos Cooperativos. São dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação (ajuda), isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo. Jogar cooperativamente é reaprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.
O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum. Os padrões de comportamentos fluem dos valores que adquirimos enquanto brincamos e jogamos durante a nossa infância, então o modelo a que estamos expostos resultará no modelo que seguiremos no jogo e fora dele.
Conceito disponível em: http://blogquestjogoscooperativos.blogspot.com.br/- Acesso em: 08 de maio 2013.
Professor, o jogo cooperativo comprovadamente traz diversos benefícios aos seus praticantes, principalmente na infância. Como vimos na última frase do texto que traz o conceito dos jogos cooperativos, os padrões de comportamento estão diretamente relacionados aos valores adquiridos nos jogos e brincadeiras na infância, assim, se uma criança recebe valores de competição na infância, provavelmente ela será uma pessoa competitiva por toda sua vida. Não que a competição seja sempre prejudicial, mas se ela não souber equilibrar o instinto competitivo, o será no trabalho – podendo causar inúmeros conflitos com os colegas de trabalho, na família – podendo prejudicar o casamento, por exemplo, quando quiser competir e ser melhor que o cônjuge, dentre outros. Da mesma maneira, se nas brincadeiras de infância o indivíduo se acostumou ou se o deixaram ganhar, ganhar e ganhar, certamente crescerá tendo dificuldades de aceitar as derrotas da vida que são inevitáveis, podendo se frustrar ou mesmo se revoltar com a vida.
Pode-se imaginar que indivíduos mesquinhos, egocêntricos, egoístas, autoritários, violentos, o são desde a infância e os jogos ou brincadeiras que tiveram acesso, de certa maneira, contribuíram na formação de sua personalidade. Daí a importância do emprego dos jogos e das brincadeiras adequadas na infância.
Bolas Coloridas no Ar
Aplique o jogo cooperativo Bolas Coloridas no Ar nos seus alunos.
1)   Objetivo: Despertar a cooperação, a solidariedade e o compromisso consigo mesmo e com o mundo.
2)   Material: Várias bexigas coloridas, numa quantidade maior que o número de participantes e música alegre.
3)   Exemplo: Se houver 10 participantes, serão 20 bexigas.
4)   Participantes: A partir de 5 pessoas.
5)   Tempo estimado: Dez minutos.
6)   Desenvolvimento: O facilitador solicita aos participantes que vão para o meio da sala, façam um círculo com o grupo, sendo que um dos participantes deverá ir para o centro do círculo.
7)   Escrever nas bexigas valores como: alegria, paz, amor, solidariedade, companheirismo, compreensão, amizade, aceitação, autoestima, confiança, fé, compromisso, sinceridade, paciência, coragem, dentre outros.
8)   Todos participantes estarão jogando as bexigas para ele.
9)   Colocar uma música alegre e em seguida jogar uma bexiga para que ele mantenha no ar e não deixe cair no chão, logo é jogada mais uma bexiga, que também precisa mantê-la no ar.
10) Em seguida começa a aumentar o número de bexigas, o participante deve fazer de tudo para não deixá-las cair. Como vai ficando mais difícil, os outros participantes ainda não deverão ajudá-lo e esperar que ele solicite ajuda.
11) Se isso não ocorrer, esperar e ver até onde ele vai. Quando parar, verificar com ele o que precisa para manter as bexigas no ar.
12) Se ele disser que precisa de ajuda, solicita-se que ele mesmo peça aos outros participantes que deverão ajudar, até que todos os integrantes já estejam mantendo as bexigas no ar e impedindo que caiam. (Tempo: três minutos.).
13) Em seguida, começar a chamar um por um dos participantes até que o primeiro fique sozinho tentando manter todas as bexigas no ar. Quando ele desistir, todos deverão fazer uma roda para discutir sobre essa tarefa.
14) Aberto para comentários.
 Observação: Cada bexiga pode representar algo correspondente ao planeta ou à vida ou qualquer outro assunto que se deseja estimular.
Jogo disponível em: http://www.spacosolaberto.com.br/ver_artigo.php?id=68 – Acesso em: 08 de maio 2013.
Ao término da aula, abra novamente uma roda de conversa para ouvir os alunos sobre o que aprenderam. Provavelmente você perceberá nas suas falas a influência de determinados jogos e brincadeiras na constituição de seu caráter. Faça o registro no caderno, solicitando que relatem as suas aprendizagens com o jogo.
Recursos Complementares
·        Professor saiba mais sobre ética em:
Sítio sobre uma campanha contra a violência doméstica- http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_dom%C3%A9stica – Acesso em: 08 de maio 2013.
Sítio fala sobre o conceito de ética- http://www.consciencia.org/etica-a-nicomaco-resumo-e-analise – Acesso em: 08 de maio 2013.
Avaliação
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles se envolveram nos jogos e brincadeiras e se compreenderam que os jogos e brincadeiras são determinantes para a construção de seu caráter e na constituição ética. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.     
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar o repertório de jogos presentes no universo das tradições culturais.
Conhecer diferentes tipos de jogos. Respeitar as regras do jogo estudado.
Desenvolver a percepção, atenção e concentração.
Produzir textos e desenhos.
Vivenciar jogos.
Duração das atividades
1 semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 jogos tradicionais.
Regras do jogo estudado.
Percepção, atenção e concentração.
Produção de textos e desenhos.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1


Converse com as crianças sobre os tipos de jogos que elas conhecem e estão presentes no universo das tradições culturais. Depois as crianças poderão fazer uma lista dos jogos citados. Para ampliar o repertório de jogos, mostre alguns jogos que tenha disponível na escola, leia as regras de como se joga ( pode ser jogos de perseguição, jogos de advinha, jogos de mesa, jogos online).
  
Fonte:
http://www.google.com.br/images?q=jogos+matematicos&hl=pt-BR&biw=1333&bih=525&prmd=iv&source=lnms&tbs=isch:1&ei=ZZIKTcbpIcWt8Aam5PChAQ&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&ved=0CBcQ_AU

ATIVIDADE 2

Para que as crianças conheçam outros jogos realize uma pesquisa na internet, no laboratório de informática da escola. As crianças irão pesquisar alguns tipos de jogos e escolher aqueles que ainda não conhecem ou brincaram. Cada dupla deve escolher um jogo para apresentar ao grupo, eles irão escrever as regras dos jogos e explicarão as jogadas.
Sites para pesquisa:
http://www.somatematica.com.br/matkids.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Jogos
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/
http://www.somatematica.com.br/jogos.php

 ATIVIDADE 3

Sugerimos o jogo do sudoku. Leia as regras do jogo. Depois que as crianças aprenderem esse jogo peça para elas, em duplas, criarem um jogo de sudoku. Promova momentos para as duplas jogarem, trocarem entre si os jogos que inventaram.
SUDOKU

Regras do Sudoku



Sudoku e jogado numa malha de 9x9 quadrados, dividida em submalhas de 3x3 quadrados, chamada "quadrantes":   - Sudoku inicia com alguns dos quadrados ja preenchidos com números: - O objetivo do Sudoku e preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9 (apenas um número em cada quadrado) de acordo com o seguinte:
1. Número pode aparecer apenas uma vez em cada linha:
2. Número pode aparecer apenas uma vez em cada coluna:
3. Número pode aparecer apenas uma vez em cada quadrante:
- Resumindo: um número pode aparecer apenas uma vez na linha, na coluna.
Fonte:http://www.sudoku.name/rules/pt

 

ATIVIDADE 4

Com os jogos pesquisados organize um inventário de jogos. As crianças irão organizar fichas com as informações sobre os jogos, registrando as regras, modelo, desenhos. Pode-se organizar as fichas em pasta colecionador ou em caixas. Organize um momento para que as crianças possam ensinar a outras crianças da escola os jogos que elas aprenderam.
 
Fonte:
http://www.google.com.br/images?q=jogos+matematicos&hl=pt-BR&biw=1333&bih=525&prmd=iv&source=lnms&tbs=isch:1&ei=ZZIKTcbpIcWt8Aam5PChAQ&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&ved=0CBcQ_A
Recursos Complementares
LINK
http://criancas.terra.com.br/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
TIPOS DE JOGOS
JOGOS DE FAZ-DE-CONTA
Envolvem a representação e a elaboração de papéis (como, por exemplo, médico, feirante, manicure...); brincadeiras de escolinha ou de casinha quando a criança pode assumir diversos papéis; brincadeiras de teatro, mímica, fantoches.
CONSIDERAR: Que este é o espaço para imitar, fantasiar e simular acontecimentos. DICAS: Estas brincadeiras são muito ricas e o adulto deve evitar intervenções. Uma conversa com o grupo após a brincadeira, deixando-os à vontade para descrever (ou não) os papéis e as situações representados, tendem a ser experiências muito ricas.
JOGOS DE CONSTRUÇÃO
 Acontecem quando as crianças usam, transformam objetos e materiais variados (blocos ou sucatas, por exemplo) e criam novos produtos (parque de diversões, fazenda, engenhocas...)
CONSIDERAR: Nestes jogos as crianças começam a entrar em contato com o mundo social e a desenvolver níveis mais complexos de inteligência através do desenvolvimento de suas capacidades de antecipar situações, movimentos e elaborar propostas e possibilidades que podem ou não se concretizar. Estes jogos também possibilitam maiores oportunidades de cooperação entre as crianças.
DICAS: Para estes jogos devemos considerar a faixa etária aproximada da criança e observar se ela consegue, a seu modo, participar da brincadeira. É necessário que haja uma relação saudável entre o erro e o acerto, sem que a criança se sinta desestimulada a brincar. Não devemos esperar que ela brinque por horas a fio com estes materiais. Ela determina seu tempo. Fique atento para auxiliá-la com a solução de problemas, mas não tenha expectativas pautadas no modelo adulto.
JOGOS DE REGRAS
São aquelas brincadeiras que combinam aspectos motores-exploratórios (movimento corporal e sensações) e/ou aspectos intelectuais, com competição dos jogadores e regras pré-estabelecidas.
CONSIDERAR: Os jogos de regras começam a ser explorados pelas crianças, geralmente, entre os 4 e 7 anos. Pega-pega, futebol, jogo do lenço-atrás são alguns exemplos. O xadrez, dama, dominó e jogos de percurso são exemplos da outra forma de combinação. Esses jogos também auxiliam no desenvolvimento das regras sociais. Quando as crianças são submetidas às regras do jogo, elas vivenciam tais regras transpondo-as para outras situações e brincadeiras.
DICAS: É importante que as regras sejam apresentadas aos participantes antes do início do jogo de forma clara. Elas devem ser mantidas, tornando-se um desafio aos jogadores. Observar se todos entenderam as regras, se sugerem variações deste mesmo jogo com novas regras e se desejam batizar este novo jogo com nomes escolhidos pelo grupo.
JOGOS COOPERATIVOSO
 importante é... que todos participem, aproveitem , aprendam, deleitem-se.
CONSIDERAR: O individualismo e a riqueza material tornaram-se mais importantes para o homem pós-moderno que valores como a união, a cooperação, a paz, a responsabilidade e a organização. A cultura da sociedade ocidental é baseada no consumo e orientada para a produtividade, portanto dentro deste contexto, muitas vezes o único caminho que vemos é o da competição. Se acreditarmos que a competição é o único e natural caminho, caímos numa grande armadilha, afinal aquilo em que acreditamos é aquilo o que construiremos. Com relação ao desempenho acadêmico, uma série de estudos demonstra que crianças de várias classes socioeconômicas têm maior sucesso em áreas como matemática,  desenvolvimento vocacional e leitura quando estão trabalhando junto com seus colegas sob uma estrutura de objetivos cooperativos em vez de individualistas ou competitivos.
DICAS: A competição muito presente promove a comparação entre as pessoas e acaba por favorecer a exclusão baseada em critérios não discutidos mas apropriados por todos. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração e pode desencadear comportamentos agressivos.
 *FONTE: São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo é uma escola - Manual de Brincadeiras/ Secretaria Municipal de Educação. - São Paulo : SME / DOT, 2006.
FONTE:http://falandodaeducacao.blogspot.com/2009/09/quais-sao-os-diferentes-tipos-de-jogos.html
Avaliação
Professor (a) organize uma planilha com o nome dos jogos.  Por meio de observações, registre na planilha como as crianças participaram dos momentos com  jogos; se conseguiram compreender e respeitar as regras dos jogos estudados.