"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Este arquivo eu tinha no meu pc e achei muito legal e queria compartilhar com vocês.
Quem gosta de trabalhar com sucatas, vai adorar essas idéias para fazer em sala de aula.























Cartazes das cores.



Amigas, quando vi esses cartazes das cores na net, achei tão bonitinho que me deu vontade de mostrar para vocês.

Quem quiser copiar os cartazes para enfeitar a sala de aula, é um ótimo pedido, que os pequenos acharão lindo!!








Painel Aniversariantes em e.v.a

Painel Aniversariante com meses.

  https://ocantinhodanisa.blogspot.com

  https://ocantinhodanisa.blogspot.com
 
 https://ocantinhodanisa.blogspot.com
 

Pasta Catálogo Bruxinha (PACTO)

Produto: Pasta catálogo
Cor disponível: consultar
Características: Pasta para ser utilizada para organizar as atividades do PACTO.Contém 50 plásticos.

 https://ocantinhodanisa.blogspot.com

 https://ocantinhodanisa.blogspot.com

 https://ocantinhodanisa.blogspot.com


Capa de diário de classe-Mickey e Minie

Produto disponível para venda.Ao solicitar sua encomenda e/ou orçamento por gentileza mandar endereço e cep para cálculo do frete.

 http://ocantinhodanisa.blogspot.com.br/


sábado, 27 de dezembro de 2014

Calendário-Casal Urso


Solicite orçamento e maiores informações para compra pelo email: cantinhodanoemi@gmail.com

 https://ocantinhodanisa.blogspot.com

 https://ocantinhodanisa.blogspot.com

 https://ocantinhodanisa.blogspot.com

TRABALHANDO COM O NOME ATRAVÉS DA CANTIGA "A CANOA VIROU" E CRACHÁS

1. Apresentar a música em forma de cartaz (seria legal ornamentar o cartaz com a ilustração de uma canoa de virada ou a música escrita dentro da canoa).



2. Formar uma roda e cantar a música com as crianças.

3. Espalhar no centro da roda os crachás com os nomes das crianças e cantar novamente a música, sendo que quando o nome da criança for mencionado ela deve procurar seu crachá  e colocá-lo em seu lugar (mesa, classe, carteira...).

4. Enfeitar o cartaz com peixinhos confeccionados pelas crianças, poderá ser acrescentado dentro de cada peixe uma fichinha com o nome de cada criança escrito por elas mesmas. Colar os peixes no cartaz.



domingo, 27 de março de 2011

ATIVIDADES COM O NOME PRÓPRIO E NOME DOS COLEGAS

          Esta semana estarei realizando essas duas atividades que acabei de elaborar para minha turma de 1º Ano:

QUAIS LETRINHAS ESTÃO FALTANDO?

- Dividir a turma em trios, entregando para cada criança uma ficha e um alfabeto móvel (cópia xerocada).

- Na ficha haverá as fotos dos componentes do seu trio com o nome de cada um incompleto.

- Completar os nomes, utilizando as letras do alfabeto móvel.



 NOMES X LETRA INICIAL




quinta-feira, 10 de março de 2011

NOME E IDENTIDADE DA CRIANÇA

Quebra - cabeça com a foto e nome da criança:

Autorretrato cubista: Recortar de revistas as partes que faltam (olhos, boca, nariz, cabelos, orelhas) e colar formando o rosto. Fica muito legal!
Autorretrato: Realizar a popular Dinâmica do Espelho e após cada um faz seu desenho neste espelho. 

Atividades com a letra inicial do nome e demais letras integrantes do mesmo:

Alinhavo na letra inicial do nome:


Para ver mais atividades práticas com o nome, siga os link:
ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA: Sugestões de Atividades Práticas com o NOME#links

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sugestões de Atividades Práticas com o NOME

1 – História do nome:Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
· Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
· Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo .....? O que significa ..... ?
· Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor)
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.

2 – Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.

3 – Lista de Palavras:Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
Procedimentos:
· Explorar com a classe a letra inicial do nome.
· Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
· Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
· Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.

4 – Letras Móves:Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
Procedimentos:
· Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
· Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.
Observações:
· Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
· Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.

5 – Bingo:Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
· Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
· O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
· Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
· As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
· A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.

6 – Dança da Cadeira:Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
· O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
· Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras.
· Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.



SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: QUEM SOU EU?

Série: 1° Ano do Ensino Fundamental
Turma: 102
Professora: Daniela Gonçalves Oliveira

Objetivos:
- Conhecer a história e o significado de seu nome.
- Identificar a letra inicial de seu nome e estabelecer relações entre esta letra, som, desenhos e palavras que iniciem com a mesma.
- Reconhecer as letras que fazem parte de seu nome.
- Traçar corretamente o nome.
- Saber a história de sua vida.
- Reconhecer seu nome e o nome dos colegas.
- Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade.
- Valorizar sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante do grupo.
- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos.
- Estimular o raciocínio e a percepção visual.
- Desenvolver a imaginação e a criatividade.
- Aprimorar as habilidades psicomotoras.

Conteúdos:
* Nome e nome do grupo
* Relação letra inicial x desenho x som
* Corpo e movimento
* Psicomotricidade, equilíbrio e coordenação.
* Idéias matemáticas básicas (quantidade, posição)
* Valores (socialização, cooperação, combinados da turma)
* Recorte, colagem, pintura, desenho, montagem
* Canto e dança
* Interpretação oral de diversos portadores de texto

Tempo estimado: 1 mês

Desenvolvimento:
- Dinâmicas e brincadeiras: Boas-vindas, Jogo das saudações, Nome x gesto, Corrida dos balões, A coisa mais importante do mundo, Dança das cadeiras, Entrega de crachás e exploração destes..
- Canções, músicas e danças.
- Bingo do nome, exploração do nome.
- Descoberta da história e do significado do nome.
- Alinhavo da letra inicial do nome.
- Registro do nome de diversas maneiras.
- Auto-retrato.
- Quebra-cabeça da foto.
- Brincadeira da Caixa musical com as fotos de bebês.
- Confecção de identidade.
- Confecção do livreto “Eu sou...”
- Elaboração do cartaz com os combinados da turma.

Avaliação:
Será avaliada a participação, envolvimento, organização dos alunos, alguns dos objetivos propostos serão avaliados através de trabalhos selecionados para o portfólio individual do aluno.