"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Algumas atividades ajudam na integração dos alunos no começo do ano. Retirado do blog http://www.editoralua.com.br/PortalLua/GuiaPratico/Atividade.aspx?id=4&gp=HM Objetivos ★ Sociabilização ★ Integração ★ Propiciar uma volta às aulas tranquila ★ Passar segurança aos alunos Faixa EtáriaCrianças de 1º e 5º ano Materiais No mês de fevereiro, a agitação volta a tomar conta das escolas. Os alunos novos estão ganhando intimidade com o espaço físico do colégio, com os funcionários, professores e colegas de sala. Os alunos antigos já são mais acostumados com os ambientes, mas, assim como os novatos, querem se enturmar e conhecer a nova professora. Por isso as atividades de integração são tão importantes nesse começo de ano. Elas promovem uma aproximação espontânea entre as crianças, passando a segurança que elas precisam e demonstrando afeto e acolhimento. Muitos desses alunos, com idade entre 4 e 6 anos, já freqüentaram escolas antes e estão em uma fase de readaptação, sobretudo porque, certamente, terão que se relacionar com professora e coleguinhas novos. Na primeira semana, os alunos do Colégio Domus Sapientiae são levados a explorar espaços como sala de aula, biblioteca, sala de vídeo, sala de contos etc. “Cada dia da primeira semana a professora escolhe um espaço diferente”, conta Eliane. Dinâmicas de apresentação Essas atividades e brincadeiras são ótimas maneiras de se quebrar o gelo entre os alunos e entre a criança e o professor, conta Eliana, orientadora educacional. Ela propõe algumas opções de dinâmicas, com os alunos do maternal ao pré. Maternal I e II Atividades em sala: ★ Recepção das crianças com fantoches e colocação dos crachás com os seus respectivos nomes ★ Exploração dos instrumentos musicais de percussão e recepção com músicas de “Boas-Vindas” citando o nome de cada um Atividades na quadra: ★ Bolinha de sabão ★ Brincadeiras com bola explorando todo o espaço e os brinquedos da quadra (boliche, dominó gigante, palitos gigante, etc ) Atividades no pátio: ★ Pula- pula ★ Brincadeiras de roda ★ Brincadeira no tanque de areia ★ Exploração dos brinquedos do pátio MÚSICA VOLTA AS AULAS
TRABALHANDO MÚSICA NA SALA DE AULA RETIRADO DO BLOG http://100porcentoaprendizagem.blogspot.com/search/label/MUSICA%20NA%20SALA%20DE%20AULA A apresentação inicial aos alunos da música "xote ecológico", cujo tema é a degradação do meio ambiente, funcionará como um despertador de atenção do aluno para um assunto a ser estudado; por isso sua apresentação antes da matéria propriamente dita é mais eficaz do que posteriormente. Xote ecológico - Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga Não posso respirar Não posso mais nadar A terra está morrendo Não dá mais pra plantar Se plantar não nasce Se nascer não dá Até pinga da boa É difícil de encontrar Cadê a flor que estava aqui Poluição comeu O peixe que é do mar Poluição comeu O verde onde é que está Poluição comeu Nem o Chico Mendes Sobreviveu O tema da música acima é o meio ambiente cuja característica interdisciplinar extrapola os limites de uma única ciência, pois envolve política, economia, história, ecologia e geografia. No que se refere à Geografia, seu objeto de estudo é o espaço humanizado e neste se inclui o meio ambiente impactado pelas organizações sociais. Quanto ao conteúdo sobre meio ambiente e a forma de abordá-lo devem variar de acordo a série a que se destinam. 1) Após a apresentação da música, é possível explorar o entendimento dos alunos sobre a letra da mesma e passar um questionário a eles com posterior esclarecimento de dúvidas. Exemplo: 1) Copie o título da música. 2) Escreva o que é xote? 3) O que é meio ambiente? 4) Qual o significado de ecologia? 5) Complete a tabela abaixo com os possíveis agentes dos problemas apontados na música. PROBLEMAS AGENTES RESPONSÁVEIS Não posso respirar Não posso mais nadar O verde onde é que está Nem o Chico Mendes sobreviveu 6) Quem foi Chico Mendes? 7) Cite alguns problemas que as bebidas alcoólicas (pinga) podem apresentar em seus consumidores. 8) Complete. No Brasil, o álcool é extraído da _____________________________; nos EUA, o álcool é extraído do_____________________________ 9) Quando e em que circunstância o álcool surgiu como combustível de automóveis? 10) Descreva os principais impactos que podem ser provocados pela monocultura voltada à produção de combustíveis (etanol e biodísel). 2)De acordo com a necessidade dos estudantes é importante desenvolver o conhecimento sobre os conceitos e/ou definição de litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera, ciclo hidrológico, a posição central do homem no ecossistema e os efeitos do desmatamento, a saber: a) interrupção do ciclo hidrológico com prejuízos climáticos (chuva); b) erosão do solo; c) assoreamento de rios; d) deslizamento de solo ou terra das vertentes ou encostas dos morros; e) risco de extinção de espécies vegetais; f) migração e morte de animais ao perderem seu hábitat. 3) Agora o professor pode expandir o assunto abrangendo as causas que levaram a sociedade a degradar a natureza. Cabe analisar o aumento dos prejuízos ao ambiente a partir da Revolução Industrial na Inglaterra em 1760, espalhando-se pelos países vizinhos, em outros continentes, intensificando-se depois da Segunda Guerra Mundial e chegando aos países em desenvolvimento como o Brasil. Durante as etapas da Revolução Industrial as inovações tecnológicas provocaram o êxodo rural e a urbanização de muitos países que se industrializaram. Estes se envolveram, inicialmente, com problemas de saúde pública pela ausência de infraestrutura médico-hospitalar, de saneamento e de moradias adequadas. O desmatamento avança para ceder espaço a construção de barragens, a mineradoras e a monoculturas. As indústrias multiplicam-se e aumentam a poluição da atmosfera com fumaça e dos rios com dejetos nocivos aos peixes e outros seres vivos. Efeitos do aquecimento global são sentidos em diferentes partes do planeta. No final do século passado, graças ao movimento ambientalista, a sociedade começa a desenvolver a consciência da importância do desenvolvimento sustentável, um equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental, distribuição de renda e qualidade de vida. MENINA DO CATERETÊ (Chiclete com banana) Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Vou pra Bahia, vou levar você No sol da Bahia a gente deita e rola Sambaê, Sambaê Andar com fé só na terra do axé Sambaê, sambaê Pai Oxalá ta protegendo você, mãe Sambaê, sambaê Chiclete com banana fazendo você mexer Sambaê, sambaê Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Vou pra Campina Grande, eu vou levar você Lá no Spazzio a gente deita e rola Sambaê, Sambaê Vitória da conquista no Mássicas vou te ver Sambaê, Sambaê São Paulo é Sampa no berço da madrugada Sambaê, Sambaê Rio de Janeiro dos encantos do prazer Sambaê, Sambaê Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Vou pra Recife, eu vou levar você Lá no Recife a gente deita e rola Sambaê, Sambaê Lá tem capiba no frevo da frevioca Sambaê, Sambaê Alceu Valença canta prá você, mãe Sambaê, Sambaê Linda Olinda no Batata vou ter ver Sambaê, Sambaê Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Eu vou pra Fortaleza, vou levar você No Siriguela a gente deita e rola Sambaê, sambaê Galera de Ilhéus vai botar pra derreter Sambaê, sambaê Lá em Natal o teu desejo me alucina Sambaê, sambaê Lá em Brasília tô de olho em você Sambaê, sambaê Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Eu vou pra Minas, vou levar você Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê De bem com a vida eu quero te ver OBJETIVO = conhecer e identificar os estados do Brasil com as suas principais características culturais. TEMAS TRANSVERSAIS = Pluralidade cultural SUGESTÕES DE ATIVIDADES Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema; Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, quais os estados e cidades mencionada na música, quais as características culturais que chamou mais atenção; Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um cartão postal de uma das cidades cantada na música. Escreva uma mensagem para um amigo ou familiar falando da beleza desse lugar. (MODELO) (IMAGEM) _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ Parabolicamará Canta: Gilberto Gil Antes mundo era pequeno Porque Terra era grande Hoje mundo é muito grande Porque Terra é pequena Do tamanho da antena parabolicamará Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará Antes longe era distante Perto, só quando dava Quando muito, ali defronte E o horizonte acabava Hoje lá trás dos montes, den de casa, camará Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará De jangada leva uma eternidade De saveiro leva uma encarnação Pela onda luminosa Leva o tempo de um raio Tempo que levava Rosa Pra aprumar o balaio Quando sentia que o balaio ia escorregar Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará Esse tempo nunca passa Não é de ontem nem de hoje Mora no som da cabaça Nem tá preso nem foge No instante que tange o berimbau, meu camará Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará De jangada leva uma eternidade De saveiro leva uma encarnação De avião, o tempo de uma saudade Esse tempo não tem rédea Vem nas asas do vento O momento da tragédia Chico, Ferreira e Bento Só souberam na hora do destino apresentar Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade da globalização no qual todos os países do mundo estão inserido e que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, , miséria e fome, desemprego, corrupção, transportes,movimentos sociais, meio ambiente, etc. TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania =Trabalho e consumo = Meio ambiente SUGESTÕES DE ATIVIDADES Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema; Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ela está direcionada para a globalização, quais são os países que levam vantagens e desvantagens, como o homem se relaciona com os pontos positivos e negativos dos empregos e transportes em circulação; Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho. Ø Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc. Miséria - Titãs Miséria é miséria em qualquer canto Riquezas são diferentes Índio, mulato, preto, branco Miséria é miséria em qualquer canto Riquezas são diferentes Miséria é miséria em qualquer canto Filhos, amigos, amantes, parentes Riquezas são diferentes Ninguém sabe falar esperanto Miséria é miséria em qualquer canto Todos sabem usar os dentes Riquezas são diferentes Miséria é miséria em qualquer canto Riquezas são diferentes Miséria é miséria em qualquer canto Fracos, doentes, aflitos, carentes Riquezas são diferentes O Sol não causa mais espanto Miséria é miséria em qualquer canto Cores, raças, castas, crenças Riquezas são diferenças A morte não causa mais espanto O Sol não causa mais espanto A morte não causa mais espanto O Sol não causa mais espanto Miséria é miséria em qualquer canto Riquezas são diferentes Cores, raças, castas, crenças Riquezas são diferenças Índio, mulato, preto, branco Filhos, amigos, amantes, parentes Fracos, doentes, aflitos, carentes Cores, raças, castas, crenças Em qualquer canto miséria Riquezas são miséria Em qualquer canto miséria Riquezas são misérias... TRABALHANDO COM MÚSICA a – No seu ponto de vista o que significa MISÉRIA? b – Quem são os autores da música? c – Por que riquezas são diferentes? d – Por que a morte já não causa mais espanto? e – O que as raças e crenças sofre na miséria? MEU PAÍS Zezé de Camargo e Luciano Aqui não falta sol Aqui não falta chuva A terra faz brotar qualquer semente Se a mão de Deus Protege e molha o nosso chão Por que será que ta faltando pão? Se a natureza nunca reclamou da gente De corte do machado, a foice, o fogo ardente Se nessa terra tudo que se planta dá Que é que há, meu pais? O que é que há? Tem alguém levando lucro Tem alguém colhendo o fruto Sem saber o que plantar Ta faltando consciência Ta sobrando paciência Ta faltando alguém gritar Feito um trem desgovernado Que trabalha ta ferrado Nas mãos de quem só engana Feito mal que não tem cura Estão levando a loucura O país que a gente ama Feito mal que não tem cura Estão levando a loucura O Brasil que a gente ama OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade dos países subdesenvolvidos na qual o nosso país esta inserido e que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, trabalho escravo, reforma agrária, miséria e fome, corrupção, movimentos sociais, globalização, etc. TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania =Trabalho e consumo SUGESTÕES DE ATIVIDADES Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema; Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ele diz “meu país”, que outros países podemos ter como exemplos, como o homem é tratado na música etc.; Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho. Ø Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc. Postado por Josandra Rupf 8 comentários